Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, Bedrock disse:

Eu até nem estou a ver bem essa suposta trend de gabarolice, mas também é certo que os gabarolas só podem incomodar os invejosos. 

Esses supostos gabarolas até têm razão pois o que interessa mais são os ganhos absolutos e não os relativos. Qual é o interesse de se estar a ganhar num FI 150% se não houve tomates para subscrever mais do que 100 €? 

O relativo vs absoluto é similar à diversificação vs concentração. As coisas mais saborosas são as concentradas e não as diluídas. O presunto é mais saboroso do que a perna de porco fresca, porquê? Porque o presunto tem menos % de água do que a carne fresca, sendo que o excesso de água está a diluir os sabores, e é o sal do presunto que vai retirar o excesso dessa água, assim como a ventilação do mesmo. 

O excesso de diversificação em detrimento de uma concentração mais equilibrada, revela que o investidor não tem rumos definidos, pelo que na prática ele está a diversificar a sua ignorância, mas excesso de diversificação pode não traduzir uma diminuição do risco da carteira.

O risco é diferente de volatilidade, pois esta é um conceito matematico que mede a amplitude de oscilação acima e abaixo da média de retornos, o que quer dizer que a volatilidade nos pode ser favorável ou desfavorável, enquanto que o conceito do risco está sempre ligado diretamente à obtenção de mais ou menos retornos, porque no final o que interessa são os retornos, que é o objetivo do investimento. 

Numa autoestrada há mais volatilidade de velocidade que numa estrada municipal de montanha com um traçado sinuoso, contudo conduzir na autoestrada é menos arriscado que na tal estrada municipal.

Eu não concordo.

Dizer que fiz 5000€ de Mais-Valias não dá informação nenhuma a quem a recebe. Fico sem saber se as escolhas que a pessoas fez foram boas e teve 10% de ganhos, ou se foi antes 0,1% de ganhos. Tudo depende do total investido.

Acho que é mais interessante comparar desempenhos de carteiras/investidores do que comparar arrojos, ou sortes com berços onde se nasce.

Por exemplo, se a malta disser que em 2020 teve em média valores na ordem dos +10% e eu apenas tive +5%, eu vou tentar perceber porque é que eu estive abaixo da média e tentar melhorar doravante.

Mas se a malta disser que em 2020 teve em média valores na ordem dos 10.000€ de mais-valias, isso não me diz nada, não sei se são grandes investidores e com 100.000€ geraram 10.000€, ou se herdaram 1.000.000€ e têm-nos em depósitos a prazo.

Não se trata de inveja Bedrock. Até porque... :D Tou a brincar, falta-me o que tenho no Invest. E a bitcoin. lol

image.thumb.png.1c6874f29ec16ccfbcddb0e78e00cd98.png

há 43 minutos, Visitante HowCome disse:

Portanto, o que estou a fazer errado? Tenho muitas despesas? Tenho pouco income? Não sei gerir o dinheiro?

Só tens rendimento do trabalho.

E esse rendimento não está a gerar mais rendimento, por via do investimento.

Não te martirizes. Representas a classe média Portuguesa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 46 minutos, Visitante HowCome disse:

Portanto, o que estou a fazer errado? Tenho muitas despesas? Tenho pouco income? Não sei gerir o dinheiro?

Mais do que um problema de income será mais um desequilíbrio entre o inflow e outflow de capitais, além de que o income, com a distribuição de dividendos, é tributariamente desfavorável, e com a saída desses dividendos, fica menos capital na carteira para capitalizar. 

A capitalização de zero é zero, e a capitalização de um volume de capitais a tender para zero, vai também tender para zero. Este é o problema dos pobres, pois por melhor algoritmo que utilizem para a capitalização do seu dinheiro, nunca vão passar de pobres. 

O pobre se quiser ficar rico mais rapidamente, restam-lhe 2 hipóteses, uma com um risco quase nulo e outra muito arriscada: jogar no euromilhões e apropiar-se de capitais alheios. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, 5coroas disse:

É também por isso que este tipo de foruns podem ser perigosos pois podem influenciar as pessoas a seguir as pisadas de desconhecidos que podem estar em situações muito diferentes das nossas.

O meu comentário de há bocado sobre a malta partilhar ganhos absolutos prendeu-se precisamente por este efeito perverso que pode eventualmente causar a quem está agora a ser empurrado para fora do cestinho seguro dos DPs. Chega aqui e pensa que se orientam 1000€ todos os dias. :D

Isso só com Bitcoin.

Bitcoin é que é o futuro. Decentralize e cenas do AI blockchain cloud digital gold. :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Patanisca disse:

Eu não concordo.

Dizer que fiz 5000€ de Mais-Valias não dá informação nenhuma a quem a recebe. Fico sem saber se as escolhas que a pessoas fez foram boas e teve 10% de ganhos, ou se foi antes 0,1% de ganhos. Tudo depende do total investido.

Acho que é mais interessante comparar desempenhos de carteiras/investidores do que comparar arrojos, ou sortes com berços onde se nasce.

Por exemplo, se a malta disser que em 2020 teve em média valores na ordem dos +10% e eu apenas tive +5%, eu vou tentar perceber porque é que eu estive abaixo da média e tentar melhorar doravante.

Mas se a malta disser que em 2020 teve em média valores na ordem dos 10.000€ de mais-valias, isso não me diz nada, não sei se são grandes investidores e com 100.000€ geraram 10.000€, ou se herdaram 1.000.000€ e têm-nos em depósitos a prazo.

Não se trata de inveja Bedrock. Até porque... :D Tou a brincar, falta-me o que tenho no Invest. E a bitcoin. lol

Só tens rendimento do trabalho.

E esse rendimento não está a gerar mais rendimento, por via do investimento.

Não te martirizes. Representas a classe média Portuguesa. 

Citação

Eu não concordo.

Porque tudo depende do total investido, como dizes, é que para mim o percentual me diz pouco sobre o perfil do investidor. As estratégias ganhadoras medem-se em valores absolutos e não tanto em valores relativos, isto porque o elevado valor absoluto ganho revela que a estratégia foi qualitativa e quantitativamente acertada, ao passo que o elevado ganho percentual pode só me revelar que a aposta foi qualitativamente acertada, pois para também ser quantitativamente acertada, é preciso que o investimento inicial da aposta tenha um peso quantitativo significativo. Pois o que interessa estar a ganhar num FI 150% se não houve tomates para subscrever mais do que 100€?

Citação

Tu afinal és dono do Best, pois tens mais dinheiro no Best que o Ricardo Salgado nas offshores. 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Bedrock disse:

Porque tudo depende do total investido, como dizes, é que para mim o percentual me diz pouco sobre o perfil do investidor. As estratégias ganhadoras medem-se em valores absolutos e não tanto em valores relativos, isto porque o elevado valor absoluto ganho revela que a estratégia foi qualitativa e quantitativamente acertada, ao passo que o elevado ganho percentual pode só me revelar que a aposta foi qualitativamente acertada, pois para também ser quantitativamente acertada, é preciso que o investimento inicial da aposta tenha um peso quantitativo significativo. Pois o que interessa estar a ganhar num FI 150% se não houve tomates para subscrever mais do que 100€?

Tu afinal és dono do Best, pois tens mais dinheiro no Best que o Ricardo Salgado nas offshores. 🤣

Pronto, assim chegamos a um meio termo. Penso que então o ideal é perceber a % e o valor absoluto.

Não sou dono do Best, sou amigo do dono, isso de ser dono de coisas coloca-nos holofotes em cima. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, 5coroas disse:

Não temos todos que arriscar todas as nossas pequenas poupanças que temos em produtos de elevado risco com vista a atingir 1 milhão aos 40 ou aos 50, há muitas outras coisas que o dinheiro pode comprar e das quais podemos desfrutar sem ter 1 milhão no banco.

Essa de 1 M aos 40 anos é só para o amigo @Capital que ainda só tem 5 anos de idade e assim ainda tem 35 anos pela frente para poder deitar a mão a esse 1 M ... vamos lá ver se essa fasquia do 1 M não está demasiado alta para o comprimento dos seus braços ... não se vá dar o caso de ser como a fábula da raposa que diz que as uvas estão verdes porque não as consegue alcançar na parreira. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Patanisca disse:

Pronto, assim chegamos a um meio termo. Penso que então o ideal é perceber a % e o valor absoluto.

Não sou dono do Best, sou amigo do dono, isso de ser dono de coisas coloca-nos holofotes em cima. :D

É isso mesmo, quem é rico não se deve sentar na 1.ª fila, porque senão ainda se pode candidatar a um carjacking do seu utilitário de 60K, após terminar o espetáculo. 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Visitante HowCome disse:

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças.
    Vejo-vos a falar de ter 1 Milhão aos 40, variações de 42k e ganhos de 1k/dia. O meu objectivo é apenas e só ter uma moradia/vivenda para viver com a minha mulher e filhos mas isso ronda os 400k-500k na melhor das hipóteses nas zonas que procuro e com o espaço exterior e privacidade que pretendo, não quero piscinas, não sou exigente nesse ponto, mesmo assim o imobiliário está muito inflacionado ou eu é que sou muito pobre. Conclusão, nunca vou conseguir atingir este objectivo e desfrutar a vida com a minha familia enquanto tenho saude para tal.

Posto isto parece-me tudo muito bonito mas tenho uma grande questão para todos, começaram tudo do zero? Tiveram ajudas? (Heranças, ajuda dos pais, etc?) Têm um excelente ordenado > 3k líquido/mês? Ou não têm quaisquer despesas?)

Não me parece possível atingir estes valores que falam com um ordenado "normal" de 1500€/liquidos por mês. 

Sou casado com um filho, a minha mulher recebe 1000€ líquidos e eu 1500€. Trabalho desde os 20 anos, tenho uma casa em crédito habitação, um carro pago e tenho despesas fixas de cerca 1200€ por mês (Eletricidade, Água, Colégio, Seguro do carro, CH) Em supermercado e almoços fora vão mais uns 500-600€ por mês. 

Diguemos que na melhor das hipóteses conjuntamente nos sobram 700€. 

Temos esses 700€ divididos da seguinte forma:
    100€ na conta pessoal de cada um para gastar com as nossas coisas, roupas, gadgets, whatever. O que precisarmos.

- Sobram 500€.

50€ em PPR p/ cada um.

- Sobram 400€.

150€ p/ uma futura entrada de uma casa e/ou IMT.

- Sobram 250€.

25€ numa poupança para o nosso filho.

- Sobram 225€.

25€ numa poupança como fundo de emergência para despesas médicas que possam surgir.

- Sobram 200€

50€ numa poupança para eventuais despesas com o carro que possam surgir.
    - Sobram 150€.

25€ numa poupança que não posso tocar durante 5 anos e praticamente sem juros mas que sou obrigado a ter por causa do CH.

- Sobram 125€.

50€ para o condominio (está aqui e não nas despesas fixas porque pago anualmente).

- Sobram 75€ que vão para o fundo de emergência geral (desemprego, etc).

Neste momento na poupança que me interessa para comprar a casa tenho apenas 11k, no entanto com todas as poupanças acumuladas (sem contar com os PPRs) tenho 35k o que continua a ser extremamente baixo comparando com o que vocês falam por aqui.

Normalmente para se atingirem valores de 1M há ajudas, nem que seja herança do mindset capitalista da família desde muito cedo. Alguém que invista a poupança dos filhos em certificado de aforro ou alguém que lhe ensine desde os 6 anos o que dão acções, o valor aos 25 será totalmente diferente.

Ainda assim, respondi-te só para te dizer que não creio que seja a trabalhar (por conta de outrem 9-5) que consigas contar com 1M.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Capital disse:

não creio que seja a trabalhar (por conta de outrem 9-5) que consigas contar com 1M.

É possível em 25 anos, basta ter um ordenado limpo de 1,5k e poupar 300 euros(mês) x12 +2500(sub féria e de natal) e comprar o S&P500 index. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, rui_marreiros disse:

É possível em 25 anos, basta ter um ordenado limpo de 1,5k e poupar 300 euros(mês) x12 +2500(sub féria e de natal) e comprar o S&P500 index. 

Para além das poupanças investidas, o fenómeno do retorno para a média, em mercados de grande liquidez, ajuda como o caraças, pois é o garante da capitalização dessas mesmas poupanças.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, pge disse:

Além do que o @5coroas disse, resumidamente tens um perfil mais conservador que as pessoas a que te referes. Mais retorno implica mais risco. Por exemplo dizes que tens PPR´s mas conheces o perfil deles? PPR´s há muitos. Lê o tópico para perceber como tudo funciona.

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas.

Tentei-me registar no fórum mas nunca recebo o e-mail de validação por isso peço desculpa por continuar como Guest.

É verdade que não sabemos da vida de cada um, eu infelizmente nunca tive nenhuma herança pois os meus ascendentes e os ascendentes da minha esposa sempre tiveram (e continuam a ter) o mindset errado relativamente a poupança e propriedade, com esse mindset não têm nem propriedades nem poupanças. Eu quero mudar isso para a minha descendencia e por isso quero rentabilizar ao maximo aquilo que consigo poupar. Para o meu filho vou subscrever um ETF para ele ter algo quando chegar aos 18.

Quanto ao nosso PPR são PPRs supostamente "Agressivos" mas a rentabilidade tem sido baixa relativamente a um Alves Ribeiro ou Optimize. Em breve devo fazer a transferência de PPR para um destes 2. Mas o PPR é para a reforma, o que pretendo é algo para rentabilizar os extras que consigo poupar, se me der mais 100€ (após impostos) por ano já é >0 logo já é muito bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, rui_marreiros disse:

https://www.thecalculatorsite.com/finance/calculators/compoundinterestcalculator.php

Saldo inicial:0

Taxa 10% anual

25 anos

Investimento médio de 500 euros/mês (6.000 ano)

Valor acumulado final: €621,579.80.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/01/2021 às 15:24, Virtua disse:

Qual é o PPR que vale a pena ter lá o $$$? Mesmo que encontre um com uma rentabilidade aceitável não está em linha com a minha forma de estar com o mercado. Para além que se investirmos a 8 anos até pode justificar, mas a 15 anos+ os custos já começam a ser maiores que as vantagens fiscais.

P.S. - Eu chamo de vantagens fiscais aos 21.5% e poupança nos 5 anos e 1 dia e 8 anos e um dia e de benefícios fiscais ao facto de se declarar no IRS e ter aqueles 20% (que duvido que alguma vez farei). É uma divisão meia arbitrária mas é para se conseguir distinguir.

P.S.2 - Se alguém for abrir conta com o Invest com + de 25k (ETFs/PPR SMART etc) não se esqueçam da Future Proof 🙂 Ninguém paga mais por nos ter como gestor "normal".

E para quem tem já carteira criada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, Patanisca disse:

Então e o fisco?? Não leva nada? É que 10% limpos ao ano, upa upa, é preciso escolher bem as bitcoins! 

https://www.investopedia.com/ask/answers/042415/what-average-annual-return-sp-500.asp

Pronto...então ainda me 'dás mais razão'. Nem com 10% ao ano, durante 25 anos se consegue alcançar 1 milhão. Mas se for investimento, por casal, os valores são a dobrar, e aí abrem-se mais probabilidades.

Mas mesmo sendo apenas 1 titular, começando aos 22 anos, durante 25 anos, com carreira estável ou mesmo em ascensão, chega aos 47 anos com um valor que pode dar algumas escolhas de vida, eventualmente FIRE.

E os pressupostos, eram pressupostos 'académicos', com a ideia de acumulação, sempre sem vendas.

Após o período de acumulação, pode haver um período de levantamentos/vendas, que aí sim, são sujeitas a impostos. Mas nessa fase da vida, se não houver outros rendimentos, pode (se ainda existir) optar-se pelo englobamento das mais-valias. E sendo bem gerido (levantando apenas o que é preciso, do género equivalente a 1.200 euros por mês), a estas mais-valias poderá aplicar-se uma taxa efetiva de imposto, inferior à atual taxa liberatória de 28%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 5 horas, Visitante HowCome disse:

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças.
    Vejo-vos a falar de ter 1 Milhão aos 40, variações de 42k e ganhos de 1k/dia. O meu objectivo é apenas e só ter uma moradia/vivenda para viver com a minha mulher e filhos mas isso ronda os 400k-500k na melhor das hipóteses nas zonas que procuro e com o espaço exterior e privacidade que pretendo, não quero piscinas, não sou exigente nesse ponto, mesmo assim o imobiliário está muito inflacionado ou eu é que sou muito pobre. Conclusão, nunca vou conseguir atingir este objectivo e desfrutar a vida com a minha familia enquanto tenho saude para tal.

Posto isto parece-me tudo muito bonito mas tenho uma grande questão para todos, começaram tudo do zero? Tiveram ajudas? (Heranças, ajuda dos pais, etc?) Têm um excelente ordenado > 3k líquido/mês? Ou não têm quaisquer despesas?)

Não me parece possível atingir estes valores que falam com um ordenado "normal" de 1500€/liquidos por mês. 

Sou casado com um filho, a minha mulher recebe 1000€ líquidos e eu 1500€. Trabalho desde os 20 anos, tenho uma casa em crédito habitação, um carro pago e tenho despesas fixas de cerca 1200€ por mês (Eletricidade, Água, Colégio, Seguro do carro, CH) Em supermercado e almoços fora vão mais uns 500-600€ por mês. 

Diguemos que na melhor das hipóteses conjuntamente nos sobram 700€. 

Temos esses 700€ divididos da seguinte forma:
    100€ na conta pessoal de cada um para gastar com as nossas coisas, roupas, gadgets, whatever. O que precisarmos.

- Sobram 500€.

50€ em PPR p/ cada um.

- Sobram 400€.

150€ p/ uma futura entrada de uma casa e/ou IMT.

- Sobram 250€.

25€ numa poupança para o nosso filho.

- Sobram 225€.

25€ numa poupança como fundo de emergência para despesas médicas que possam surgir.

- Sobram 200€

50€ numa poupança para eventuais despesas com o carro que possam surgir.
    - Sobram 150€.

25€ numa poupança que não posso tocar durante 5 anos e praticamente sem juros mas que sou obrigado a ter por causa do CH.

- Sobram 125€.

50€ para o condominio (está aqui e não nas despesas fixas porque pago anualmente).

- Sobram 75€ que vão para o fundo de emergência geral (desemprego, etc).

Neste momento na poupança que me interessa para comprar a casa tenho apenas 11k, no entanto com todas as poupanças acumuladas (sem contar com os PPRs) tenho 35k o que continua a ser extremamente baixo comparando com o que vocês falam por aqui.

Estás no bom caminho, só não mistures despesas fixas como poupança para investir com o valor do condomínio.

Põe 12k de fundo de emergência num local com elevada liquides( +- 6 meses das tuas despesas), e o restante estuda mecanismos de investimento, e é aqui que vais conseguir resultados... quiçá em 15 anos não atinjas o teu objetivo...😉

e sim a maioria começa do zero com salários como o teu...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, niceboy disse:

Valor acumulado final: €621,579.80.

Projeção de Cálculo

Valor de investimento final
    $ 988.381,51Total de juros ganhos
    $ 835.981,51
    Balanço inicial
    $ 0,00Depósitos mensais totais
    $ 152.400,00Taxa anual efetiva (APY)12,839% 

com a média do S&P500=12,14% e investindo 508 (6100/12) mensalmente.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )