Ir para o conteúdo
Ramiro Costa

Dúvida sobre tratamento do IVA pelas Comp. de Seguros nas Indemninazões

Recommended Posts

Ramiro Costa

No início do ano, aquando do temporal, tive prejuízos em várias casas de que sou proprietário.

Accionei a Companhia de Seguros e, rapidamente, eles pagaram as indemnizações devidas, deduzidas dos valores das respetivas franquias.

Depois das obras, quando pedi para ser ressarcido do IVA, pediram-me para entregar os Recibos do empreiteiro, o que fiz de imediato.

Verifico agora que, ao devolverem-me o IVA, não o fazem na totalidade, mas apenas na parcela correspondente ao que eles (Comp. de Seg.) pagaram como indemnização.

Por exemplo, numa reparação de 18.000€ com franquia de 10%, indemnizaram-me em 16.200€ e só me pagaram, agora, o IVA correspondente a esses 16.200€, embora eu lhes tenha dado o Recibo do empreiteiro da totalidade da despesa (18.000€). Isso está correto? Funciona mesmo assim com as Comp. de Seguros?

Para além de eu ter ficado "a arder" com o valor da franquia que paguei, agora também sou penalizado no IVA. E o pior é que fiquei sem os Recibos para apresentar no IRS!... Como faço agora, quando declarar esta despesa no IRS do próximo ano? É que fiquei sem documentos que "provem" esta diferença entre a despesa paga ao empreiteiro e o efetivamente recebido pela Comp. de Seguros.

Como tive estragos em 6 casas (telhados que foram pelos ares...), o montante desta "diferença" ainda é significativo.

O que devo fazer?

Desde já agradeço um conselho.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa