Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

14 hours ago, Pequeno_Aprendiz said:

63.5% já é uma percentagem muito considerável, ainda mais tendo em conta que este ano a China já vai com +20% YTD.

Same opinion. Esse fundo da China está extremamente sobrevalorizado e entrar neste momento não me parece ter sido um bom ponto de entrado, no que respeita a longo prazo. Muito esticado. Em caso de correcção, leva a creer que irá cair bastante. IMHO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, jopsilveira disse:

Same opinion. Esse fundo da China está extremamente sobrevalorizado e entrar neste momento não me parece ter sido um bom ponto de entrado, no que respeita a longo prazo. Muito esticado. Em caso de correcção, leva a creer que irá cair bastante. IMHO.

Já vi que percebes pouco disto, quando relacionas umas possíveis más entradas com longo prazo, sendo sabido que o mau tempo de entrada tem relevância no ultra curto prazo e curto prazo e não no longo prazo, pois o aumento do tempo de detenção do investimento vai amortecendo ou laminando essas más entradas. O aumento do tempo é o único tampão a que o investidor pode recorrer para amortecer as grandes flutuações das cotações dos ativos.

Portanto, as pessoas têm que filtrar o que dizes sobre investimentos, pois tu és um esticador de conceitos.

Porque é que eu estou a escrever deste modo um pouco ácido? Porque já te conheço de outros carnavais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bedrock, mas eu conheco-te de algum sítio para me dirigires a palavra dessa maneira?

Toma um calmante que isso passa.

Eu limitei-me a dizer que o fundo está extremamente esticado. Qualquer pessoa que olha para o gráfico chega a essa conclusão. A realidade é essa.

Se não consegues ver isso, então lamento.

Over and out.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu rio-me quando alguém, neste preciso momento que vivemos, diz que um activo está esticado/caro...

Rio-me porque dizem isso porque comparam com um passado que nada tem a ver com o presente, que é inédito nos últimos 100 anos.

Olhemos para o gráfico da Amazon, uuui está caríssimo olha para aquela exponencial! 
    Está esticado o gráfico, está. Está caro o preço? Eu não acho. Há 2 anos atrás a Amazon tinha concorrência de retailers físicos, que agora estão fechados. Se dantes em 10 pessoas, 5 iam comprar à Amazon e outros 5 aos físicos, agora se calhar vão 8 à Amazon e 2 aos físicos.

btw, @Bedrock obrigado pelo lembrete, acabei de liquidar o que tinha no NB Europa. Não se avizinha um futuro muito promissor realmente.
    Faz parte da minha campanha de aniquilação de bonds que tenho em carteira. Provavelmente vou voltar a ter 100% FI stocks a curto prazo, como já tive de 2015 a 2019.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JM_ disse:

As de longo prazo beneficiaram muito da queda dos juros. Teria de chegar o dia em que iriam começar a subir. Curioso para ver qual a estratégia que vão seguir agora.

Até ver a estratégia deles parece ser:
    "Oh F*da-se!"

2021-02-19-11h01-10.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Eu rio-me quando alguém, neste preciso momento que vivemos, diz que um activo está esticado/caro...

Rio-me porque dizem isso porque comparam com um passado que nada tem a ver com o presente, que é inédito nos últimos 100 anos.

Olhemos para o gráfico da Amazon, uuui está caríssimo olha para aquela exponencial! 
    Está esticado o gráfico, está. Está caro o preço? Eu não acho. Há 2 anos atrás a Amazon tinha concorrência de retailers físicos, que agora estão fechados. Se dantes em 10 pessoas, 5 iam comprar à Amazon e outros 5 aos físicos, agora se calhar vão 8 à Amazon e 2 aos físicos.

btw, @Bedrock obrigado pelo lembrete, acabei de liquidar o que tinha no NB Europa. Não se avizinha um futuro muito promissor realmente.
    Faz parte da minha campanha de aniquilação de bonds que tenho em carteira. Provavelmente vou voltar a ter 100% FI stocks a curto prazo, como já tive de 2015 a 2019.

Que desilusão a AMZN, estagnou desde Julho :( 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, jopsilveira disse:

Bedrock, mas eu conheco-te de algum sítio para me dirigires a palavra dessa maneira?

Toma um calmante que isso passa.

Eu limitei-me a dizer que o fundo está extremamente esticado. Qualquer pessoa que olha para o gráfico chega a essa conclusão. A realidade é essa.

Se não consegues ver isso, então lamento.

Over and out.

Eu conheço-te do Caldeirão, onde tive que te fazer algumas pegas de caras, mas pelos vistos tu aprendeste pouco desde essa altura.

Falas em gráficos e em fundos esticados, mas se eu te modificar a escala desses teus gráficos, tu aí já vais ter uma outra visão. Tu falas em longo prazo mas és um tipo de vistas curtas, tens de subir de nível para enxergares alguma coisa para além da linha do horizonte. Entendes ou precisas que te faça um gráfico a 3 dimensões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 minutes ago, Bedrock said:

Eu conheço-te do Caldeirão, onde tive que te fazer algumas pegas de caras, mas pelos vistos tu aprendeste pouco desde essa altura.

Falas em gráficos e em fundos esticados, mas se eu te modificar a escala desses teus gráficos, tu aí já vais ter uma outra visão. Tu falas em longo prazo mas és um tipo de vistas curtas, tens de subir de nível para enxergares alguma coisa para além da linha do horizonte. Entendes ou precisas que te faça um gráfico a 3 dimensões?

Ó meu carissimo atrasado mental.

Nunca falamos no Caldeirao da Bolsa. Aliás, eu raramente lá vou. O meu username lá é "jopsilveira" e facilmente poderás verificar que me estás a confundir com outros users.

Você tem uma mentalidade muito triste. Não nos conhecemos, nunca falamos e tem a lata de falar comigo com essa atitude?

Sabe uma coisa? Vá mas é lamber a quinta pata do boi. Seu atrasado mental.

Adeus e até nunca mais seu triste.

Nem vale a pena ter o cuidado de responder, pois acaba de entrar na minha shitlist aqui no fórum.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente o tempo provavelmente vai estar mal para as obrigações, eu próprio apesar de defender a presença de obrigações tenho alterado o prazo e reduzido a exposição. Creio que li que o gestor do NB europa acredita que este ano o fundo tenha uma valorização negativa de 1%.
    De todo o modo, gostava de deixar um pensamento.
    Ter um fundo de reserva de 6 a 12 meses é importante. De todo o modo, algumas pessoas só se sentem bem com uma disponibilidade superior e pode haver situações em que necessitemos de mais dinheiro do que esse, como comprar carro, etc. As obrigações nomeadamente as governamentais podem ajudar nesse ponto. Em momentos bons do mercado se necessitarmos de dinheiro podemos ir às ações. Mas em momentos maus, não devemos ir às ações, nesses momentos as obrigações governamentais até podem estar valorizadas, pelo que podem ser resgatadas para esse fim. Ou seja, ter obrigações permite-nos garantir que temos em qualquer momento mais liquidez.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, D@vid disse:

Depende do objectivo da reserva, se falas num fundo de emergência para fazer face a despesas inesperadas, tem de estar alocado em algo de capital "garantido" ou no máximo num fundo de tesouraria ( ok que hoje em dia também são de obrigações, mas têm dívida de curto prazo ).

Quando já se tem algum ou alguns FI com uma rentabilidade acumulada bastante alta, eu sou da opinião que poderemos prescindir de fundos de emergência com pouca ou nenhuma rentabilidade e usar os tais FI para fazer face a despesas inesperadas. Ou seja, a partir de um determinado momento, mesmo que surja um crash brutal, dificilmente determinados FI perderão toda a rentabilidade já alcançada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5 coroas
    Percebo o que disse numa perspectiva psicológica, mas a nível racional não faz sentido.
    Numa queda de ações de 30%, resgatar é sempre mau, estejamos ou não a ter mais valias, nomeadamente se tivermos ao lado um fundo de obrigações a valorizar.
    Não defendo ter obrigações que pouco rendam, até porque em certificados do tesouro conseguimos perto de 2%
    D@vid,
    um verdadeiro fundo de reserva deve sim estar disponível. Contudo se para nos sentirmos bem, ou se para precaver casos mesmo excepcionais tivermos mais algum em obrigações como o nb obrigações, não vejo mal nenhum. Este fundo tem muita volatilidade, mas menos que as acções, e andam muitas vezes em contraciclo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, D@vid disse:

Até pode ser @5coroas, eu na minha opinião o fundo de emergência não deve ser um factor de stress, e saber que temos esse capital em algo volátil e mesmo que esteja com muita valorização...

Certo, cada qual deve fazer aquilo que acha que é o melhor para ele, sobretudo ao nível da sua tranquilidade.

Dito isto, no plano estritamente lógico, se aquilo que nos têm dito sobre o investimento para Longo Prazo realizado através de boas apostas estiver correcto, há-de chegar um momento de tipping point (por volta dos 10-12 anos em média), em que a partir daí a hipótese de se perder mais dinheiro do que aquele que fomos investindo ao longo dos anos se tornará quase impossivel de acontecer...e é precisamente nesse momento que eu considero que o fundo de emergência com rentabilidade insignificante deixa de fazer sentido.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, 5coroas disse:

Certo, cada qual deve fazer aquilo que acha que é o melhor para ele, sobretudo ao nível da sua tranquilidade.

Dito isto, no plano estritamente lógico, se aquilo que nos têm dito sobre o investimento para Longo Prazo realizado através de boas apostas estiver correcto, há-de chegar um momento de tipping point (por volta dos 10-12 anos em média), em que a partir daí a hipótese de se perder mais dinheiro do que aquele que fomos investindo ao longo dos anos se tornará quase impossivel de acontecer...e é precisamente nesse momento que eu considero que o fundo de emergência com rentabilidade insignificante deixa de fazer sentido.

Bom food for thought.

Nunca tinha pensado no FE nessa perspetiva! 👌

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu penso como o 5Coroas disse. Não tenho quase nada à ordem muito tempo. O meu fundo de emergência são as mais-valias que acumulo desde 2013 e que continuam investidas.

Mantenho um fundo de maneio em cash, meramente para a vida do dia-a-dia, equivalente a cerca de 2 meses de rendimento mensal do agregado, mais do que isso já me faz comichão e está sempre na calha para ser reinvestido quando faço rotação de ativos/rebalanceamento do portfolio.

Se precisar de fazer uma compra de um valor alto, como um carro por exemplo, resgato uma parte dos FI, como fiz há uns anos, quando cometi a burrice de comprar um carro a pronto.

Falando do NB Europa. Nunca lhe consegui perceber o "bling", sempre se correlacionou muito com as acções, tinha volatilidade semelhante às acções, portanto nunca servia para o propósito de servir de hedge contra estas, portanto para que raio serve? Sim, tem anos que subiu pouco mais de 10%, mas depois em 2021 em mês e meio perde -3.5%, para isso vale mais estar em acções.

Li-lhe a sentença hoje, e agora rodo para Bitcoin. 🤪

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Vidolz disse:

Eu tenho atualmente em cash o suficiente para uns 7 anos...

Não me digas que tens esse montante completamente desinvestido à anos?!?!?:o

Nem sequer num reles fundo monetário?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Vidolz disse:

Eu tenho atualmente em cash o suficiente para uns 7 anos...

Estou à espera de um crash da bolsa para investir o resto mas por este andar nunca vai acontecer.

Parece-me muito, tendo em conta a empregabilidade da tua área.

Tenho procurado opiniões relativamente a alocação de cash no portfolio e são bastante polarizadas. Uns estão a 100% investidos, outros têm uma grande percentagem em cash à espera de um crash. Outros estão alavancados até aos dentes.

Com as políticas monetárias atuais,  qual é a vossa posição em percentagem do portfolio? 5%? 10%? 15%? 20%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )