Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pronto :P já vao 4 PIMCO subscritos.

Mais uma questao para os entendidos, estes fundos que fiz agora e se nao me falhar a memoria nao requerem comissoes de subscriçao e ou resgate. Apenas requerem de comissoes de gestão. Aqui como vai funcionar este valor da subscriçao?

e eu gosto de praticar isto é com exemplos :P

imaginemos 100UP's a 20€ = 2000€ * [(100%-2%{comissao gestão})/100]  = 1960€

este ultimo valor é assim calculado?  E se fizer resgate terei que aplicar mais uma taxa que o governo aplica nisto nao é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto :P já vao 4 PIMCO subscritos.

Mais uma questao para os entendidos, estes fundos que fiz agora e se nao me falhar a memoria nao requerem comissoes de subscriçao e ou resgate. Apenas requerem de comissoes de gestão. Aqui como vai funcionar este valor da subscriçao?

e eu gosto de praticar isto é com exemplos :P

imaginemos 100UP's a 20€ = 2000€ * [(100%-2%{comissao gestão})/100]  = 1960€

este ultimo valor é assim calculado?  E se fizer resgate terei que aplicar mais uma taxa que o governo aplica nisto nao é?

Não tens de fazer contas nenhumas, na rentabilidade apresentada já estão deduzidos essa comissão de gestão, a única coisa que terás de retirar é 28% (eu falo já em 28% para se habituarem lol) de IRS, isto em qualquer fundo estrangeiro, se for Português essa taxa também já está reflectida na rentabilidade...não sei se alguém reparou coloquei ha uns dias um video e umas perguntas/respostas da Deco na 1ª pagina, estão lá muitas das vossas questões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que vi os links ;)

Se bem percebi, os 28% se usarmos fundos em € tambem sao logo retirados assim que fazemos o resgate, logo, isto é tudo muito simplicado em termos de contas nao???

Claro, as contas acabam por ser iguais aos DPs, ao olhares para um fundo se lá estiver 5% de rentabilidade já sabes que é bruto, são 3,60% liquidos, se for estrangeiro, se for Português esses 5% são liquidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=588129&pn=1

Quem arranja por ai isto só para darmos uma vista de olhos  ;)

In Jornal de Negócios

8 passos para encontrar um fundo à sua medida

Joaquim Madrinha

Num universo com quase sete mil opções, não é fácil encontrar o produto ideial para as suas necessidades. Siga as dicas do Negócios e descubra qual o melhor fundo de investimento para aplicar o seu dinheiro

1......Defina o objectivo da poupança...

Nos tempos que correm não basta depositar o dinheiro num banco. É necessário definir objectivos e escolher os produtos que mais se adequam ao alvo da poupança. Quer poupar para as férias do próximo ano? Então, por muito bom que seja o momento do mercado accionista, é melhor esquecer a categoria de fundos de acções. Caso contrário, pode arriscar-se a chegar à data de partida e não o ter dinheiro para a viagem. Quando se tem um valor objectivo para alcançar, o risco a correr deve ser reduzido, independentemente do prazo do investimento e do perfil de risco do investidor. Neste sentido, quando se pretende poupar para comprar um automóvel, um computador, financiar uma viagem ou acumular para a "entrada" de uma habitação, deve-se dar primazia a produtos com risco reduzido, como os fundos de tesouraria e de obrigações. Até se pode ganhar pouco, mas o importante é não perder dinheiro.

2      e o prazo do investimento

As estatísticas históricas dizem que o tempo é um factor diluídor do risco. Ou seja, quanto maior for o horizonte temporal do investimento, menor é o risco de perda. No entanto, este facto estatístico não deve ser interpretado isoladamente, mas em conjunto com o objectivo da poupança e com o perfil de risco do investidor. Uma forma de escolher a categoria de fundos que mais se adequa ao prazo de investimento desejado é seguir os conselhos das sociedades gestoras nos prospectos simplificados dos fundos. Nos fundos de tesouraria, o horizonte temporal mais indicado é um ano. Nos fundos de obrigações sobe até três ou mais anos e nos fundos de acções, o prazo mais indicado é igual ou superior a cinco anos. Se seguir estas indicações, o investidor não só adequa o risco incorrido ao horizonte temporal do investimento como, na maior parte das vezes, evita a comissão de resgate. Isto, nos fundos nacionais, porque nos fundos estrangeiros não é apanágio existir "comissão de saída".

3   Analise seu perfil de risco...

É fundamental conhecer-se a si próprio antes de investir. No estudo "Credit Suisse Global Investment Returns Yearbook 2012", realizado pelos investigadores da London Business School, Elroy Dimson, Paul Marsh e Mike Staunton, as conclusões são inequívocas: entre 1900 e 2012, as acções mundiais registaram uma rendibilidade real anualizada de 5,4%, enquanto as obrigações renderam 1,7% e os bilhetes do tesouro - dívida pública - 0,9%. Porém, tal não significa que todos os investidores devam concentrar as suas aplicações em acções. Esta decisão deve ser tomada de acordo com o perfil de risco, de forma a que o investidor se sinta confortável com a sua escolha. Um investidor não deve investir em acções na ânsia de ganhar dinheiro, se depois não consegue dormir descansado. Mas atenção: se for um investidor destemido, também não deve alocar todas as suas poupanças sem antes ter em conta o objectivo e o prazo do investimento, tal como abordados nos dois itens anteriores.

4  e o perfil de risco dos fundos

Há fundos mais e menos arriscados, mas não há fundos sem risco e afirmar que um fundo rende 5% por ano é diferente de afirmar que rendeu tal valor no último ano. Como avisam os prospectos simplificados dos fundos, rendibilidades passadas não são garantia de retornos futuros. O risco de perda de capital depende do tipo de activos em que o fundo investe e da conjuntura dos mercados, e não é possível aferir o risco futuro. É no entanto possível quantificar a volatilidade de um fundo - a medida estatística que mede o sobe e desce do valor da unidade de participação - e classificá-lo de acordo com este indicador. Os fundos de tesouraria são os que têm menor risco. Pelo contrário, os fundos de acções são os mais voláteis.

5    Faça um escolha informada....

Uma vez definidos o objectivo, o prazo e o perfil de risco, está na altura de iniciar a procura do fundo certo para o seu dinheiro. Comece pelo seu banco, mas não fique por aí. "Sites" como o da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (cmvm.pt) e o da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (apfipp.pt) são de consulta indispensável. No primeiro, são disponibilizados os prospectos simplificados dos fundos de investimento comercializados em Portugal, os relatórios de contas e os regulamentos de gestão dos fundos de investimento nacionais, e os valores diários das unidades de participação. No segundo, está disponível a rentabilidade e volatilidade histórica de boa parte dos fundos disponíveis em Portugal e a sua classificação por níveis de risco. Para uma análise mais pormenorizada, visite também o "site" da agência de notação de fundos de investimento Morningstar (morningstar.pt). Alguns bancos disponibilizam a ferramenta de análise desta empresa, através da qual poderá aceder a informação detalhada dos fundos, vários indicadores, fazer comparações e beneficiar da análise dos profissionais.

6 6...e fundamente a sua opção

Quando a escolha estiver reduzida a três a cinco fundos, use alguns indicadores para fazer a escolha final. O índice de Sharpe é uma boa hipótese, quando se compram fundos da mesma categoria de activos. Trata-se de um indicador que se obtém através do rácio entre o retorno de um fundo subtraído pela taxa de juro sem risco, e a volatilidade do fundo. No entanto, para simplificar, pode-se usar apenas o rácio entre retorno e o risco. Quanto maior for o valor do rácio, maior é a eficiência do fundo na relação entre retorno e risco incorrido. Através do "site" da Morningstar, poderá também fundamentar a sua escolha com base da classificação atribuída aos fundos através de uma notação com base numa escala de estrelas de um a cinco. Por fim, tenha também em conta algumas características qualitativas, como os montantes mínimos de investimento, os montantes mínimos de reforço e a possibilidade de definir planos de investimento automático.

7    Leia a bula do fundo

Tal como se faz com os medicamentos com a bula, antes de investir num fundo é indispensável ler o prospecto simplificado. Neste documento, encontra-se a política de investimento do fundo, os activos em que pode investir e em que percentagem do capital total, a zona geográfica onde investe, o prazo de investimento recomendado, as regras de subscrição e resgate, informação fiscal e os custos para o participante. Tenha particular atenção aos custos. A comissão de subscrição ou de entrada é a primeira a ter em conta. Para a avaliar o custo de entrada no fundo, compare a comissão de subscrição de todos os fundos de uma determinada categoria. Por exemplo, se pretende adquirir um fundo de acções deve aferir a comissão de subscrição média dessa classe de activos. Felizmente, esta comissão está em desuso nos fundos nacionais e é rara nos fundos estrangeiros.

O mesmo não acontece à comissão de gestão e de depósito. Estas não podem ser evitadas, mas devem ser encaradas como o preço a pagar por uma gestão profissional e pela guarda dos valores. Por último, mas não menos importante, há a comissão de resgate. Esta, é a única que pode ser evitada, porque varia em função do horizonte temporal do investimento e, na generalidade, após um determinado período de permanência deixa de existir.

Deixe as emoções de lado

Feita a escolha, acompanhe o seu investimento ao longo do tempo e reavalie-o de uma forma fria e calculista semestral ou anualmente. Caso o desempenho fique aquém das suas expectativas compare-o com os seus pares. Se o mal for geral, o seu fundo pode não ser tão mau assim. Todos os fundos têm um ano mau, mas dois ou três anos a desvalorizar já suscita dúvidas. Quando assim é compare a rendibilidade do último ano com a taxa anualizada dos últimos cinco. Esta análise permite apurar se o mal é crónico e, se assim for, assuma os seus erros e parta para outro. Vender um fundo pode ser mais difícil que comprar, especialmente quando há perdas, mas não convém esquecer que é o seu dinheiro que está em jogo. Logo, as emoções não devem influenciar o processo de decisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

UBS(LUX) SF BALANCED (EUR) N ACC

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR056RF

Comentários sobre esse? Estou indeciso em parte pelas acçoes... -.-

Não ligo muito a fundos mistos confesso, acho mais interessante uma carteira com obrigações e acções separados :) mas olhando para esse fundo assim na diagonal, e vendo um desvio padrão a 3 anos superior á rentabilidade a 3 anos superior faz-me logo ficar de pé a tras, para não falar  no sharpe fraquinho..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eish pronto :P

ja me perdi nas palavras.

Desvio padrao

Desv.Padrão(3a.) 5.87 %

Rentabilidade média 4.75 %

Em que valores deve andar? Ou melhor qual é que deverá ser sempre maior?

O desvio padrão até nem está assim tão mauzinho para um fundo misto, mas se reparares a rentabilidade média é inferior, que dizer que tem um risco elevado para a rentabilidade apresentada, com estas palavras percebes qual deve estar em niveis mais acima :) se possivel no dobro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

roger ;)

Ver se quarta ou quinta me surge no banco os 4 fundos que subscrevi para eu ter uma ideia mais concreta sobre que fundos reforço ou nao... mas desconfio que fundos de investimento de baixo risco é mantermo-nos pelos PIMCO's

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

roger ;)

Ver se quarta ou quinta me surge no banco os 4 fundos que subscrevi para eu ter uma ideia mais concreta sobre que fundos reforço ou nao... mas desconfio que fundos de investimento de baixo risco é mantermo-nos pelos PIMCO's

Quando subscreveste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No TOP de fundos de obrigações, o E.S OB. Europa têm uns custos bem maiores em relação a qualquer fundo PIMCO. Nomeadamente na comissão de resgate que é 1.5%!

Estava mesmo para subscrever este fundo, mas esta comissão de resgate deixa-me com um pé atrás... que acham ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No TOP de fundos de obrigações, o E.S OB. Europa têm uns custos bem maiores em relação a qualquer fundo PIMCO. Nomeadamente na comissão de resgate que é 1.5%!

Estava mesmo para subscrever este fundo, mas esta comissão de resgate deixa-me com um pé atrás... que acham ?

Até há PIMCOs com a comissão de gestão mais alta, no entanto esse E.S tem a comissão de resgate sim, no entanto o minimo de subscrição é bem inferior...aqui o que para mim conta mais é que talvez este Obr. Europa já possa estar a ficar "quentinho"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Brito

Vivam,

Foi-me apresentado este produto com alternativa de diversificar os meus DP's, e confesso que fiquei bem impressionado.

Apenas não percebi como funciona o resgate. Ou seja, temos um prazo de investimento? Definido por nós ou pelo Fundo? Se precisar ou quiser posso resgatar? Qual a penalização?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vivam,

Foi-me apresentado este produto com alternativa de diversificar os meus DP's, e confesso que fiquei bem impressionado.

Apenas não percebi como funciona o resgate. Ou seja, temos um prazo de investimento? Definido por nós ou pelo Fundo? Se precisar ou quiser posso resgatar? Qual a penalização?

Obrigado.

Foi-te apresentado e não te explicaram isso tudo ou nem perguntaste? :)

Já se falou nessas questões, não há prazos de investimento em fundos, podes ter um fundo 1 dias como 100 anos (se ainda existir) mas por acaso há uns que tinham um tempo determinado, ainda ontem houve um que teve o seu prazo de liquidação, E.S Rendimento Fixo, mas são poucos.

Pode-se resgtar claro, é uma das grandes vantagens em relação a qualquer outro tipo de produto, resgatas sem qualquer penalidade, havendo alguns que cobram uma comissão de resgate se for num determinado tempo, mas também não são muitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Minha actual carteira:

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 18%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 18%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc - 17%

PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged) - 18%

Templeton Glbl Total Return N Acc € - 15%

Schroder ISF US Dollar Bd B EUR Hdg - 12%

Comentários? Fico sempre com a sensação que estou demasiado exposto a US bonds, e pouco a tudo o resto...mas vamos ver se corre bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um bocado sim, para não falar que se reparares eles são todos muito "parecidos", há ai alguma correlação...vê hoje a evolução de todos do dia de ontem, e vê para onde eles foram, deverás ver que devem de ir todos no mesmo sentido, é bom quando sobem, mau quando descem, andam um bocado ao sabor do mesmo vento, poderias trocar ai algum por um EEF de acções talvez...

Já agora onde desencantaste esse Schroder? faz frente a PIMCOS  ;) é muito bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )