Ir para o conteúdo
Visitante Pmr

Valor patrimonial tributavel - pode ser alterado?

Recommended Posts

Visitante Pmr

Boa tarde

Gostaria da vossa informação sobre a facilidade ou complexidade de baixar o VPT de uma moradia. Basicamente esta casa tem um valor VPT de 900.000 euros, mas a venda está a ser feita por 300.000, o problema é o IMT e IMI a pagar.

A ideia seria demolir parte do espaço que não seria utilizado, piscina, campo tenis, casa do caseiro, etc. E forma a reduzir em cerca de 40% a área de construção e seu uso, de forma a depreciar o imóvel.

É possivel ser feito?

Cumprimentos

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

já pensaste bem na loucura do que estás a dizer ?

alterar o VPT é fácil, eu já alterei o da minha casa porque na avaliação inicial as finanças consideraram valores errados em alguns dos fatores - o VPT é o resultado do produto de vários fatores como o valor de construção, localização, conforto, vetustez da casa, etc e eu ao fim de 3 anos detetei erros e , p.ex., a vetustez alterou ( mudou de escalão de antiguidade)  e então foi só ir às finanças e solicitar uma reavaliação (gratuita) e o VPT diminuiu - todos nós devemos fazer isso de 5 em 5 anos.

mas demolir uma casa para fazer baixar o VPT acho extraordinário pois nada te garante que atinjas o valor que pretendes - aliás se a vais vender talvez valha mais ao comprador pagar a diferença de IMT por ter piscina, pex. ( é um valor residual no cálculo do VPT ) do que demolir, retirar entulho ( tudo custos elevados ) e ainda ficar sem piscina. 

peço-te desculpa mas o que dizes é tão disparatado que nem faz sentido - o que deves fazer é olhar para a fórmula de cálculo do VPT (está na demonstração respetiva das finanças, em teu poder ) ver os diferentes fatores e fazer umas contas simples, umas silulações: vais ver que não faz qualquer sentido aquilo que propões.

propõe é ao comprador ( para uma casa dessas tem que ser alguém com muito $$$ ) é pagar o IMT e o IMI e ficar com uma casa de 1 milhão de euros por 300 mil.... mas vê lá em se a queres vender tão barata...só mesmo por urgência, acho eu..

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pmr

Carlos2008, de louco todos temos um pouco...

A casa tem 2000m2 construídos, a mim o imóvel interessa-me pelo local e pelo terreno, a casa é gigantesca e é minha vontade eliminar área e volumetrias que apenas serviriam para gastar dinheiro em manutenção sem terem qualquer uso para mim. Percebeu agora?

O custo de uma demolição para mim é bastante baixo, falamos de 5.000 a 10.000 euros máximo.

Pretendia apenas saber se é possível ou não faze-lo.

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Pmr, não percebi bem se é o comprador ou o vendedor?

Creio que a demolição tem de ser licenciada pela câmara municipal, de forma a não violar regras e a poder alterar o projecto inicial e aí sim, depois alterar a inscrição do imovel nas finanças.

Como o Carlos também referiu, nada garante que deitar uma parte abaixo chegue aos valores pretendidos.

Veja também que se a solução passar pela demolição para baixo o VPT, ela terá de ser feita antes ou depois da venda:

- Para influenciar IMT e IRS (ou IRC, não sei quem é o vendedor) e IMI, teria de ser antes. Estará o vendedor disposto a arriscar uma demolição antes da venda concretizada?

- Para não influenciar IMT e IRS, e só influenciar IMI (numa fase posterior à venda), então deveria ser feita depois da venda. Mas o IMT e o IRS influenciados pela venda seriam muito altos.

Sim, porque o vendedor também estará num dilema, entre arriscar e poupar nos impostos. Pois vender um imovel por 300000 quando ele tem um valor de 900000, deve ser caso para deixar o produto da venda só em impostos. Não sei...

O Carlos também disse, pode tentar uma nova avaliação junto das finanças, por motivo de alteração de factores de calculo.

Sugiro também recolherem informações junto da câmara municipal.

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
carlos2008

ok, já percebi, tu és o comprador de um palacete, queres a propriedade e o terreno mas simultâneamente uma casa mais pequena: o que pretendes fazer é possível, claro, mas numa fase posterior à compra e tal como diz o RA metendo um projeto à Câmara e aí terias uma nova casa e uma nova reavaliação da propriedade, pois senão repara :

se demolires sem projeto tudo o que fizeres é ilegal e em nada vai alterar o que existe na câmara e nas finanças pois para eles é desconhecido.

e, tal como diz o RA seria bizarro o vendedor aceitar fazer isso sem as respetivas garantias, além de que também me parece bizarro vender por um preço tão baixo em relação ao valor matricial ( que geralmente ainda é mais baixo do que o valor comercial...) e tal como diz o RA em termos de impostos seria uma catástrofe pois as Finanças não iriam aceitar / acreditar nessa venda por esse valor.

a mim não me parece viável essa estratégia mas consulta um técnico entendido no assunto

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Pmr

Caros, a ideia é mexer no IMI, o IMT é algo que terei de liquidar pelos 900... Isso não tenho duvida.

Já sei que se pode fazer, processo de demolição com licenciamento, redefinir áreas do espaço entre área de habitação e área de cultivo (terreno cultivável) e depois de licenciado, solicitar nova avaliação.

Obrigado pelas vossas respostas

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa