Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@Bedrock Mas agora reparei numa coisa e pode ter sido um problema de comunicação, não é esse o fundo pelo qual me pronunciei da JPM, o fundo que falo é versão EUR e não USD, até porque eu não invisto em fundos USD.

há 17 minutos, 5coroas disse:

Modernices!<_<

O @Bedrock tem medo de lhe descobrir o número de tlm 🤣

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, D@vid disse:

Mas agora reparei numa coisa e pode ter sido um problema de comunicação, não é esse o fundo pelo qual me pronunciei da JPM, o fundo que falo é versão EUR e não USD, até porque eu não invisto em fundos USD.

O meu fundo é em USD, logo a comparação é com o JPM em USD, como é óbvio ... ou vamos agora comparar alhos com cebolas, ou melhor Allium sativum com Allium cepa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer das formas vai dar ao mesmo porque o de EUR não tem hedge, mas nessa tabela o de USD está atrasado na cotação, devia estar em 21.04 ambos.

No final se fazem as contas 🤣

há 2 minutos, Bedrock disse:

O meu fundo é em USD, logo a comparação é com o JPM em USD, como é óbvio ... ou vamos agora comparar alhos com cebolas, ou melhor Allium sativum com Allium cepa.

Já disse que é igual, mas eu não olho sequer para o de USD, e sempre foi falado o JPM EUR tal como podes ir ver para trás, mas tal como já disse é igual.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, D@vid disse:

Qualquer das formas vai dar ao mesmo porque o de EUR não tem hedge, mas nessa tabela o de USD está atrasado na cotação, devia estar em 21.04 ambos.

No final se fazem as contas 🤣

A hiena também se ri muito ... mas eu pergunto às hienas: hiena, tu comes carne em putrefação, tens uma frequência de copulação baixíssima, então porque é que te ris tanto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Para já não estou a levar banhada do Chefe @D@vid no confronto do FI que escolhi NN (L) Greater China Equity - X Cap USD versus JPM Great China D (acc) USD, e quanto ao paraquedista do user investidor que apareceu no tópico no passado Domingo, dou-lhe um conselho: quando não conhece as coisas ou as pessoas com alguma profundidade ... slowdown nos horsepower (hp). 

Se eu perder a aposta no final do ano com o Chefe, eu desde já vou dizer que não vou almoçar com ele, as razões ficam  comigo e, como é lógico, não são para serem partilhadas, mas eu vou lhe pagar o almoço, é só ele enviar uma mensagem com o IBAN e eu faço a transferência bancária. Portanto, tudo esclarecido previamente, como deve ser.

O0iy1yx.png

Recuso ser apelidado de paraquedista. Quem lhe dá o direito de apelidar utilizador de A ou B ?

Fica já a saber que estou completamente a borrifar-me se tem um rendimento maior ou menor que o JPM e se tem 20% rendibilidade ou 100% ou -10% com o NN ou outro qualquer. 

Deveria ter a humildade de ouvir, ler e aceitar opiniões divergentes e de não chamar nomes às outras pessoas como já aqui li várias vezes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Bedrock disse:

A hiena também se ri muito ... mas eu pergunto às hienas: hiena, tu comes carne em putrefação, tens uma frequência de copulação baixíssima, então porque é que te ris tanto?

Deve ser por serem os predadores mais bem sucedidos de África, são capazes de correr kms atrás de uma presa, são uma espécie de investidores de longo prazo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, D@vid disse:

@Bedrock Mas agora reparei numa coisa e pode ter sido um problema de comunicação, não é esse o fundo pelo qual me pronunciei da JPM, o fundo que falo é versão EUR e não USD, até porque eu não invisto em fundos USD.

O @Bedrock tem medo de lhe descobrir o número de tlm 🤣

Ele aqui fez referência do link da versão em EUR. 

A 07/02/2021 às 16:35, Bedrock disse:

Não deves ver esses custos no separador "Geral" do FI mas sim no separador "Condições" (Fees), sendo que o que pagamos são os designados encargos correntes que aparece no referido separador "Condições". Os links respetivos:

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&MSCode=F00000J5HZ&SWEBHWND=&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&SRN=&SWEHo=www.bancobest.pt&SWETS=1612711471

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F0GBR04NHW 

O que interessa é comparar as rentabilidades dos FI e não as taxas de gestão/encargos correntes, pois o valor desta taxa já está incorporado no valor NAV (Net Asset Value) da UP do FI, logo a rentabilidade é líquida em relação à taxa de gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Vidolz disse:

Estou a ser bem encavado com o meu Barrick gold stock, armei-me em diversificador ja estou -20% com os gajos.

Quem te mandou ir atrás do Buffett quando comprou?!? Deverias te-lo também seguido quando vendeu:

https://www.kitco.com/news/2020-11-16/Buffett-reduces-Barrick-Gold-holding.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, 5coroas disse:

Quem te mandou ir atrás do Buffett quando comprou?!? Deverias te-lo também seguido quando vendeu:

https://www.kitco.com/news/2020-11-16/Buffett-reduces-Barrick-Gold-holding.html

Não comprei logo, ainda deixei aquilo descer ;) 

Mas entretanto ainda desceu mais :D 

É deixar correr uns anitos que volta a subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/02/2021 às 18:59, Bedrock disse:

Esta madrugada subscrevi o seguinte FI no Best, que representa um peso na minha carteira da ordem dos 25%, portanto uma aposta forte: NN (L) Greater China Equity - X Cap USD ISIN LU0121204944

Porquê este FI e esta zona geográfica?

1. Porque atualmente eu acho que esta zona da Ásia é a que tem mais potencialidades de expansão de valorização acionista, no curto prazo, a nível mundial, sendo que para além da China e Grande China (China, Taiwan e Hong Kong), o que também está com grandes potencialidades são o setor da biotecnologia/saúde e alguns nichos de tecnologia ligados ao armazenamento de energia (nova geração de baterias), ao processamento e transmissão de dados e as novas energias, sendo que estas últimas estão a perder um pouco de gás devido às grandes valorizações do ano passado; em contraponto com as empresas e subsetores de tecnologia mais valorizados nos EUA.

2. Porque eu já tinha um pequeno investimento no FI JPM China no Bankinter da ordem dos 5%, agora eu queria investir na Grande China para me amortecer as quedas futuras mais fortes através da alocação menos volátil em Taiwan (é o país mais tecnológico por m2, especialmente nos microprocessadores) e depois, menos interessante, em Hong Kong. Também queria um FI que estivesse 100% alocado na Ásia: emergente(China) e desenvolvida (Taiwan, Hong Kong), e que fosse bastante concentrado em detrimento de uma maior diversificação com mais ativos acionistas alocados, para além de que queria um FI que não tivesse tido das maiores valorizações em 2019 e 2020 e que em 2018 tivesse tido das perdas menores. 

3. Confrontando o FI que escolhi NN (L) Greater China com o JPM Greater China temos a destacar o seguinte:

- O JPM está alocado com 80 ações e o NN com 39 (FI concentrado). O JPM está alocado na Ásia com 93.56 % (66.53% China e 27.03% Taiwan + Hong Kong) e o NN está na Ásia com 100% (77.37% China e 22.63% Taiwan + Hong Kong). Assim, o FI NN está com 100% de ações na Ásia, ao mesmo tempo, que tem maior % na China, relativamente ao FI JPM.

- O JPM em 2018, 2019 e 2020 teve as respetivas rentabilidades de -20.83%, 43.90% e 45.52%; enquanto o NN teve -8.47% (quase 60% de menor queda), 32.37% e 19.68% respetivamente (gosto desta rentabilidade, comparativamente baixa, pois isso sinaliza uma maior potencialidade de valorização em 2021).

4. A liquidez necessária para subscrever a aposta forte no referido FI NN foi conseguida através dos resgates parciais de FIs que subscrevi no mês passado, 2 deles têm apenas cerca de 2 semanas na minha carteira: o JPM da genética que apesar de estar com um lucro de 3.51%, num dia das grandes quedas caiu mais de 5%, quando é um fundo demasiado diversificado com 102 ações alocadas, o que é uma contradição teórica, pois é o fundo que tenho com mais ações e em comparação com outros fundos que tenho do mesmo setor de biotecnologia que têm um pouco mais de metade de ações alocadas, no entanto caíram pouco mais de metade da maior queda do JPM.

Portanto, a estrutura de alocação deste FI do JPM da genética e a gestão do mesmo não me está, comparativamente, a convencer. O que acontece é que a gestão do FI alocou uma grande quantidade de ativos acionistas (102), que é uma grande diversificação, para se defender da grande volatilidade do setor da biotecnologia, e ainda mais volátil este subsetor da genética, sendo que a esta estrutura de alocação mais diversificada, não correspondeu a uma expectável menor volatilidade e risco das maiores drawdowns, pelo contrário. Então, o que é que isto quer dizer? Quer dizer que o processo de stock picking desta equipa de gestão é uma relativa merda e como o êxito de um FI depende essencialmente de um bom processo de stock picking, então fiz o resgate parcial do FI e mandei a equipa de gestão para a Escola da ARK, para aprenderem como a gestão ativa do ETF ARK Genomic tem apenas 50 ativos acionistas (alocação concentrada) e tem tido as rentabilidades supremas do setor e subsetor.

No 2.º parágrafo do ponto 3, sublinhei a azul as rentabilidade do JPM e estas rentabilidades são relativas à versão em USD do JPM Great China D (acc) USD, pois a versão deste FI em EUR, por exemplo, em 2018 teve a rentabilidade de -20.96%, ao passo que na versão em USD foi de -20.83%, como referi.

O link que eu fui buscar do JPM Great China na versão EUR, foi para explicar ao user @investidor que ele deve ir ver no separador "Condições" a taxa de encargos correntes que se paga do fundo, seja na  versão EUR ou USD, assim como o outro link é para ele ver também essa taxa do meu FI NN Great China (USD), pois ele tinha questionado os valores das taxas.

Portanto, @investidore @D@vid, sejam mais cuidadosos e não misturem coisas de exemplos diferentes e de outro contexto.

@D@vid, vale mais nascer com os olhos fechados do que com eles totalmente abertos e depois, ao longo da vida, não os conseguir abrir na sua plenitude para enxergar as coisas de modo claro, aquilo que para alguns, que nasceram com os olhos fechados, já veem essas mesmas coisas de modo clarinho, sem precisarem de nenhum Sol que os ilumine.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, investidor disse:

Tendo em conta a regra número 1 do forúm:

Regras gerais de comunicação

1-A comunicação no fórum deve seguir sempre uma via cordial e respeitadora dos direitos de todos. Nesse sentido, são proibidas mensagens que propositadamente ofendam os restantes utilizadores.

Pergunto se os insultos proferidos - já várias vezes - pelo bedrock são aceitáveis ou se são suficientes para banir ou suspender qualquer utilizador ? 

Embora não aprecie ofensas verbais, este forum não tem feito cumprir qualquer regra. O "Deus" deste forum abandonou-nos à nossa sorte. É um forum libertárioB), onde há total liberdade de expressão, tal como eu gosto. Quando não gostamos do palavreado grosseiro, ofensivo, etc, de algum (ab)user  bloqueamos-o ou não interagimos com o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Aposto um jantar na tasca da esquina como este ano vai ganhar o crude oil.

Tudo bem, eu então aposto contra o crude oil, não faço short porque ainda é muito cedo para ele morrer, dado que, em termos quantitativos, as energias alternativas ainda têm muito que pedalar. 

Se o jantar é na tasca, pode ser uma entrada com umas lamelas de pata negra, broa e, vá lá, o vinhão do @Capital

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, 5coroas disse:

há total liberdade de expressão, tal como eu gosto.

Sendo eu um liberal em muitas coisas da minha vida, principalmente em termos de liberdade de expressão, vivemos em sociedade e a minha liberdade não pode atropelar a tua. Liberdade sim, mas respeito pela dos outros. Liberdade não é libertinagem.

Este podcast discute muito isso e respectivas implicações emocionais que podem causar (independentemente de pessoas como o RAP dizerem que são só palavras  e que "raras vezes as palavras causam dano) : My Year in Mensa

Citação

Quando não gostamos do palavreado grosseiro, ofensivo, etc, de algum (ab)user  bloqueamos-o

Já o fiz, mas vocês estão sempre a cita-lo 😕

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )