Ir para o conteúdo
Visitante Pmr

Valor patrimonial tributavel - pode ser alterado?

Recommended Posts

Visitante Pmr

Boa tarde

Gostaria da vossa informação sobre a facilidade ou complexidade de baixar o VPT de uma moradia. Basicamente esta casa tem um valor VPT de 900.000 euros, mas a venda está a ser feita por 300.000, o problema é o IMT e IMI a pagar.

A ideia seria demolir parte do espaço que não seria utilizado, piscina, campo tenis, casa do caseiro, etc. E forma a reduzir em cerca de 40% a área de construção e seu uso, de forma a depreciar o imóvel.

É possivel ser feito?

Cumprimentos

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

já pensaste bem na loucura do que estás a dizer ?

alterar o VPT é fácil, eu já alterei o da minha casa porque na avaliação inicial as finanças consideraram valores errados em alguns dos fatores - o VPT é o resultado do produto de vários fatores como o valor de construção, localização, conforto, vetustez da casa, etc e eu ao fim de 3 anos detetei erros e , p.ex., a vetustez alterou ( mudou de escalão de antiguidade)  e então foi só ir às finanças e solicitar uma reavaliação (gratuita) e o VPT diminuiu - todos nós devemos fazer isso de 5 em 5 anos.

mas demolir uma casa para fazer baixar o VPT acho extraordinário pois nada te garante que atinjas o valor que pretendes - aliás se a vais vender talvez valha mais ao comprador pagar a diferença de IMT por ter piscina, pex. ( é um valor residual no cálculo do VPT ) do que demolir, retirar entulho ( tudo custos elevados ) e ainda ficar sem piscina. 

peço-te desculpa mas o que dizes é tão disparatado que nem faz sentido - o que deves fazer é olhar para a fórmula de cálculo do VPT (está na demonstração respetiva das finanças, em teu poder ) ver os diferentes fatores e fazer umas contas simples, umas silulações: vais ver que não faz qualquer sentido aquilo que propões.

propõe é ao comprador ( para uma casa dessas tem que ser alguém com muito $$$ ) é pagar o IMT e o IMI e ficar com uma casa de 1 milhão de euros por 300 mil.... mas vê lá em se a queres vender tão barata...só mesmo por urgência, acho eu..

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pmr

Carlos2008, de louco todos temos um pouco...

A casa tem 2000m2 construídos, a mim o imóvel interessa-me pelo local e pelo terreno, a casa é gigantesca e é minha vontade eliminar área e volumetrias que apenas serviriam para gastar dinheiro em manutenção sem terem qualquer uso para mim. Percebeu agora?

O custo de uma demolição para mim é bastante baixo, falamos de 5.000 a 10.000 euros máximo.

Pretendia apenas saber se é possível ou não faze-lo.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Pmr, não percebi bem se é o comprador ou o vendedor?

Creio que a demolição tem de ser licenciada pela câmara municipal, de forma a não violar regras e a poder alterar o projecto inicial e aí sim, depois alterar a inscrição do imovel nas finanças.

Como o Carlos também referiu, nada garante que deitar uma parte abaixo chegue aos valores pretendidos.

Veja também que se a solução passar pela demolição para baixo o VPT, ela terá de ser feita antes ou depois da venda:

- Para influenciar IMT e IRS (ou IRC, não sei quem é o vendedor) e IMI, teria de ser antes. Estará o vendedor disposto a arriscar uma demolição antes da venda concretizada?

- Para não influenciar IMT e IRS, e só influenciar IMI (numa fase posterior à venda), então deveria ser feita depois da venda. Mas o IMT e o IRS influenciados pela venda seriam muito altos.

Sim, porque o vendedor também estará num dilema, entre arriscar e poupar nos impostos. Pois vender um imovel por 300000 quando ele tem um valor de 900000, deve ser caso para deixar o produto da venda só em impostos. Não sei...

O Carlos também disse, pode tentar uma nova avaliação junto das finanças, por motivo de alteração de factores de calculo.

Sugiro também recolherem informações junto da câmara municipal.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

ok, já percebi, tu és o comprador de um palacete, queres a propriedade e o terreno mas simultâneamente uma casa mais pequena: o que pretendes fazer é possível, claro, mas numa fase posterior à compra e tal como diz o RA metendo um projeto à Câmara e aí terias uma nova casa e uma nova reavaliação da propriedade, pois senão repara :

se demolires sem projeto tudo o que fizeres é ilegal e em nada vai alterar o que existe na câmara e nas finanças pois para eles é desconhecido.

e, tal como diz o RA seria bizarro o vendedor aceitar fazer isso sem as respetivas garantias, além de que também me parece bizarro vender por um preço tão baixo em relação ao valor matricial ( que geralmente ainda é mais baixo do que o valor comercial...) e tal como diz o RA em termos de impostos seria uma catástrofe pois as Finanças não iriam aceitar / acreditar nessa venda por esse valor.

a mim não me parece viável essa estratégia mas consulta um técnico entendido no assunto

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pmr

Caros, a ideia é mexer no IMI, o IMT é algo que terei de liquidar pelos 900... Isso não tenho duvida.

Já sei que se pode fazer, processo de demolição com licenciamento, redefinir áreas do espaço entre área de habitação e área de cultivo (terreno cultivável) e depois de licenciado, solicitar nova avaliação.

Obrigado pelas vossas respostas

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa