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  • FORMAS DE POUPAR

  • Documento para consulta pública.


    hsfarao

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    "O Banco de Portugal lançou uma consulta pública com o objectivo de reforçar as informações que as instituições financeiras têm de prestar nos empréstimos à habitação. Além de terem de apresentar uma ficha de informação normalizada, com regras do regulador, terão de entregar, na altura da aprovação do empréstimo uma minuta do contrato.

    O supervisor do sistema financeiro nacional explica que o processo que entra hoje em consulta pública pretende “contribuir para uma melhor avaliação dos custos e riscos inerentes ao empréstimo a contrair e facilitar o estudo e comparação entre diferentes alternativas de financiamento, são reforçados os requisitos mínimos de informação a prestar pelas instituições de crédito aos seus clientes aquando da simulação e negociação de um empréstimo à habitação e são estabelecidas novas exigências quanto à informação a prestar nos contratos e durante a respectiva vigência.”

    A consulta pública vai decorrer até ao dia 28 de Fevereiro e surge numa altura em que aumentou a diversidade dos tipos de financiamentos bem como da complexidade dos produtos, justifica o Banco de Portugal."

    Fonte www.jornaldenegocios.pt edição de 26 de Janeiro de 2009

    Fica o Link para o documento: http://www.jornaldenegocios.pt/archivos/2009_01/704consultapublicacreditoahabitacao.doc

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    Guest Michael Collins

    Começo a gostar da atitude pro-activa do BdP, numa altura em que começava a ser crítico do posicionamento do Governador, Vitor Constâncio!

    É sem dúvida muito importante esta posição do Regulador, numa época em que a Banca, irá "remover montanhas" (juntando todos os Euros que puder), para assegurar a liquidez que lhes falta. Nota 20! Já estou a cotar o BdP, com a nota máxima e ainda não acedi ao link!...

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    pauloaguia

    Começo a gostar da atitude pro-activa do BdP, numa altura em que começava a ser crítico do posicionamento do Governador, Vitor Constâncio!

    Julgo que estas normas que tem sido emitidas recentemente mais nao sao que o resultado das inumeras queixas que vao chegando ao BdP, sobretudo relacionadas com a fraca informaçao que os bancos dao sobre os seus produtos... e´ bom ver que nao caem em saco roto..,.

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    Guest Michael Collins

    Eu gosto de pensar que nós temos contribuido para isso ;)

    É sem dúvida fruto da maior consciencialização das pessoas, sem dúvida, que fez com que o BdP começasse a "proceder" de outra maneira.

    País evoluído é aquele em que os seus cidadãos têm uma perfeita noção dos seus direitos e deveres!

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    • 2 weeks later...

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