Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pois, esse é um problema dos fundos ativos, muitas vezes são demasiado passivos. E se é para ser passivo, que seja ETF, pelo menos sabemos com o que contamos.
    Situações como a que ocorreu no ano passado em que tivemos quedas  bruscas em poucos dias e depois subidas , é difícil a um fundo ativo reagir.
    Compreendo os custos de transação, mas os fundos deviam pelo menos aproveitar os resgates/subbscrições para ir ajustando a carteira.
    Uma das vantagens do BNP Paribas Energy Transition N C é por ser um fundo recente, iniciou já com a carteira que quis, não teve custos com a rotação dos ativos. de todo o modo conseguiu escolher muito bem os ativos. Agora vamos ver se consegue ir fazendo a rotação dos mesmos. Um ano como este por certo será quase impossível de repetir, mas se a gestão for mesmo boa, por certo que conseguirá um ganho acima da média do sector. Agora é que vamos ver o que a gestão vale, ou se foi sorte de principiante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 53 minutos, dfserra disse:

Pois, esse é um problema dos fundos ativos, muitas vezes são demasiado passivos. E se é para ser passivo, que seja ETF, pelo menos sabemos com o que contamos.
    Situações como a que ocorreu no ano passado em que tivemos quedas  bruscas em poucos dias e depois subidas , é difícil a um fundo ativo reagir.
    Compreendo os custos de transação, mas os fundos deviam pelo menos aproveitar os resgates/subbscrições para ir ajustando a carteira.
    Uma das vantagens do BNP Paribas Energy Transition N C é por ser um fundo recente, iniciou já com a carteira que quis, não teve custos com a rotação dos ativos. de todo o modo conseguiu escolher muito bem os ativos. Agora vamos ver se consegue ir fazendo a rotação dos mesmos. Um ano como este por certo será quase impossível de repetir, mas se a gestão for mesmo boa, por certo que conseguirá um ganho acima da média do sector. Agora é que vamos ver o que a gestão vale, ou se foi sorte de principiante.

Onde eu diferencio mais a questão dos FI vs ETFs é mais na carteira de cada um, 1 ETF passivo é mais diversificado em activos do tipo Value e Core, em big mid e small caps, é mais abrangente. Os FI são mais especificos acho eu, por isso consegues quase sempre arranjar FI com melhores rentabilidades que etfs.

Segundo conta quem anda nisto há mais tempo, já houve alturas que o que rendia eram os Value, não é o caso neste momento, esta fase é do growth.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Bedrock disse:

O fácil é investir um ETF Global passsivo que aloque cerca de 60 % em ações dos EUA e os restantes 40% do resto do mundo e não mexer nele até à reforma.

Aqui a questão é que se ainda essa diversidade, mesmo com menos retorno, significasse um maior descanso quanto ás quedas, até podia ser outra história, mas não é isso que acontece:

Ishares sp500 drawdown 3 anos - 33.61%     retorno 15%anualizado

AB American Growth C EUR drawdown 3 anos - 28.13%      retorno 82.29% (e este nem é um FI muito agressivo, até o acho equilibrado)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, P2P Money Maker disse:

Hoje tudo sobe... India está a loucura

Loucura era os índices (menos o VIX) estarem a subir > 3%, mas como só chegam à ordem dos 1.5% (os mais altos da Índia), é só alegria.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Aqui a questão é que se ainda essa diversidade, mesmo com menos retorno, significasse um maior descanso quanto ás quedas, até podia ser outra história, mas não é isso que acontece:

AB American Growth C EUR drawdown 3 anos - 28.13%      retorno 82.29% (e este nem é um FI muito agressivo, até o acho equilibrado)

A vida de investidor com limitações de liquidez é sempre difícil, porque a liquidez extra é a resposta mais ganhadora contra as grandes drawdows, pois estas só podem ser mais rapidamente aliviadas com reforços de capital nos FI ou ativos das mesmas.

há 6 minutos, Vidolz disse:

Estão com sorte, hoje nem estou positivo nem negativo, estou 0% :( 

Andas com um stock picking mal orientado, o melhor é vires para os mutual funds dos velhos, porque ganhas mais dinheiro, não estressas tanto e não te cai o cabelo tipo sell off. 🤣

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 17 minutos, Bedrock disse:

Loucura era os índices (menos o VIX) estarem a subir > 3%, mas como só chegam à ordem dos 1.5% (os mais altos da Índia), é só alegria.

Perspectivas, porque o Nifty 50 de Março 20 YTD já dobrou o seu valor. Acho uma piada ao foco do pessoal que adora emergentes na China, quanto está muito mais aquecido que muitas outras geografias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, P2P Money Maker disse:

Perspectivas, porque o Nifty 50 de Março 20 YTD já dobrou o seu valor. Acho uma piada ao foco do pessoal que adora emergentes na China, quanto está muito mais aquecido que muitas outras geografias

Também se a grelha não estiver bem quente não grelha bem o bife. Quando se põe a maior parte da carne no assador, aquilo é para grelhar a sério.

O quente da temperatura é sempre relativo e é complicado pois nos mercados nunca sabemos qual é a temperatura de ebulição dos ativos (sell off).

Em relação à temperatura do azoto líquido, zero graus da temperatura ambiente é muito mais quente relativamente à temperatura da água a ferver a partir do estado líquido de base dos 4 graus (densidade máxima da água).

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é para aumentar o meu nível de estresse: hoje de tarde reforcei o FI do JPM China USD que tenho no Bankinter, reforço este que representa 80% do valor subscrito na 6a feira passada no FI NN Great China USD. 

Portanto, se é para rumar para Oriente e Pacífico e largar o saco de gatos dos europeus do mediterrâneo e do atlântico, então que se ponha gasolina suficiente no veículo de investimento e depois logo se vêem os obstáculos com que nos vamos confrontar. Convém perceber alguma coisa de mecânica auto, saber mudar um pneu furado e levar dinheiro suficiente para pôr combustível no veículo, quando precisar de reforço, até porque não sabemos que montanhas e vales profundos vamos ter que atravessar. 

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, pge disse:

Mas 3 anos é uma má comparação para quem é passivo e long... estica o horizonte a 10 anos e a historia é outra: 14.76% vs 13.60% a favor do iShares.

há 7 horas, pge disse:

Onde eu diferencio mais a questão dos FI vs ETFs é mais na carteira de cada um, 1 ETF passivo é mais diversificado em activos do tipo Value e Core, em big mid e small caps, é mais abrangente. Os FI são mais especificos acho eu, por isso consegues quase sempre arranjar FI com melhores rentabilidades que etfs.

Segundo conta quem anda nisto há mais tempo, já houve alturas que o que rendia eram os Value, não é o caso neste momento, esta fase é do growth.

E também duvido muito dessa facilidade em arranjar fundos superiores a etfs (a não ser que estejas a falar de sectores específicos).

Mais uma vez, basta ir aos fundos de ações da primeira pagina e nenhum bate o IWDA a 10 anos (isto quando analisei em meados de Janeiro).

Acho que tudo depende sempre do horizonte de investimento quando se propõe a um investimento.

Editado por Lezz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Lezz disse:

Mas 3 anos é uma má comparação para quem é passivo e long... estica o horizonte a 10 anos e a historia é outra: 14.76% vs 13.60% a favor do iShares.

E também duvido muito dessa facilidade em arranjar fundos superiores a etfs (a não ser que estejas a falar de sectores específicos).

Mais uma vez, basta ir aos fundos de ações da primeira pagina e nenhum bate o IWDA a 10 anos (isto quando analisei em meados de Janeiro).

Acho que tudo depende sempre do horizonte de investimento quando se propõe a um investimento.

Tens link do ishares em euros a 10 anos para eu ver? Não encontrei.

Eu sigo com alguma atenção os etfs de Value, quando começarem a render mais que os growth pretendo fazer a minha rotação. Não me parece ser uma má estratégia. Posso até nem vender os Growth e so reforçar em Value.

Um gajo fala em investimento passivo mas aposto que quase todos os dias vamos ver as cotações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também sou da opinião que os ETF tem maior rentabilidade que a grande parte dos fundos a 10 anos.
    A questão é que muitas vezes nao se consegue comparar totalmente fundos com ETF, e para agravar a comparação um fundo ativo vai mudando ao longo do tempo.
    Um problema dos ETF para alguns pode ser os custos de transação.
    Outro problema dos ETF é que muitos dos fundos específicos interessantes são americanos e tem distribuição de dividendos. Ainda há uns dias encontrei no BEST um fundo da saúde de fator mummentum com rentabilidade a 10 anos de 20%, o que bate certamente a maior parte dos fundos de saúde, mas lá está para além de ser no BEST, é de distribuição.
    Há também mais informação sobre fundos do que ETF's.
    Em suma, não acho que um é melhor que o outro, são diferentes e muitas vezes complementam-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Vidolz disse:

Se os ETF's não têm assim tanta diferença dos FI, porque é que vocês vão para FI's gastar balúrdios em comissões para os gestores de conta etc?

Os gestores de conta não recebem dinheiro nenhum de nós, são pagos pelo banco/intermediário financeiro, este é que recebe uma % da % de encargos correntes que pagamos, e quem paga isso, deduzida da taxa do cliente, é a gestora do FI.

Há uma coisa que me intriga e confunde os circuitos dos meus neurónios: Se os ETFs são só vantagens e são o Céu, porque é que há tantos users a descer do Céu e virem visitar este Inferno de tópico dos mutual fundos? 

Como é que são os vossos ETFs da Europa, também são o Céu comparativamente com os FIs?

há 25 minutos, rui_marreiros disse:

é pá, indica-me esse fundo. Gostava de o analisar.

Não é FI, é ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é um fundo, mas um ETF, atualmente 22,6% a 10 anos. e 18% em 2021
    Invesco DWA Healthcare Momentum ETF (XNAS:PTH)
    https://www.bancobest.pt/ptg/ETFSearch

Estes ETF específicos e interessantes, estão também muitas vezes em dólares e por vezes muito focado em empresas do mercado americano, o que para mim são 2 pontos negativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Lezz disse:

Mais uma vez, basta ir aos fundos de ações da primeira pagina e nenhum bate o IWDA a 10 anos (isto quando analisei em meados de Janeiro)

Prova essa tua afirmação se fores capaz. 

Se os FIs da 1a página, que são meras indicações de referência, são assim tão maus, sempre podes arranjar uma página alternativa.

Eu pelo menos quando não gosto do menu de um restaurante, mudo de restaurante e não vou ao Chefe cozinheiro dizer que o menu dele não tem um único prato que preste.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por causa disto dos 10 anos fui meter o ishares SP500 em euros no curvo backtest.

Algo não bate certo, da-me um drawdown de 19% a 10 anos, isto não é verdade. Só em 2020 com o covid teve uma queda superior a 30%.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )