Ir para o conteúdo
Visitante Visitante

IRS - Rendimentos de anos anteriores

Recommended Posts

Visitante Visitante

No IRS de 2012 e em relação a rendimentos de anos anteriores, no quadro 5 do anexo A, posso colocar o valor de uma pensão paga em 2012 mas que era referente a 2011?

Pensava que sim, tentei já fazê-lo online, mas o sistema diz que os rendimentos de 2011 são superiores aos conhecidos para o contribuinte (talvez porque no IRS de 2011 não coloquei esse valor, pois não o tinha recebido nem sabia qual ia ser o seu valor).

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Normalmente quando se tratam de rendimentos produzidos em anos anteriores, mas só pagos no ano seguinte, as entidades pagadoras fazem essa discriminação na comunicação à AT.

Se no caso não aconteceu, não estando o pré-preenchimento de acordo, cabe a si alterar à sua responsabilidade. Não se esquecendo de guardar provas...

Como o sistema não tem essa informação, é normal que alerte para essa divergência.

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ra

Eu compreendi... eles juntaram (somaram) tudo no quadro 4A, certo? E isso está correcto.

O que falta é divulgar no quadro 5 os rendimentos incluídos no quadro 4 que pertencem a anos anteriores.

Veja se isso faz grande diferença na liquidação, senão não vale a pena estar com grande trabalho a fazer contas, nem o risco de ter de justificar perante a AT essa alteração...

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Visitante

Hum... então o correcto é colocar o total de 2011 e 2012 no quadro 4 (como já vinha no pré-preenchimento) e acrescentar no quadro 5 qual o valor pertencente a 2011? Eu estava a experimentar só com o valor real de 2012 no quadro 4 (dessa forma, a diferença era enorme, deixava de pagar 500 euros...)

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Visitante Visitante

Qual a maneira correcta de preencher este campo?

a) No quadro 4 colocar o valor total de 2011 e 2012 por se receber tudo em 2012 e no quadro 5 colocar então o valor de 2011?

ou

B) No quadro 4 colocar o valor referente ao que efectivamente pertence a 2012 e no quadro 5 o valor referente a 2011?

Agradeço esclarecimento. Cumpts

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa