Ir para o conteúdo
Miguel757

Impostos França de um dos elementos do casal

Recommended Posts

Miguel757

Boas,

Em primeiro lugar obrigado desde já na disponibilidade para solucionar este tipo de questões que eu pessoalmente não domino.

Situação: Um dos elementos do casal vai auferir rendimentos em França, fazer descontos lá e segurança social. O outro elemento permanece em PT.

O elemento que vai para frança é proprietário de duas habitações em PT, sendo que uma delas se encontra alugada, e o outro (Esposa) permanece em PT a trabalhar.

O que pergunto é o seguinte: Tenho que manter a morada fiscal em PT, fazer declaração de IRS conjunta e ao abrigo do acordo de dupla tributação entre Portugal e França ver se não há mais cobrança de impostos em PT visto já terem sido pagos em França.

No caso de as finanças portuguesas quererem tributar esses rendimentos, é deixar de ter domicilio fiscal em portugal mantendo as casas? (a minha mulher pode deixar de trabalhar em pt se for necessário).

Forte abraço

Miguel

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Se passas mais de metade do ano em França podem meter declarações em separado (casados, separado de facto), de acordo com os pontos 3 e 4 do artigo 16º do Código do IRS.

Ao seres considerado não residente, só és obrigado a declarar os rendimentos que obtenhas em Portugal (a renda da casa).

Não te esqueças de informar as Finanças da tua alteração de morada.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Miguel757

Nesse caso se percebi, meto declaração conjunta de IRS com a minha mulher que continua a trabalhar em PT, sendo que não preciso de declarar os meus rendimentos obtidos em França. É isso? Pensei que tivesse sempre que declarar naquele anexo J os rendimentos obtidos fora de PT e as finanças aí usariam (ou não) os acordos de dupla tributação com França para acertarem os valores.

Preciso então de transferir o meu domicilio fiscal para frança. Sendo que continuo em PT a pagar o IMI das casas mantenho o NIF português mas com morada fiscal em frança? É assim?

Mais uma vez obrigado pela ajuda

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa