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  • FORMAS DE POUPAR

  • Leitura da Água, Leitura da Luz


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    Sempre que chega a factura da água e da luz, faço um "lembrete" no calendário do Outlook para em tal dia não me esquecer de dar a leitura.

    Desta forma pago sempre a água e luz que ,efectivamente, gasto.

    Não custa nada, o nº da EDP até é grátis: 800507507 e funciona 24hora por dia. O da água é que não...

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    Penso que abris-te este tópico para os membros do forúm darem o seu testemunho de como cada um faz para pagar esses serviços. Corrige-me se não estiver certo.

    Partindo do pressuposto do que o que disse atrás está certo aqui vai a minha forma de pagamento.

    - Electricidade: Aderi à conta certa, desconto um determinado valor mensal, durante um ano, e no final é ajustado. Ou pago mais ou recebo. Só recebo uma factura anual.

    - Água: Tenho contador mas não utilizo água da companhia, porque tenho um furo artesiano. A água da companhia é uma salvagurada para qualquer avaria na bomba do furo, falta de energia ou mesmo a falta de água, o que até à data... e mais não digo não vá o diabo tecê-las. LOL.

    Tudo por débito directo.

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    pauloaguia

    Quando eu comprei a casa só me mudei para lá ao fim de uns dois meses... Resultado - quando veio a primeira conta da luz, como fizeram por estimativa, tinha 50€ para pagar. A partir daí habituei-me a dar as leituras mais ou menos no início de cada mês. Quando dei a leitura desse mês a gravação perguntou-me "Os valores fogem dos parâmetros esperados. Deseja mesmo confirmar a leitura?" :D

    A factura seguinte, a propósito só me obrigou a pagar 4€, por causa do acerto :)

    Eu dou as leituras quase todas pela Net. O site da EDP aceita, o dos SMAS da Maia também. Só a Portgás é que não, mas até hoje nunca me enviaram uma factura por estimativa, o valor está sempre certo (alguém lhes deve abrir a porta para andarem a ver os contadores, só pode).

    Pago tudo por débito directo para não me esquecer de nada... sobretudo a conta da Portgás tinha por hábito chegar à minha caixa de correio na véspera ou no dia limite do pagamento. >:(

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    D@vid

    Eu dou a leitura sempre de 2 em 2 meses pela net á EDP, também prefiro pagar o que realmente gasto do que ter alguma surpresa no final do ano com a conta certa lol, quanto à água a Camara Municipal vem sempre fazer a leitura de 2 em 2 meses, assim como a companhia de gás que é de mês a mês :)

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    Pedro Pais

    Só a Portgás é que não, mas até hoje nunca me enviaram uma factura por estimativa, o valor está sempre certo (alguém lhes deve abrir a porta para andarem a ver os contadores, só pode).

    Pago tudo por débito directo para não me esquecer de nada... sobretudo a conta da Portgás tinha por hábito chegar à minha caixa de correio na véspera ou no dia limite do pagamento. >:(

    Será que a Portgás não tem um sistema qualquer de telecontagem?

    O débito directo é muito prático, mas confesso que ainda me sinto algo reticente em permitir que as entidades me cobrem o que entendem. Isto é especialmente verdade nos casos em que há disputas/reclamações: com débito directo paga-se primeiro e reclama-se depois; eu prefiro o contrário.

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    pauloaguia

    Será que a Portgás não tem um sistema qualquer de telecontagem?

    Não sei. O contador não parece ser nada de especial e a única coisa que vejo a sair de lá são dois tubos de gás, não há nada eléctrico...

    O débito directo é muito prático, mas confesso que ainda me sinto algo reticente em permitir que as entidades me cobrem o que entendem. Isto é especialmente verdade nos casos em que há disputas/reclamações: com débito directo paga-se primeiro e reclama-se depois; eu prefiro o contrário.

    Pode-se colocar limites ao valor que podem tirar a partir de uma autorização e à data atéà qual o podem fazer. Todos os sites de bancos que conheço que permitem consultar as autorizações de débito directo activas permitem definir este tipo de valores. Como as entidades são obrigadas a mandar o aviso de facturação na mesma pode-se sempre cancelar a autorização caso não se concorde com o valor, por exemplo...

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    Será que a Portgás não tem um sistema qualquer de telecontagem?

    O débito directo é muito prático, mas confesso que ainda me sinto algo reticente em permitir que as entidades me cobrem o que entendem. Isto é especialmente verdade nos casos em que há disputas/reclamações: com débito directo paga-se primeiro e reclama-se depois; eu prefiro o contrário.

    Antes de cobrarem o dinheiro têm que avisar quanto vão debitar, logo, se não concordares reclamas, se mesmo assim não se resolver cancelas o débito directo que antes de partirem para outra via ainda tornam a insistir contigo.

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    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...

    Para a EDP tb opto por dar a leitura de 2 em 2 meses e introduzo os valores on-line no site da EDP. Agora têm lá o historial da facturação e uns gráficos bimensais... está giro!

    Pauloguia - No primeiro mês tb me fizeram estimativa e ia pagar sem ter utilizado os KW mencionados. Liguei para a EDP pelo nr. gratuito e reclamei, dei a contagem certa e eles mandaram a factura rectificada.

    Para o SMAS (agora Indaqua aqui em Matosinhos) temos a possibilidade de enviar a leitura por e-mail, o que até agora sempre funcionou bem.

    Para a Portgás liguei no inicio a dar a contagem. Fui informada que não era necessário já que vem uma pessoa da empresa fazer as contagens nos meses indicados no site deles ( e isto já foi confirmado por uma vizinha que passa o dia em casa...) De qualquer maneira eu costumo ver o contador e a factura e os m3 são coerentes.

    Temos debito em conta para a EDP e SMAS. Eles mandam a factura com o valor que irá ser debitado no dia x. Assim, o cliente tem uns dias para verificar se está td bem e caso contrário pode pedir a rectificação do valor antes de ser efectuado o débito.

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    Por aqui a água é feita a leitura todos os meses. Mesmo assim convém estar atento. Este mês reparei que ando a ser enganado. Gastei 8 m3. Há 3 escalões: [0-3],[3-6],[6-9]. Por isso devia pagar 3+3+2. No entanto paguei 3.2.3  ???  São só uns cêntimos mas isto já se repetiu mais vezes. 

    Na EDP pago por débito directo cada 2 meses e dou a leitura quando me lembro, antes de vir a factura. O mais importante para poupar: Tarifa bi-horária  ;)

    Somos 2 e gastamos 50 a 60€ cada 2 meses. Temos "todos" os equipamentos da casa mas Máquinas da louça e roupa e o ferro trabalham só durante o horário económico. Os temporizadores das máquinas são uma coisa a que só comecei a dar valor depois de aderir ao bi-horário.

    Para o ano, se tiver t€€€€mpo, vou meter 3 acumuladores eléctricos para aquecer a casa. A partir daí a tarifa bi-horária vai ter ainda um efeito maior na poupança.

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    • 4 months later...

    A minha factura da água passou a ser mensal.

    Penso que é um sistema mais justo, uma vez que o consumo é facturado por escalões.

    Exemplo: [0.00 - 5.00]; [5.00 - 10.00], etc.

    Continuo a pagar Componente Fixa; Saneamento e Resíduos Sólidos.

    O meu consumo de água é em média 8M3/mês. (2 pessoas).

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    • 1 year later...

    Aproveitando este tópico.

    Alguém tem um contador digital? daqueles que tem um valor para o cd1, outro para o cd2 e mais 3 ou 4 itens?

    É que eu gostava de dar a leitura, mas não faço ideia de qual o valor de entre os vários que o visor do contador vai mostrando!

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    pauloaguia

    Alguém tem um contador digital? daqueles que tem um valor para o cd1, outro para o cd2 e mais 3 ou 4 itens?

    É que eu gostava de dar a leitura, mas não faço ideia de qual o valor de entre os vários que o visor do contador vai mostrando!

    Se já tiveres uma factura com uma leitura anterior, tenta comparar os valores lá indicados com os do contador e deve dar para perceber o que é que é o quê...

    Se estás a falar do contador da luz um indica o consumo no horário em vazio, outro no horário normal, outro é o total e, salvo erro, noutro a data e hora.

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    É o da luz.

    Um valor refere-se ao vazio, outro ao normal, tb tem as horas e data, mas ainda tem outros valores que pouco ou nada tem a ver com a factura.

    Vou ver melhor. Eu não tenho bi-horário por isso o raio da maquineta podia dar o valor para quem é "normal"...

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    pauloaguia

    Vou ver melhor. Eu não tenho bi-horário por isso o raio da maquineta podia dar o valor para quem é "normal"...

    Eu tenho bi-horário mas a minha maquineta dá o valor total também ;)

    Salvo erro, a sequência é "Vazio", "Ponta", "Total", "Data"

    Eventualmente o teu contador está preparado para o tri-horário e mostra-te mais uma série de valores (Vazio, normal, ponta, etc)

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    carlos2008

    Eu tenho tudo (electricidade, gás, água, seguros, imposto(s)) pago através de débito directo que é um sistema fiável, prático e confiável.

    Noto que é possivel estabelecer LIMITES aos valores a debitar: p.ex. para cada seguro eu estabeleço o limite de acordo com o valor do seguro; para a EDP (tenho a conta certa, também ) , Gás, Água estabeleço um limite de acordo com as facturações médias e com uns 20% de margem a mais.

    NOTO O SEGUINTE: o sistema de débitos directos PERMITE que nos 30 DIAS seguintes ao respectivo débito o cliente, se NÃO CONCORDAR com o valor do débito, se dirija ao Banco e MANDE devolver à procedência sem qualquer explicação: o Banco deve de imediato creditar na conta o valor do débito e o cliente deve entender-se com o fornecedor respectivo. Isto é um factor muito importante de segurança e confiança.

    Impostos: o imposto que eu pago por débito directo é a Taxa de Conservação de Esgotos de uma casa que tenho fora de Lisboa e cuja Câmara Municipal aderiu a este sistema para esse efeito: essa Taxa é-me debitada na conta anualmente sem mais chatices, mandam-me o aviso prévio normal (que enviam para toda a gente) antes do débito.

    Mas, a titulo de curiosidade, informo que já escrevi ao chefe da minha Repartição de Finanças e ao Secretário de Estado das Finanças a sugerir que determinados Impostos possam ser pagos por esta via.

    Quais: por exemplo, IUC, IMI, Taxas Municipais, etc, ou seja Impostos de valor conhecido e que com vantagem para o Contribuinte e para as Finanças pois evitam-se os  esquecimentos e as chatices de ter que ir ao multibanco, garantindo-nos que o

    ónus de qualquer falta fica do lado das Finanças. Se eu já recebo os estornos de IRS através de transferência (ou seja, se as Finanças já sabem o meu NIB...) só vejo vantagem em que me debitem o IUC do carro, p.ex., dessa mesma forma.

    Evidentemente que em impostos de valor desconhecido (IRS, p.ex) isto não é tão facilmente implementável (pois os valores podem ser bastante diferentes de ano para ano, além de serem maiores).

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    Desculpem mas isso sáo coisas picuinhas, de quem não tem mais nada que fazer.

    Adiram à conta cerca, e basta darem 1 acerto 6 meses depois da data da adesão que a diferença ao fim do ano é mínima.

    Vocês dizem isso como se estivessem a poupar mundos e fundos  ::)

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    • 3 years later...
    Guest Maria Fatima fonseca Maia

    Sempre que chega a factura da água e da luz, faço um "lembrete" no calendário do Outlook para em tal dia não me esquecer de dar a leitura.

    Desta forma pago sempre a água e luz que ,efectivamente, gasto.

    Não custa nada, o nº da EDP até é grátis: 800507507 e funciona 24hora por dia. O da água é que não...

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    Não é bem assim... Para quem aderiu à EDP Comercial até pode dar a leitura no intervalo definido pela empresa. Se for pelo número dedicado à leitura, tem um custo associado. Só será gratuito se for "entregar" pessoalmente à empresa. E para eles validarem a leitura que entrega também é um "sorteio"... pelo menos no meu caso, já dei 4 leituras no intervalo definido por eles e das 4 vezes veio a conta com base nas estimativas deles...  :P :-X

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    • 1 year later...
    Guest candida valdemar

    Sempre que chega a factura da água e da luz, faço um "lembrete" no calendário do Outlook para em tal dia não me esquecer de dar a leitura.

    Desta forma pago sempre a água e luz que ,efectivamente, gasto.

    Não custa nada, o nº da EDP até é grátis: 800507507 e funciona 24hora por dia. O da água é que não...

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