Ir para o conteúdo
rcristovao

Declaração Periódica IVA - 2013 1T

Recommended Posts

rcristovao

viva,

é o primeiro post que faço neste forum. já o tinha consultado várias vezes e em relação ao IRS encontrei logo a informação que precisava. em relação ao IVA, acaba dia 15 o prazo. é a primeira vez que vou entregar e tenho algumas dúvidas, espero que alguem me possa ajudar. o cenário é do mais simples, mas penso que ha muita gente nesta situação. trabalho por conta de outrem e faço freelance por fora para equilibrar o "orçamento" (segurança social está assegurada). eis as perguntas:

1- cobro  23% do IVA sempre em todas as faturas. faço bem?

2- só preenchi basicamente o quadro 06.03 (base tributavel = total recibos e imposto = IVA total dos recibos). está certo?

3- a atividade é consultoria informática, existe alguma forma de recuperar IVA?

obrigado,

RC

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

1- Faz bem, se realmente se encontrar enquadrado no regime normal do iva. Verifique como está o enquadramento.

2- Sim, coloca no campo 3 a base tributável antes de impostos (valor base) e no campo 4 o valor do iva. Para testar, multiplique o valor do campo 3 por 23%, tem de dar o valor do campo 4.

3- Recuperar, quer dizer deduzir, certo? Pode deduzir o iva das despesas essenciais à actividade.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante rodolfo78

obrigado Ra pela ajuda.

onde posso consultar o enquadramento e já agora que despesas posso deduzir?

presumo que esteja ligado de alguma forma ao código de atividade...

obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Pode consultar no portal das finanças.

Do lado direito em "dados pessoais" e depois "outros dados da actividade".

São as despesas que precisa efectuar para desenvolver a sua actividade...

Precisa de comprar material informático? precisa de telemovel/internet? precisa de material  de escritório? precisa de equipamento?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
rcristovao

muito obrigado mais uma vez Ra.

no enquadramento vejo uma linha que diz "Tipo de Operações TR. QUE CONFEREM DIREITO À DEDUÇÃO"

pesquisei o significado e encontrei um tópico no forum http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5159.0 que diz exatamente o que posso deduzir, tal como explicou.

gasóleo 50%, faturas internet, etc.

pergunta segurança :-) -> mesmo sendo atividade individual, as faturas eletronicas que passo são "honorários" e mesmo assim posso deduzir iva com estas despesas acima, visto que de facto são essenciais à minha atividade?

obrigado!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Pode deduzir na mesma. 

Tenha em atenção que para se deduzir, além de terem de ser as tais despesas essenciais, têm de estar devidamente documentadas (facturas) e conterem a sua identificação e nif.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
fialcaol

Uma pequena dúvida:

Sou trabalhador Independente em regime simplificado mas enquadrado no regime de IVA.

Nas facturas do gasóleo (que deduzo em 50% do IVA) é obrigatório colocar a matrícula do carro? Ou basta o NIF e Nome?

Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Artigo 72.º

Direito a dedução dos adquirentes

1 - Quando os combustíveis adquiridos a revendedores originarem direito a dedução nos termos gerais, esta tem como base o imposto contido no preço de venda.

2 - O direito à dedução referido no número anterior só pode ser exercido com base em faturas passadas na forma legal, podendo, porém, os elementos relativos à identificação do adquirente, com exceção do número de identificação fiscal, ser substituídos pela simples indicação da matrícula do veículo abastecido. (Redacção do D.L. nº 197/2012, de 24 de Agosto, com entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2013)

3 - As faturas emitidas pelos revendedores devem conter a indicação do preço líquido, da taxa aplicável e do montante de imposto correspondente ou, em alternativa, a indicação do preço com inclusão do imposto e da taxa aplicável. (Redacção do D.L. nº 197/2012, de 24 de Agosto, com entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2013)

4 - No caso de entregas efetuadas por revendedores por conta dos distribuidores, as faturas emitidas pelos revendedores devem conter a menção 'IVA - não confere direito à dedução' ou expressão similar. (Redacção do D.L. nº 197/2012, de 24 de Agosto, com entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2013)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Jose Oliveira

Um casa (não casados). Ele é belga. Ela é portuguesa. Vivem na Bélgica. Compraram e arrendaram um apartamento em Portugal. Fazer IRS separados? . Têm direito a deduções?

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Dina Ferreira

Boa tarde, gostaria que me informasse na categoria de trab. comercial e industrial ( tivemos como casal) um café como se processa a situação do iva em relação às despesas e a declarar? Obrigado

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa