Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 48 minutos, D@vid disse:

Por isso a minha escolha recair num fundo que só investe em imóveis de serviços e não residenciais, apesar, é verdade, de estarmos numa altura mais complicada em que lidera os zoom e os teams, mas penso que no futuro as empresas vão necessitar de mais escritórios, de mais espaços para colocar os trabalhadores devido ás distancias sociais.

Apesar do momento em que atravessamos, temos isto YTD de dois fundos real estate directo da primeira página:

Square CA Património Crescente A FIIA +0,39%

Square Property Core Real Estate A +0,19%

Investindo 100k ( valor base de um apartamento ), no CA tens cerca 400€ de "renda", sem despesas, sem seguros, sem impostos, sem chatices de obras, condomínios, inquilinos que não pagam, etc etc.

Como já tive oportunidade de dizer uma vez, a comprar imobiliário, imaginemos com 100k, tentava comprar 10 garagens e arrendar por 150€ cada uma 😁

Boa tarde David,

Os 400€ são por mês? Se sim parece um pouco exagerado.

No último ano, o Square CA Património Crescente A FIIA rendeu 3.59%, antes do IRS.

100.000*0.0359*.72/12 = 215.4€ (Valor líquido mensal).

Estarei a calcular mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, D@vid disse:

Por isso a minha escolha recair num fundo que só investe em imóveis de serviços e não residenciais, apesar, é verdade, de estarmos numa altura mais complicada em que lidera os zoom e os teams, mas penso que no futuro as empresas vão necessitar de mais escritórios, de mais espaços para colocar os trabalhadores devido ás distancias sociais.

Apesar do momento em que atravessamos, temos isto YTD de dois fundos real estate directo da primeira página:

Square CA Património Crescente A FIIA +0,39%

Square Property Core Real Estate A +0,19%

Investindo 100k ( valor base de um apartamento ), no CA tens cerca 400€ de "renda", sem despesas, sem seguros, sem impostos, sem chatices de obras, condomínios, inquilinos que não pagam, etc etc.

Como já tive oportunidade de dizer uma vez, a comprar imobiliário, imaginemos com 100k, tentava comprar 10 garagens e arrendar por 150€ cada uma 😁

Não acho muito bom 100k para 400€ de renda.

Tenho uma oportunidade de avançar para um oportunidade de investimento em imobiliário na casa dos 70-75k com renda 400+ e mesmo assim estou pensativo. É ao lado de uma universidade, potencial de valorização futura e tal, mas não acho, ainda assim, que seja maravilhoso.

Tenho familiares que conseguiram adquirir apts de 65 70 e 80 com rendas de 450 600 e 650, respectivamente. Isto já considero que são bons investimentos, até porque as casas quase duplicaram de preço desde o momento de compra - 2015-2018.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, USD disse:

Boa tarde David,

Os 400€ são por mês? Se sim parece um pouco exagerado.

No último ano, o Square CA Património Crescente A FIIA rendeu 3.59%, antes do IRS.

100.000*0.0359*.72/12 = 215.4€ (Valor líquido mensal).

Estarei a calcular mal?

Estou apenas a olhar para o que está a render o fundo este ano ( próximo de 0,4% ), não quer dizer que assim se mantenha, mas já teve anos acima dos 5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Capital disse:

Tenho uma oportunidade de avançar para um oportunidade de investimento em imobiliário na casa dos 70-75k com renda 400+ e mesmo assim estou pensativo. É ao lado de uma universidade, potencial de valorização futura e tal, mas não acho, ainda assim, que seja maravilhoso.

Tenho familiares que conseguiram adquirir apts de 65 70 e 80 com rendas de 450 600 e 650, respectivamente. Isto já considero que são bons investimentos, até porque as casas quase duplicaram de preço desde o momento de compra - 2015-2018.

Há sempre boas oportunidades que possam surgir obviamente, não esquecer é que ( o ideal é nem recorrer a créditos ) nos 75k que vais gastar, tens de pagar escritura, comissão á imobiliária ( se for directo com proprietário melhor ainda ), se for apartamento tens o condomínio, tens o IMI, tens os seguros obrigatórios, obras que podes ter que realizar...

Repara que estás a falar em 400€ para 75k dá uma yield de 6,4% bruta ( sem contar com IMT +IS e escrituras etc ) a juntar a isto tens condomínio ( imaginemos de 20€ por mês ), IMI ( +/- 262€ caso seja num Concelho "amigo" com taxa mais baixa ), não vou falar no seguro multirriscos, mas já com isto os tais 6,4% baixam para 5,63% de Yield, a juntar a isto tens de colocar as rendas no IRS, com uma matéria colectável liquida de 4.298€ tens de entregar ao estado 28% ( caso ano optes por englobar ) de 1.203€..

Conclusão, líquidos tiveste 4% de yield...

O que é não é de todo mau, e sempre tens um património teu, mas volto a dizer, desde que não recorras a crédito, se for com crédito para 30 anos pagas por volta dos 250€/mês, no final tens uma rentabilidade liquida por volta dos 1,30%...

Com 75k compras umas 3 ou 4 garagens e arrendas por 150€ cada uma e vais ver que no final tens mais de 6% liquidos de Yield e com muito menos chatices, a única coisa a fazer é arranjar os portões lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, N.Rocha disse:

first i need 100k :D

Sempre podes pedir emprestado como os shorters de ações, só que em vez de pedires ações a quem as detém pedes liquidez, é preciso é que depois consigas gerar lucro capaz de pagar os juros de margem do empréstimo. Se fosses muito rico, no caso da coisa correr mal, sempre podias deixar a arder os credores que não te acontecia nada de especial, quando muito os ativos de crédito iam para o velho BES, agora se és pobre os créditos já vão para o Novo Banco e aí vais ter problemas se não conseguires pagar os créditos. 

Sendo assim, se calhar o melhor é esperares por seres rico e depois pedes o empréstimo, porque aí se a coisa correr mal, o povo é que paga. 😁

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

Capital, tu tens um instinto capitalista da coisa pois vez negócio em tudo o que mexe ... qualquer dia vais criar um banco de esperma com espermatozoides premium de alto rendimento para contrabalançar a trend crescente de espermatozoides coxos, resultantes do aquecimento global, da poluição atmosférica e dos tóxicos que se ingerem, bebem e inalam. A epigenética está a estragar a velha genética dos machos alfa ... já não se fazem machos procriadores como antigamente. 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, D@vid disse:

O que é não é de todo mau, e sempre tens um património teu, mas volto a dizer, desde que não recorras a crédito, se for com crédito para 30 anos pagas por volta dos 250€/mês, no final tens uma rentabilidade liquida por volta dos 1,30%...

Isto é que me faz confusão. Em teoria uma compra de imobiliário para investimento (aluguer) e não habitação própria parece-me sempre melhor com crédito. Ou seja, o meu património colocava em fundos, etf, ações... o imóvel era comprado com o valor do empréstimo e a renda vamos supor que cobria a mensalidade do crédito e despesas com condomínio, etc. Mesmo que não ganhasse nada mensalmente, ao fim dos 30 anos teria um imóvel meu, que de outra forma não tinha. Aliás, deste ponto de vista, quanto mais caro fosse o imóvel e consequentemente o valor do crédito, maior era o meu património ao fim de 30 anos. Se comprar o imóvel com o meu dinheiro, rende os tais 4 ou 5% ao ano e acabou. Partindo do principio que tudo corre bem e o inquilino paga sempre a renda, estarei a ver isto mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, jammer disse:

Isto é que me faz confusão. Em teoria uma compra de imobiliário para investimento (aluguer) e não habitação própria parece-me sempre melhor com crédito. Ou seja, o meu património colocava em fundos, etf, ações... o imóvel era comprado com o valor do empréstimo e a renda vamos supor que cobria a mensalidade do crédito e despesas com condomínio, etc. Mesmo que não ganhasse nada mensalmente, ao fim dos 30 anos teria um imóvel meu, que de outra forma não tinha. Aliás, deste ponto de vista, quanto mais caro fosse o imóvel e consequentemente o valor do crédito, maior era o meu património ao fim de 30 anos. Se comprar o imóvel com o meu dinheiro, rende os tais 4 ou 5% ao ano e acabou. Partindo do principio que tudo corre bem e o inquilino paga sempre a renda, estarei a ver isto mal?

É outra forma de ver as coisas e não é de todo errado, e se tiveres os 100.000€ podes nem os gastar e investir e dá-los como colateral de um crédito em que só pagas juros anualmente e podes adiar o pagamento de capital 😁 podes abater quando quiseres, entre mais-valias e rendas recebidas do imóvel diria que em 10 anos tens o crédito pago, tens a casa e tens os 100.000€ ( se entretanto não vier um hedge fund e shortar a tua carteira 🤣)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Há sempre boas oportunidades que possam surgir obviamente, não esquecer é que ( o ideal é nem recorrer a créditos ) nos 75k que vais gastar, tens de pagar escritura, comissão á imobiliária ( se for directo com proprietário melhor ainda ), se for apartamento tens o condomínio, tens o IMI, tens os seguros obrigatórios, obras que podes ter que realizar...

Repara que estás a falar em 400€ para 75k dá uma yield de 6,4% bruta ( sem contar com IMT +IS e escrituras etc ) a juntar a isto tens condomínio ( imaginemos de 20€ por mês ), IMI ( +/- 262€ caso seja num Concelho "amigo" com taxa mais baixa ), não vou falar no seguro multirriscos, mas já com isto os tais 6,4% baixam para 5,63% de Yield, a juntar a isto tens de colocar as rendas no IRS, com uma matéria colectável liquida de 4.298€ tens de entregar ao estado 28% ( caso ano optes por englobar ) de 1.203€..

Conclusão, líquidos tiveste 4% de yield...

Com 75k compras umas 3 ou 4 garagens e arrendas por 150€ cada uma e vais ver que no final tens mais de 6% liquidos de Yield e com muito menos chatices, a única coisa a fazer é arranjar os portões lol

E faltou-te falar que dum lado tens:
    5min de tempo gasto a mandar uns cliques na app do banco.
    E do outro tens:
    Umas dezenas de horas gastas anualmente a tratar de manter essa yield. Porque um imóvel arrendado não se gere sozinho.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

E faltou-te falar que dum lado tens:
    5min de tempo gasto a mandar uns cliques na app do banco.
    E do outro tens:
    Umas dezenas de horas gastas anualmente a tratar de manter essa yield. Porque um imóvel arrendado não se gere sozinho.

Pois...já nem fui por aí...mas repara, parece um contra-censo, hoje em dia a maioria dos investidores não têm muita paciência, querem tudo rápido, com dois cliques estarem a investir aqui e ali, abrirem uma conta num banco ou plataforma em mais de 10 minutos já lhes dá comichão, não querem burocracias, mas depois continuam a olhar para o imobiliário como uma oportunidade mesmo que o tempo despendido, o dinheiro despendido, e a paciência despendida na maioria das vezes não lhes dá retorno financeiro palpável...

É preciso estar bem ciente dos custos e tempo, há quem delegue tudo a uma empresa, mais um custo...

Os fundos imob vieram ser alternativa, se o ideal era renderem 10% de yield? era, mas atendendo ao tempo que tive para investir numas fracções de um prédio no Porto e nos escritórios da Quinta do Lago e os custos que tive com isso...😁

Mas a rentabilidade também tem de contar, e espero que o fundo onde investi dê mais que os 2% de yield este ano, por enquanto está nessa viagem, mas espero que avance mais, 2% não me chega..

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Pois...já nem fui por aí...mas repara, parece um contra-censo, hoje em dia a maioria dos investidores não têm muita paciência, querem tudo rápido, com dois cliques estarem a investir aqui e ali, abrirem uma conta num banco ou plataforma em mais de 10 minutos já lhes dá comichão, não querem burocracias, mas depois continuam a olhar para o imobiliário como uma oportunidade mesmo que o tempo despendido, o dinheiro despendido, e a paciência despendida na maioria das vezes não lhes dá retorno financeiro palpável...

É preciso estar bem ciente dos custos e tempo, há quem delegue tudo a uma empresa, mais um custo...

Os fundos imob vieram ser alternativa, se o ideal era renderem 10% de yield? era, mas atendendo ao tempo que tive para investir numas fracções de um prédio no Porto e nos escritórios da Quinta do Lago e os custos que tive com isso...😁

Mas a rentabilidade também tem de contar, e espero que o fundo onde investi dê mais que os 2% de yield este ano, por enquanto está nessa viagem, mas espero que avance mais, 2% não me chega..

10% é nas P2P de imobiliario, como a Estateguru! :D
    Convém é ler as letras pequeninas e ver antes os colaterais que cobrem os loans. Como eu vi há uns tempos, loans para predios de luxo a serem cobertos por terrenos baldios perto do mato. :D Mas isso era preciso dar uns cliques de mais de 5min para descobrir e o "investidor" d'oije em dia não tem 5min para isso, que logo dá a bola e o tiktok e cenas e afins. lol

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Porque as histórias são sempre as mesmas. Até o Newton perdeu uma fortuna numa bolha há mais de 200 anos!

A mim isto deu vibes de outros tempos (tem aí a data 🤣)

image.png.252b58275dca6e30a4f6c2e77270cc3d.png

Exacto e lembraste-me agora da Carmela Soprano.

""A Hit Is a Hit" is the 10th episode of the HBO original series The Sopranos. Written by Joe ... Carmela wonders whether she and the children will be all right if anything happens to Tony; he smiles enigmatically. A friend introduces her to the stock market and gives her a tip; she buys and profits."

E só para terminar, sobre isso dos Reddits e Shorts e Coiso.

Acho que o resto do mundo está-se bem é a cagar para isso. Estão aí earnings do aço a sair e está é na altura de acumular para a reforma.

2021-02-02-16h48-02.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 5 minutos, Patanisca disse:

Exacto e lembraste-me agora da Carmela Soprano.

""A Hit Is a Hit" is the 10th episode of the HBO original series The Sopranos. Written by Joe ... Carmela wonders whether she and the children will be all right if anything happens to Tony; he smiles enigmatically. A friend introduces her to the stock market and gives her a tip; she buys and profits."

Epa old school. Muito bom.

O mercado é o mecanismo de transferência de dinheiro dos impacientes para os pacientes.

E é o que vemos na GME. Sabem o que me deixa contente ? Ao menos entraram milhões no mercado que irão parar a outros activos, e como sabemos, mais liquidez no merado = a verde

Por isso ainda bem que injectaram milhares de milhões nos mercados em stocks da treta. O dinheiro vai parar a um sítio onde alguem vai continuar a investir no mercado.

E previsivelmente de forma racional

Editado por P2P Money Maker
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, N.Rocha disse:

lol, what a strange game going on.

Total manipulação de mercado :) 

há 29 minutos, P2P Money Maker disse:

Epa old school. Muito bom.

O mercado é o mecanismo de transferência de dinheiro dos impacientes para os pacientes.

E é o que vemos na GME. Sabem o que me deixa contente ? Ao menos entraram milhões no mercado que irão parar a outros activos, e como sabemos, mais liquidez no merado = a verde

Por isso ainda bem que injectaram milhares de milhões nos mercados em stocks da treta. O dinheiro vai parar a um sítio onde alguem vai continuar a investir no mercado.

E previsivelmente de forma racional

Tens 0 noção do que está a acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que ter um imóvel não é bem a mesma coisa que ter um fundo imobiliário, de todo o modo, rentabilidades/riscos e montantes são diferentes.
    Eu acho interesse em ter imóveis, mas não me vejo a investir uma percentagem grande do meu capital em imóveis. Também não acho boa ideia por uma questão de diversificação de risco investir apenas num imóvel.
    Sendo assim como não tenho dinheiro para isto, fico pelos fundos imobiliários e mobiliários.
    Além disso, como tudo na vida, é necessário ter conhecimento do que se está a fazer, não me considero um conhecedor do mercado imobiliário para estar àvontade no mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )