Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Short-term pain vs. long-term gain

A marathon is long – 26.2 miles. You are always at risk of your body unexpectedly breaking down. A marathon is outdoors. You are always at the mercy of the elements – rain, snow, heat.

Race day can go in one of a million directions. All you can control is how you train before the start and the faith you put in your plan during the race. The distance never changes, and the satisfaction of finishing is worth all the pain every time. No one finishes with regrets of having started.

That difference between short-term pain and long-term gain also applies to the market.

There will be highs, lows, bulls, bears. You can’t predict when they occur or for how long. But over time the direction has been the same. Up. As an investor then, it is worth it to commit to the historical uphill reward, even after the steepest falls.  

downturn.jpg?w=1024

The market has rebounded from every decline of 15% or more, from 1929 through 2019. And the average return in the first year after each of these declines was 54%, according to Capital Group.

It is you who owes

What you get out of a marathon is what you put in. That is not a result of only my biology and my circumstances, but also my work ethic and attitude. It is what you owe to run a marathon.

You are the one who owes when building wealth. You owe it to your ideal future self.

You owe it to yourself to live below your means.

You owe it to yourself to save every month.

You owe it to yourself to never pay more in fees than necessary.

You owe it to yourself to stay the course.

You owe it to yourself to focus on your goals and your dreams – never the money itself.

Sure, it would be more exciting to sprint to wealth, with those double-, triple-digit returns we dream about. But you’re more likely to burn out. Even the people whose job it is outperform the market tend to come up short.

spiva.jpg?w=1024

Just attempting to run a marathon is a feat, as is simply saving in a retirement account. Many don’t even get that far. The New York Federal Reserve found that more than a third of eligible workers were not participating in their 401(k) plans.

Luck surely helps. Grace and humility allows us to better take advantage of that luck. You don’t know more than the market. And the market owes you nothing.

As an investor you can feel content to keep going at a pace you’re comfortable with to stay solvent and reach your financial goals – your retirement, your vacation home, your child’s education..

The perspective is worthless on its own; what matters is the action, or inaction, that follows it.

For me, I still have dreams of reaching Boston. If I keep at it, I may get there. Even if I don’t, what do I lose? I will have enjoyed many miles and races that have greatly benefitted my physical and mental health, which is all enriching in itself.

Excuse me for mixing sports metaphors, but the market doesn’t owe you home runs. However, it is pretty generous with enough singles to get you around the bases, if you give it the time.

The market owes you nothing, which makes it all the more remarkable when it gives you everything.

https://incognitomoneyscribe.com/2020/10/30/the-market-owes-you-nothing/

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, 5coroas disse:

Esta euforia pode-vos colocar em maus lençois. Estamos numa daquelas fases em que nos convencemos erradamente que investir e lucrar é fácil. Cuidado com a excessiva e irracional confiança nas vossas capacidades. Todos parecem uns génios nos bears. Cuidado com o FOMO.

Citação

Todos parecem uns génios nos bears. Cuidado com o FOMO.

Eu acho que deves ter tido um lapso na escrita, pois onde tens "bears"  deverias querer escrever "bulls". Pelo menos, é assim que eu entendo, pois é no bear market, quando a maioria vendeu e continua a vender, que é preciso ser génio e ter uns steel big balls para investir em sentido contrário ao rebanho que está a vender em sell-off.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Bedrock disse:

Eu acho que deves ter tido um lapso na escrita, pois onde tens "bears"  deverias querer escrever "bulls". Pelo menos, é assim que eu entendo, pois é no bear market, quando a maioria vendeu e continua a vender, que é preciso ser génio e ter uns steel big balls para investir em sentido contrário ao rebanho que está a vender em sell-off.

Tens razão, foi lapso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre giro ver as carteiras no verde e ganhar 4% num mês, mas mais giro ainda é olhar para o passado a 10 anos e ver que uma composição de 8-10% / ano faz um bolinho incrível.

É este o meu objectivo, é chegar aos meus 35's 40's e perceber que posso mandar o estado à fava e começar a ridicularizar a palavra reforma no seu sentido pensionista.

Até lá, é esperar que esta esquerda amargurada não nos espete com um imposto sucessório senão parte do bolo que estou a construir vai-se embora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

É sempre giro ver as carteiras no verde e ganhar 4% num mês, mas mais giro ainda é olhar para o passado a 10 anos e ver que uma composição de 8-10% / ano faz um bolinho incrível.

É este o meu objectivo, é chegar aos meus 35's 40's e perceber que posso mandar o estado à fava e começar a ridicularizar a palavra reforma no seu sentido pensionista.

Fazes tu muito bem; além da saude e do amor/amizade, ser independente financeiramente (ou seja não ter de aturar necessariamente chefias/patrões/clientes) é das melhores coisas que se pode alcançar na vida.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Bedrock disse:

Já obtive resposta verbal e disseram que tinha custos de subscrição e eu respondi-lhes: Não muito obrigado.

Obrigado, só pensava em fazer uma pequena alocação e provavelmente temporária.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Capital disse:

Até lá, é esperar que esta esquerda amargurada não nos espete com um imposto sucessório senão parte do bolo que estou a construir vai-se embora.

Citação

Eu acho que tu com esse teu pensamento tens uma grande probabilidade de chocares contra um muro de betão armado. Se tu fores vivo aos 70 anos, se conseguires passar os 100 anos e se não herdares nenhuma herança, o teu ordenado até pode ser acima da média, mas se tiveres 30 ou mais anos pela frente pós reforma, o teu mealheiro vai precisar de uma liquidez extra para conseguires manter o teu nível de vida que tens enquanto estás no ativo laboral. 

Há 3 anos atrás numa visita profissional a Cabo Verde, encontrei um colega brasileiro que através de uma empresa multinacional estava a receber da ordem dos 6.000 € brutos/mês, e na altura disse-me que estava a descontar todos os meses uma pipa de massa para no pós reforma garantir a mesma qualidade de vida, dado que no Brasil há plafond máximo na reforma. Esta é que é uma estratégia correta, e mesmo ele que é um técnico de top não fala em termos de desdém da proteção do Estado brasileiro como tu falas da segurança social do Estado português.

Citação

Afinal tu estás preocupado com o imposto sucessório dos teus progenitores para ti ou de ti para os teus possíveis descendentes? Eu acho que a tua atitude egoísta deverá estar mais preocupado com a 1.ª hipótese.  No entanto, eu acho que estás um pouco desatualizado pois com a atual esquerda, que tu não gostas, e que eu me estou nas tintas para esquerdas e direitas, querendo sim pessoas competentes, parece que já não existe o tal imposto sucessório, portanto não te preocupes com aquilo que os teus possíveis descendentes possam vir a receber de ti em termos líquidos. 👿

O teu principal hedge para o pós reforma não são esquerdas nem direitas, mas sim a tua competência profissional e o modo como tu consegues capitalizar o dinheiro que te possa sobrar, pós despesas, mensalmente, e já agora pede à tua direita que te dê saúde para poderes ganhar o teu dinheirinho. 👿

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Bedrock disse:

Eu acho que tu com esse teu pensamento tens uma grande probabilidade de chocares contra um muro de betão armado. Se tu fores vivo aos 70 anos, se conseguires passar os 100 anos e se não herdares nenhuma herança, o teu ordenado até pode ser acima da média, mas se tiveres 30 ou mais anos pela frente pós reforma, o teu mealheiro vai precisar de uma liquidez extra para conseguires manter o teu nível de vida que tens enquanto estás no ativo laboral. 

Há 3 anos atrás numa visita profissional a Cabo Verde, encontrei um colega brasileiro que através de uma empresa multinacional estava a receber da ordem dos 6.000 € brutos/mês, e na altura disse-me que estava a descontar todos os meses uma pipa de massa para no pós reforma garantir a mesma qualidade de vida, dado que no Brasil há plafond máximo na reforma. Esta é que é uma estratégia correta, e mesmo ele que é um técnico de top não fala em termos de desdém da proteção do Estado brasileiro como tu falas da segurança social do Estado português.

Afinal tu estás preocupado com o imposto sucessório dos teus progenitores para ti ou de ti para os teus possíveis descendentes? Eu acho que a tua atitude egoísta deverá estar mais preocupado com a 1.ª hipótese.  No entanto, eu acho que estás um pouco desatualizado pois com a atual esquerda, que tu não gostas, e que eu me estou nas tintas para esquerdas e direitas, querendo sim pessoas competentes, parece que já não existe o tal imposto sucessório, portanto não te preocupes com aquilo que os teus possíveis descendentes possam vir a receber de ti em termos líquidos. 👿

O teu principal hedge para o pós reforma não são esquerdas nem direitas, mas sim a tua competência profissional e o modo como tu consegues capitalizar o dinheiro que te possa sobrar, pós despesas, mensalmente, e já agora pede à tua direita que te dê saúde para poderes ganhar o teu dinheirinho. 👿

Eu sou da direita ambiental engenheiro! Tens um amigo aqui! Até plantei um sequóia há pouco tempo à tua sugestão, vê lá!

O imposto sucessório esteve em cima da mesa nos últimos anos, daí o meu comentário. Relativamente ao grau de ascendência, tanto faz, seja para o que vier a receber seja para o que deixar construído. Acho bastante imoral um imposto sucesso

O teu pensamento poderia estar correto se partires do princípio que juntas 1M para a reforma e depois vais o milhão. O meu ponto de vista parte do princípio que o 1M é intocável e que vives com que esse montante gera.

Não se vendem nem se estouram heranças, aumentam-se. Preferencialmente, de geração em geração, no mínimo, 3 vezes. Ou seja, se herdades 500k, os teus filhos deveriam receber 1.5M.

Claro que isto é só uma visão do capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Capital disse:

Eu sou da direita ambiental engenheiro! Tens um amigo aqui! Até plantei um sequóia há pouco tempo à tua sugestão, vê lá!

O imposto sucessório esteve em cima da mesa nos últimos anos, daí o meu comentário. Relativamente ao grau de ascendência, tanto faz, seja para o que vier a receber seja para o que deixar construído. Acho bastante imoral um imposto sucesso

O teu pensamento poderia estar correto se partires do princípio que juntas 1M para a reforma e depois vais o milhão. O meu ponto de vista parte do princípio que o 1M é intocável e que vives com que esse montante gera.

Não se vendem nem se estouram heranças, aumentam-se. Preferencialmente, de geração em geração, no mínimo, 3 vezes. Ou seja, se herdades 500k, os teus filhos deveriam receber 1.5M.

Claro que isto é só uma visão do capital.

Já vi que quanto à poupança e gastos, tu és do tipo tio patinhas, agora só precisas de ter um bom inflow mensal de capitais, o tio patinhas trata de mitigar o outflow dos mesmos, depois tens que criar e otimizar um algoritmo para melhor te capitalizar os capitais líquidos mensais gerados e depois quando tiveres 100 anos vais ter umas pipas de massa maiores que as pipas do vinho verde que produzes. Nessa altura, podes te sentar em cima dessas pipas de massa e comer um churrasco com os amigos à sombra da sequoia que plantaste. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Bedrock disse:

Já vi que quanto à poupança e gastos, tu és do tipo tio patinhas, agora só precisas de ter um bom inflow mensal de capitais, o tio patinhas trata de mitigar o outflow dos mesmos, depois tens que criar e otimizar um algoritmo para melhor te capitalizar os capitais líquidos mensais gerados e depois quando tiveres 100 anos vais ter umas pipas de massa maiores que as pipas do vinho verde que produzes. Nessa altura, podes te sentar em cima dessas pipas de massa e comer um churrasco com os amigos à sombra da sequoia que plantaste. 

És um poeta!

Longe de ser o tio Patinhas, sou é frugal. Entre um Volvo XC60 ou um Macan, a minha escolha foca-se no valor e no conceito qualidade preço, preferindo o Volvo (com dois anos!! 😂)

As pipas de massa por norma são bloco de betão (real estate).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Patanisca disse:

Eu já participo neste tópico desde 2013 e é a primeira vez que vejo malta a gabar-se dos ganhos absolutos em vez dos ganhos em percentagem.

Sinais dos tempos...

É para fazer inveja aos que trabalham 8h por dia e no final do mês levam para casa 591€ de ordenado mínimo 🧐

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Eu já participo neste tópico desde 2013 e é a primeira vez que vejo malta a gabar-se dos ganhos absolutos em vez dos ganhos em percentagem.

Sinais dos tempos...

Eu até nem estou a ver bem essa suposta trend de gabarolice, mas também é certo que os gabarolas só podem incomodar os invejosos. 

Esses supostos gabarolas até têm razão pois o que interessa mais são os ganhos absolutos e não os relativos. Qual é o interesse de se estar a ganhar num FI 150% se não houve tomates para subscrever mais do que 100 €? 

O relativo vs absoluto é similar à diversificação vs concentração. As coisas mais saborosas são as concentradas e não as diluídas. O presunto é mais saboroso do que a perna de porco fresca, porquê? Porque o presunto tem menos % de água do que a carne fresca, sendo que o excesso de água está a diluir os sabores, e é o sal do presunto que vai retirar o excesso dessa água, assim como a ventilação do mesmo. 

O excesso de diversificação em detrimento de uma concentração mais equilibrada, revela que o investidor não tem rumos definidos, pelo que na prática ele está a diversificar a sua ignorância, mas excesso de diversificação pode não traduzir uma diminuição do risco da carteira.

O risco é diferente de volatilidade, pois esta é um conceito matematico que mede a amplitude de oscilação acima e abaixo da média de retornos, o que quer dizer que a volatilidade nos pode ser favorável ou desfavorável, enquanto que o conceito do risco está sempre ligado diretamente à obtenção de mais ou menos retornos, porque no final o que interessa são os retornos, que é o objetivo do investimento. 

Numa autoestrada há mais volatilidade de velocidade que numa estrada municipal de montanha com um traçado sinuoso, contudo conduzir na autoestrada é menos arriscado que na tal estrada municipal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças.
    Vejo-vos a falar de ter 1 Milhão aos 40, variações de 42k e ganhos de 1k/dia. O meu objectivo é apenas e só ter uma moradia/vivenda para viver com a minha mulher e filhos mas isso ronda os 400k-500k na melhor das hipóteses nas zonas que procuro e com o espaço exterior e privacidade que pretendo, não quero piscinas, não sou exigente nesse ponto, mesmo assim o imobiliário está muito inflacionado ou eu é que sou muito pobre. Conclusão, nunca vou conseguir atingir este objectivo e desfrutar a vida com a minha familia enquanto tenho saude para tal.

Posto isto parece-me tudo muito bonito mas tenho uma grande questão para todos, começaram tudo do zero? Tiveram ajudas? (Heranças, ajuda dos pais, etc?) Têm um excelente ordenado > 3k líquido/mês? Ou não têm quaisquer despesas?)

Não me parece possível atingir estes valores que falam com um ordenado "normal" de 1500€/liquidos por mês. 

Sou casado com um filho, a minha mulher recebe 1000€ líquidos e eu 1500€. Trabalho desde os 20 anos, tenho uma casa em crédito habitação, um carro pago e tenho despesas fixas de cerca 1200€ por mês (Eletricidade, Água, Colégio, Seguro do carro, CH) Em supermercado e almoços fora vão mais uns 500-600€ por mês. 

Diguemos que na melhor das hipóteses conjuntamente nos sobram 700€. 

Temos esses 700€ divididos da seguinte forma:
    100€ na conta pessoal de cada um para gastar com as nossas coisas, roupas, gadgets, whatever. O que precisarmos.

- Sobram 500€.

50€ em PPR p/ cada um.

- Sobram 400€.

150€ p/ uma futura entrada de uma casa e/ou IMT.

- Sobram 250€.

25€ numa poupança para o nosso filho.

- Sobram 225€.

25€ numa poupança como fundo de emergência para despesas médicas que possam surgir.

- Sobram 200€

50€ numa poupança para eventuais despesas com o carro que possam surgir.
    - Sobram 150€.

25€ numa poupança que não posso tocar durante 5 anos e praticamente sem juros mas que sou obrigado a ter por causa do CH.

- Sobram 125€.

50€ para o condominio (está aqui e não nas despesas fixas porque pago anualmente).

- Sobram 75€ que vão para o fundo de emergência geral (desemprego, etc).

Neste momento na poupança que me interessa para comprar a casa tenho apenas 11k, no entanto com todas as poupanças acumuladas (sem contar com os PPRs) tenho 35k o que continua a ser extremamente baixo comparando com o que vocês falam por aqui.

Portanto, o que estou a fazer errado? Tenho muitas despesas? Tenho pouco income? Não sei gerir o dinheiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Visitante HowCome disse:

Boa tarde a todos,

Sou novo nestas andanças.
    Vejo-vos a falar de ter 1 Milhão aos 40, variações de 42k e ganhos de 1k/dia. O meu objectivo é apenas e só ter uma moradia/vivenda para viver com a minha mulher e filhos mas isso ronda os 400k-500k na melhor das hipóteses nas zonas que procuro e com o espaço exterior e privacidade que pretendo, não quero piscinas, não sou exigente nesse ponto, mesmo assim o imobiliário está muito inflacionado ou eu é que sou muito pobre. Conclusão, nunca vou conseguir atingir este objectivo e desfrutar a vida com a minha familia enquanto tenho saude para tal.

Posto isto parece-me tudo muito bonito mas tenho uma grande questão para todos, começaram tudo do zero? Tiveram ajudas? (Heranças, ajuda dos pais, etc?) Têm um excelente ordenado > 3k líquido/mês? Ou não têm quaisquer despesas?)

Não me parece possível atingir estes valores que falam com um ordenado "normal" de 1500€/liquidos por mês. 

Sou casado com um filho, a minha mulher recebe 1000€ líquidos e eu 1500€. Trabalho desde os 20 anos, tenho uma casa em crédito habitação, um carro pago e tenho despesas fixas de cerca 1200€ por mês (Eletricidade, Água, Colégio, Seguro do carro, CH) Em supermercado e almoços fora vão mais uns 500-600€ por mês. 

Diguemos que na melhor das hipóteses conjuntamente nos sobram 700€. 

Temos esses 700€ divididos da seguinte forma:
    100€ na conta pessoal de cada um para gastar com as nossas coisas, roupas, gadgets, whatever. O que precisarmos.

- Sobram 500€.

50€ em PPR p/ cada um.

- Sobram 400€.

150€ p/ uma futura entrada de uma casa e/ou IMT.

- Sobram 250€.

25€ numa poupança para o nosso filho.

- Sobram 225€.

25€ numa poupança como fundo de emergência para despesas médicas que possam surgir.

- Sobram 200€

50€ numa poupança para eventuais despesas com o carro que possam surgir.
    - Sobram 150€.

25€ numa poupança que não posso tocar durante 5 anos e praticamente sem juros mas que sou obrigado a ter por causa do CH.

- Sobram 125€.

50€ para o condominio (está aqui e não nas despesas fixas porque pago anualmente).

- Sobram 75€ que vão para o fundo de emergência geral (desemprego, etc).

Neste momento na poupança que me interessa para comprar a casa tenho apenas 11k, no entanto com todas as poupanças acumuladas (sem contar com os PPRs) tenho 35k o que continua a ser extremamente baixo comparando com o que vocês falam por aqui.

Portanto, o que estou a fazer errado? Tenho muitas despesas? Tenho pouco income? Não sei gerir o dinheiro?

Além do que o @5coroas disse, resumidamente tens um perfil mais conservador que as pessoas a que te referes. Mais retorno implica mais risco. Por exemplo dizes que tens PPR´s mas conheces o perfil deles? PPR´s há muitos. Lê o tópico para perceber como tudo funciona.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 5coroas disse:

Não te deixes iludir, para a maioria dos portugueses, obter 1 milhão até aos 40, mesmo sendo frugal e investindo com pés e cabeça, é uma miragem.

Diria mesmo, para a esmagadora maioria.

E mesmo para alguns dos (muito poucos) que conseguirão, não será ainda o suficiente, para o estilo de vida que pretendem, para o que querem deixar aos filhos, etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )