Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, rui_marreiros disse:

Ainda esta semana ao falar com o Gestor do Invest veio à baila a prata por causa do short na prata, manifestei o meu interesse no sector e ele julgava que esse interesse fosse como refugio de refúgio à volatilidade do mercado, e estive a explicar-lhe a importância da prata na Nova Era do elétrico e que estava interessado em empresas mineiras de prata.

Um facto muito interessante é que um dos subprodutos, escória do cobre, é a prata e ouro. Assim, como a exploração do cobre se vai intensificar e com isso a subida do mesmo, as empresas vão sair duplamente beneficiadas com a utilização do cobre e prata nos processos industriais. Portanto, vou comprar algo na área do cobre, tipo 3 a 5%.

Acredito que o sector dos metais tenha um largo futuro...a tua linha de raciocínio tem verdadeiramente razão de ser...

O Bank of America classifica o cobre com +15% que o valor anteriormente referido para 2021...e é nos metais aquele que mesmo para o ano de 2022 continua com tendência ascendente, o que não acontece noutros...😊

IMG-20210118-WA0001.jpg

Editado por Zezito
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal tenho cerca de 30% da minha liquidez para investir em fundos de investimento que proporcionem boa liquidez e claro sejam diversificados, risco moderado.

Tenho conta no Novo Banco, mas tb em corretoras como eToro, gobulling, portanto dentro disto devo encontrar um vasto leque de opções. Alguém dá sugestões de fundos ou sugestões de leitura sobre o tema?

Procuro algo que invista com preocupações ambientais, penso que a BlackRock já tem uns fundos que apenas investe em empresas com este tipo de políticas implementado, pessoalmente acredito que a inovação nos próximos anos passe muito por aí, porque a tendência do mercado a valorizar produtos com preocupações ambientais. O que me sugerem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, seffar disse:

Não falei em ter 2 PPR. Falei no interesse em transferir o montante total do AR PPR para o Smart invest dinâmico. Portanto, se decidir fazê-lo, apenas fico com este último. 

ok, achas que vale a pena ? PPR sem historico e ficar sem o historico do outro ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Francisco_ disse:

1.png.e47cc93127e1e4305ccc2af11313a23d.png

2.thumb.png.4b472b864873a75f470cc8c5af1b533e.png

3.png.dce1ec29f87f007c32585fa0fa8300d7.png

grafico_1.thumb.png.1466e91881339072755ce748ae4e57a1.png

grafico_2.thumb.png.0efb4f7776b65bf19ac3fc7fcb607943.png

grafico_3.png.f9b54db6c843ab8c42bba7ccc8de0297.png

Isto sem contar com os custos do PPR Smart Dinâmico (1,40% segundo as informações do Invest). Notar que a carteira de comparação 75/25 já é basicamente liquida de custos (descontar transação recorrente nuns 2-10 € por mês neste caso, mas este custo pode ser próximo de 0€).

Ver a discussão ao longo deste tópico sobre os impostos vs custos de gestão neste tipo de casos.

Qual o site utilizado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, superkinas disse:

ok, achas que vale a pena ? PPR sem historico e ficar sem o historico do outro ?

Se vale a pena, não sei. Mas, uma maior exposição a ações e aos EUA torna-o mais dinâmico (para cima ou para baixo). Gosto de arriscar. 
    Quanto ao histórico, como dizem muitas vezes por aqui, ganhos passados não garantem ganhos futuros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também estou a pensar transferir o meu PPR actual (BIG TAXA PLUS) para o smart invet dinâmico. Enquadra-se muito melhor com o meu perfil de investimento. Uso unico de ETFs,  gestão passiva, e alta exposição a ações. Como só daqui a 30anos é que lhe vou tocar acho o mais sensato é estar exposto o máximo possivel a ações. Invisto todos os anos 2k  no PPR e tenho conseguido sempre o retorno dos 20% no IRS. Só não gosto muito da alocação do PPR do BIG e daí a tranfererência 

Quanto à falta de historico, sendo um fundo de gestão passiva que só vai investir em ETFs, e sendo esses mesmos conhecidos, o historico pode ser estimado com um estudo como o user @Francisco_ acabou de fazer, que aproveito para agradecer :). Penso no entanto que a comessão de 1.4% não se encontra representada no resultados. Estou correcto? 

Editado por Balth89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    35 minutes ago, Balth89 said:

Também estou a pensar transferir o meu PPR actual (BIG TAXA PLUS) para o smart invet dinâmico. Enquadra-se muito melhor com o meu perfil de investimento. Uso unico de ETFs,  gestão passiva, e alta exposição a ações. Como só daqui a 30anos é que lhe vou tocar acho o mais sensato é estar exposto o máximo possivel a ações. Invisto todos os anos 2k  no PPR e tenho conseguido sempre o retorno dos 20% no IRS. Só não gosto muito da alocação do PPR do BIG e daí a tranfererência 

Quanto à falta de historico, sendo um fundo de gestão passiva que só vai investir em ETFs, e sendo esses mesmos conhecidos, o historico pode ser estimado com um estudo como o user @Francisco_ acabou de fazer, que aproveito para agradecer :). Penso no entanto que a comissão de 1.4% não se encontra representada no resultados. Estou correcto?

Exacto, é isso.

Entretanto, com os 1,40% acautelados os resultados para o mesmo estudo ficavam em (só do PPR Dinâmico, já que no Dumb Passive não são aplicáveis e por isso os resultados são iguais):

image.png.07e252d05e5832a1809550d02ed9a03b.png

image.png

image.png.f0579bf007bb18af75cb15b32a7b010d.png

image.png.4d2111b10ccbbc57115457cdf56f4040.png

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Francisco_ disse:

Exacto, é isso.

Entretanto, com os 1,40% acautelados os resultados para o mesmo estudo ficavam em (só do PPR Dinâmico, já que no Dumb Passive não são aplicáveis e por isso os resultados são iguais):

image.png.07e252d05e5832a1809550d02ed9a03b.png

image.png.a38b6a7e06c57feed20fa0fe4281ec4a.png

image.png.f0579bf007bb18af75cb15b32a7b010d.png

image.png.4d2111b10ccbbc57115457cdf56f4040.png

image.png

Considerando os custos dos etfs igual a zero (não seria o meu caso) teríamos em numeros redondos de mais valias, sem efeito de capitalização e regastando a:

10anos: Dumb 6.46*10-(28%)= 46%

Smart 4.18*10-(8%)= 38.5%

20 anos: Dumb 93%

Smart 77%

Ainda por cima o Dumb tem drawdowns inferiores. O Smart pode ser porreiro quem paga transações dos etfs e os reforça com muita frequência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, pge disse:

O Smart pode ser porreiro quem paga transações dos etfs e os reforça com muita frequência.

Acho este um elemento muito importante, pelo menos para mim. A possibilidade de reforços regulares, automatizados e sem custo de transação são, e repito, para mim, elementos diferenciadores. Tão importante como escolher bons instrumentos financeiros, é a disciplina e plano que podem fazer a diferença. Mas claro, vai depender do tipo de perfil de investidor, da frequência dos reforços, do valor dos mesmos, etc. Cabe a cada um avaliar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Francisco_ disse:

1.png.e47cc93127e1e4305ccc2af11313a23d.png

2.thumb.png.4b472b864873a75f470cc8c5af1b533e.png

3.png.dce1ec29f87f007c32585fa0fa8300d7.png

grafico_1.thumb.png.1466e91881339072755ce748ae4e57a1.png

grafico_2.thumb.png.0efb4f7776b65bf19ac3fc7fcb607943.png

grafico_3.png.f9b54db6c843ab8c42bba7ccc8de0297.png

Isto sem contar com os custos do PPR Smart Dinâmico (1,40% segundo as informações do Invest). Notar que a carteira de comparação 75/25 já é basicamente liquida de custos (descontar transação recorrente nuns 2-10 € por mês neste caso, mas este custo pode ser próximo de 0€).

Ver a discussão ao longo deste tópico sobre os impostos vs custos de gestão neste tipo de casos.

Muito obrigado pela simulação!

A longo prazo os custos do PPR terão ainda mais impacto, no entanto, numa óptica de optimização fiscal parece ser uma excelente opção.

Tenho uma versão mais complexa do Dumb passive e invisto todos os anos em PPR o mínimo pelos benefícios fiscais (e um beneficio adicional de não pagar Segurança Social pois é o dinheiro de bónus de performance).

Tendo em conta a pobreza dos PPR em Portugal esta versão do Invest é uma excelente noticia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, sepol disse:

Acho este um elemento muito importante, pelo menos para mim. A possibilidade de reforços regulares, automatizados e sem custo de transação são, e repito, para mim, elementos diferenciadores. Tão importante como escolher bons instrumentos financeiros, é a disciplina e plano que podem fazer a diferença. Mas claro, vai depender do tipo de perfil de investidor, da frequência dos reforços, do valor dos mesmos, etc. Cabe a cada um avaliar.

E nunca se sabe se os gestores do Smart não irão fazer um bom trabalho de gestão ativa do mesmo obtendo uma performance superior, pois a alocação dos ativos não é fixa/passiva.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, seffar disse:

Obviamente, vale o que vale. 

Neste caso vale 0, porque é um fundo/PPR de ETFs passivos. Não há gestão activa!!

há 1 hora, 5coroas disse:

E nunca se sabe se os gestores do Smart não irão fazer um bom trabalho de gestão ativa do mesmo obtendo uma performance superior, pois a alocação dos ativos não é fixa/passiva.

Não há gestão activa. Há uma gestão sistemática de rebalanceamentos com base em bandas, que poderá eventualmente ajudar um pouco mas tenho dúvidas que será game changer. Basicamente é gestão passiva (com rebalanceamentos claro)!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, D@vid disse:

@Bedrock no meio dessa conversa toda vemos então que os fundos até eram bastante correlacionados mas a partir de 2019 o fundo da JPM disparou.🤣

Azul: NN

Vermelho: JPM

greater.PNG

Então, no meio da tua pouca conversa, a minha até pode ser um pouco extensa mas pelo menos justifico os subjacentes da minha escolha, diz lá se apostas que em 2021 o FI do JPM vai ter uma rentabilidade superior ao FI NN que escolhi e em que eu aposto como pode ter mais rentabilidade que o do JPM, e no final do ano quem perder a aposta paga um almoço ao outro, estás de acordo ou não? 👿

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )