Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 horas, Bedrock disse:

FI Janus Henderson Horizon Bio A2

Esse é um dos fundos da minha carteira na versão euros e aproveitei para acrescentar na área da saúde o fundo por ti indicado de Oncologia, tenho procurado um fundo de genética, pois o ETF da ARK deixa-me desconfortável. Estive a ver uns vídeos sobre a rapariga da ARK e parece-me existir ali muita manipulação e a gestão ativa destes ETFs  é muito semelhante aos Hedge Funds.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

Qual é o PPR que vale a pena ter lá o $$$? Mesmo que encontre um com uma rentabilidade aceitável não está em linha com a minha forma de estar com o mercado. Para além que se investirmos a 8 anos até pode justificar, mas a 15 anos+ os custos já começam a ser maiores que as vantagens fiscais.

P.S. - Eu chamo de vantagens fiscais aos 21.5% e poupança nos 5 anos e 1 dia e 8 anos e um dia e de benefícios fiscais ao facto de se declarar no IRS e ter aqueles 20% (que duvido que alguma vez farei). É uma divisão meia arbitrária mas é para se conseguir distinguir.

P.S.2 - Se alguém for abrir conta com o Invest com + de 25k (ETFs/PPR SMART etc) não se esqueçam da Future Proof 🙂 Ninguém paga mais por nos ter como gestor "normal".

Acima de 8 anos as taxas que pagas sobre as mais valias são 8%, nem ai será que compensará?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, rui_marreiros disse:

Esse é um dos fundos da minha carteira na versão euros e aproveitei para acrescentar na área da saúde o fundo por ti indicado de Oncologia, tenho procurado um fundo de genética, pois o ETF da ARK deixa-me desconfortável. Estive a ver uns vídeos sobre a rapariga da ARK e parece-me existir ali muita manipulação e a gestão ativa destes ETFs  é muito semelhante aos Hedge Funds.

Já estou investido no FI JPMorgan Funds - Thematics - Genetic Therapies  D (Acc) - USD  ISIN LU2228920075, que solicitei ao Best pois não havia em Portugal, mas ainda não está disponível na plataforma, pode-se subscrever via site do banco com apoio do gestor de conta.

O fundo que referi de biotecnologia da JH, no Best, só existe em USD, como é que tu tens em EUR?

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Bedrock disse:

JH no Best só existe em USD, como é que tu tens em EUR?

Provavelmente é erro meu, pois esse é até à reforma, vou só olhando para a performance a menos que as condições politicas se alterem, mas esse que tu solicitaste, JP Genetics,  é muito interessante, sabes quanto é o mínimo de entrada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, rui_marreiros disse:

Provavelmente é erro meu, pois esse é até à reforma, vou só olhando para a performance a menos que as condições politicas se alterem, mas esse que tu solicitaste, JP Genetics,  é muito interessante, sabes quanto é o mínimo de entrada?

Não sei de cor e desde esta tarde que não se consegue ter acesso ao Best para ver isso no documento do FI da minha carteira.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Lezz disse:

Acima de 8 anos as taxas que pagas sobre as mais valias são 8%, nem ai será que compensará?

A partir de certa altura não... custos dos Smart são 1.4% ao ano. 1p.p. pelo menos mais alto que ter a carteira de ETFs mesmo. Lembro-me de ter feito os cálculos assim por alto há uns anos e para uma carteira com uma rentabilidade de 6%/ano lá para o ano 14 ou 15 as vantagens fiscais já iam todas para cobrir os custos e a partir daí terias até prejuízo na tua opção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Bedrock disse:

CS (Lux) Digital Health Equity B USD  

E não existe grande ou nenhuma sobreposição entre eles o que é bom para a diversificação. Tens algum relacionada com infraestruturas? O Biden promete um forte investimento nessa área por causa da redução do desemprego nos USA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

Qual é o PPR que vale a pena ter lá o $$$? Mesmo que encontre um com uma rentabilidade aceitável não está em linha com a minha forma de estar com o mercado. Para além que se investirmos a 8 anos até pode justificar, mas a 15 anos+ os custos já começam a ser maiores que as vantagens fiscais.

P.S. - Eu chamo de vantagens fiscais aos 21.5% e poupança nos 5 anos e 1 dia e 8 anos e um dia e de benefícios fiscais ao facto de se declarar no IRS e ter aqueles 20% (que duvido que alguma vez farei). É uma divisão meia arbitrária mas é para se conseguir distinguir.

P.S.2 - Se alguém for abrir conta com o Invest com + de 25k (ETFs/PPR SMART etc) não se esqueçam da Future Proof 🙂 Ninguém paga mais por nos ter como gestor "normal".

Eu sou bastante novo ainda, tanto em idade como investimentos, e estou iniciar-me no mercado de trabalho e também a compreender cada vez melhor o mundo financeiro.

Desde miúdo que tenho sangue capitalista, portanto já tenho algumas poupanças e side hustles que me permitiram acumular para investir algum desde cedo.

Tenho cerca de 75% ETFs com uma estratégia agressiva, à base de index, e 25% num PPR que valorizou até à data 8,1%/ano, filosofia value e 100% stocks. É algo simples e que entendo, portanto entrei.

Fora desta carteira, o bolso maior, também tenho pouco € que uso para especular, mas que quando tenho profits utilizo para algo que me dá prazer e não o reeinvisto responsávelmente todo.

A conta simples que eu fiz foi - a 15 anos (meus 40 - putos na universidade ?!), se o PPR tiver valorizado líquido 8% (antes impostos e depois das fees) e eu pagar 8,6% de imposto xuxalista, tenho 7,3% liq pós tax e posso amortizar CH sem pagar imposto etc etc, se os ETF me derem 10%, e pagar 28% na mais valia aquando a venda, tenho 7,2% liq pós tax.

Estou a fazer mal as contas? As vantagens fiscais do PPR parecem-me um excelente mecanismo para investidores pequenos ou até ao 1M.

Também gostava de saber quais as engenharias fiscais para valores de património acima do 1M porque é algo que irei atingir! 😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 8 horas, Capital disse:

Eu sou bastante novo ainda, tanto em idade como investimentos, e estou iniciar-me no mercado de trabalho e também a compreender cada vez melhor o mundo financeiro.

Desde miúdo que tenho sangue capitalista, portanto já tenho algumas poupanças e side hustles que me permitiram acumular para investir algum desde cedo.

Tenho cerca de 75% ETFs com uma estratégia agressiva, à base de index, e 25% num PPR que valorizou até à data 8,1%/ano, filosofia value e 100% stocks. É algo simples e que entendo, portanto entrei.

Fora desta carteira, o bolso maior, também tenho pouco € que uso para especular, mas que quando tenho profits utilizo para algo que me dá prazer e não o reeinvisto responsávelmente todo.

A conta simples que eu fiz foi - a 15 anos (meus 40 - putos na universidade ?!), se o PPR tiver valorizado líquido 8% (antes impostos e depois das fees) e eu pagar 8,6% de imposto xuxalista, tenho 7,3% liq pós tax e posso amortizar CH sem pagar imposto etc etc, se os ETF me derem 10%, e pagar 28% na mais valia aquando a venda, tenho 7,2% liq pós tax.

Estou a fazer mal as contas? As vantagens fiscais do PPR parecem-me um excelente mecanismo para investidores pequenos ou até ao 1M.

Também gostava de saber quais as engenharias fiscais para valores de património acima do 1M porque é algo que irei atingir! 😄

Desconsideras o valor de despesas do PPR geralmente 8 a 10 vezes superior ao de ETFs de gestao passiva. Isso altera tudo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Capital, por curiosidade que PPR é que tem?

Virtua, quando fez essas contas do PPR versus ETF levou em conta o reinvestimento do benefício de 20% à entrada?
    Na teoria se um PPR tiver um custo de 1,4%, e um ETF tiver um custo de gestão e comissões negociação de 0,3%, temos uma diferença de 1,1%. Como o benefício à saida é de cerca de 20%, se os PPR tiverem um ganho de 6% anual, o benefício é de 20% de 6% 1,2% o que já faz compensar o PPR. E se tivermos em conta que os 20% de benefícios à entrada podem ser investidos também à taxa de 6%, o benefício é maior. Claro, isto é válido para um PPR com custos de 1,4% ou menos, e uma rentabilidade de 6% ou mais.
    Tendo em conta os benefícios fiscais à saída, faz sentido um PPR maioritariamente de ações, com uma rentabilidade maior, o que dá um benefício fiscal maior.
    Assim, para mim, na teoria um PPR pode ter interesse, o problema é encontrar um PPR que consiga ter uma alocação de ativos e rentabilidade semelhante à que conseguíamos se investirmos diretamente num ETF. De nada adianta ter um PPR que renda 7% se conseguimos dcom ETF uma rentabilidade de 10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bedrock,
    Será que a diferença entre a queda de sexta do BNP Paribas Energy Transition e do ETFInvesco WilderHill Clean Energy não poderá estar relacionada com a hora de fecho do fundo?
    Estive a comparar os 2, e tem rentabilidades e desvio padrão semelhantes a 1 ano.
    Para mim faz sentido que em áreas específicas os fundos possam ter maiores rentabilidades e menos quedas, mas na realidade os fundos não ganham assim tanto, e a maior parte deles até perde.
    Não digo que os ETF são melhores que os fundos, mas também tenho dificuldade em dizer o contrário. Em suma, são duas formas de investir com várias diferenças, mas igualmente válidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, dfserra disse:

Virtua, quando fez essas contas do PPR versus ETF levou em conta o reinvestimento do benefício de 20% à entrada?
    Na teoria se um PPR tiver um custo de 1,4%, e um ETF tiver um custo de gestão e comissões negociação de 0,3%, temos uma diferença de 1,1%. Como o benefício à saida é de cerca de 20%, se os PPR tiverem um ganho de 6% anual, o benefício é de 20% de 6% 1,2% o que já faz compensar o PPR. E se tivermos em conta que os 20% de benefícios à entrada podem ser investidos também à taxa de 6%, o benefício é maior. Claro, isto é válido para um PPR com custos de 1,4% ou menos, e uma rentabilidade de 6% ou mais.
    Tendo em conta os benefícios fiscais à saída, faz sentido um PPR maioritariamente de ações, com uma rentabilidade maior, o que dá um benefício fiscal maior.
    Assim, para mim, na teoria um PPR pode ter interesse, o problema é encontrar um PPR que consiga ter uma alocação de ativos e rentabilidade semelhante à que conseguíamos se investirmos diretamente num ETF. De nada adianta ter um PPR que renda 7% se conseguimos dcom ETF uma rentabilidade de 10%

@dfserra, podes ver aqui algumas contas que foram feitas:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Desconsideras o valor de despesas do PPR geralmente 8 a 10 vezes superior ao de ETFs de gestao passiva. Isso altera tudo

Ele falou em ganhos líquidos pré tax portanto isso já está considerado na análise que fez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, P2P Money Maker disse:

Facto, mas eu já estou a considerar o resultado do PPR livre de comissões.

Estou a fazer algo errado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Bedrock disse:

Não sei de cor e desde esta tarde que não se consegue ter acesso ao Best para ver isso no documento do FI da minha carteira.

@rui_marreiros, nas condições/fees do FI JPM da genética e do FI CS Health não aparecem montantes mínimos de subscrição ou de reforço (aparecem traços "-"), mas atenção que como os fundos são novos no Best e em outros separadores dos documentos dos fundos também há dados omissos, pode haver ou não valores mínimos de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/01/2021 às 15:01, sepol disse:

Pela informação que obtive, parece que só dentro de 3/4 meses teremos acesso às 10 maiores posições. 

O Smart Invest dinamico está hoje com cerca de 34% em Mercado Monetário...pelo que, ou estão à espera de um momento "mais barato" para entrar em força ou andarão ainda a selecionar os etfs em que irão apostar.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, dfserra disse:

O meu PPR é o Fundo Casa Global Value PPR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, dfserra disse:

Na teoria se um PPR tiver um custo de 1,4%, e um ETF tiver um custo de gestão e comissões negociação de 0,3%, temos uma diferença de 1,1%. Como o benefício à saida é de cerca de 20%

Não. Porque esses 20% só declarando no IRS como PPR e ficar com o dinheiro "preso" até aos 65 anos, algo que não me interessa. O que me interessa são as vantagens fiscais de investimentos de longo prazo e transformar, por exemplo os SMART, num fundo com vantagens fiscais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )