Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• depositar ou amortizar?

maria g

Recommended Posts

• 2 months later...

Esta questão depositar vs amortizar é muito interessante.

Queria deixar uma simples reflexão: vamos supor que se investe em apartamento e com as rendas desse investimento se paga o empréstimo de habitação própria. Independentemente de spreads e Juros no final fica-se com 2 apartamentos.

Semelhante raciocínio para comparar rendas a pagar ou comprar habitação. Normalmente diz-se que as rendas podem compensar ou não face ao valor dos pagamentos mensais ao Banco por via de empréstimo bancário. Mas alguém diz que quando for velhote pagando apenas rendas não tem qualquer imóvel?

O mesmo ainda para os automóveis: gasolina vs diesel. Raramente ou nunca via referir que quando for vender o carro terá um valor bastante superior a receber por ter optado por um carro mais caro mais mais economico na compra inicial. E isto conta bastante para a distribuição dos custos pelo anos de uso (vulgo amortização). Fazem-se contas apenas ao custo do combustivel, reparações e manutenção o que é errado. O diferencial do valor residual é muito importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não possuo muitos conhecimentos relativamente à questão (Amortizar vs Investir) até porque não tenho nenhum CH. Contudo, gostaria de perguntar se é possível amortizar o empréstimo quando quisermos. Não haverá um limite de amortizações ao longo do contracto? Ou seja, não haverá uma altura em que o banco poderá achar que não lhe compensa o cliente amortizar o empréstimo?

Pergunto isto porque se falou na possibilidade de amortizar várias vezes com pequenos montantes.

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes amortizar a qualquer altura (com um pré-aviso de até 10 dias úteis), mas salvo raras exceções é cobrada uma taxa de 0.5% ou de 2%, dependendo se o CH se encontra indexado a uma taxa variável ou taxa fixa, respetivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sabemos o dia de amanhã, e o lucro que temos num investimento rapidamente se vai ao ar se as taxas de juro aumentarem. E depois vão olhar para trás e pensar "porque é que não amortizei quando tive oportunidade...."

É apenas a minha opinião, mas prefiro ver-me livre de qualquer dívida o mais rapidamente possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sabemos o dia de amanhã, e o lucro que temos num investimento rapidamente se vai ao ar se as taxas de juro aumentarem. E depois vão olhar para trás e pensar "porque é que não amortizei quando tive oportunidade...."

É apenas a minha opinião, mas prefiro ver-me livre de qualquer dívida o mais rapidamente possível.

Concordo com a tua opinião de te livrares o mais rapidamente de qualquer dívida. Mas existem muitos investimentos e sem um risco "elevado" que te permitem ter boas taxas anuais... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites