Ir para o conteúdo
metRo_

Critério Ato Isolado

Recommended Posts

metRo_

Bom dia,

Neste momento não tenho qualquer tipo de emprego, nem estou como desempregado. Isto é, sai da faculdade e estou a fazer um trabalho. Quando fui às finanças para me colectar expliquei a situação e foi-me aconcelhado um ato isolado no entanto ao ler isto por acaso http://www.online24.pt/ato-isolado/ li o seguinte:

Critérios para reconhecer um Ato IsoladoAs atividades não podem representar mais de 50% dos restantes rendimentos obtidos pelo sujeito passivo, sendo obrigatório para o reconhecimento do ato isolado que o contribuinte tenha obtido rendimentos de outras categorias;

• Visto que nao tenho qualquer tipo de rendimento, posso passar um ato isolado?

Obrigado :)

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
pauloaguia

A definição de ato isolado está no artigo 3º do Código do IRS:

3 - Para efeitos do disposto nas alíneas h) e i) do número anterior, consideram-se rendimentos provenientes de actos isolados os que não resultem de uma prática previsível ou reiterada.

Apenas e só.

É preciso ter em atenção a data das informações que apanhamos aleatoriamente na net. Por vezes está desatualizada. Mas mesmo assim essa estava simplesmente errada porque a redação anterior deste artigo dizia (até 2010):

3 - Para efeitos do disposto nas alíneas h) e i) do número anterior, consideram-se rendimentos provenientes de actos isolados os que, não representando mais de 50% dos restantes rendimentos do sujeito passivo, quando os houver, não resultem de uma prática previsível ou reiterada.

Ou seja, nunca houve obrigação de ter rendimentos noutras categorias...

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa