Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 19 minutos, Bedrock disse:

Eu acho que quase ninguém aqui deve estar contente com a queda de ontem de -60% da GME, mas também já há aqui no nosso burgo quem esteja a cair hoje mais que a GME ontem.

yxymjPR.png

3uhM6if.png

A minha carteira core está a crescer +2,57% no mês de Fevereiro 😁, o resto não sei 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 15 minutos, 5coroas disse:

"we have a whole generation of young men who are trapped at home and bored.  They’re also angry because they feel like they’ve been lied to about how the world is supposed to work. The markets have become their war, their thing to rally behind. But they’re going to realize they have no friends in the foxholes when the market fights back."

É o teu caso Vidolz?

Por acaso estou em casa aborrecido, mas tou a fazer dinheiro na bolsa enquanto trabalho :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Vidolz disse:

Por acaso estou em casa aborrecido, mas tou a fazer dinheiro na bolsa enquanto trabalho :) 

Ou seja, trabalha-se, presencialmente ou não, mas vai-se tendo a esperança on line de podermos vir a ganhar quando se vender. Se há ganhos, é uma boa diversão no trabalho, e neste caso não se aplica a expressão no pain no gain, pois até nos divertimos com o jogo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Mas também ajudou (e muito) os indígenas a picarem os miolos aos colonialistas europeus.

É verdade, mas a corja do poder soviético sempre pertenceu ao grande capital, logo, tal como estes, emprestam ajuda com o objetivo de se tornarem monopolistas e imperialistas. Mercado monopolista e imperialismo é o contrário do conceito democrático. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, fousa disse:

Obrigado!

Estás a pensar em alavancagem. Esquece, são acções fantasmas. Não existem. O naked short selling é ilegal desde a crise financeira de 2008. 

"Despite being made illegal after the 2008–09 financial crisis, naked shorting continues to happen because of loopholes in rules and discrepancies between paper and electronic trading systems. " https://www.investopedia.com/terms/n/nakedshorting.asp

Nunca são problema porque são usadas  para levar negócios à falência com sucesso. Ou eliminadas através de mecanismos complexos. O problema é quando o negócio sobrevive e o preço valoriza imenso. Desmascara toda a corrupção e manipulação que existe no mercado. E isto o grande capital não permitiu, recorreu a todos os truques e manipulações. Não nos enganemos, eles mandam.

Procura o termo failure to deliver

"Though it would be considered illegal for them to do so, some such individuals or institutions may believe the company they short will go out of business, and thus in a naked short sale they may be able to make a profit with no accountability." https://www.investopedia.com/terms/f/failuretodeliver.asp

Não fiquei com essa ideia de ilegalidade em 3 ou 4 links que li, 1 deles até era PT do Borja on stocks. Sim devem ter o baptismo de alavancagem ou colaterais e cenas dessas esquesitas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, fousa disse:

É daquelas coisas..  É ilegal com esse intuito, mas existem e são consequência da dinâmica do funcionamento dos mercados. Temos a noção da compra e venda instantânea que nos oferecem, mas há todo um mundo e mecanismos por detrás para suportar essa velocidade. Existem "falhas" e mecanismos de correção de falhas.

Encontrei:

"E se quisermos ir mesmo a extremos, por vezes a % de ações shortadas é superior a 100%, ou seja, há mais ações shortadas do que aquelas que existem! Como é que isso é possível? Através do naked short selling, isto é, são vendidas short mais ações do que aquelas que foram emitidas pelas empresas, prescindindo-se daquele mecanismo de empréstimo referindo anteriormente.

O naked short selling é permitido em alguns casos, nomeadamente quando está conectado com operações de financiamento às empresas em que é difícil obter ações emprestadas, porém os short sellers por vezes abusam desta possibilidade, procurando levar as cotações de empresas ao charco, dificultando-lhes o financiamento a preços razoáveis e tentando mesmo arruiná-las.

Quando a % de ações shortadas de uma empresa é muito elevada, tipo 25%, 50%, 100%, 150%, 200%, etc, os short sellers estão algo vulneráveis e pode ter início um processo chamado short squeeze, quando os compradores, ou bulls, reconhecendo a vulnerabilidade dos shorts, entram a comprar e forçam os shorts a fazer buy to cover por ali acima. Normalmente os short squeezes são curtos e rápidos e acabam por ser aproveitados pelos bears para shortar ações a preços mais elevados, caso considerem que o valor economicamente racional das ações é significativamente mais baixo.

Porém, por vezes a intenção dos bulls não é só provocar um short squeeze, é mesmo fazer um corner, que é como quem diz, encurralar os shorts num canto sem saída e forçá-los a tomar perdas absolutamente gigantescas."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, pge disse:

Encontrei:

"E se quisermos ir mesmo a extremos, por vezes a % de ações shortadas é superior a 100%, ou seja, há mais ações shortadas do que aquelas que existem! Como é que isso é possível? Através do naked short selling, isto é, são vendidas short mais ações do que aquelas que foram emitidas pelas empresas, prescindindo-se daquele mecanismo de empréstimo referindo anteriormente.

O naked short selling é permitido em alguns casos, nomeadamente quando está conectado com operações de financiamento às empresas em que é difícil obter ações emprestadas, porém os short sellers por vezes abusam desta possibilidade, procurando levar as cotações de empresas ao charco, dificultando-lhes o financiamento a preços razoáveis e tentando mesmo arruiná-las.

Quando a % de ações shortadas de uma empresa é muito elevada, tipo 25%, 50%, 100%, 150%, 200%, etc, os short sellers estão algo vulneráveis e pode ter início um processo chamado short squeeze, quando os compradores, ou bulls, reconhecendo a vulnerabilidade dos shorts, entram a comprar e forçam os shorts a fazer buy to cover por ali acima. Normalmente os short squeezes são curtos e rápidos e acabam por ser aproveitados pelos bears para shortar ações a preços mais elevados, caso considerem que o valor economicamente racional das ações é significativamente mais baixo.

Porém, por vezes a intenção dos bulls não é só provocar um short squeeze, é mesmo fazer um corner, que é como quem diz, encurralar os shorts num canto sem saída e forçá-los a tomar perdas absolutamente gigantescas."

Encontraste e podias pôr o link do encontro. Eu já li isso ou coisa parecida. Isso não é do Jornal de Negócios?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, fousa disse:

Golias nunca perde.

Embora concorde +/- com quase tudo o que escreveste terei de discordar disto. Há muitos casos em que o Golias perdeu e posso-te dizer que adoro ler sobre isso. The bigger they are the bigger they fall. Livros que te recomendo assim de repente, de golias bem entrincheirados com as elites :

• When Genius Failed: The Rise and Fall of Long-Term Capital Management
    • Den of Thieves
    • Smartest guys in the room
    • Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup

Sei que pelo menos os últimos 2 têm documentários.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Vidolz disse:

eles tentaram os truques mais sujos possíveis

Infelizmente assim é. E sempre foi. Onde há dinheiro é assim. Fico triste com muitas coisas, seja da área financeira ou não. Mas há uma assimetria de informação e poder muito grande e dinheiro envolvido acaba muitas vezes por ser assim, é natureza humana. Quer queiramos quer não.

Posso-te dizer que, para o bem ou para o mal, estes "truques" é o b a bá destes tipos. Choquei algumas pessoas com a minha normalidade ao ver esta situação (aliás se achei curioso a algo foi ao movimento em si, do ponto de vista sociológico). Do ponto de vista financeiro foi uma questão semi-pacífica e houve outra pessoa que transmitiu aquilo que acho que a maioria dos profissionais pensa:

"“The reality is that GameStop doesn’t hurt Wall Street. It might hurt a couple of hedge fund managers out there, but no one is going to cry for them. The people who will be losing their life savings are small retail investors,” said Ben Inker, head of asset allocation at GMO." (Li isto no Sábado)

Ás vezes leio cenas que me arrepiam de tão perfeitas e calculadas. Isto é tipo homicídio não premeditado. Estão a fazer o básico e numa situação em que aparentemente foram apanhados desprevenidos e estão a improvisar um pouco. Imagina quando é um "concerted hit", e dá origem a algo como tinyurl.com/6gn5kwdu sendo que podes ler o inside thinking deles no livro More Money Than God. Isto sim, é lindo. Ainda me arrepio quando penso no Soros a dizer "go for the jugular" ao druckenmiller, sendo que o "adversário" é um banco central.

Se o pessoal anda focado na Melvin... God!! ainda bem que sabem pouco sobre a Point 72. O Cohen, para mim, representa tudo o de errado na área financeira... e detesto o homem há anos e provavelmente deveria estar preso. Nem sei como se safou (ou melhor, até sei, estilo chefe da Máfia que mantinha as mãos "limpas" enquanto os outros faziam o "dirty work" e estes "small fry" é que foram para a cadeia)

há 3 minutos, 5coroas disse:

Nunca fica igual ao dia anterior?:P

Nos fins de semana e feriados é capaz 🤪

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Nunca fica igual ao dia anterior?:P

Os teus fundos ficam? acontece mas raramente um fundo dá 0,00% num dia, quanto mais uma carteira de fundos.

há 3 minutos, Virtua disse:

Nos fins de semana e feriados é capaz 🤪

Ah pois isso isso fica de certeza 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )