Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Guest Miguel Lopes

Alteração de Morada

Recommended Posts

Guest Miguel Lopes

Muito boa tarde,

Gostaria de saber se é obrigatório fazer uma alteração de morada fiscal na seguinte situação:

Casei via religioso no dia 05 de Outubro de 2012, tanto eu como a minha esposa temos habitações permanentes registadas em nosso nome, no entanto iremos viver para a habitação dela. É mesmo obrigatório fazer a mudança fiscal para a habitação dela visto que já iremos ter de fazer o IRS juntos ou cada um pode deixar a residência fiscal como está visto que as habitações vão continuar a existir e com os respetivos imóveis registados em nosso nome. A minha questão prende-se se quando se muda o estado civil para casado se o conjugue tem de ter a mesma morada, bem como realizar o IRS junto.

carlos2008

repara:

as Finanças, no caso de um casal, mandam UMA liquidação do IRS para a morada fiscal dos conjuges - quero dizer, mandam apenas uma e não duas...

ou seja, depreende-se daqui que os conjuges devem ter uma só morada fiscal, pois só podem declarar o IRS conjuntamente, não sendo possivel cada um entregar a sua declaração.

a minha opinião é a de que deves mudar o teu endereço fiscal - aliás, se vais viver para outro endereço deves mudar tudo - carta de condução, cartão de cidadão, registo de eleitor, morada junto do teu banco, morada junto das tuas seguradoras, etc. - isto parece-me óbvio e sensato - noto até que podes ser multado, no caso da carta de condução, p.ex., se o não fizeres.

no entanto consulta a repartição de finanças da área que eles elucidam-te melhor.

Guest Miguel Lopes

O problema é que além das despesas que irei ter de todas essas mudanças, concerteza o banco irá me alterar as condições de pagamento do crédito habitação que estou a usufruir, pois aí deverá deixar de ser habitação permanente mas sim passar para secundária. Quanto tempo tenho de prazo para alterar os dados? De qualquer forma irei a uma repartição me informar desta situação.

carlos2008

acho que isso não é problema...

repara: nesse caso não digas nada ao banco...a consequência será apenas a de eles te enviarem as cartas para a tua morada o que pode ser, ou não, um inconveniente : o que pensas fazer à tua casa ?  deixá-la apenas fechada ?  Isso seria transforma-la num encargo financeiro sem qualquer retorno útil, mas tu é que sabes

aliás, desde que a tua casa fique tua, ou seja desde que continues a ser o proprietário e possas ir lá ocasionalmente levantar o correio até podes deixar tudo na mesma e mudar só a residência fiscal não dizendo nada a mais ninguém: se isso é da tua conveniência...

mas isso só tu é que sabes , supõe que a alugas: então poderá ser (ou não, depende quem lá meteres ) chato estares a receber lá a tua correspondência... no fundo é isto que se iria passar, mas desde que garantas o acesso à correspondência e desde que digas ao policia que te mandar parar na estrada que a tua morada é a que está na carta....tudo bem !

Guest Miguel Lopes

A casa efetivamente vivem os meus pais lá, tive que a adquirir exatamente por um problema que o meu pai teve com as finanças de uma burla que sofreu devido a negócios, dessa forma tive que a comprar e ter este crédito habitação, ou seja no fundo a casa é minha mas quem está a pagar o crédito é os meus pais. Onde estou a viver atualmente a casa foi adquirida pela minha esposa também sozinha da mesma forma que o fiz, por isso é que questiono estas situações. Sendo assim irei proceder á mudança de documentos com exceção do banco. Espero que eles não consigam detetar esta situação.

carlos2008

ah.....

se a casa é a casa dos teus pais então não necessitas de te preocupar, quero dizer então o teu correio está em boas mãos e é só lá ir buscá-o quando os visitas.

isto relativamente a tudo excepto as finanças, aí penso que terás que ver a situação pois não vai ser possível teres morada fiscal diferente da tua mulher.

Guest Miguel Lopes

Sendo assim terei de mudar tudo, carro inclusive, à exceção do banco...Vou às finanças tratar disso assim que puder...Obrigado

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa