Ir para o conteúdo
jpfon

Investir em imobiliário

Recommended Posts

jpfon

Eu estou a mudar de ventos e ando a comprar casa onde as rendas tem lucros que chegam aos 14% ao ano e com tendencia de os preços começarem a subir se nada de mal acontença em portugal ou europa

Boas, esses 14% em arrendamento são bastante apeteciveis, significa que o investimento se paga em 5/6 anos; em que zona é e qual o preço das casas?

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bushy

Eu só compro no distrito de Lisboa porque sou daqui, como exemplo compras a 30k metes custos e obras fica 35k e alugas entre 350 e 400, claro que tens que esmiuçar a coisa para encontrar e chatear muita gente e agência para achares negócios assim, mas achas.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
PedroPinto

Bushy, podias exemplificar para percebermos como chegas aos 14% que referes?

O negócio de comprar e alugar parece-me bom, principalmente nos tempos que correm, mas não nos podemos esquecer que isso implica IMIs, custos de manutenção, faltas de pagamento de rendas entre muiiitos outros problemas/despesas...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Não queres comprar a minha?  ;D ;D a 20 minutos da costa alentejana  :laugh: :laugh: mas não é 30k de certeza LOL.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

São achados que deve de haver 1 em 1000... isso são tiros de sorte  :o 5000€ gastas só numa casa de banho  :D

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

São achados que deve de haver 1 em 1000... isso são tiros de sorte  :o5000€ gastas só numa casa de banho  :D

Não sendo a casa de banho de um gabinete ministerial, parece-me que para os tempos que correm essa casa de banho deve estar muito estragadinha!...  :laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Katolo

Vão aparecendo alguns imóveis penhorados relativamente acessíveis (mas algo degradados) para venda nas finanças...

Não me meto nisso porque, embora possa dar dinheiro, dá muitas chatices e dores de cabeça...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bushy

Garanto que não são achados esta semana comprei 2, claro que é preciso fuçar muito para achar mas acha-se, claro que temos os imi´s, receber as rendas, fazer obras..... mas como todo o negocio tem riscos e a tendencia é de subir o preço, logo PARA MIM é a melhor altura de comprar, quanto a rend. é simples se compras por 30k gastas 1k em impostos e escritura, se tem obras metes 3 ou 4 k, mas tb se compra sem obras, mais dificil, mas compra-se e se alugas um t2 por 400€ por exemplo e gastas-te 35k tens uma rendibilidade  de 13.71 brutos claro.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Sleazydream

Garanto que não são achados esta semana comprei 2, claro que é preciso fuçar muito para achar mas acha-se, claro que temos os imi´s, receber as rendas, fazer obras..... mas como todo o negocio tem riscos e a tendencia é de subir o preço, logo PARA MIM é a melhor altura de comprar, quanto a rend. é simples se compras por 30k gastas 1k em impostos e escritura, se tem obras metes 3 ou 4 k, mas tb se compra sem obras, mais dificil, mas compra-se e se alugas um t2 por 400€ por exemplo e gastas-te 35k tens uma rendibilidade  de 13.71 brutos claro.

Bushy,

Nesta area estou no meu metier ou seja em casa!! E tenho a dizer que anda ja a cerca de um ano a acompanhar o mercado imobiliario  com mais detalhe porque tambem achei que podia ser boa altura para entrar mas ainda nao descobri pechinchas que cubram o meu premio de risco para entrar no imobiliario que para mim se situa nos  10% liquidos, isto para nao falar doss riscos associados desde taxas de ocupacao inferiores a 100%, inquilino que pague certinho ou que provoque danos, obras de manutencao da propria fraccao e de partes comuns,  desvalorizacao do imovel ao contrario do que acontecia nos anos 80/90 e 2000 assim como investimento com liquidez smais condicionada, porque seguro imi condominio facilmente se faz projeccao de custo com margem de erro reduzida.

Desconheco o mercado de Lisboa a nao ser que os valores sao mais altos do que na zona norte Porto/Braga, mas parece-me pelo valor que falas de 30k em Lx muito reduzido ou seja estara o apart em muito mau estado  e os 5k nao chegarao para operacao de cosmetica ou entao nao conseguiras cobrar uma renda de 400€!

Na minha opiniao os precospara aquisicao ainda tem de baixar para a logica de investimento, mas estou de acordo que o arrendamento ira crescer em % face a compra e as rendas a aumentar no longo prazo porque nao nos esquecamos que uma reduzida % da populacao tem capacidade actualmente para suportar rendas na ordem dos 400 ou 500 mensais.

Resumindo continuo atento de uma oportunidade que preencha os requisitos que defini como minimos!

Abraco

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bushy

Bushy,

Nesta area estou no meu metier ou seja em casa!! E tenho a dizer que anda ja a cerca de um ano a acompanhar o mercado imobiliario  com mais detalhe porque tambem achei que podia ser boa altura para entrar mas ainda nao descobri pechinchas que cubram o meu premio de risco para entrar no imobiliario que para mim se situa nos  10% liquidos, isto para nao falar doss riscos associados desde taxas de ocupacao inferiores a 100%, inquilino que pague certinho ou que provoque danos, obras de manutencao da propria fraccao e de partes comuns,  desvalorizacao do imovel ao contrario do que acontecia nos anos 80/90 e 2000 assim como investimento com liquidez smais condicionada, porque seguro imi condominio facilmente se faz projeccao de custo com margem de erro reduzida.

Desconheco o mercado de Lisboa a nao ser que os valores sao mais altos do que na zona norte Porto/Braga, mas parece-me pelo valor que falas de 30k em Lx muito reduzido ou seja estara o apart em muito mau estado  e os 5k nao chegarao para operacao de cosmetica ou entao nao conseguiras cobrar uma renda de 400€!

Na minha opiniao os precospara aquisicao ainda tem de baixar para a logica de investimento, mas estou de acordo que o arrendamento ira crescer em % face a compra e as rendas a aumentar no longo prazo porque nao nos esquecamos que uma reduzida % da populacao tem capacidade actualmente para suportar rendas na ordem dos 400 ou 500 mensais.

Resumindo continuo atento de uma oportunidade que preencha os requisitos que defini como minimos!

Abraco

Desculpem a minha ausência mas ando nas obras das casas que falei, resumindo a coisa e real não é ideias, dando um exemplo prático que estou a viver, comprei um T2 junto à estação de comboios do Cacém, por 32k, já fiz as contas todas e vou ficar nos 39k após impostos, escrituras e obras totais. Preço de arrendamento é 375 a 400 mobilado e casa impecávél logo boa rendibilidade face aos custo, arranjar inquilinos é como tudo é preciso estudar e reduzir o risco tal como fazemos nos investimentos ( irs e declaração de divida do BP, já ajuda muito), quanto a partirem a casa toda é simples, vistoria de 6 em 6 meses à casa e um seguro que cubra tudo que custa 60€ por ano na AXA. Se tem riscos, sim claro tem, mas digam-me um negocio sem risco que eu entro de cabeça por favor. :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Desculpem a minha ausência mas ando nas obras das casas que falei, resumindo a coisa e real não é ideias, dando um exemplo prático que estou a viver, comprei um T2 junto à estação de comboios do Cacém, por 32k, já fiz as contas todas e vou ficar nos 39k após impostos, escrituras e obras totais. Preço de arrendamento é 375 a 400 mobilado e casa impecávél logo boa rendibilidade face aos custo, arranjar inquilinos é como tudo é preciso estudar e reduzir o risco tal como fazemos nos investimentos ( irs e declaração de divida do BP, já ajuda muito), quanto a partirem a casa toda é simples, vistoria de 6 em 6 meses à casa e um seguro que cubra tudo que custa 60€ por ano na AXA. Se tem riscos, sim claro tem, mas digam-me um negocio sem risco que eu entro de cabeça por favor. :)

Apenas com estes dados e não sabendo o valor da avaliação nem do IMI (tem despesas de condomínio?), diria que no primeiro ano e admitindo que arranja inquilinos para o ano inteiro a 375€, dá uma rentabilidade negativa de 4,54%. Já se a renda for de 400€, a rentabilidade será ligeiramente menos negativa. Sobe para 3,63%!...

A partir do segundo ano, a rentabilidade torna-se positiva, desde que tenha inquilinos e que não causem muitos estragos!...  ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bushy

Apenas com estes dados e não sabendo o valor da avaliação nem do IMI (tem despesas de condomínio?), diria que no primeiro ano e admitindo que arranja inquilinos para o ano inteiro a 375€, dá uma rentabilidade negativa de 4,54%. Já se a renda for de 400€, a rentabilidade será ligeiramente menos negativa. Sobe para 3,63%!...

A partir do segundo ano, a rentabilidade torna-se positiva, desde que tenha inquilinos e que não causem muitos estragos!...  ;)

Condominio 30€, imi 180€ e não entendi essa da rendibilidade negativa , invisto 39k e recebo 4500 ao ano o que dá 11,5% ao ano brutos se tirar os 180 anuais e 360 de condominio fica 3960 liquidos o que dá 10% ao ano, claro que não estou a por aqui o irs, a logica é igual ao das ob.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
D@vid

Condominio 30€, imi 180€ e não entendi essa da rendibilidade negativa , invisto 39k e recebo 4500 ao ano o que dá 11,5% ao ano brutos se tirar os 180 anuais e 360 de condominio fica 3960 liquidos o que dá 10% ao ano, claro que não estou a por aqui o irs, a logica é igual ao das ob.

Investes não, gastaste 39k lol, saiu do teu capital, logo precisas de 7 anos para recuperar o dinheiro atendendo a uma renda 400€ lol.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Investes não, gastaste 39k lol, saiu do teu capital, logo precisas de 7 anos para recuperar o dinheiro atendendo a uma renda 400€ lol.

A rentabilidade negativa, é um valor aproximado, resulta da diferença entre a renda esperada (logo não garantida) de 400€ (total anual de 4800€) e das despesa obrigatórias para manter e conservar o imóvel (7000€ logo de entrada para obras, mobilias, impostos...; 360€/ano condomínio; IMI de 180€ - não me parece que seja tanto atendendo ao valor que pagou, mas como não disse qual o valor da avaliação assumo que seja esse o valor; 60€/ano para o seguro) 7600€.

Ora, (+)4800€-7600€=(-)2800€.

A rentabilidade líquida, neste primeiro ano, e note-se que não estou a entrar com o valor que pagou pelo imóvel (caso esse valor entrasse a rentabilidade sofreria um aumento de vários zeros à esquerda da vírgula), é de -5,90%.

A partir do segundo ano, assumindo que tem inquilinos fixos e as despesas são menores porque já não precisa de gastar em obras, a rentabilidade poderá tornar-se positiva. Antes disso, reveja o seu método de cálculo (os valores a considerar para que seja válido)!...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Bushy

Seguindo essa logica entao se não tiver despesas com a casa no segundo ano teria uma rendibilidade brutal, prefiro fazer a logica de custos totais - 39k e lucro anual 4800-(360+180+60(cond.+imi+seguro)) o que significa que a casa em 9 anos está paga(+/- 11%), se não a vender claro. Penso que é melhor pensar assim porque eu investi 39k e não 7k, onde são reembolsáveis a preço de mercado hoje, pois as casas totalmente remodeláveis são mais caras que 39k. Mas entendo a logica apresentada. O imi da casa está nos 49k actualmente, dai os 180 +/- de IMI.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Não aprovo essa forma de contabilizar o investimento ABCD, para mim investiu os 39000€, tem os custos com IMI, condomínio, seguro e IRS e o que restar é ganho.

EDIT: Aparentemente escrevi ao mesmo tempo que o Bushy...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Seguindo essa logica entao se não tiver despesas com a casa no segundo ano teria uma rendibilidade brutal,

prefiro fazer a logica de custos totais - 39k e lucro anual 4800-(360+180+60(cond.+imi+seguro)) o que significa que a casa em 9 anos está paga(+/- 11%), se não a vender claro.

Penso que é melhor pensar assim porque eu investi 39k e não 7k, onde são reembolsáveis a preço de mercado hoje, pois as casas totalmente remodeláveis são mais caras que 39k. Mas entendo a logica apresentada. O imi da casa está nos 49k actualmente, dai os 180 +/- de IMI.

E porque não há-de ter despesas no segundo ano?

Continua a ter despesas, mais ou menos fixas, todos os anos, independentemente de ter inquilinos ou não.

Creio que as contas que apresentei são claras, dentro das aproximações estimadas. Pode continuar a "ver" pelo seu prisma até porque o capital investido foi o seu.

Os 7000€ resulta da diferença entre o que pagou pelo imóvel e todas as despesas necessárias. O valor do imóvel será sempre um activo, que tanto pode valorizar como desvalorizar. Depende do "mercado".

Sendo o valor da avaliação da casa 49000€, deverá pagar um IMI à volta de 150€.

Com este dado novo, efetuando uma estimativa de acordo com os dados anteriormente avançados, a rentabilidade anual relativa ao primeiro ano, desde que tenha inquilinos, é de (-)6,00%...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Não aprovo essa forma de contabilizar o investimento ABCD, para mim investiu os 39000€, tem os custos com IMI, condomínio, seguro e IRS e o que restar é ganho.

EDIT: Aparentemente escrevi ao mesmo tempo que o Bushy...

Leu com atenção o que foi escrito?

Fez alguma conta?

Dito dessa forma, não tem qualquer validade...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Leu com atenção o que foi escrito?

Fez alguma conta?

Dito dessa forma, não tem qualquer validade...

Li sim, se acha que não tem validade é a sua opinião. Eu olho para este investimento específico da forma que já expliquei, no total o Imóvel remodelado ficou por 39.000€, a partir daí terá os custos do condomínio, IMI, seguro e o respectivo IRS, o que restar será na minha opinião considerado o rendimento, quase como um pagamento de cupão ou de dividendos.

Não complique as coisas.

Bom fim de semana!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Li sim, se acha que não tem validade é a sua opinião.

Eu olho para este investimento específico da forma que já expliquei, no total o Imóvel remodelado ficou por 39.000€, a partir daí terá os custos do condomínio, IMI, seguro e o respectivo IRS, o que restar será na minha opinião considerado o rendimento, quase como um pagamento de cupão ou de dividendos.

Segundo a sua perspectiva o lucro (ou "ganho") advem do que restar da renda (caso haja) após deduzir os custos com condominio, IMI, seguro (e o respectivo IRS). Feitas as contas, ao que se gastou e ao que se recebe, continua a considerar que se trata de lucro (ou rendimento)?

Se tiver um pouco de vagar, faça as contas (considere os 39000€ no campo das despesas como afirmou que deveria ser) e verifique se há lugar a lucro (pagamento de cupão ou de dividendos) nos primeiros anos e qual o rendimento (em termos percentuais, positivo ou negativo) para o primeiro ano...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
TiagoF

Eu estou a considerar o custo da remodelação como se de um 'reforço de capital' se tratasse, e acho o mais correto pois certamente uma remodelação veio valorizar o investimento, não posso olhar para tal como um custo neste momento. Você está a meter esse valor ao mesmo nível do custo com condomínio, IMI, IRS, o que no meu entender é errado.

Valor investido:

39000€

Rendimento bruto anual(a 400€ mês):

4800€ (12,3%)

Retirando os custos:

4800€-360€-180€-60€=4200€

Dá um rendimento líquido de 10,76% ao ano, é claro que ainda não retirei o IRS pois não sei qual é o escalão em que o Bushy se insere e\ou se vai declarar as obras que fez na casa, tudo coisas que podem fazer o lucro variar. Apenas como exemplo, retirando 25% ainda dá 8,07% líquidos ao ano, não me parece mau e sempre tem uma fonte de rendimento para além de produtos financeiros que também têm o seu risco associado.

Não vejo nenhuma razão para continuarmos esta discussão A la Monty Python. Concordemos em discordar.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Katolo

Pois a mim parece-me um bom investimento para diversificar risco. E património imobiliário também deverá fazer parte de uma carteira equilibrada. Desde que haja paciência para gerir os problemas constantes... Eu também o farei, um dia, mas neste momento estou focado no mercado de ações enquanto a vaca der leite. Quando acabar, logo se vê! Obrigações High Yield e que nunca mais...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ABCD

Eu estou a considerar o custo da remodelação como se de um 'reforço de capital' se tratasse, e acho o mais correto pois certamente uma remodelação veio valorizar o investimento, não posso olhar para tal como um custo neste momento. Você está a meter esse valor ao mesmo nível do custo com condomínio, IMI, IRS, o que no meu entender é errado.

Valor investido:

39000€

Rendimento bruto anual(a 400€ mês):

4800€ (12,3%)

Retirando os custos:

4800€-360€-180€-60€=4200€

Dá um rendimento líquido de 10,76% ao ano, é claro que ainda não retirei o IRS pois não sei qual é o escalão em que o Bushy se insere e\ou se vai declarar as obras que fez na casa, tudo coisas que podem fazer o lucro variar. Apenas como exemplo, retirando 25% ainda dá 8,07% líquidos ao ano, não me parece mau e sempre tem uma fonte de rendimento para além de produtos financeiros que também têm o seu risco associado.

Não vejo nenhuma razão para continuarmos esta discussão A la Monty Python. Concordemos em discordar.

Apesar desta última resposta estar mais bem apresentada, não apresenta qualquer novidade. Por duas vezes, repetiu o argumento usado pelo comprador. E quando solicitado a validar o argumento não só se repetiu como pediu para acabar a "discussão".

Para além de se repetir na argumentação é pouco "elegante" mandar alguém calar-se. Que eu saiba, estamos num fórum onde todos trocam impressões de acordo com os seus saberes, e não num clube de amigos de acesso restrito como por vezes parece. Ninguém é dono da palavra de ninguém. Podemos corrigir ou alertar para este ou aquele ponto de vista. Não devemos sobrepor a falta de argumentos com "despedidas" ou "encerramentos antecipados" só porque entendemos que deve ser assim.

Pelo menos esta é a minha forma de ser e de estar.

Se dissesse, por exemplo, tenho (ou, ele tem) 39600€ numa instituição bancária cuja rentabilidade anual liquida é de 867,24€ (3% - TANB). Acho que consigo melhorar a rentabilidade se investir no mercado imobiliário. Considero a descapitalização de 39600€ e espero receber 4800€. Rentabilidade anual, esperada, de 12,1%.

Investiu, descapitalizando-se. Um argumento, com riscos, mas válido.

Agora, repetir-se, afirmando (corroborando a ideia do comprador) que se investir 39000€ e obtiver renda de 4200€ dá uma rentabilidade de 10,76%, trata-se de um mero exercício teórico sem qualquer correspondência com a realidade a 100%.

Para os que procuram e acham "impossível" encontrar apartamentos a 30000€ na área de Lisboa, encontram aqui imóveis de várias tipologias e até bem mais abaixo da fasquia dos 30000€: http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/viver/Imoveis/Pages/imoveis.aspx#/search.aspx?mca=1&gp=60000&sort=1

Não são achados (1 em 1000...), não há falta de imóveis para venda e a oferta é maior que a procura! Todos, ou muitos, conhecem casos de "investidores" que compraram por 120000€, no tempo das vacas gordas e com recurso a empréstimo bancário, devem 90000€ e o imóvel vale 70000€ no mercado atual...

Oferta essa, que deveria ser efetuada por empresas apropriadas, vulgo imobiliárias, são encontradas na esquina de qualquer agência bancária! As próprias entidades bancárias, também já se dedicam a "arranjar" e arrendar os imóveis que possuem em carteira. A CGD, por exemplo, também se virou para esse nicho de mercado.

O que podia e deveria ser feito era uma análise o mais aproximada à realidade possível. Foi isso que fiz e esperava "abrir" um pouco mais as mentes. Mas parece que foi o contrário...

T2 - Lisboa (zona do Cacém):

Aquisição: 32000€

Avaliação: 49000€ (Parece-me um óptimo preço. Se bem que o vendedor perdeu bastante capital, face à avaliação, para conseguir vender o imóvel)

Obras/despesas aquisição: 7000€

Condomínio: 30€/mês = 360€/ano

Seguro: 60€ na AXA (se incluir multiriscos e recheio, é um preço muito competitivo)

IMI: 180€ (pelas minhas estimativas, andará perto dos 150€, mas em Abril irá ter a certeza)

Renda esperada: 375€ a 400€ por mês.

Hipótese 1: se considerar apenas como despesas o condomínio, IMI, seguro e o IRS, assim como se a renda anual for de 4800€, então a rentabilidade líquida será de (+)9,16%

Hipótese 2: Se considerar as despesas com obras, condomínio, IMI e seguro (sobre o IRS será nulo porque não há "mais valias"), então a rentabilidade será de (-)4,54%

Consequência (no 2º ano): Considera as despesas não abatidas no ano anterior mais as despesas habituais com condomínio, IMI, seguro e IRS (neste segundo ano já há "mais valias", logo acresce esta parcela a abater no lucro derivado das rendas), então a rentabilidade será de (+)5,90%

E por ai fora... Não fossem estas apenas estimativas teóricas realizadas no imediato.

Não basta comprar um imóvel, arranjar e pagar despesas "obrigatórias". Indo para a realidade do problema/investimento/descapitalização, precisa de ter inquilino(s) a pagar a tempo e horas e que não causem problemas (no imóvel, no prédio, na vizinhança...).

Atendendo a que se espera mais um corte de 5% nos vencimentos dos que não têm outras fontes de rendimento (os do costume, portanto), parece-me que a possibilidade de pedir rendas altas diminui.

Se o imóvel está mobilado, deve ter intenção de arrendar a estudantes. É uma boa escolha devido à sazonalidade deste sector. Não garante que permaneçam o ano todo e que não arranjem problemas no condomínio (quando se afastam da alçada dos progenitores, não são todos claro, costumam exceder-se). Precisa de se inteirar do RC. E se neste constar que é proibido a criação de "hósteis"? Ou que o nível de ruído é acima do permitido naquela fracção? E se é necessário alguma obra, cuja quota ou o FCR não cubra? E se necessitar de uma quotização extra? E as reuniões? Se for convocado e não comparecer, caso haja maioria tem de acatar a decisão...

Pela quantidade de se's, se pode ver que a realidade é muito diferente da teoria.

Pode ser um bom investimento se se tiver consciência de alguns destes fatores...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa