Ir para o conteúdo
Visitante caloiroabrantes

Escalões de IRS

Recommended Posts

Visitante caloiroabrantes

Boa tarde ao fórum!

Como funcionam os escalões do IRS, ouvi dizer que há situações em que não convém receber mais dinheiro porque sobe-se de escalão e paga-se mais IRS.

Mas quando se sobe de escalão paga-se mais só sobre o excedente do escalão anterior ou paga-se por todo o dinheiro?

Por exemplo, imaginemos que faltam 100 euros para eu subir de escalão de IRS, se eu trabalhar para receber esses 100 euros só esses 100 euros é que são aplicados a taxa do escalão novo ou é aplicada a taxa a todos os rendimentos?

Tenho essa dúvida e existem muitas pessoas com estas dúvidas.

Obrigado

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ClaudioOPA

Boa tarde ao fórum!

Como funcionam os escalões do IRS, ouvi dizer que há situações em que não convém receber mais dinheiro porque sobe-se de escalão e paga-se mais IRS.

Mas quando se sobe de escalão paga-se mais só sobre o excedente do escalão anterior ou paga-se por todo o dinheiro?

Por exemplo, imaginemos que faltam 100 euros para eu subir de escalão de IRS, se eu trabalhar para receber esses 100 euros só esses 100 euros é que são aplicados a taxa do escalão novo ou é aplicada a taxa a todos os rendimentos?

Tenho essa dúvida e existem muitas pessoas com estas dúvidas.

Obrigado

É certo que quanto mais se recebe, mais imposto tem que se pagar. Tu podes até subir de escalão, por apenas 100€ por exemplo, no entanto só vais pagar mais de imposto sobre esses 100€ devido a uma parcela a abater maior. Vou dar um exemplo para estas tabelas de 2013 (que podes ver neste site http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2013/irs/taxas.jhtml)

Tens um rendimento colectável de 7100€. Ou seja, por 100€, subiste de escalão. Mas só vais ter de pagar mais imposto sobre esses 100€. Há várias formas de fazer os cálculos:

7100€ x 28.5% = 2023.5€ - 980€ = 1043.5€

ou

7000€ x 14,5% = 1 015€

100€ x 28.5% = 28.5€

1015€ + 28.5€ = 1043.5€

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa