Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
Absolom

Renegociação no Santander

Recommended Posts

Absolom

Bom dia,

Celebrei um crédito habitação em Agosto de 2008 com taxa fixa. Pretendia indexar a prestação à euribor, e a informação que me deram no Santander foi de que só posso renegociar o crédito uma vez em cada ano. Será verdade? Será que a celebração do contrato é equiparada a uma renegociação e tenho de esperar até Agosto de 2009? Esta última questão não me souberam responder no balcão e aguardo resposta há um mês. Alguém pode-me adiantar algo com conhecimento de causa?

Obrigado.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Speedbird

Isso é fácil de resolver:

Se o seu gerente não sabe,ou não lhe interessa responder , fale com o gerente geral da agência e avise-o que ou lhe responde em no maximo 1 dia ,já que já esperou 30 ou vai mandar uma carta para o banco a dizer que os gerentes daquela agencia não tem competencia para  responder à sua questão e também não estão para saber.Use mesmo estas palavras !!!!!

Vai ver que terá resposta em menos de 5 minutos !!! Funciona mesmo....

È assim que eu trabalho com o meu banco , e funciona tudo às mil maravilhas ...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Estou na mesma situação. A única diferença é que o meu crédito é de Maio de 2008.

Disseram-me que o spread poderia aumentar na renegociação.

E a ti, disseram-te alguma coisa do spread?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Absolom

Questionei sobre o spread e disseram-me que não haveria alteração.

Quando souber como se processou dou mais informação, pois dizem uma coisa e podem fazer outra.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Speedbird

Vejam primeiro para quanto querem aumentar o spread e digam ao vosso gerente que vão pensar.

Depois vão a outros bancos e vejam se eles cobrem esse spread para o qual o Santander vos quer passar.Se sim , peçam simulações e apresentem ao vosso gerente. Digam que se o spread mudar vcs vão embora do banco.

Vão ver que continua tudo como está.

Abraços

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Ainda não sei quanto me querem aumentar o spread (agora tenho 0.35%). Estão ainda a estudar a situação.

Disse-lhes logo que se aumentassem tentaria mudar logo de banco!!!

Propuseram-te um aumento de quanto no spread?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Acabei agora de receber um telefonema do Santander e já tenho a resposta. Então, se pretender mudar da taxa fixa para a indexada a Euribor, terei um aumento de 0,15% no spread (de 0.35% passará para 0.50%).

Fazendo as conta por alto acho que me compensa.

Neste momento tenho a taxa fixa a 5 anos em 4.48% + 0.35% de spread, o que dá um total de 4.83%.

Se mudar para a taxa indexada a Euribor 3 meses, de certo ficará mais barato. Tendo em conta a média de Janeiro, ficará em 2,457% + 0,50% de spread, o que dá um total de 2,957%.

Dúvidas que me surgiram:

1 - Existe alguma lei que nos impessa de renegociar antes de 1 ano desde a última renegociação (como é referido no 1º popst)?

2 - No caso de mudar mesmo para a Euribor, não será melhor esperar até Março?

3 - Acham que valerá mesmo a pena arriscar a mudança?

Afinal tb me querem aumentar o spread... Qual o aumento do spread que te propuseram?

E a ti, propuseram-te um aumento de quanto no spread?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

Dúvidas que me surgiram:

1 - Existe alguma lei que nos impessa de renegociar antes de 1 ano desde a última renegociação (como é referido no 1º popst)?

2 - No caso de mudar mesmo para a Euribor, não será melhor esperar até Março?

3 - Acham que valerá mesmo a pena arriscar a mudança?

1 - Não. Mas também não há nenhuma lei que obrigue o banco a aceitar uma renegociação.

2 - Cada mês que esperares é mais um mês a pagar juros à taxa mais alta. 2% ainda é uma diferença muito grande...

3 - Não sei qual será a evolução das taxas durante os próximos 4 anos. Mas não apostaria muito em que a média seja superior a 5%. Pessoalmente eu mudava, mas cada um sabe de si. Certifica-se é que te discriminam todos os custos envolvidos na operação. É que, o total das comissões a pagar pode dar umas contas bem diferentes do que olhando apenas para a diferença dos juros...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Paulo, desde já um muito obrigado pelos esclarecimentos.

Estou mesmo inclinado para a mudança para a taxa indexada a Euribor 3 meses.

3 - Certifica-se é que te discriminam todos os custos envolvidos na operação. É que, o total das comissões a pagar pode dar umas contas bem diferentes do que olhando apenas para a diferença dos juros...

Mas com esta última frase, fiquei outra vez a pensar...

Então não é suposto os bancos não puderem cobrar nada pelas renegociações?

Que tipo de custo podem estar envolvidos?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Absolom

Ainda aguardo o valor referente ao aumento do spread (tenho um spread de 0,5%), mal o saiba comunico.

Relativamente à lógica de mudar de banco, complica porque como temos taxa fixa, qualquer amortização ou liquidaçãodo do valor em divida é acrescida de 2% ao invés dos 0,5% se fosse indexada. Dificil encontrar um banco que nos "aceite" sem nos cobrar nada e que pague 2% ao Santander, ainda por cima, sendo que temos o crédito recentemente contatado, e por exemplo na CGD, só não se paga custos de transferência se o valor em divida for 80% ou menos do valor inicialmente contratado.

Mal saiba alguma coisa sobre a minha situação, partilharei.

Saudações.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Paulo, desde já um muito obrigado pelos esclarecimentos.

Estou mesmo inclinado para a mudança para a taxa indexada a Euribor 3 meses.

Mas com esta última frase, fiquei outra vez a pensar...

Fui ao banco e disseram-me que a mudança não teria custos nenhuns. Disseram-me ainda que apenas poderei mudar agora porque em Março é a altura da minha revisão (uma vez que apesar de ser fixa irá passar para euribor ao fim de 5 anos).

Como não tem custos, vou mudar já, apesar do spread subir para 0.5%. Penso que a média de Fevereiro ainda será mais favorável que a de Janeiro.

Pergunto ao Paulo a que tipo de comissões se estava ele a referir.

Abraço!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

O bancos não podem cobrar comissões. Mas, se houver lugar a uma actualização da escritura, por exemplo, pode haver custos para o cliente que não são cobrados pelo banco... Mas como não tenho créditos e muito menos os renegociei, não sei bem o que isto envolve... daí ter dito para perguntares os custos envolvidos ;)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

O bancos não podem cobrar comissões. Mas, se houver lugar a uma actualização da escritura, por exemplo, pode haver custos para o cliente que não são cobrados pelo banco... Mas como não tenho créditos e muito menos os renegociei, não sei bem o que isto envolve... daí ter dito para perguntares os custos envolvidos ;)

Obrigado Paulo!

Como não me disseram que seria necessário actualizar a escritua, apenas me deram uns impressos para preencher, é capaz de não ter custos associados.

A decisão está tomada: mudar para Taxa varíável.

Passados uns meses (quando a Taxa fixa estiver mais baixa) é tentar regressar à Taxa Fixa. Se não for no Santander pode ser que seja noutro!

Os bancos são como as seguradoras, se não nos queixarmos não conseguiremos melhores preços.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
EdMarques

Como sabemos, os bancos tentam tudo para ganharem mais uns "cobres".

Um amigo meu, (que apelidamos muitas vezes de maluco) também estava a renegociar os spreads, os prazos, etc.. ao fim de 1 ano de empréstimo.

Diz ele que no banco andavam a empatar, apresentavam valores altos e ele um dia acordou mal disposto e resolvido a dar conclusão à situação.

Pegou na papelada toda referente à casa, documentação do condomínio, chaves e adicionou uma carta a dizer que não conseguia pagar a casa, que o banco não estava disposto a renegociar contrato e não queria acumular mais dívidas. Juntou tudo num dossier e foi ao banco falar com o gestor de conta.

Explicou a situação num minuto, entregou o dossier e disse que NÃO foi um prazer negociar com eles e um "obrigado por nada".

Passado meia-hora estava a receber um telefonema para ir ao banco.

Conseguiu melhores condições que tinha e ainda lhe ofereceram qualquer coisa relacionada com a conta.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa