Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Muito obrigado pela resposta.

Fiz a pergunta porque Pretendo alocar uma parta da carteira em obrigações. Contudo, olhando as taxas praticadas actualmente nas obrigações, parece-me ser mais vantajoso investir num fundo de obrigações em vez de comprar obrigações directamente. Não sei se os restantes users partilham da mesma ideia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, safita disse:

Muito obrigado pela resposta.

Fiz a pergunta porque Pretendo alocar uma parta da carteira em obrigações. Contudo, olhando as taxas praticadas actualmente nas obrigações, parece-me ser mais vantajoso investir num fundo de obrigações em vez de comprar obrigações directamente. Não sei se os restantes users partilham da mesma ideia...

É mais seguro isso sim!
    Pois existe mais diversificação, estamos a falar de dezenas de obrigações e acções no seu todo. 
    Se uma "obrigação não pagar"  é diluído no fundo, enquanto que tendo obrigações manualmente o prejuízo será maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Recebi um email do banco Best:

Informamos que o Conselho de Administração da Nordea 1, SICAV decidiu proceder, com efeito a partir de 1 de dezembro de 2017, ao fim do Limite Diário de um milhão de euros aplicado ao Nordea 1 – Stable Return Fund, por considerar não ser mais necessário para proteger os interesses dos atuais acionistas.

Finalmente. Já estava cansado de todos os dias ter de andar a fazer reforços :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/9/2017 às 09:42, Virtua disse:

Para mim aparentemente já normalizou. Espero que as coisas para ti tb regressem ao normal em breve!!

Virtua

tu que mais sabes de fundos em portugal, qual a carteira que me aconselhas a replicar?

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Virtua disse:

Posso-te dizer mas há vários problemas/questões a teres primeiro:

O "problema" é que independentemente de te 'dar' uma carteira fantástica (na minha opinião) e que foi optimizada via programação etc etc,  a parte emocional é importante e pode levar a perdas. O pessoal centra-se nas carteiras e devia-se às vezes focar nas alterações de comportamento e forma de pensar. Ganhar dinheiro nos mercados é simples, mas não é fácil.

Do que já li escrito por ti ao longo dos anos acho que será o teu maior problema. De qualquer das formas e podes ver o que tenho feito nesse campo no nbviewer. Tenho lá sempre quase tudo e até relativamente actualizado.

Tenho usado a carteira 8Fundos com bastante sucesso. Esta foi uma derivação da 4Fundos. A 4 Fundos foi criada em 2016-11-11 através de uma optimização matemática com cerca de 15 fundos entre 2009-12-31 e 2015-12-31. Dos 15 pelos vistos só 4 criavam realmente valor.

Ou seja tem pouco mais de um ano de vida mas dois anos de período out-of-sample (período não optimizado). Posteriores testes mostram uma grande dificuldade em ultrapassar a sua performance mesmo incluindo o período da crise de 2008. Só mesmo carteiras que já estão optimizadas até ao período presente apresentam uma melhor performance nestes últimos dois anos (e mesmo assim não por muito, apenas por 0.5%/ano mais ou menos). Mas é natural que a construção de uma carteiras DEPOIS de saberes as cotações seja melhor do que uma construída ANTES de saberes as cotações.

Estou em processo de construção de uma carteira nova (feita através de outro processo de optimização) que inclui mais activos e que terá como período de optimização 2007-12-31 a 2017-12-31.

Links:

Com a má performance há mais de um ano admira-me que só agora tenha tido as fugas de capital suficiente para o terem aberto.

Viva VIRTUA

Achas que a optimização a mais não é prejudicial no futuro?

Grande cientista que tu és! A avaliar pelos charts...

Abraço

Editado por frugal
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

É. Por isso é que a carteira que criei só foi optimizada entre 2009-12-12 e 2015-12-12. Isso fez com que:

• Eu tivesse um ano recente fora de optimização. Tive a oportunidade de ver se o período entre 2015-12-12 e 2016-11-11 (data de criação/apresentação) teve um comportamento em linha com o esperado;
    • Fui ver o período entre 2017-04-10 a 2009-12-12 (abrangendo toda a queda de 2008 e respectivo arranque da recuperação) estava tb em linha com o esperado.

Resumindo, fiquei com um período out-of-sample (fora da optimização) e um stress test (a crise) tb fora da optimização.

Todos os meses faço testes contra várias carteiras, sejam de fundo ou ETFs. Recentemente comparei-a com os lazy portfolios com pontos de entrada e saída em que o câmbio EUR/USD fossem semelhantes. Posso dizer que a minha carteira não fica atrás do que melhor se faz por esse mundo fora. O problema é mesmo ser nova. 

Provavelmente o melhor 'benchmark' que encontrei são os Blackrock Managed Index Portfolios (LU1241524617, LU1241524708, LU1241524880) que são fundos de ETFs. As minhas carteiras tem sido ligeiramente melhores. Só não têm os 350 milhões de AUMs que as do Blackrock têm :D 

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/blob/master/4Fundos EW vs Blackrock Moderate (Python).ipynb

Este teste até diz respeito à 4Fundos sem rebalanceamentos. Em breve farei o teste contra a 8Fundos com rebalanceamentos (como tenho na realidade), o que ainda irá criar um maior gap entre o retornos das minhas carteiras e a das blackrock.

A nova carteira optimizada com TODO o histórico possível que pretendo fazer é mais uma actualização e para ter outro benchmark. Como irá ter mais activos pode tb ser preferível para outras pessoas.

De facto os gráficos são MUITO bonitos. Com este boom de data science é impressionante como simplificaram a programação e consigo aqueles gráfico só com uma linha de código. A qualidade dos gráficos dizem mais das dezenas de pessoas que são programadores a sério e tornaram isto simples de trabalhar do que de mim como cientista ;)

Dicas: A interactividade dos gráficos permite:

• Zoom (mantenham o clique e arrastem o cursor em simultâneo, em cima do gráfico);
    • Se clicarem num nome na legenda esse fundo desaparece (clicando de novo ele volta a apetecer).

Viva expert VirtuaGod,

dado elaborares excelentes respostas que acredito ajudarem-te também a ordenar as tuas ideias e a pensar no futuro, agradecia que me explicasses o teu portfolio.

a) O porquê dessas alocações, nesses fundos.

b- Qual o valor de fees que pagas anualmente?

c. Alguns são de gestão activa e não passiva. Não são caros?

d- Qual estás a usar? O defensivo parece interessante em DD, já os outros caiem aos 30-50% o que é dificil aguentar.

Grande abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

Originalmente só a 4Fundos defensiva foi criada via optimização, a alocação foi seleccionada pelo software para minimizar o desvio padrão tendo em consideração o retorno pretendido.

O software incluiu TODOS os 15 ou 16 fundos na carteira. Todos os outros estavam é com alocação 0 :D. A carteira EW (moderada) e agressiva foram criadas por mim com base nos quatro fundos, mas com alocações a olho, desde que fizessem sentido (EW quer dizer equal weight, ou 'pesos iguais').

A 8Fundos foi derivada da 4Fundos mas em que a alocação aos diversos activos fossem dividida 50/50 entre o fundo da 4Fundos e outro fundo bom que apareceu pós crise (que não incluí na optimização por falta de histórico). Se fores ver o report da 8Fundos apercebeste que só vai até meados de 2013 (data de início do Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc).

Por exemplo a alocação a Global Small Caps na 4Fundos é só o Goldman Sachs global Small Caps LU0245181838 . Na 8Fundos o mesmo peso foi dividido pelo Goldman Sachs mas tb pelo Invesco Global Smaller Companies LU0607512935.

O valor das fees andam entre os 1.4 para os fundos obrigacionistas e os 2.7% para o Invesco Global Smaller Companies (nem sabia que era tão alto, nem sei como os indivíduos batem o benchmark :huh:)

Para saber o global "é fazer as contas" com base na alocação que tiveres (por acaso deste a boa ideia de calcular as fees para as diferentes carteiras, mas fica para o futuro).

São. Principalmente os accionistas. Essa é uma das razões pelas quais faço várias análises da 4 e 8Fundos vs outras carteiras, inclusivamente de ETFs americanos (usando, como disse acima, pontos em que o EUR/USD sejam semelhantes para não haver a confusão do câmbio metido à mistura).

Fiquei muito surpreendido nas primeiras análises que fiz e as carteiras conseguiam manter uma boa performance face a ETFs com 0.1/0.2% de custos. De qualquer das formas essas são carteiras teóricas uma vez que não sou americano (nem pretendo investir exclusivamente em USD). Se pesquisares no meu nbviewer tenho até vários testes individuais de fundos vs ETFs e os fundos não ficam a dever nada (perdem umas vezes e ganham outras): https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles-and-studies/tree/master/Series - ETF vs Mutual Fund (Python)/.

Tb testo com ETFs europeus (que são a alternativa real para mim) e aí esses 0.1% passam para 0.5% nos ETFs. Nem os ETFs europeus têm a qualidade dos Americanos. Se bem que a ishares é bastante boa.

De momento estou a reforçar o moderado (EW). Sou novo e não faz muito sentido ter o defensivo. Nem tenho um montante que se perder 30 ou 40% (durante 2 ou 3 anos) me vá afectar o estilo de vida. São poupanças de longo prazo.

Mas de qualquer das formas, e com base no que fui fazendo ao longo dos anos, ainda está uma confusão, com fundos antigos etc etc. Reforços é que vão no formato novo. Ainda não me decidi em livrar dos fundos antigos <_<

boa noite virtuagod !

Tens de me explicar a alocação mais direitinho por favor.

Como escolhes os fundos? é o software que os descobre?

A alocação é otimizada, ok.

Tu defines que queres stocks, smallcaps e bonds e ele procura ?

Ainda estou com dificuldade em fazer a ponte da tua carteira para uma do tipo lazy.

bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, frugal disse:

Como escolhes os fundos? é o software que os descobre?

Os fundos (os 15 ou 16 que coloquei inicialmente na máquina são os 15 ou 16 que eu usava em 2016). Tinha um excel enorme com isso. Se quiseres ainda lá vou fazer um print screen. Mas sim, basicamente sou eu que escolho os fundos e a máquina optimiza as alocações. 

Daí querer agora fazer uma nova carteira com mais fundos/activos, pois vai incluir high yield, obrigações convertíveis, acções europa. Mas mesmo assim o comportamento é mesmo muito semelhante para a parte optimizada e para o crash de 2008 mesmo não tendo sido optimizado. Entre 2007 e finais 2015 a performance é igualzinha, só aí é que começam a ter alguma diferença, o que me parece mais uma questão de optimização do que da qualidade ou diversidade dos fundos.

Na prática posso colocar os fundos que eu quiser e a máquina optimiza. Mas fundos de qualidade com um histórico grande são limitados. Aliás já pedi ajuda para me dizerem alguns que quisessem ver na optimização. Se souberes de algum fundo com um histórico de 10 anos e que seja comercializado no Best (não vou a andar a mudar de banco nesta altura do campeonato) aceito inputs para a máquina fazer a optimização ;) Mas normalmente há sempre 1 ou 2 que são os melhores da categoria e o resto está muito distanciado em termos de qualidade.

Citação

Ainda estou com dificuldade em fazer a ponte da tua carteira para uma do tipo lazy.

Pk? O objectivo quer de uma quer da outra é investimento de longo prazo com o mínimo de alterações da parte do investidor. Não é propriamente o lazy portfolio do Swenson (o Swenson está noutro nível no mundo da gestão de dinheiro) mas ainda bate alguns outros "lazy portfolios" mais 'fraquinhos'. 

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

Os fundos (os 15 ou 16 que coloquei inicialmente na máquina são os 15 ou 16 que eu usava em 2016). Tinha um excel enorme com isso. Se quiseres ainda lá vou fazer um print screen. Mas sim, basicamente sou eu que escolho os fundos e a máquina optimiza as alocações. 

Daí querer agora fazer uma nova carteira com mais fundos/activos, pois vai incluir high yield, obrigações convertíveis, acções europa. Mas mesmo assim o comportamento é mesmo muito semelhante para a parte optimizada e para o crash de 2008 mesmo não tendo sido optimizado. Entre 2007 e finais 2015 a performance é igualzinha, só aí é que começam a ter alguma diferença, o que me parece mais uma questão de optimização do que da qualidade ou diversidade dos fundos.

Na prática posso colocar os fundos que eu quiser e a máquina optimiza. Mas fundos de qualidade com um histórico grande são limitados. Aliás já pedi ajuda para me dizerem alguns que quisessem ver na optimização. Se souberes de algum fundo com um histórico de 10 anos e que seja comercializado no Best (não vou a andar a mudar de banco nesta altura do campeonato) aceito inputs para a máquina fazer a optimização ;) Mas normalmente há sempre 1 ou 2 que são os melhores da categoria e o resto está muito distanciado em termos de qualidade.

Pk? O objectivo quer de uma quer da outra é investimento de longo prazo com o mínimo de alterações da parte do investidor. Não é propriamente o lazy portfolio do Swenson (o Swenson está noutro nível no mundo da gestão de dinheiro) mas ainda bate alguns outros "lazy portfolios" mais 'fraquinhos'. 

God,

só falta dizeres-me o que está por detrás da escolha de cada fundo :)

Qual a razão da escolha de cada um?

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Na altura meti na máquina os 15 ou 16 fundos que usava. Mas basicamente o meu processo de selecção anda algo por aqui:

• Ter um histórico de pelo menos 10 anos (para incluir a crise de 2008);
    • Fundos que provaram ter qualidade e estabilidade ao longo desse período;
    • São de casas de investimentos internacionalmente conhecidas;
    • São fundos UCITS (norma/lei Europeia sobre o bom funcionamento de fundos de investimento);
    • Tendência para fundos globais para evitar a concentração em economias que tiveram uma performance particularmente boa que poderá não se repetir no futuro;

Ou seja, excluo fundos demasiado específicos como small caps japonesas, fundos com um histórico anormalmente bom (que batam o benchmark por 3 ou 4 pontos percentuais ao ano) ou fundos só EUA (uma vez que os globais já têm 50% EUA).

Na 4Fundos levei isto +/- à letra e acabei por excluir fundos Europa, mas na nova já devo incluir ;-)

Como te digo se tiveres um fundo que aches que merecia estar diz, mas foi este o processo de selecção que fiz inicialmente na primeira optimização.

A ideia, e o que importa quantitativamente, é que tenhas um bom espectro de performances e correlações. Como exemplo na nova optimização:

Matriz.png.8492eef3ddf613cf7f48c128874a38c0.png

Pelas semelhanças de performance entre a 4/8Fundos e os testes preliminares para a nova optimização apercebo-me que a 4/8Fundos já tem diversidade suficiente de activos para capturar o comportamento de mercado como um todo.

Olhando para a mega matrix acima e para a pequena matriz de correlações da 4Fundos apercebeste com certeza da semelhança e do porquê dos 4 Fundos seleccionados pela máquina já serem bons a capturar essa performance do mercado, e não ser preciso 15 ou 20.

Matrix2.png.3466237aefee486a80fba5672cc3c0bc.png

P.S. - Se alguém não souber quais os fundos acima mas tiver curiosidade em saber estão aqui os códigos Morningstar. É só pesquisar no Google.

MSid  = ['F0GBR06T61', 'F0GBR06T6F', 'F0000007LD', 'F000000GHB', 'F0GBR06T6D', 'F0GBR04EAN', 'F0GBR05ZUY', 'F000000FH0', 'F0GBR04UGX', 'F0GBR04GNL', 'F0GBR04E6R']
    Nomes = ['PimcoGB'   , 'PimcoIG'          , 'MG_OI'            , 'MG_Conv'      , 'PimcoHY'        , 'FCI'                  , 'MFS_TR'         , 'GS_SC'           , 'MFS_ESC'        , 'MFS_EV'         , 'MFS_GE'        ]

viva GOD

deixa-te mais seguro uma carteira de gestao activa versus uma de gestão passiva ?

Continuo a não perceber bem a estratégia base.

É escolher fundos sólidos e cozinhá-los?

X% acções + Y%  obrigações + Z% matérias primas + W% imobiliário : não atende a nada disto?

Abraco

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, frugal disse:

deixa-te mais seguro uma carteira de gestao activa versus uma de gestão passiva ?

Nops. Optei por aqui porque os custos de compra de ETFs em Portugal são ridiculamente altos. Fosse eu americano a carteira seria no mínimo um misto, ou teria tendência para ETFs. Entre custos de compras/reforços, vendas e de manutenção de títulos lá vai uma parte significativa do meu lucro.

Citação

É escolher fundos sólidos e cozinhá-los?

Verdade. Como é que tu farias?

Citação

X% acções + Y%  obrigações + Z% matérias primas + W% imobiliário : não atende a nada disto?

Nops. Não sou eu que faço as alocações. É a máquina. Se a optimização for matemática (como a da 4Fundos) tens uma alocação 100% escolhida pelo software, se quiseres fazes algumas limitações do género não queres mais de 50% em nenhum fundo, ou forçares diversificação dizendo que tem de ter pelo menos 4 ou 5 fundos mas pouco mais.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Virtua disse:

Nops. Optei por aqui porque os custos de compra de ETFs em Portugal são ridiculamente altos. Fosse eu americano a carteira seria no mínimo um misto, ou teria tendência para ETFs. Entre custos de compras/reforços, vendas e de manutenção de títulos lá vai uma parte significativa do meu lucro.

Diria que a existencia da DeGiro retira um pouco o valor deste argumento.

A DeGiro é tipo a IB nos estados unidos... duvido que o preçario da IB seja inferior.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não tem dificuldade em encontrar bancos com alguns destes fundos? exemplo:

M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93

MFS® Meridian Global Equity A1 EUR LU0094560744

Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc LU0853555380

Existe alguma forma facil de saber em que bancos (portugueses) um fundo é comercializado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, lowfin disse:

não tem dificuldade em encontrar bancos com alguns destes fundos? exemplo:

M&G Optimal Income Euro A-H Acc GB00B1VMCY93

MFS® Meridian Global Equity A1 EUR LU0094560744

Jupiter Dynamic Bond L EUR Acc LU0853555380

Existe alguma forma facil de saber em que bancos (portugueses) um fundo é comercializado?

Best é o que uso!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )