Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Relativamente aos shorts gostaria de fazer um reparo tendo em conta que as posições curtas são títulos emprestados por detentores de posições longas e que as posições curtas podem influenciar a descida dos preços de uma cotação para além do expectável. Não seria lógico que quem detivesse as posições longas pudesse decidir se o seu capital poderia ser utilizado por especuladores (emprestando as ações para venda a descoberto)? E caso decidisse que as suas posições pudessem ser usadas para vendas a descoberto não deveria ter direito a uma compensação pelo risco dos shorts em baixar ainda mais a valorização de uma ação? 

Editado por montesqui
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 38 minutos, N.Rocha disse:

como é que isso é possível,  fazer short de mais acções do que as existem ?

Pelo que percebi são empréstimos de empréstimos de empréstimos de ações. Eu empresto-te 100 para shortares, tu emprestas esses 100 para outro shortar. Há 200 em shorts e na realidade só há 100 ações. Acho que é +- isto de forma tosca.

Ontem deu-me para rever o Big Short.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, montesqui disse:

Relativamente aos shorts gostaria de fazer um reparo tendo em conta que as posições curtas são títulos emprestados por detentores de posições longas e que as posições curtas podem influenciar a descida dos preços de uma cotação para além do expectável. Não seria lógico que quem detivesse as posições longas pudesse decidir se o seu capital poderia ser utilizado por especuladores (emprestando as ações para venda a descoberto)? E caso decidisse que as suas posições pudessem ser usadas para vendas a descoberto não deveria ter direito a uma compensação pelo risco dos shorts em baixar ainda mais a valorização de uma ação? 

Eu penso que isso acontece numa conta custody. Na Degiro, por exemplo, tenho ideia que, numa conta custody, a acções não podem ser emprestadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, fhff disse:

Ando a querer ver o filme e ainda não o apanhei. Está disponível nalguma plataforma (Netflix, HBO)? Obrigado

Também queria mas não há em nenhuma dessas, não tenho a certeza mas deve ser a amazon q tem os direitos. Tive de ir pelos canais alternativos :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

Difícil pode não ser se tiverem pelo menos protocolo com as gestoras em questão, a chatice é paparem 2% de comissão de compra em fundos de acções, claro que depende sempre do retorno que o fundo pode proporcionar e facilmente diluir essa comissão.

@rapior logo quando entras na carteira seja na app ou no site, aparecem as rentabilidades em G/P Abertos.

@D@vid Obrigado, mas penso que expressei-me mal. Queria saber como ver  a rentabilidade global da carteira mas num determinado período  de tempo. Por exemplo YTD ou por mês. A que aparece em G/P Abertos, logo que abro a carteira, penso que é desde o início da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, rapior disse:

@D@vid Obrigado, mas penso que expressei-me mal. Queria saber como ver  a rentabilidade global da carteira mas num determinado período  de tempo. Por exemplo YTD ou por mês. A que aparece em G/P Abertos, logo que abro a carteira, penso que é desde o início da carteira.

Tens essas métricas mas para cada fundo, mas podes ver em termos de carteira nos gráficos no separador estatísticas, onde tens as barras que te dão a totalidade por mês em EUR ou %.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal tenho cerca de 30% da linha liquidez para investir em fundos de investimento que proporcionem boa liquidez e claro sejam diversificados. O que sugerem?

Tenho conta no Novo Banco, mas tb em corretoras como eToro, gobulling, portanto dentro disto devo encontrar um vasto leque de opções. Alguém dá sugestões de fundos ou sugestões de leitura sobre o tema?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, fhff disse:

Ando a querer ver o filme e ainda não o apanhei. Está disponível nalguma plataforma (Netflix, HBO)

Uma boa explicação para a guerra entre ricos e pobres, que na realidade podem ser pobres a roubar a pobres e os ricos a aproveitarem-se.

Editado por rui_marreiros
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje de tarde vai haver bastante volatilidade (boa) no tópico, pois os índices estão todos a subir e até o USD está a valorizar face ao EUR (também no saco de gatos que é a UE o que se estava à espera?). Agora quando há sell offf parece que os users também se põem numa posição de vendidos e desaparecem temporariamente, mas alguém tem que ficar a tomar conta do tópico do @D@vid😁

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

NORDEA AM ANUNCIA O SOFT CLOSE DO NORDEA 1 – GLOBAL CLIMATE AND ENVIRONMENT FUND

A Nordea Asset Management anunciou o fecho a novos investidores (soft closure) do Nordea 1 – Global Climate and Environment a partir do dia 26 de fevereiro de 2021. 

https://fundspeople.com/pt/nordea-am-anuncia-o-soft-close-do-nordea-1-global-climate-and-environment-fund/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=&utm_term=&utm_content=

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, sepol disse:

A Nordea Asset Management anunciou o fecho a novos investidores (soft closure) do Nordea 1 – Global Climate and Environment a partir do dia 26 de fevereiro de 2021. 

São as freiras a entrarem em clausura monástica e os FI a entrarem em soft ou hard closed. A clausura das freiras será soft ou hard? Eu acho que é soft, pois elas continuam sempre a receber as visitas habituais dos amigos clericais (e não só) exteriores aos conventos, até porque é sempre necessário o pessoal da manutenção para inspecionar e pôr em movimento o material, senão pode enferrujar.

As freiras clausuradas não devem é estar recetivas a novos subscritores estranhos ao convento (hard closed).

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, sepol disse:

NORDEA AM ANUNCIA O SOFT CLOSE DO NORDEA 1 – GLOBAL CLIMATE AND ENVIRONMENT FUND

https://fundspeople.com/pt/nordea-am-anuncia-o-soft-close-do-nordea-1-global-climate-and-environment-fund/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=&utm_term=&utm_content=

que tipo de razões mais comuns leva a este tipo de desfechos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Climate risk is already priced in bank loans.

Chart, bar chart  Description automatically generated

No gráfico acima, alguém percebe porque é que a barra " Medium-to-high" é maior que a barra "Low-to-medium"?

A lógica seria que o prémio de risco a pagar fosse diminuindo com o aumento da maturidade. 

https://klementoninvesting.substack.com/p/climate-risk-is-already-priced-in

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Bedrock disse:

Os FI que entram faseadamente em soft closed (subscrições proibidas a novos clientes, sendo permitidos apenas reforços de subscrição aos clientes existentes do FI)) e posteriormente podem entrar em hard closed (totalmente fechado a subscrições, incluindo reforços dos clientes existentes), acabam por serem vítimas do seu elevado sucesso, ou seja, da sua elevada subscrição = AUM (Assets under management).

Assim, o gestor do FI, no seu processo de stock picking, a partir de certa altura começa a ter dificuldade em alocar ativos acionistas empresariais atrativos, pois já deixaram de ser baratos, para tamanha procura por parte dos subscritores, pois estes com a continuada subscrição quantitativa fizeram subir os preços dos ativos alocados no portfolio do FI para um nível de sobrevalorização (outrora alguns dos ativos eram baratos e agora já são caros ou não atrativos) resultante da sobre compra, e então o gestor como não encontra mais ativos atrativos para a crescente procura dos subscritores, com objetivo de defender a rentabilidade do FI para os clientes existentes, põe o FI em soft closed e posteriormente pode pôr o FI em hard closed para defender a reputação do FI e a sua própria enquanto gestor.

Um FI só pode continuar a valorizar se à expansão quantitativa de subscrições corresponder uma expansão de valorização dos ativos alocados e a alocar nos turnovers do portfolio do FI, senão o FI começa a ficar saturado de subscrições relativamente ao lucro que está a gerar dos seus ativos, logo a rentabilidade unitária (por UP) do FI vai diminuir, pois a partir de certa altura os lucros dos ativos do FI não aumentam, e até vão diminuir, e cada vez há mais massa de subscrição para distribuir, logo a distribuição unitária dos lucros vai diminuir.

Espero que se fiquem pelo soft closed, para já. É um dos fundos que tenho em carteira há mais anos e tem-me dado muitas alegrias. Mas claro, se começar a deixar de corresponder: adeus.  

Obrigado pelos esclarecimentos @Bedrock

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )