Ir para o conteúdo
noosphere

Indemnizações a pagas pelo trabalhador à entidade patronal.

Recommended Posts

noosphere

Boa tarde,

Gostaria de saber se este código se aplica ao meu caso, que vou passar a explicar:

Tenho um contrato de trabalho a termo (termina a 30.11.2013) contrato esse que tem sido renovado desde 2009 (tenho mais de dois anos de antiguidade)Recebi um proposta de trabalho irrecusável e vou hj entregar a minha carta de rescisão, não dando o devido tempo à entidade patronal. No meu contrato de trabalho tenho o seguinte...dyzw.jpg

Duvida: Tenho de indemnizar a entidade patronal em 30 ou 60 dias?

É que eles dizem-me 60 dias, mas li algures que isso é aplicável a quem tem mais de dois anos de antiguidade e está efectivo.... Efectivamente eu tenho mais de dois anos, mas não estou a a efectivo.

Obrigado pela ajuda.

Cumps

Luis

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Em relação a esse ponto que está no seu contrato, esses prazos 8 e 15 dias é para não renovar o contrato.

No seu caso trata-se de denuncia de contrato a termo por iniciativa do empregado.

SUBSECÇÃO II

Denúncia de contrato de trabalho pelo trabalhador

Artigo 400.º

Denúncia com aviso prévio

1 - O trabalhador pode denunciar o contrato independentemente de justa causa, mediante

comunicação ao empregador, por escrito, com a antecedência mínima de 30 ou 60 dias, conforme

tenha, respectivamente, até dois anos ou mais de dois anos de antiguidade.

2 - O instrumento de regulamentação colectiva de trabalho e o contrato de trabalho podem

aumentar o prazo de aviso prévio até seis meses, relativamente a trabalhador que ocupe cargo de

administração ou direcção, ou com funções de representação ou de responsabilidade.

3 - No caso de contrato de trabalho a termo, a denúncia pode ser feita com a antecedência

mínima de 30 ou 15 dias, consoante a duração do contrato seja de pelo menos seis meses ou

inferior.

4 - No caso de contrato a termo incerto, para efeito do prazo de aviso prévio a que se refere o

número anterior, atende-se à duração do contrato já decorrida.

5 - É aplicável à denúncia o disposto no n.º 4 do artigo 395.º

Artigo 401.º

Denúncia sem aviso prévio

O trabalhador que não cumpra, total ou parcialmente, o prazo de aviso prévio estabelecido

no artigo anterior deve pagar ao empregador uma indemnização de valor igual à retribuição base

e diuturnidades correspondentes ao período em falta, sem prejuízo de indemnização por danos

causados pela inobservância do prazo de aviso prévio ou de obrigação assumida em pacto de

permanência.

30 dias.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
noosphere

Boa noite,

Desde já deixe-me agradecer a sua resposta e dedicação a estas causas.

Agora e com a sua resposta assaltou-me esta duvida...

Artigo 401.º

Denúncia sem aviso prévio

O trabalhador que não cumpra, total ou parcialmente, o prazo de aviso prévio estabelecido

no artigo anterior deve pagar ao empregador uma indemnização de valor igual à retribuição base

e diuturnidades correspondentes ao período em falta, sem prejuízo de indemnização por danos

causados pela inobservância do prazo de aviso prévio ou de obrigação assumida em pacto de

permanência.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

A indemnização é sobre o nr de dias do pré-aviso em falta.

Se não cumprir os 30 dias do pré-aviso, então a indemnização será um mês completo (30 dias) de retribuição base + diuturnidades.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
noosphere

Boas noticias então :)

Mais uma vez obrigado ...

Amanha vou ao tribunal de trabalho para que eles me façam as contas e me ajudem nesta situação. Eles passam algum documento "oficial" que me possa ajudar a apertar com a minha entidade patronal? Não quero estar a gastar € em advogados ...

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
noosphere

Ja recebo resposta do RH .... Pediram desculpa pelo engano e que eu tnha razão :)

Tangas... estavam a ver era se passava.... uma empresa com centenas de trabalhadores não sabe isto... querem ver.

Muito obrigado a todos :)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa