Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 9 horas, D@vid disse:

Bem, segundo o Investing a minha carteira core caiu esta semana -1,60%, os únicos a subirem foi o Property Real Estate, NB Obrigações Europa e o Acatis Gané...

-5% Aqui. Os unicos que subiram... Nenhum

Editado por foskamon
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@rui_marreiros, como andas à procura de um FI da Europa, vou transcrever um post meu que coloquei no tópico há umas semanas atrás. O FI que recomendo pode estar fechado a novos subscritores, pelo que tens que simular uma subscrição no Best para ver se permite ou não e também podes esclarecer o assunto com o teu gestor de conta.

Para mim, na Europa, o FI com uma melhor estrutura de alocação do portfolio, para poder melhor disparar quando a Europa disparar, é este:

- BlackRock Strategic Funds - European Opportunities Extension Fund E2 EUR   ISIN LU0418790928

Este FI tem uma alocação em ações do tipo 130/30 (130% long/30% short) e não me vou repetir a falar sobre este tipo de alocação pois já falei nisso num post recente. Também está com uma grande % de short em liquidez.

Há uns anos atrás este FI não existia no Best, havia no Invest, sendo que em 2013, 2014 e 2015 teve rentabilidades correspondentes ao percentil dos 2% melhores fundos na categoria morningstar (Europa Capitalização Flexível). Ou seja, são 3 anos seguidos na 2.ª Posição dos melhores (a Posição vai de 1 a 100: melhor => pior).

Eu não conheço outro FI acionista que tivesse tal classificação durante 3 anos seguidos, e a grande questão aqui é serem seguidos. Devido ao sucesso deste FI, o mesmo chegou a entrar em soft closed e depois hard closed.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 11 minutos, Bedrock disse:

@rui_marreiros, como andas à procura de um FI da Europa, vou transcrever um post meu que coloquei no tópico há umas semanas atrás. O FI que recomendo pode estar fechado a novos subscritores, pelo que tens que simular uma subscrição no Best para ver se permite ou não e também podes esclarecer o assunto com o teu gestor de conta.

Para mim, na Europa, o FI com uma melhor estrutura de alocação do portfolio, para poder melhor disparar quando a Europa disparar, é este:

- BlackRock Strategic Funds - European Opportunities Extension Fund E2 EUR   ISIN LU0418790928

Este FI tem uma alocação em ações do tipo 130/30 (130% long/30% short) e não me vou repetir a falar sobre este tipo de alocação pois já falei nisso num post recente. Também está com uma grande % de short em liquidez.

Há uns anos atrás este FI não existia no Best, havia no Invest, sendo que em 2013, 2014 e 2015 teve rentabilidades correspondentes ao percentil dos 2% melhores fundos na categoria morningstar (Europa Capitalização Flexível). Ou seja, são 3 anos seguidos na 2.ª Posição dos melhores (a Posição vai de 1 a 100: melhor => pior).

Eu não conheço outro FI acionista que tivesse tal classificação durante 3 anos seguidos, e a grande questão aqui é serem seguidos. Devido ao sucesso deste FI, o mesmo chegou a entrar em soft closed e depois hard closed.

Eu tentei subscrever no verão do ano passado e não foi possível, se alguém conseguir que avise !😇

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Eu tentei subscrever no verão do ano passado e não foi possível, se alguém conseguir que avise !😇

Eu se estivesse interessado em investir na Europa já tinha esclarecido isso com o gestor de conta, caso não conseguisse subscrever. Qual é o teu problema em telefonares ao teu gestor de conta e esclarecer de vez o assunto?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    Agora mesmo, Bedrock disse:

Eu se estivesse interessado em investir na Europa já tinha esclarecido isso com o gestor de conta, caso não conseguisse subscrever. Qual é o teu problema eu telefonares ao teu gestor de conta e esclarecer de vez o assunto?

Eu liguei, na altura disseram-me que não aceitavam novas subscrições...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Eu liguei, na altura disseram-me que não aceitavam novas subscrições...

Ok, agora esta tua resposta já está clara. Sendo assim, este FI tem vários períodos e relativamente extensos em que está em soft closed.

há 20 minutos, D@vid disse:

Há sempre a possibilidade de ir á gestora, em 2 minutos vi isto:

https://www.blackrock.com/ch/individual/en/products/229076/blackrock-european-opport-extension-fd-e2-eur-fund

Investment Approach

The investment strategy of this Fund is currently capacity constrained which means that the Fund is closed to new subscriptions.

Portanto está fechado a novos clientes.

Ok, não me tinha lembrado disso. Assim, o FI está em soft closed.

A classe deste fundo do tipo 130/30 (130% long/30% short) está traduzida na seguinte descrição:

The Fund aims to provide long term capital growth (including income) on your investment through the use of an extension strategy. Use of an extension strategy means that in addition to having up to 100% of the Fund’s assets exposed to shares via long positions and/or synthetic long positions, the intention is to enter into synthetic short positions, to achieve additional investment exposure. The Portfolio Manager will use the proceeds from these to buy additional synthetic long positions (broadly in the same proportion as the short positions it holds). Through a long position the Fund aims to profit by choosing assets that will rise in value. A short position is the sale of an asset which the Fund does not physically own with the aim of buying it later at a lower price to secure a profit.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Bedrock disse:

Para mim, na Europa, o FI com uma melhor estrutura de alocação do portfolio, para poder melhor disparar quando a Europa disparar,

Morgan Stanley Investment Funds - Europe Opportunity Fund Z

este em substituição, gosto da carteira.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, rui_marreiros disse:

Ok, eu já tinha apagado o meu post a pedir o ISIN, pois fui procurá-lo ao Dr. Google.

Este FI não existe na morningstar.pt e assim, em princípio, não deve haver em Portugal (no Best não existe) mas na morningstar.es existe:

https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000X14K

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, D@vid disse:

Uma pequena brincadeira, tens os fundos no investing? quanto rendeu nos últimos 3 meses?

A minha segundo os gráficos do investing:

Novembro: +6,23%

Dezembro: +2,10%

YTD: +0,36%

Podiam informar-me como conseguem ver o desempenho global da carteira no investing.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 10 horas, rui_marreiros disse:

Sim, mas no Best existem alguns do tipo opportunity da MS (Asia, Global) pelo que não deve ser dificil a eles conseguirem esse Europe.

Concordo, pelo tracking recente parece topo. Tem também um numero reduzido de acções em carteira - 25, o que leva a inferir que confiam bastante nas escolhas que vão fazendo, o que para mim também é um bom sinal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, rui_marreiros disse:

Sim, mas no Best existem alguns do tipo opportunity da MS (Asia, Global) pelo que não deve ser dificil a eles conseguirem esse Europe.

Difícil pode não ser se tiverem pelo menos protocolo com as gestoras em questão, a chatice é paparem 2% de comissão de compra em fundos de acções, claro que depende sempre do retorno que o fundo pode proporcionar e facilmente diluir essa comissão.

@rapior logo quando entras na carteira seja na app ou no site, aparecem as rentabilidades em G/P Abertos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Vidolz disse:

Esperem umas semanas até investir..

Pode ser uma imagem de texto

Pelo que eu li, esta tentativa de atacar a prata via $SLV não vai dar em nada, a única coisa que vai acontecer é especulação na prata e uma subida temporária dos valores. A prata é um produto industrial ao contrário do ouro e a sua subida irá trazer inflação para os preços dos dispositivos eletrónicos, os contactos e soldaduras são uma mistura de estanho e prata.

Tenho a sensação que esta manipulação na prata vai fazer vir a terreno os políticos, os bancos centrais, as reguladoras e as policias.

Isto não é bom para nós, investidores, que gostamos de coisas previsíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, rui_marreiros disse:

Pode ser uma imagem de texto

Pelo que eu li, esta tentativa de atacar a prata via $SLV não vai dar em nada, a única coisa que vai acontecer é especulação na prata e uma subida temporária dos valores. A prata é um produto industrial ao contrário do ouro e a sua subida irá trazer inflação para os preços dos dispositivos eletrónicos, os contactos e soldaduras são uma mistura de estanho e prata.

Tenho a sensação que esta manipulação na prata vai fazer vir a terreno os políticos, os bancos centrais, as reguladoras e as policias.

Isto não é bom para nós, investidores, que gostamos de coisas previsíveis.

O SLV não é nada...

https://www.reddit.com/r/wallstreetbets/comments/l97ykd/the_real_reason_wall_street_is_terrified_of_the/

Also, nós "retalho" somos pequenos demais para provocar um short squeeze no SLV, é um mercado grande demais, agora em stocks tipo GME conseguimos causar mossa, como se está a ver.

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Vidolz disse:

O SLV não é nada...

"Por vezes acontecem alguns excessos em algumas ações (e outros ativos financeiros) e a % de ações shortadas é muito elevada, tipo, mais de 50% das ações disponíveis.

E se quisermos ir mesmo a extremos, por vezes a % de ações shortadas é superior a 100%, ou seja, há mais ações shortadas do que aquelas que existem! Como é que isso é possível? Através do naked short selling, isto é, são vendidas short mais ações do que aquelas que foram emitidas pelas empresas, prescindindo-se daquele mecanismo de empréstimo referindo anteriormente.

O naked short selling é permitido em alguns casos, nomeadamente quando está conectado com operações de financiamento às empresas em que é difícil obter ações emprestadas, porém os short sellers por vezes abusam desta possibilidade, procurando levar as cotações de empresas ao charco, dificultando-lhes o financiamento a preços razoáveis e tentando mesmo arruiná-las.

Quando a % de ações shortadas de uma empresa é muito elevada, tipo 25%, 50%, 100%, 150%, 200%, etc, os short sellers estão algo vulneráveis e pode ter início um processo chamado short squeeze, quando os compradores, ou bulls, reconhecendo a vulnerabilidade dos shorts, entram a comprar e forçam os shorts a fazer buy to cover por ali acima. Normalmente os short squeezes são curtos e rápidos e acabam por ser aproveitados pelos bears para shortar ações a preços mais elevados, caso considerem que o valor economicamente racional das ações é significativamente mais baixo.

Porém, por vezes a intenção dos bulls não é só provocar um short squeeze, é mesmo fazer um corner, que é como quem diz, encurralar os shorts num canto sem saída e forçá-los a tomar perdas absolutamente gigantescas.

O que está a acontecer na GameStop…"

este texto é do César Borja e espero que ele não se importe que eu o partilhe para esclarecimento, ou seja, é possível existir durante o short mais de 100% de ações e isso está regulamentado.

Em relação à prata, o negocio é quase impossível de fazer, pois estão envolvidos trilhões. Era preciso cada participante ter mais 1 bilhão de dólares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )