Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 minutos, Capital disse:

O que é que tu fazes da vida Bedrock, para além de poeta e super user aqui no FF? Acho que te está a passar uma carreira literária ao lado.

O que nós precisamos é de poetas com uma prosa divertida para desmistificar a ciência da técnica e a técnica da ciência, e se o escritor de prosas técnicas tem a sensibilidade de um poeta, então temos o quadrilátero perfeito: ciência, técnica (implementação prática da ciência teórica), engenho  e arte.

Além do mais eu gosto de me meter com pessoas divertidas, como tu, ou então com egos de campeão, e para balancear a prosa, a técnica e a arte, temos que colocar uma musica de fundo em determinados posts. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite. Gostava de colocar algum investimento num fundo de energia/ecologia, de preferência no Invest. Neste momento só tenho acções (poucas) e ETF´s (grosso do meu portfolio), todas fora destes sectores.

Pedia a vossa ajuda. Dentro da lista disponível no site, filtrei por melhor rating e rendibilidade. Eliminei alguns. Entre estes fundos qual o que escolhiam? O mais barato? Vou por aí? Algum que recomendem?

UBS EF Global Sustainable USD-LU0076532638
    Allianz Global Sustainability-LU0158828326
    BGF Sustainable Energy Fund-LU0124384867
    Templeton Global Climate Change Fund  - LU0188151335
    Pictet Clean Energy R EURLU0280435461
    Schroder Global Climate Change Equity-LU0302446991
    Nordea Global Climate Environment EquLU0348927251
    Pictet Global Environmental Opport EUR -LU0503631987

Muito obrigado pela ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, fhff disse:

Boa noite. Gostava de colocar algum investimento num fundo de energia/ecologia, de preferência no Invest. Neste momento só tenho acções (poucas) e ETF´s (grosso do meu portfolio), todas fora destes sectores.

Pedia a vossa ajuda. Dentro da lista disponível no site, filtrei por melhor rating e rendibilidade. Eliminei alguns. Entre estes fundos qual o que escolhiam? O mais barato? Vou por aí? Algum que recomendem?

UBS EF Global Sustainable USD-LU0076532638
    Allianz Global Sustainability-LU0158828326
    BGF Sustainable Energy Fund-LU0124384867
    Templeton Global Climate Change Fund  - LU0188151335
    Pictet Clean Energy R EURLU0280435461
    Schroder Global Climate Change Equity-LU0302446991
    Nordea Global Climate Environment EquLU0348927251
    Pictet Global Environmental Opport EUR -LU0503631987

Muito obrigado pela ajuda.

Dos apresentados apenas tenho o Nordea Global Climate Environment Equ- LU0348927251 e estou muito satisfeito com o desempenho. Apesar de não ter rentabilidades estratosféricas tem tido um desemprenho razoável ao longo dos anos. 

Atenção que vai entrar em soft close, como se falou há uns dias atrás neste tópico. Por isso, se é para entrar, apenas está disponível para novos investidores até ao final deste mês de fevereiro. 

Ainda no setor da energia/ambiente tenho também o Schroder International Selection Fund Global Energy Transition - LU2016066248 que está disponível no BEST e foi também já objeto de discussão mais atrás. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado. Entretanto vi que também tenho hipótese de subscrever este no ActivoBank:

BNP Paribas Funds Energy TransitionN Capitalisation-LU0823415012

Parece-me que os custos deste são mais baixos. O Activo cobra pela guarda deste tipo de activos/fundos?

Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, JM_ disse:

Estive a comparar com os 2 para a Europa que tenho e pareceu-me bastante interessante para uma possível troca. Vais pedir que o adicionem?

Sim, e parece que vai acontecer. Logo que esteja disponível, façam o favor de alertar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fhff disse:

Muito obrigado. Entretanto vi que também tenho hipótese de subscrever este no ActivoBank:

Parece-me que os custos deste são mais baixos. O Activo cobra pela guarda deste tipo de activos/fundos?

Obrigado mais uma vez.

No banco Best podes subscrever esse fundo sem custos de guarda de títulos/fundos. 

Não ligues aos custos de gestão do fundo pois eles já vêm incorporados no valor NAV da UP do fundo, logo as rentabilidades são líquidas, excepto se nos resgates tiveres mais valias e ai tens os custos tributários. Assim, tu tens é que comparar rentabilidades e não taxas global de custos/encargos correntes dos fundos.

Esse fundo do BNP Paribas foi o que teve maior rentabilidade o ano passado e deixou o segundo melhor fundo da transição energética, que é um fundo da Schroders que não esse que referes de alterações climáticas, a metade da sua rentabilidade.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fhff disse:

Obrigado mais uma vez.

O Bedrock já disse quase tudo o que era mais importante. Acrescentaria apenas que o ActivoBank realmente não cobra pela guarda, à semelhança do Best e do Big, mas, por norma, os valores mínimos de entrada e reforços são quase sempre bem superiores às condições apresentadas pelos outros; e, não tem a panóplia de oferta que os outros 2 oferecem.

Já quanto ao fundo referido por ti e pelo Bedrock...também o tenho em carteira há já alguns meses, e, o que tem subido até assusta 😲 o futuro a Deus pertence, mas, o interesse neste sector parece-me que tem vindo a ser crescente.

Saúde!

Editado por Zezito
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Vidolz disse:

screenshot_110.jpg.cf587b5654062edec1a99a5bc72aab22.jpg

Hmm no site diz que teria que pagar 1k num investimento de 5 anos? o_O

Isto é a contar com impostos já?

Os custos dos Fi são, subscrição (é quase tudo zero); resgate (é quase tudo zero) e depois há custo de gestão tipo os TER´s dos ETF´s. Estes custos "não contam" pq a cotação dos FI já é apresentada liquida deste custo.

Depois há algumas exceções, mas são mesmo isso exceções e que podem ter algum custo de compra e venda. Esse fundo tenho duvidas no ponto2 se tá relacionado com algum custo de resgate, não sei, só ligando pra lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, rui_marreiros said:

Sim, e parece que vai acontecer. Logo que esteja disponível, façam o favor de alertar.

Um dos que tive de subscrever por email (já tinha sido pedido), já lá vai um mês e ainda não está no site. Não sei se é regra ou excepção. O Bedrock pediu alguns e poderá dizer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Bedrock disse:

Atualmente o rácio EUR/USD está numa luta para quebrar a resistência do 1.2000, mas se baixar este nível fico com a esperança de nos próximos 3 meses poder chegar ao 1.15, e aí pago a minha alavancagem de 2015 porque foi a este nível que estava o rácio, mas se conseguir liquidar os USD a este valor de 1.15, eu ganho em termos tributários, porque quando resgatei, junto ao Natal passado, parcialmente o FI para vir a pagar a alavancagem, o rácio estava superior a 1.22. Não tenho pressa nem stress, só estou à espera da melhor oportunidade para dizer ao gestor de conta: venda os USD e liquide o meu empréstimo.

O rácio EUR/USD já quebrou a resistência do 1.2000, agora espero que vá por aí abaixo rapidamente até ao nível de 1.15 e nessa altura logo vejo como param as modas para ver se pago a alavancagem ou se espero mais para uma hipótese de ele cair para o 1.10, também não acredito que chegue ao 1.05.

zpd1jbt.png

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-02-03/euro-optimism-losing-mojo-as-strategists-make-a-bearish-turn?srnd=premium-europe

há 1 hora, JM_ disse:

Um dos que tive de subscrever por email (já tinha sido pedido), já lá vai um mês e ainda não está no site. Não sei se é regra ou excepção. O Bedrock pediu alguns e poderá dizer.

Vocês estão a falar de que fundo ou fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Vidolz disse:

screenshot_110.jpg.cf587b5654062edec1a99a5bc72aab22.jpg

Hmm no site diz que teria que pagar 1k num investimento de 5 anos? o_O

Isto é a contar com impostos já?

@Vidolz, esquece essas merdas de custos que andas para aí a ver e vai ao site do banco Best e consulta o fundo em causa: BNP Paribas Funds Energy TransitionN Capitalisation ISIN LU0823415012.

No separador "Condições", podes ver que o FI não tem custos de subscrição, de resgate e de guarda de títulos/fundos. Tem apenas o custo dos encargos correntes (gestão e outros custos englobados nestes encargos) de 2.70% , por baixo deste valor está referenciado uns custos de transação de 1.25%, sendo que nós não pagamos mais esta taxa.

A classe deste FI é que o seu portfolio é um agregado composto por 76 ações (e 1 obrigação) e não obstante de ser um agregado amplo, o mesmo está com uma rentabilidade a 1 ano de 204.65%. Agora indica-me a listagem de ações individuais que tiveram uma rentabilidade a 1 ano > 200%.

Ou seja, o FI apesar de ser relativamente diversificado, dentro do setor, ele está com uma rentabilidade de um FI concentrado de um nível superior de stock picking. À rentabilidade deste FI também não é estranho o facto de estar alocado em liquidez com 100.40% de long e de 96.36% em short.

Ou seja, o FI para além de estar carregado com uma boa percentagem de long em ações (94.28%), está também carregado com uma enorme liquidez emprestada (short), que lhe dá, por assim dizer, uma auto alavancagem de rentabilidade complementar com dinheiro que não é deles. Este FI é o único fundo que existe em Portugal que briga com os 2 melhores ETFs da ARK. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, elkefro disse:

Este por exemplo: 

Credit Suisse Digital Health Equity BH EUR LU1683285321

Este FI já o tenho disponível na plataforma para poder efetuar reforços/resgates e há 1 semana atrás se quisesse reforçar tinha que ser via site do banco com o gestor de conta. O que ainda não o tenho disponível na plataforma para reforços/resgates é o FI de genética do JPM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 minutes ago, Bedrock said:

Este FI já o tenho disponível na plataforma para poder efetuar reforços/resgates e há 1 semana atrás se quisesse reforçar tinha que ser via site do banco com o gestor de conta. O que ainda não o tenho disponível na plataforma para reforços/resgates é o FI de genética do JPM.

Penso que a questão aqui é tentar perceber o tempo médio que demora até novos FI ficarem disponíveis no site para subscrição inicial pelo próprio investidor. Esse CS, por exemplo, já deve ter sido pedido há mais de 1 mês e ainda não aparece no site para fazer a subscrição.

p.png

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Bedrock disse:

@Vidolz, esquece essas merdas de custos que andas para aí a ver e vai ao site do banco Best e consulta o fundo em causa: BNP Paribas Funds Energy TransitionN Capitalisation ISIN LU0823415012.

No separador "Condições", podes ver que o FI não tem custos de subscrição, de resgate e de guarda de títulos/fundos. Tem apenas o custo dos encargos correntes (gestão e outros custos englobados nestes encargos) de 2.70% , por baixo deste valor está referenciado uns custos de transação de 1.25%, sendo que nós não pagamos mais esta taxa.

A classe deste FI é que o seu portfolio é um agregado composto por 76 ações (e 1 obrigação) e não obstante de ser um agregado amplo, o mesmo está com uma rentabilidade a 1 ano de 204.65%. Agora indica-me a listagem de ações individuais que tiveram uma rentabilidade a 1 ano > 200%.

Ou seja, o FI apesar de ser relativamente diversificado, dentro do setor, ele está com uma rentabilidade de um FI concentrado de um nível superior de stock picking. À rentabilidade deste FI também não é estranho o facto de estar alocado em liquidez com 100.40% de long e de 96.36% em short.

Ou seja, o FI para além de estar carregado com uma boa percentagem de long em ações (94.28%), está também carregado com uma enorme liquidez emprestada (short), que lhe dá, por assim dizer, uma auto alavancagem de rentabilidade complementar com dinheiro que não é deles. Este FI é o único fundo que existe em Portugal que briga com os 2 melhores ETFs da ARK. 

Aconselhas a criar conta nesse banco caso decida diversificar um pouco e ter alguns FI?

De momento só tenho ActivoBank, Revolut e N26.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, JM_ disse:

Penso que a questão aqui é tentar perceber o tempo médio que demora até novos FI ficarem disponíveis no site para subscrição inicial pelo próprio investidor. Esse CS, por exemplo, já deve ter sido pedido há mais de 1 mês e ainda não aparece no site para fazer a subscrição.

Se não aparece no site tem de ser via site do banco com o gestor de conta.

há 5 minutos, Vidolz disse:

Aconselhas a criar conta nesse banco caso decida diversificar um pouco e ter alguns FI?

O que eu te aconselho de caras é subscreveres os seguintes 4 FI que existem no Best, sendo que o último foi pedido por mim em meados de dezembro:

- BNP Paribas Funds Energy TransitionN Capitalisation ISIN LU0823415012.

- BlackRock Global Funds - Next Generation Technology Fund E2 EUR Hedged  ISIN LU1861216783

- Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)

ISIN LU1548497772

- CS (Lux) Digital Health Equity B USD ISIN LU1683285164

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, fhff disse:

Obrigado mais uma vez.

Entrei em novembro, rentabilidade neste momento 67,07%. Tive pena não carregar mais.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 8 minutos, Vidolz disse:

No AB também não tens os custos que apresentas na tabela de um post anterior. Mas em relação à oferta, vai pelo Best. Eu tinha apenas tudo no AB e abri conta no Best porque nunca tinha todos os fundos que queria e que estão disponíveis no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Bedrock disse:

Se não aparece no site tem de ser via site do banco com o gestor de conta.

O que eu te aconselho de caras é subscreveres os seguintes 4 FI que existem no Best, sendo que o último foi pedido por mim em meados de dezembro:

- BNP Paribas Funds Energy TransitionN Capitalisation ISIN LU0823415012.

- BlackRock Global Funds - Next Generation Technology Fund E2 EUR Hedged  ISIN LU1861216783

- Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)

ISIN LU1548497772

- CS (Lux) Digital Health Equity B USD ISIN LU1683285164

Com a minha sorte quando os subscrever eles vêm por aí abaixo :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )