Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 minuto, Vidolz disse:

Eu com 500k aos 40 acho que consigo viver disso.

Sem filhos e sem casa cara para pagar, chega e sobra.

há 4 minutos, D@vid disse:

E porquê 1M? a independência financeira pode ser diferente para cada um, se alguém que tem hoje 20 anos, com um rendimento anual de 12.000€, despesas anuais fixas de 7800€ e pegar na poupança de 4.200€ da diferença e investir a 7% ao ano ( não é a média de retorno do S&P500 ), aos 40 anos tem a independência financeira, porque tem um património de cerca de 195.000€ a render 7%, mas claro que só serve para pagar as despesas, mas está longe dos 1M que parece que é a meta psicológica de muitos.

Tens razão, não é preciso tanto para levar uma vida normal embora sem grandes luxos. Eu é que, como tenho o vicio das viagens, precisaria de 1M para ficar bem consolado.

há 8 minutos, D@vid disse:

, porque tem um património de cerca de 195.000€ a render 7%, 

Fizeste as contas a contar com o desfalque tributário dos 28%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

Tens razão, não é preciso tanto para levar uma vida normal embora sem grandes luxos. Eu é que, como tenho o vicio das viagens, precisaria de 1M para ficar bem consolado.

Pode não ser de 28%, há outras formas de reduzir, Unit Linked são mais baixos, PPR são mais baixos, poderás perguntar, mas deste o exemplo do S&P 500, pois foi, mas se fores a ver a média de rentabilidade dos Unit Linked do BB a Carteira Equilibrada tem +6,96% de média ano com 11,2% de IRS, o NB PPR tem médias de +6,55% ao ano com IRS que pode chegar aos 8% ( o normal será 8,6% ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Assumindo que o S&P tem 10% de retorno de longo prazo diria que 7% líquidos é um bom cálculo!! Devemos claro assumir mais duas coisas: Retornos passados não são garantia de retornos futuros e inflação. 1 milhão agora não são 1 milhão daqui a 20 anos

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque é que os 2 melhores FI que detenho com maior rentabilidade por dia de trading - CS Investment Funds 2 - Credit Suisse (Lux) Digital Health Equity Fund B USD e NN (L) Greater China Equity - X Cap USD - têm de ter desfasamentos na visualização das cotações de fecho de 2 dias especialmente no 1.º FI, sendo que no 2.º Fi às vezes consegue-se ter o resultado passado 1 dia? As más notícias são normalmente céleres, tipo Mach 2 , enquanto que as boas notícias têm que vir ao retardador.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Pode não ser de 28%, há outras formas de reduzir, Unit Linked são mais baixos, PPR são mais baixos, poderás perguntar, mas deste o exemplo do S&P 500, pois foi, mas se fores a ver a média de rentabilidade dos Unit Linked do BB a Carteira Equilibrada tem +6,96% de média ano com 11,2% de IRS, o NB PPR tem médias de +6,55% ao ano com IRS que pode chegar aos 8% ( o normal será 8,6% ).

Eu com 42 tb estou mortinho para me reformar 😁.

Há também a hipótese do englobamento. Caso não trabalhemos na altura de levantar fundos, também podemos pagar menos mais valias assim.

Ou então passar para uma coisa a meio tempo, englobar e pagar uma taxa intermédia...

O problema é aquela questão de retornos passados não são garantia de retornos futuros. Não fosse isso e fazia já um encarpado para trás e fugia 😁.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, tiao disse:

Qual a vossa opinião sobre os United link do BB?

O invest também tem?

Algo para ir colocando e levantar após os 8 anos de maneira a aproveitar o benefício.

O que pretendes saber? Não há muita opinião a ter sobre os mesmos... Quando trabalhava com o Best o mínimo era 1 milhão e a opção de seguradora era só a Baloise (Suiça/Luxemburgo), mas podem ter alterado entretanto.  O Invest para além da Baloise trabalha tb com a Utmost (Irlanda) e a partir dos 250k já se consegue fazer algo.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

Esse texto parece-me uma grande algaraviada.

O primeiro principio da termodinâmica fala-nos da conservação da energia.

A investigação da fusão nuclear já tem décadas e pensa-se conseguir ainda esta década por o primeiro reator experimental a funcionar- https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/iter-e-um-reator-de-fusao-que-pretende-imitar-o-sol-tera-a-capacidade-para-alimentar-325-mil-casas

Uma das coisas que não me faz investir em Bitcoin é precisamente o primeiro principio. Se o número de Bitcoin  é finito e quando todos forem minerados e um dia serão, o que acontece a seguir?

Como a manutenção do sistema tem custos, da blockchain, os detentores de bitcoins vão começar a pagar esses custos e se o numero de relações for suficientemente grande, basta pensar no numero de transações diárias com a moeda corrente, esses custos serão cada vez maiores, ou seja, nas carteiras seja nas transações e isso corresponde a existir uma inflação no sistema com perda de valor da carteira.

Como ao longo de todo o processo, a 2ª lei da termodinâmica não perdoa, existe uma quantidade de energia que é perdida para sempre, ou seja, e quanto maior for o numero de transações maior serão as possibilidades disso acontecer, logo começara a reduzir a liquidez do sistema. Portanto, a ideia de um número limitado de Bitcoin é uma utopia.

Entendo bem a sua visão, mas julgo que o futuro será diferente e não ficará alheio à tecnologia do blockchain e da descentralização financeira, ou pelo menos grandes mudanças face ao que existe no presente. 

Quanto ao final da mineração, não acontecerá nos próximos 100 anos, pelo que até lá muito irá mudar, novas moedas, atualização de protocolos, sei lá... Há 100 anos atrás não havia TCP/IP. No lado oposto temos por exemplo a FED que imprimiu em 2020 3 triliões de USD, quase 20% do total da moeda existente.

Mas isto é um tópico de FI, melhor passarmos este tema a respetiva secção :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Bedrock disse:

Eu já fiz clean, há cerca de 1 semana, dos 2 FIs da clean energy e das alterações climáticas, deixando apenas um residual da ordem dos 2% do peso da carteira de investimentos, pois na altura comecei a persentir que o vento não estava de feição para a ecologia e energias alternativas. Mas não fui alocar no crude oil, pois também não podia mudar de água do Luso para a "água quente de Lisboa", mais conhecida por bagaço. 

Nunca cheguei a entrar no ICLN, pressenti que já tinha perdido o barco.

oh well..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Virtua disse:

O que pretendes saber? Não há muita opinião a ter sobre os mesmos... Quando trabalhava com o Best o mínimo era 1 milhão e a opção de seguradora era só a Baloise (Suiça/Luxemburgo).  O Invest para além da Baloise trabalha tb com a Utmost (Irlanda) e a partir dos 250k já se consegue fazer algo.

Mas isso não é muito dinheiro para confiar numa só entidade (seguradora) num produto de tão longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Porque é que os 2 melhores FI que detenho com maior rentabilidade por dia de trading - CS Investment Funds 2 - Credit Suisse (Lux) Digital Health Equity Fund B USD e NN (L) Greater China Equity - X Cap USD - têm de ter desfasamentos na visualização das cotações de fecho de 2 dias especialmente no 1.º FI, sendo que no 2.º Fi às vezes consegue-se ter o resultado passado 1 dia? As más notícias são normalmente céleres, tipo Mach 2 , enquanto que as boas notícias têm que vir ao retardador.

Dê uma vista de olhos na página 17 deste documento (é de 2015, entretanto a coisa evoluiu). Basicamente, com a devida implementação a tecnologia do blockchain permitirá ter cotações em tempo real:

https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/lu/Documents/technology/lu_impact-blockchain-fund-distribution.pdf

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, elkefro disse:

Entendo bem a sua visão, mas julgo que o futuro será diferente e não ficará alheio à tecnologia do blockchain e da descentralização financeira, ou pelo menos grandes mudanças face ao que existe no presente. 

Quanto ao final da mineração, não acontecerá nos próximos 100 anos, pelo que até lá muito irá mudar, novas moedas, atualização de protocolos, sei lá... Há 100 anos atrás não havia TCP/IP. No lado oposto temos por exemplo a FED que imprimiu em 2020 3 triliões de USD, quase 20% do total da moeda existente.

Mas isto é um tópico de FI, melhor passarmos este tema a respetiva secção :)

Citação

Mas isto é um tópico de FI, melhor passarmos este tema a respetiva secção

Este tópico é do tipo multifunções, até dá para users terem mais do que um nickname e assim conseguem, ao mesmo tempo, terem insights virados a Norte e outros virados a Sul, ou seja, conseguem correlacionarem-se negativamente com eles próprios. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Assumindo que o S&P tem 10% de retorno de longo prazo diria que 7% líquidos é um bom cálculo!! Devemos claro assumir mais duas coisas: Retornos passados não são garantia de retornos futuros e inflação. 1 milhão agora não são 1 milhão daqui a 20 anos

A inflação pessoal costuma ser mais baixa que a inflação geral, sobretudo alguém como eu que não fumo nem bebo 😁

há 58 minutos, tiao disse:

Eu com 42 tb estou mortinho para me reformar 😁.

Há também a hipótese do englobamento. Caso não trabalhemos na altura de levantar fundos, também podemos pagar menos mais valias assim.

Ou então passar para uma coisa a meio tempo, englobar e pagar uma taxa intermédia...

O problema é aquela questão de retornos passados não são garantia de retornos futuros. Não fosse isso e fazia já um encarpado para trás e fugia 😁.

A questão principal não passa pelas das rentabilidades passadas, passa sobretudo por poupar e investir, se chegamos lá não sabemos, mas sem poupar e investir nunca lá se chega, uma coisa é certa, não é a ter € à ordem, a fazer DP ou Certificados de Aforro que se vai conseguir esse objectivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )