Ir para o conteúdo
Entrar para seguir isto  
JATG

[Dúvida] Projecto térmico

Recommended Posts

JATG

Viva!

Aproveito para colocar uma questão.

Vou "reconstruir" uma vivenda e tive hoje acesso ao Projecto térmico. O referido projecto vem certificado com a classe energética A mas, em conversa, com um construtor amigo, chegámos à conclusão que existem coisas que estão muito exageradas.

Por exemplo, nas paredes o isolamento XPS vem no projecto com 5 e 6 cm, e normalmente 3/4 cm são suficientes. Na cobertura o isolamento XPS vem no projecto com 8 cm, o que também parece ser algo exegerado...

Nas águas quentes sanitárias vem até incluído o modelo e marca do esquentador a adoptar!

1 - A minha primeira dúvida é se terei que seguir à risca o que está no projecto ou poderei "poupar" em algo, como por exemplo na espessura do isolamento XPS (mesmo que passe para a classe energética B ou C)?

2 - A segunda dúvida, é se de facto é mesmo obrigatório colocar painéis solares ou apenas ó obrigatória a parte do isolamento térmico.

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
hsfarao

Não ando a par das questões que colocas, no entanto posso dizer-te que não deves dar por mal empregue o dinheiro gasto com o isolamento.

A minha casa ficou desde o incio com bom nivel de isolamento nas paredes, já o mesmo não aconteceu na placa de cobertura. Sei dizer-te que chegava a ser desconfotável, tanto no inverno como no verão. Há dois meses meti duas camadas, de 8 cm cada, de "lã de vidro" e fiquei desde logo a notar um ambiente mais agradável e com a vantagem de poupar no aquecimento.

Por isso poupa na decoração, mas não no conforto. Os candeeiros podem esperar um ou dois anos....loooooool (isto numa perspectiva de homem, na das mulheres....)

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
taranta

A colocação dos paineis solares é obrigatoria, e deverão ser certificados bem como ser instalados por instaladores certificados. Alías já há algumas camaras, que para levantar a licença exigem o numero e dados do instalador.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
m.elis

Pelo que sei, que ainda é pouco, os novos edifícios não podem ter uma classificação inferior a B-.

A escala de eficiência varia de A+(a mais alta) a G (baixa eficiência).

Concordo com o que diz o hfarao, vale mais o conforto do que a decoração ( sou mulher e coloco o conforto em 1º lugar  :() Gastas mais agora mas poupas depois. Na minha casa tive que andar a fazer adaptações, pois era muito fria. Temos tanto sol para aproveitar, entre outras coisas boas!

No entanto, li que há excepções e que a legislação isenta certos edifícios do cumprimento dos requisitos legais, como o caso dos edifícios virados a norte ou edifícios em zonas com pouca insolação média anual, devido ao sombreamento provocados por obstáculos .....

Mas como já disse percebo pouco disto....

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
JATG

Desde já obrigado pelas respostas!

Quando me refiro a "poupar em algo", digo-o porque me disseram que a diferença entre ter um isolamento XPS com espessura de 3/4 cm fica muito mais em conta do que um isolamento de 5 ou 8 cm e quando se passa para mais de 4 cm o preço sobe em demasia.

Não sei ao certo a diferença, mas disseram-me que eram mesmo muitos euros! Será?

Como já tenho o empréstimo para as obras feito, e não tendo ficado com muitos euros a mais, não queria estar a fazer novo empréstimo. Daí a minha dúvida se poderei baixar um pouco a classe energética!

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
bjrc

Boa noite,

como estou a trabalhar em certificados energéticos ( embora só a alguns meses) vou tentar ajudar pelo menos no que sei...

Quanto ao XPS a diferença  entre as placas de 3/4 e 5/8cm não deve ser assim tão grande pk então se fosse o dobro compensava mais meter duas placas com 3/4cm. Além disso a espessura, em principio, não vai aumentar o custo de mão de obra que é sempre uma grande parte do custo total.

Quanto a querer baixar a classe, e digo isto sem ter conhecimento do caso concreto, como se trata de uma grande remodelação tem de ser no mínimo classe B-.

Quanto as águas quentes sanitárias aparece o modelo e marca do esquentador a adoptar porque o P.Q. tem de usar alguns valores que vêm no catalogo, como tal usa as marcas que costuma trabalhar. Mas se usar um esquentador que tenha o mesmo desempenho não vai influenciar.

O melhor é falar com a pessoa que lhe fez o Projecto de RCCTE e explicar a questão monetária e que não se importa de ter uma casa em classe B- pois não tem como objectivo vender(?) mas sim habitação própria. Pois, se não cumprir o projecto que ele fez pode criar algum problemas a si e/ou ao Perito.

Espero ter sido útil nesta 1ª intervenção.

Cumprimentos

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Susana

Posso dar o exemplo dos meus pais no que toca ao painel solar, pois estão a acabar a reconstrução de uma casa.

Conforme o que foi dito pelo taranta, a colocação dos paineis solares é obrigatoria. No inicio eles não estavam nada contentes com a ideia de ter que gastar dinheiro com isso mas agora reconhecem que é uma mais-valia, pois mesmo com tempo nublado e com o frio que se tem sentido aqui no norte, o painel solar nunca esteve abaixo a 51.ºC e a água a 47.ºC, durante o dia.

A colocação dos paineis solares é obrigatoria, e deverão ser certificados bem como ser instalados por instaladores certificados. Alías já há algumas camaras, que para levantar a licença exigem o numero e dados do instalador.

Aqui pode vir o problema. Na altura da escolha dos paineis solares, o vendedor disse que eles eram certificados. Até agora os meus pais ainda não pagaram os paineis pois a firma ainda não lhes entregou o tal certificado. ai, ai.... vamos ver como acaba essa situação.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
bjrc

Sim os painéis solares são um bom investimento. Existem pessoas que como têm agua quente em excesso fazem ligação a maquina de lavar roupa e poupam energia a aquecer a agua nas lavagem.

Além disso existem marcas de painéis que dão cerca de 10 anos de garantia o que dá para amortizar o investimento praticamente sem custos de manutenção.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entrar para seguir isto  

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa