Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 9 minutos, Virtua disse:

Não. Porque esses 20% só declarando no IRS como PPR e ficar com o dinheiro "preso" até aos 65 anos, algo que não me interessa. O que me interessa são as vantagens fiscais de investimentos de longo prazo e transformar, por exemplo os SMART, num fundo com vantagens fiscais.

Supondo que alguém com um PPR, em determinados anos declara as subscrições efetuadas no irs e em outros anos não as declara, sabes quem e como se faria, no caso de se resgatar o PPR fora das condições que não implicam penalizações, a separação do capital sujeito a penalização do capital não sujeito a penalização? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 37 minutos, Virtua disse:

Não. Porque esses 20% só declarando no IRS como PPR e ficar com o dinheiro "preso" até aos 65 anos, algo que não me interessa. O que me interessa são as vantagens fiscais de investimentos de longo prazo e transformar, por exemplo os SMART, num fundo com vantagens fiscais.

Não sei se percebi bem ou não te fizeste entender, os PPR têm taxas de IRS mais baixas declarando ou não no IRS e sem ser necessário ir até aos 65 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

Supondo que alguém com um PPR, em determinados anos declara as subscrições efetuadas no irs e em outros anos não as declara, sabes quem e como se faria, no caso de se resgatar o PPR fora das condições que não implicam penalizações, a separação do capital sujeito a penalização do capital não sujeito a penalização? 

Isso é uma boa pergunta. Nunca me debrucei. Temo que se vá confundir tudo de facto. A minha dúvida seria, tendo em vista o FIFO não sei até que ponto conseguirias resgatar a parte do PPR que não foi declarada, se a subscreveres depois da parte declarada, se é que me faço entender.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Não sei se percebi bem ou não te fizeste entender, os PPR têm taxas de IRS mais baixas declarando ou não no IRS e sem ser necessário ir até aos 65 anos...

EDIT: já percebi lol, falam no beneficio fiscal...lol

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, D@vid disse:

Não me fiz entender. Os 20% a que me refiro são aquilo a que chamo os benefícios fiscais (com CAP a 400 euros ou algo assim do género). O que me foi perguntado era se eu estava a incluir esses 400 euros de benefícios em compras extra, ao que eu respondi que não, por só se tem direito a eles se usar como PPR e entalar o dinheiro até aos 65 anos, algo que eu não pretendo.

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Virtua disse:

Isso é uma boa pergunta. Nunca me debrucei. Temo que se vá confundir tudo de facto. A minha dúvida seria, tendo em vista o FIFO não sei até que ponto conseguirias resgatar a parte do PPR que não foi declarada, se a subscreveres depois da parte declarada, se é que me faço entender.

Exacto; era essa precisamente a minha questão. Transferi o meu AR PPR para o Smart Invest, e como pretendo no futuro meter nele mais do que o que habitualmente metia no AR PPR, também não queria ficar com esse capital entalado apenas pelo eventual beneficio fiscal (que não compensa após os 1750 euros no meu caso). Será que poderei ter um outro Smart Invest em meu nome, o qual não o declararia no irs?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, 5coroas disse:

Será que poderei ter um outro Smart Invest em meu nome, o qual não o declararia no irs?

Nops. Só um Smart por NIF

Citação

Exacto; era essa precisamente a minha questão. Transferi o meu AR PPR para o Smart Invest, e como pretendo no futuro meter nele mais do que o que habitualmente metia no AR PPR, também não queria ficar com esse capital entalado apenas pelo eventual beneficio fiscal (que não compensa após os 1750 euros no meu caso).

Pergunta ao teu gestor. É para isso que eles servem!! Se bem que às vezes os bancos têm a mania de responder com "Não damos aconselhamento fiscal" 😞

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Virtua percebo a perspetiva.
    Os ppr podem ser levantados aos 60 anos.

O facto do valor ficar preso até aos 60 anos não me preocupa muito, tenciono ter sempre um valor poupado, pelo que se o valor investido em PPR constituir uma percentagem baixa do total do património, não é um problema.

Agora acho que não vale apena ter um PPR só por ter, esse ativo tem de fazer sentido na nossa carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, dfserra disse:

Bedrock,
    Será que a diferença entre a queda de sexta do BNP Paribas Energy Transition e do ETFInvesco WilderHill Clean Energy não poderá estar relacionada com a hora de fecho do fundo?
    Estive a comparar os 2, e tem rentabilidades e desvio padrão semelhantes a 1 ano.
    Para mim faz sentido que em áreas específicas os fundos possam ter maiores rentabilidades e menos quedas, mas na realidade os fundos não ganham assim tanto, e a maior parte deles até perde.
    Não digo que os ETF são melhores que os fundos, mas também tenho dificuldade em dizer o contrário. Em suma, são duas formas de investir com várias diferenças, mas igualmente válidas.

Eu comparei as quedas relativas à passada 6.ª feira do BNP Paribas e o Schroders da Clean Energy com o iShares Global Clean Energy ETF ICLN e não com esse ETF da Invesco, porque este no meu banco não é para o retalho e também porque quis comparar numa grande queda um ETF com uma rentabilidade em 2020 mais parecida com o FI do BNP.

Eu comparei com as cotações de fecho, como é lógico, e só ontem é que tivemos o valor do BNP, daí o meu post de ontem.

Já com os valores deste ano e de acordo com os dados do Best, a rentabilidade a 1 ano do iShares é de 126.18% e do BNP é de 182.30%, enquanto que o ETF que referes é de 189.90%. Perante estes dados, e tendo em conta que as rentabilidades nos FI são líquidas, ao contrário dos ETFs, no setor das energias renováveis, temos um FI mais favorável que os ETFs, pois para além de a sua rentabilidade ser parecida com o melhor ETF genérico de energias renováveis, tem a grande vantagem de cair menos nas grandes quedas que os ETFs, e pela matemática do break even, mais do que as grandes subidas, o mais importante é minimizar as grandes quedas.

Tu falas que os desvios padrão (DP) do BNP e do ETF da Invesco que referes são parecidos, sendo que de acordo com os dados do Best, o DP a 1 ano do FI é de 52.13 e do ETF é de 54.78. Mas o que te tenho a dizer é que para mim um dos rácios pouco inteligentes e menos adaptável às situações mais relevantes dos mercados é exatamente o rácio de Sharpe, e para mim este rácio pouco me interessa, porquê? 

Porque o que mais interessa na rentabilidade de uma carteira é o controlo/minimização das máximas drawdowns (Max DD) e o rácio de Sortino incorpora as mesmas, logo este rácio dá banhada no rácio de Sharpe, pois este considera matematicamente igual o mesmo valor de volatilidade acima da média dos retornos e abaixo da média, o que é uma aberração matemática, pois acima da média a volatilidade é boa porque é outperformance de retornos e abaixo da média é má porque é underperformance.

Para além disto, o rácio de Sharpe (RS) tem também um equívoco matemático estratosférico: Se o desvio padrão (DP) for zero, o denominador do RS será zero, logo o RS tem um resultado matemático de infinito (valor infinitamente grande), quando se o DP = 0.00, isto quer dizer que todos os valores dos eventos ou da amostra são iguais à média, logo temos resultados medianos, quando o RS aponta para um resultado infinito (valor infinitamente grande).

As Max DD é que são matematicamente as maiores condicionantes das rentabilidades, especialmente para o curto-médio prazo. Se tivermos uma Max DD de 50%, a seguir para recuperar esta perda temos que ter uma valorização de 100%. 

Eu tenho notado que as comissões de gestão dos mais novos FIGAs estão a ficar mais baratas que os anteriores FIGAs, sendo que são as mais baixas comissões de gestão dos ETFs que estão a esmagar as comissões dos FIGAs, e ainda vão esmagar mais até se atingir um estado de maior equilíbrio. É a lei básica do mercado a funcionar: oferta e procura. 

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5 coroas,
    penso qe o melhor é ter apenas no PPR o valor que vai ser declarado no IRS, caso queira mais ter benefícios à saída, acho melhor ter um outro PPR que não declare.
    Os resgates são por FIFO, pelo que se depositar todos os anos 3 mil e beneficiar de 2 mil de benefício. Os primeiros mil que levante até se pode alegar que não beneficiou, mas se levantar mais do que mil não estou a ver como poderá fazer, já que nao pode levantar mil de um ano e mil de outro.

Se o valor no PPR for uma percentagem pequena nas poupamças até poderá equacionar ter mais mesmo sabendo que não poderá levantar, mas particularmente não me agrada essa ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bedrock, sei e compreendo que não goste do rácio de Sharpe, mas à falta de melhor é o que temos. além disso, como a rentabilidade é semelhante, é provável que o rácio de surtino seja semelhante, mas claro, sem certeza.

Apesar de ter mais fundos do que ETF, o meu problema com os fundos é que nunca sei como se vão comportar em relação ao índice e aos ouotros fundos.

é verdade que neste caso temos um fundo com rentabilidade semelhante ao ETF. Mas é verdade que o fundo tem uma rentabilidade muito superior aos outros fundos da categoria, pelo que segundo a tendência para a média, a performance deste fundo no futuro poderá ser iferior.
    há sempre fundos melhores do que ETF's, mas à priori não sabemos quais vão ser, embora poderemos tentar acertar e muitas vezes conseguimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, dfserra disse:

Bedrock, sei e compreendo que não goste do rácio de Sharpe, mas à falta de melhor é o que temos. além disso, como a rentabilidade é semelhante, é provável que o rácio de surtino seja semelhante, mas claro, sem certeza.

Capturar1.PNG.b775f0518ab847dd513fcaeeb08c7d6b.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Yellen is prepared to tell the Senate Finance Committee that “we were living in a K-shaped economy, one where wealth built on wealth while working families fell further and further behind,” and that’s especially true for people of color.

After the pandemic is over, the challenge will be “to rebuild our economy so that it creates more prosperity for more people and ensures that American workers can compete,” according to her remarks.

This give you an overarching sense of what she sees as her big picture mandate as Treasury Secretary: wealth inequality, and likely, infrastructure investment.

https://www.bloomberg.com/news/live-blog/2021-01-15/yellen-treasury-confirmation-hearing?srnd=markets-vp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já não posso postar mais imagens porque já atingi o limite de 46 kBMB.

O Doutor das Finanças que vá dar uma volta ao bilhar grande com este software restritivo de imagens. No Caldeirão não havia esta merda de restrição, a qual não cabe na cabeça de um para-ignorante quanto mais de pessoas medianamente inteligentes. Em vez de ter a merda da estatística dos votos, que não servem para nada, pois de acordo com esta estatística, eu com os votos negativos que tenho, que anulam todos os positivos, deveria ser um user ignorante e do tipo besta a postar besteiras.

A mim não me diz nada escrever sem haver os necessários gráficos e imagens de suporte ilustrativos ... será que o Doutor das Finanças não sabe que uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Vou refletir se vale a pena continuar a postar neste forum, pois com tal restrição o meu cérebro fica logo à partida atrofiado e a mim não me dá pica elaborar e responder a posts sem, por vezes, as imagens necessárias para a devida compreensão. 

Portanto, se o chefe @D@vid e o moderador/administrador @ruicarlovnão convencerem o Doutor das Finanças que a referida restrição de imagens é também restritiva da qualidade e quantidade de posts postáveis e, consequentemente, do bom andamento do seu forum, então talvez vá partilhar ou não para outra freguesia, e desde já questiono: Qual é o racional de tal restrição na postagem? Na prática, é uma espécie de censura dos nossos posts, e, nesse sentido, pergunto a todos os foristas: Qual é o nosso papel no meio disto tudo? Para mim, não é com certeza papel de embrulho.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, dfserra disse:

5 coroas,
    penso qe o melhor é ter apenas no PPR o valor que vai ser declarado no IRS, caso queira mais ter benefícios à saída, acho melhor ter um outro PPR que não declare.

Sim, o melhor será não complicar. Vou talvez subscrever outro Smart para a minha sócia-conjugal e não o declaro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 minutes ago, Bedrock said:

Eu respondia-te com uma imagem, mas como atingi o limite ...

Vê a minha mensagem acima. Fazes o upload da imagem num site como o https://imgbb.com/ e depois colocas aqui utilizando o link da imagem.

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Bedrock disse:

Já não posso postar mais imagens porque já atingi o limite de 46 kBMB.

O Doutor das Finanças que vá dar uma volta ao bilhar grande com este software restritivo de imagens. No Caldeirão não havia esta merda de restrição, a qual não cabe na cabeça de um para-ignorante quanto mais de pessoas medianamente inteligentes. Em vez de ter a merda da estatística dos votos, que não servem para nada, pois de acordo com esta estatística, eu com os votos negativos que tenho, que anulam todos os positivos, deveria ser um user ignorante e do tipo besta a postar besteiras.

A mim não me diz nada escrever sem haver os necessários gráficos e imagens de suporte ilustrativos ... será que o Doutor das Finanças não sabe que uma imagem pode valer mais do que mil palavras. Vou refletir se vale a pena continuar a postar neste forum, pois com tal restrição o meu cérebro fica logo à partida atrofiado e a mim não me dá pica elaborar e responder a posts sem, por vezes, as imagens necessárias para a devida compreensão. 

Portanto, se o chefe @D@vid e o moderador/administrador @ruicarlovnão convencerem o Doutor das Finanças que a referida restrição de imagens é também restritiva da qualidade e quantidade de posts postáveis e, consequentemente, do bom andamento do seu forum, então talvez vá partilhar ou não para outra freguesia, e desde já questiono: Qual é o racional de tal restrição na postagem? Na prática, é uma espécie de censura dos nossos posts, e, nesse sentido, pergunto a todos os foristas: Qual é o nosso papel no meio disto tudo? Para mim, não é com certeza papel de embrulho.

Eu cedo 90% da minha quota de espaço para imagens! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, elkefro disse:

Eu cedo 90% da minha quota de espaço para imagens! 

O JM_  já me ensinou a contornar a restrição ditatorial de imagens ... ainda se fossem de gajas nuas eu ainda entendia, se bem que para o esculturalmente bonito, o melhor é fazer uma prévia avaliação da imagem e só depois é que devemos passar para a fase seguinte do tacto e da textura. 🤣

No post acima já lá tenho 2 imagens. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Bedrock disse:

O JM_  já me ensinou a contornar a restrição ditatorial de imagens ... ainda se fossem de gajas nuas eu ainda entendia, se bem que para o esculturalmente bonito, o melhor é fazer uma prévia avaliação da imagem e só depois é que podemos passar para a fase seguinte do tacto e da textura. 🤣

No post acima já lá tenho 2 imagens. 

ahh, já vi, tb tem este https://servimg.com/index.php, é o que costumo usar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )