Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Como assim? Desde sempre fiz subscrição e resgates no site e na app caixa direta.

Cuidado é com as fake news, feitas por jornais com agenda política.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Rick Lusitano
    há 33 minutos, Patanisca disse:

Como assim? Desde sempre fiz subscrição e resgates no site e na app caixa direta.

Cuidado é com as fake news, feitas por jornais com agenda política.

Realmente achei a noticia estranha. Mas vindo da CGD, não me admirava a sua falta de visão e de pouca inovação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/04/2019 às 00:38, seffar disse:

Não faço ideia. Entretanto, submeti ontem. Ainda aguardei esclarecimentos sobre o revolut. Não dizem nada que seja claro e, como tal, se necessário, depois submeto uma para a substituir. 

Revolut não é preciso fazer nada, não é um banco, só tem licença lá não sei onde ?, tem IBAN mas não é banco.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Fundo de Investimento.

"Este dia é a data de aniversário de Adrien Van Ketwick, comerciante holandês responsável pelo primeiro fundo de investimento, “lançado sob a designação de ‘a união faz a força’ e que tinha por motivação a diversificação e a divisão de riscos ”.

FB_IMG_1555665866506.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez a minha pergunta anterior seja um pouco vaga.

Anteriormente estava apenas a considerar fundos que fossem transaccionados em EUR.

Mas entretanto estive a fazer mais simulações e "ajustes" à carteira e estive a olhar para alguns fundos cotados em USD.

Por exemplo, para as obrigações estive a comparar o BNY Mellon Global Funds PLC - BNY Mellon Global High Yield Bond Fund A EUR Acc (IE0030011294) vs. Fidelity Funds - US High Yield Fund A-Acc-USD

E para as acções estive a comparar o Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A (LU0073232471) vs. Morgan Stanley Investment Funds - US Advantage Fund A (LU0225737302) vs. T. Rowe Price Funds SICAV - US Blue Chip Equity Fund A EUR (LU1438969195) vs. Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating (IE00B19Z9612)

Os fundos em USD têm uma vantagem grande nos "custos" em relação aos transaccionados em EUR.

Daí a minha questão! Existe alguém aqui no fórum que tenha fundos cotados em USD? E se sim, quais as vantagens ou desvantagens para os cotados em EUR?

Eu sei que para os cotados em USD existe sempre a questão cambial, mas fora isso, existem mais alguns pormenores a considerar?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com mais tempo, se antes ninguém explicar, vou tentar explicar a moeda dos fundos, USD, EUR e EUR com Hedge.

Relativamente à questão da correção monetária...damn...acho que induzi o pessoal em erro ( e o Observador também ), ou algo mudou, ou houve mal interpretação.

Não fui ver em 2018, mas para este ano, e segundo as instruções de preenchimento dos anexos G e J, só no G está explícito essa questão para os rendimentos do quadro 9 ( acções, obrigações, fundos Imobiliários e mobiliários... ) e quandro 11 fundos imobiliários.

No anexo J nada diz ???.

Por isso dá-me a entender que é só para fundos portugueses...será para compensar a retenção que levamos logo à cabeça?

Screenshot_2019-04-21-21-05-58-300_com.google.android.apps.docs.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está aqui ?

Não fala na verdade se domiciliados em Portugal ou estrangeiro...

Portanto a ideia é só fundos portugueses segundo a instruções do anexo G e J.

Fonte: https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/74463786/201711161213/73307065/diploma/indice

Screenshot_2019-04-21-21-34-56-744_com.android.chrome.png

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi um post a mais.

Basicamente andei á procura de novo da legislação sobre o beneficio de ter certos activos financeiros por mais de 24 meses, nomeadamente fundos de investimento, onde a correcção monetária iria reduzir a mais valia nos resgates como acontece com os imóveis.

E cheguei à conclusão que esse beneficio são apenas para fundos portugueses, uma vez que segundo as instruções do anexo G vem lá isso descrito, no anexo J não consta nada.

Esta questão foi-me alertada por um artigo no Observador há uns anos, porque esta alteração vem desde 2015, mas no entanto também o Observador foi induzido em erro, uma vez que me parece que não é para todos os fundos, só domiciliados em Portugal.

Editado por D@vid
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, Rick Lusitano disse:

Isto tudo para dizer, se existir versão do FI em EUR, então esta é melhor do que a versão USD, apenas por não pagar comissões (+ imposto de selo) nas conversões cambiais, porque a performance de 1 FI originalmente em USD ou com activos denominados em USD, é convertida para o FI em EUR (sem Hedge Cambial) sem pagar comissões e impostos.

Para ir para 1 FI em USD, só se não houver versão do mesmo FI em EUR, mas tem se que fazer as contas às comissões (+ imposto de selo) nas conversões cambiais, para ver se compensa o FI em USD face a outro FI diferente mas em EUR.

O risco cambial é quase o mesmo. E só não é igual porque o cambio usado pelo intermediário financeiro (IF) nas compras (de FI) em moeda estrangeira é pior para o investidor (porque o IF também come uma fatia no cambio através de um spread nas taxas de cambio).

Obrigado @Rick Lusitano. Era exactamente essa dúvida que tinha.

Engraçado, eu estive a ver exactamente os mesmos fundos. Os seguintes foram os que ficaram para a decisão final!

EUR

LU1438969195 - T. Rowe Price US Blue Chip Equity A EUR

IE00B19Z9612 - Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc

USD

LU0073232471 - Morgan Stanley US Growth A

LU0225737302 - Morgan Stanley US Advantage A

Dos 4, o Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc é o que apresenta um histórico de desempenho "pior" (a 5 e 10 anos). (apesar de comparado com outros fundos ser muito bom)

O Morgan Stanley US Advantage A tem um histórico de desempenho similar com o LU1438969195 - T. Rowe Price US Blue Chip Equity A EUR

Já o Morgan Stanley US Growth A é o que tem o melhor histórico.

Mas o que me chamou a atenção são os custos. Os 2 Morgan Stanley em USD são bastante mais baratos (mais ou menos 960 USD) que o Legg Mason e o T. Rowe (aproximadamente 1400 EUR) (a ver pelas contas que o BEST apresenta na secção das Condições: MIFID II - Custos e encargos)

Por isso estava a considerá-los como uma boa hipótese, mas não me tinha apercebido dessas comissões (+ imposto de selo) nas conversões cambiais!

Sendo assim, vou ficar-me pelos fundos com versão em EUR! Não me quero estar a "chatear" com comissões cambiais (por agora) 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, Edge disse:

Obrigado @Rick Lusitano. Era exactamente essa dúvida que tinha.

Engraçado, eu estive a ver exactamente os mesmos fundos. Os seguintes foram os que ficaram para a decisão final!

EUR

LU1438969195 - T. Rowe Price US Blue Chip Equity A EUR

IE00B19Z9612 - Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc

USD

LU0073232471 - Morgan Stanley US Growth A

LU0225737302 - Morgan Stanley US Advantage A

Dos 4, o Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc é o que apresenta um histórico de desempenho "pior" (a 5 e 10 anos). (apesar de comparado com outros fundos ser muito bom)

O Morgan Stanley US Advantage A tem um histórico de desempenho similar com o LU1438969195 - T. Rowe Price US Blue Chip Equity A EUR

Já o Morgan Stanley US Growth A é o que tem o melhor histórico.

Mas o que me chamou a atenção são os custos. Os 2 Morgan Stanley em USD são bastante mais baratos (mais ou menos 960 USD) que o Legg Mason e o T. Rowe (aproximadamente 1400 EUR) (a ver pelas contas que o BEST apresenta na secção das Condições: MIFID II - Custos e encargos)

Por isso estava a considerá-los como uma boa hipótese, mas não me tinha apercebido dessas comissões (+ imposto de selo) nas conversões cambiais!

Sendo assim, vou ficar-me pelos fundos com versão em EUR! Não me quero estar a "chatear" com comissões cambiais (por agora) 

Não é difícil encontrar os mesmos FI como sendo os melhores. ;)

Eu já tenho Morgan Stanley US Growth A mas com Hedge para o EUR (AH) há mais de 1 ano.

O Trump de vez em quando mandava uns bitaites para mandar o USD para baixo e o Draghi queria aumentar as taxas de juro do EUR no final de 2018 ou em 2019, para me precaver entrei em FI com Hedge cambial, neste fundo juntamente com seu irmão Global (Global Opportunity AH), que são dos melhores FI com Hedge cambial, (não existe a versão EUR sem Hedge, a gestora só tem EUR Hedged). Ambos são voláteis, influenciados pelo peso maior das Techs.

Como não ia comprar FI em USD, fiquei apenas pelo TRP US Blue Chip e pelo LM. Agora tenho FI Ações EUA com e sem Hedge Cambial.

Ainda fui ver o meu primeiro amor dos EUA, o Pioneer US Fundamental Growth, ele continua a ser bastante mais calmo que a concorrência, é mais equilibrado risco vs. retorno, mas neste momento já ligo mais ao retorno e muito menos ao risco.

Vi que também existe o TRP US Large Cap Growth em EUR (muito recente), só falta o Best colocar na oferta oficial. ;)

(Até é para admirar o Trump ultimamente não andar empurrar o USD para baixo.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Visitante Visitante disse:

Bom dia  a todos. Li atrás que não é necessário declarar a venda de fundos nacionais. No ano passado, vendi fundos da Caixagest, não sou obrigado a incluí-los no anexo G?

Obrigado a quem me puder esclarecer.

Não é necessário, já te foi retido na fonte os 28% de IRS, caso tenhas tido mais valia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante Visitante disse:

Bom dia  a todos. Li atrás que não é necessário declarar a venda de fundos nacionais. No ano passado, vendi fundos da Caixagest, não sou obrigado a incluí-los no anexo G?

Obrigado a quem me puder esclarecer.

Não é necessário incluir no IRS, se o ISIN dos mesmo começa por PT.

Mas se optar por o englobamento, aí já tem de declarar que efetuou esses resgates.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, D@vid disse:

O Best tem 2962 fundos e mesmo assim não vos chega ?

Muita quantidade não é sinónimo de muita qualidade. ;)

A mim aparece 2995 fundos na plataforma online. E ainda há uns quantos que não aparecem na oferta oficial online. ;)

O Best e outros IF têm muita palha, mais de 90% podiam simplesmente nem oferecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Verdade que quantidade não é sinonimo de qualidade, mas tem de haver oferta para todos, e é bastante fácil fazer rastreio do que queremos, seja no Best Guru ou na exportação.

Se desaparecessem 90% ficavam 300 fundos, há bancos quem têm esses números ?

Para mim o ideal era existir um AllFundsBank em Portugal, mais de 70 mil fundos haha, isso é que era.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )