Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, 5coroas disse:

Ou seja não está todo em cash, muito já está em stocks, correcto? Ou é mesmo capital para sete anos em cash?

Já meti metade em stocks, agora queria que descesse para meter o resto :D 

Para não pensarem que sou um rico, estes 7 anos eram para alguém bem pouupadinho e sem filhos, não era para viver à grande.

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Certo, cada qual deve fazer aquilo que acha que é o melhor para ele, sobretudo ao nível da sua tranquilidade.

Dito isto, no plano estritamente lógico, se aquilo que nos têm dito sobre o investimento para Longo Prazo realizado através de boas apostas estiver correcto, há-de chegar um momento de tipping point (por volta dos 10-12 anos em média), em que a partir daí a hipótese de se perder mais dinheiro do que aquele que fomos investindo ao longo dos anos se tornará quase impossivel de acontecer...e é precisamente nesse momento que eu considero que o fundo de emergência com rentabilidade insignificante deixa de fazer sentido.

Depois depende da situação de cada um , alguém que conseguiu constituir um Fundo de Emergência e colocá-lo em fundos de acções em finais de 2019 e levar com o 2020 com quedas de 20% e na eventualidade de não conseguir pagar as despesas que tem, apesar de "alguma" ajuda do estado, devido à pandemia...

Não esquecer, "não investir capital que não se esteja disposto a perder" 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Vidolz disse:

Infelizmente não vai acontecer tão cedo pois o confinamento obrigatório não te permite ir a Fátima rezar por um crash para breve; quando o fetiche dos confinamentos se esgotar, talvez possas ter a tua oportunidade de ouro.:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra perspectiva, o Fundo de Emergência ( numa lógica de acautelar 12 meses de despesas ) pode ser maior ou menor dependendo das mesmas que podem ser reduzidas, se actualmente alguém tem uma despesa fixa de 10.000€/ano, pode também tentar as reduzir, e há sempre maneira de o fazer, nem sempre é preciso ter 200 canais de televisão...

Os crashes também tem as suas especificidades, porque hei-de eu esperar por uma queda de 20% do mercado? se tiver liquidez não seria mais lógico reforçar anualmente ( eu até diria que o ideal era mensalmente ) a carteira?

Por acaso nos últimos dois anos os gulosos têm tido sorte, em 2018 o mercado caiu cerca de 20% ( basicamente Outubro e Dezembro ), e em 2020 houve o mês de Fevereiro e Março, o problema é sempre o mesmo, nunca se sabe quando é o DIP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, tiao disse:

Eu, infelizmente, até tenho para mais... :(

vou colocando alguma coisa mas também espero uma melhor altura para entrar com o resto.

Já fizeste as contas caso tivesses entrado, logo que começaste a amontoar, num IWDA, quanto é que estarias a ganhar por esta altura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Patanisca disse:

P: Qual é a melhor altura para entrar no mercado?
    R: Ontem.

É verdade...

O ano passado ainda subscrevi alguns produtos  mas fiquei sempre com algum a pensar q no início de 2021, a coisa poderia vir um pouco abaixo. Enganei-me.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, jopsilveira disse:

Ó meu carissimo atrasado mental.

Nunca falamos no Caldeirao da Bolsa. Aliás, eu raramente lá vou. O meu username lá é "jopsilveira" e facilmente poderás verificar que me estás a confundir com outros users.

Você tem uma mentalidade muito triste. Não nos conhecemos, nunca falamos e tem a lata de falar comigo com essa atitude?

Sabe uma coisa? Vá mas é lamber a quinta pata do boi. Seu atrasado mental.

Adeus e até nunca mais seu triste.

Nem vale a pena ter o cuidado de responder, pois acaba de entrar na minha shitlist aqui no fórum.

Eu há mais de 5 anos que larguei o Caldeirão e conheço-te muito bem quando lá andava, ainda por cima tens falta de memória ou és mentiroso, porque eu basta ver 2 ou 3 textos e analisar as reações dos users para os identificar com uma grande probabilidade, porque qualquer um de nós, por mais fingidos que possamos ser, temos também um ADN próprio em como escrevemos, falamos e reagimos.

Portanto, para além de ignorante és um grande mentiroso. Tu sempre foste um parasita dos foruns sobre investimentos, porque só vais lá para sacar informações e contribuis zero para os mesmos, e ainda por cima tem a mania que percebe alguma coisa. Tu nem sabes construir minimamente um texto e depois falas em 5.ª pata do boi quando o ditado é 5.ª pata do cavalo. 

Sabes que o intestino é há pouco tempo considerado uma espécie de 2.º cérebro, tal é a importância que este órgão tem, juntamente com a flora bacteriana, no bom funcionamento do corpo humano, sendo que um corpo com disfunções intestinais nunca pode ser um corpo saudável. A importância deste órgão é tal que existe uma ligação direta entre o intestino e o cérebro, a qual é efetuada pelo chamado nervo vago. Este é uma espécie de um cabo master de fibra ótica onde circulam sinais elétricos dos sensores que temos no trato digestivo para a central de processamento de dados e transmissão de ordens elétricas para todo o corpo, que é o nosso cérebro. 

Ora no teu caso, eu acho que esse nervo vago tem uma parte central oca aonde podem circular soluções líquidas mais ou menos viscosas. Como o teu cérebro é também oco de ideias, o mesmo está em subpressão e como deves sofrer de excesso de gases intestinais, então o teu intestino está em sobrepressão, logo por diferença de pressão algumas das tuas fezes liquefeitas ascendem ao cérebro via nervo vago, é aquilo que se pode chamar uma diarreia mental ou, em termos elétricos, um shut down. É por essa razão que normalmente as tuas ideias são ideias de merda. 

Vou te fazer um desafio técnico: escreve um qualquer texto sobre investimentos para ser analisado e comentado aqui no tópico.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, fousa disse:

Parece-me muito, tendo em conta a empregabilidade da tua área.

Tenho procurado opiniões relativamente a alocação de cash no portfolio e são bastante polarizadas. Uns estão a 100% investidos, outros têm uma grande percentagem em cash à espera de um crash. Outros estão alavancados até aos dentes.

Com as políticas monetárias atuais,  qual é a vossa posição em percentagem do portfolio? 5%? 10%? 15%? 20%?

Posição de quê? 

Proporção dos nossos capitais investidos?

Se for isso estou com 85% do meu Capital Investido.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Vidolz disse:

Para não pensarem que sou um rico, estes 7 anos eram para alguém bem pouupadinho e sem filhos, não era para viver à grande.

Quando tu um dia comentaste que tiveste nesse dia um valorização da ordem dos 1200 € , depois um user questionou-te de quanto era o investimento e tu respondeste da ordem dos 42.000 €, aí houve um outro user que disse que em 2020 teve variações diárias superiores a 42.000 €, aí apareceu um 4.º user preocupado e confundido da cabeça porque não percebia esse ganho e variação diária, ele que até era um grande trabalhador e ganhava acima da média. 

Portanto, acho bem que digas que não és rico, senão qualquer dia tens uma fila de pessoas a pedirem-te empréstimos para comprarem stocks e assim tentarem aumentar o seu stock de liquidez. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Vidolz disse:

Opah obrigações é coisa de boomer, growth stocks é que é!

Mais do que growth é momentum stocks, mas o problema é visualizar atempadamente esse momentum e não entrar tarde demais e depois não sair a tempo. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, JM_ disse:

Embora eu não invista em etfs, gostei da análise deste rising star da moda e as suas fragilidades. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um post que deve merecer especial atenção pelo amigo@Vidolzpois o mining não é o seu forte ... para a próxima em vez de seguir o Buffet vai tentar seguir o mercado, porque quem consegue seguir o mercado, ganha sempre, ao passo que seguir o Buffet pode ser um passo em falso.

How to Avoid Common Mistakes With Mining Stocks (Part 5: Funding Strength)

Funding StrengthFunding StrengthFunding Strength

https://www.visualcapitalist.com/common-mistakes-with-mining-stocks-funding-strength/

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )