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  • FORMAS DE POUPAR

  • Gasolina vs Diesel - fórmula para calcular investimento


    yehudin

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    guilherme_couto

    Existem 3 variaveis que tens de ter em conta que são:

    - diferença do preço do combustivel

    - diferença do preço do carro

    - diferença de consumos entre os carros

    Vou tentar fazer uma fórmula e coloca-la mais tarde aqui no forum

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    Neste momento se calhar compensa comprar um carro a gás.

    Fiz no inicio do mês Lisboa Marbella (650KM) por uns 27€ (velocidade moderada de 110 km/h).

    A alta velocidade iria gastar uns 33€... E se fosse pela auto-estrada seriam mais uns 30€

    Já em Espanha o gasóleo está mais caro que a gasolina...

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    O gasóleo só não está mais barato que a gasolina em Portugal porque existe uma diferença de imposto desigual (o gasóleo paga mt menos imposto).

    O GPL é cada vez mais uma alternativa a ter em conta, mas tem os seus problemas.

    - depois de comprar o carro (novo ou usado, tanto faz), não se sabe à partida se a transformação pode ser bem sucedida ou não. Existem certos motores que se dão muito mal a gás, especialmente os que têm válvulas macias, como os Hondas Vtec, Toyotas VTT-i, etc. A malta coloca um lubrificante nas válvulas, mas nunca é tão fiável como um motor a gás sem estas características, portanto quando se escolhe um carro para transformar há que ter em atenção o modelo.

    - Maior parte dos carros comprados novos perdem a garantia depois de transformados, se bem que muitas já não perdem a garantia se forem eles a fazer a transformação numa oficina que eles queiram. Mas nunca existe lugar a benefício fiscal como está previsto na lei, para isso acontecer o carro tem de ser importado lá transformado, como existe como 1 Mitsubishi Lancer ou alguns Subaru (carros pouco interessantes).

    - A diferença entre o GPL e a gasolina já foi maior, mas ainda continua a compensar. Há que fazer as contas ao tempo de retorno para o investimento, que varia de carro para carro mas é mais barato se for de carburador, mas também menos eficiente, e mais caro se for de injecção. A GPL o consumo também aumenta cerca de 15/20%, portanto só compensa de facto pelo preço do combustível. O rendimento do motor também é menor, há que considerar isso na eventual compra do carro. Num caso de uma transformação de um carro existente e se o motor for já de si curto, a GPL vai continuar a dar para as voltas. No caso de uma viagem mais carregada e numa subida mais íngreme, facilmente se pode passar para modo gasolina e ele fica mais força. O maior gasto (e a maior poupança) é no dia-a-dia, e aí os carros andam quase sempre vazios.

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