Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Empresa não fez a Retenção na Fonte

Visitante Tiago Almeida

Recommended Posts

Visitante Tiago Almeida

Bom dia,

Sou trabalhador independente e o ano passado trabalhava para uma empresa para a qual emitia mensalmente uma "factura-recibo" (recibo verde), com retenção na fonte. Apesar de ter tido problemas com os pagamentos nunca me foi referido nada sobre a retenção.

A minha surpresa é que recebi hoje uma notificação das finanças a dizer que o valor da retenção declarada é inferior ao valor de retenção que as empresas para quem trabalhei pagaram às finanças. Feitas as contas chego à conclusão que a dita empresa nunca fez a retenção na fonte presente nos recibos como dita a legislação.

A minha dúvida é qual é a minha melhor solução agora?

Espero que sejam as finaças a cobrar o valor em falta à empresa (e se calhar sujeito-me a pagar IRS porque o retido não cobre o imposto a cobrar) ou envio uma nova declaração sem o valor das retenções devidas e assim baixo o imposto a pagar e ao menos não tenho de desembolsar (apesar das finanças terem acesso aos recibos onde era claro que elas deviam ter sido feitas?

Desde já obrigado por qualquer ajuda que me possam dar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ler a sua questão, acho que fiquei um pouco baralhado... ou então é da hora.

Começa por dizer que a AT queixou-se que o valor das retenções declaradas (por si, no seu irs, certo?) é inferior ao que as empresas pagaram à AT. E que feitas as contas, afinal a empresa nunca reteve na fonte.

Então a empresa paga a retenção à AT, ainda por cima você declara um valor inferior (pensava que tinha sido retido menos?!),  e no final a empresa não reteve?  :-\

Depois, ou a AT cobra os valores em falta (das retenções, penso) e sujeita-se a pagar irs? porque o retido não cobre o irs a pagar? Ou envia uma declaração sem as retenções e assim baixa o imposto a pagar??

Quer dizer que com as retenções declaradas paga mais do que sem as retenções???

Explique melhor, pf...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 years later...
    Visitante Ana Paula

boa noite, comecei esse ano a emitir recibo verde com retenção na fonte e IVA e tenho dúvidas, cobrei o valor de 350+iva euros no trabalho efetuado a empresa e ao emitir recibo o valor deste fica a 343 euros por causa da retenção na fonte, ou seja nem chega ao valor cobrado pelo trabalho e nem recebo o valor do IVA, tenho dúvidas se estã correto, (a retenção foi de 25% com base de incidência a 100% e o IVA 23%.

Obrigada pela ajuda

Ana Paula

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Também tenho dúvida com este tópico.

O meu namorado (estado civil-solteiro) recebeu em 2020 650€ de vencimento. Houve meses, que devido ao COVID teve de fazer horas e recebeu bem acima deste vencimento, e nestes meses a empresa não lhe fez retenção na fonte, pois claro que agora vai pagar quase um ordenado de IRS.

Como podemos fazer? É legal o que a empresa fez?

Obrigada,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante José Pedro Silva

Boa tarde!

Minha dúvida é a seguinte,

A empresa é ou não obrigada a fazer a retenção na fonte sobre o valor auferido pelo funcionário?

Caso não tenha sido feito, o funcionário será obrigado ou não a pagar aquando da declaração de IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    Visitante Renata Martins

Boa tarde, a empresa para qual trabalho desde 2014, os meus salários foram pagos (Janeiro a Dezembro/2020) correctamente, mas a empresa só pagou as finanças e segurança social (retenção na fonte) da minha carreira contributiva, os meses de Janeiro e Fevereiro/2020, de março/2020 em diante deixou de fazer os pagamentos a Finança e Segurança Social. Quando fui declarar o IRS/2020, vi a situação errada, entrei em contacto com as finanças que me orientou a colocar os valores correctos (que a empresa deveria ter pago), sendo que a empresa não fez os acertos e até o presente momento as Finanças não me entregam a nota de Liquidação. Sendo que deveriam cobrar a empresa. Estou sendo prejudicada com a situação a qual a empresa que está em falta. O que devo fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites