Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Referee

Euribor a 6 Meses - Qual é o mês de referência

Recommended Posts

Referee

Bom dia a todos,

Venho colocar aqui esta questão, para ver se alguém me pode informar:

Tenho o crédito habitação indexado á EURIBOR a 6 Meses, que vai ser renovado em 19/01/2009 e perguntei qual o mês de referência que iria ser aplicado, pensei que fosse Dezembro mas dizem-me que é referente à média do  mês de Novembro será que é assim ou será do mês de Dezembro, se é o anterior.

Coloquei esta questão ao banco e eles deram-me a resposta abaixo descrita.

Agradecemos a mensagem, a qual mereceu a nossa especial atenção.

Em resposta à sua questão informamos que, a Euribor utilizada nos empréstimos de Crédito Habitação é sempre apurada em cada mês (mês da alteração da taxa de juro, no seu caso Dezembro para surtir efeito mês seguinte (Janeiro), tendo sempre por base a média aritmética simples das taxas Euribor a seis meses dos dias úteis do mês anterior ao período de contagem de juros (Novembro), arredondada à milésima e calculada a 360 dias.

Atendendo ao exposto e caso pretenda mais informações informamos que, poderá consultar os seguintes Decretos-Lei:

- Decreto-lei nº 240/2006 de 22 de Dezembro, incluindo o Artigo 3º - Taxa de Juro; Artigo 4º - Arredondamento da taxa de juro e

- Artigo 4º do Decreto-lei nº 51/2007, de 07 de Março, com base na alteração ao referido decreto.

Fui ver o decreto Lei que está aquiu descriminado, e continuo com duvidas, alguém me poderá esclarecer se de facto é assim ou não.

Artigo 3.º

Taxa de juro

Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.

Artigo 4.º

Arredondamento da taxa de juro

1 - O arredondamento da taxa de juro deve obrigatoriamente ser feito à milésima da seguinte forma:

a) Quando a 4.ª casa decimal é igual ou superior a cinco, o arredondamento é feito por excesso;

B) Quando a 4.ª casa decimal é inferior a cinco, o arredondamento é feito por defeito.

2 - O arredondamento deve incidir apenas sobre a taxa de juro, sem adição da margem (spread) aplicada pela instituição de crédito sobre uma Artigo 4.º

Cálculo dos juros

O cálculo dos juros aplicados aos contratos abrangidos pelo presente decreto-lei é feito tendo como referência 365 dias. taxa de referência ou indexante.

Muito obrigado pela vossa atenção.

Boas Festas

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa