Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pequeno_Aprendiz
    há 14 minutos, Bedrock disse:

Eu solicitei ao Best o FI BNP Paribas Funds Energy Transition C USD-Capitalisation  ISIN LU0823414478, que é para o retalho em USD, não existindo na morningstar.pt mas que o meu banco o tem em Espanha, vamos ver se o consigo trazer para Portugal em tempo útil para o poder subscrever, pois o Best queria comissão de subscrição. Os fundos de transição energética do BNP Paribas continuam em 2021 imparáveis e a deixar os FI concorrentes para trás.

Não trocaria este FI por nenhum ETF da temática, porque nas quedas não cai tanto como os ETFs afins e também porque nos FI eu à partida sei quanto pago e nos ETFs nunca sei quanto irei pagar de transações porque não quantas irei fazer, e esta variável, para mim, faz toda a diferença.

Já tenho na minha carteira todos os fundos (3 foram requisitados ao Best pois não os tinham) que queria com exceção do referido FI do BNP Paribas. Tem de haver sempre uma merda qualquer a me contrariar.

E porquê não comprar em Euros? Vai dar ao mesmo... Eu tenho FI em Euro e USD.

Dos fundos que pediste estou à espera sejam disponibilizados os da Credit Suisse e um Schroder de Energia. Obrigado por essa conquista! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá Pessoal,

O que acham do novo PPR do Banco Invest - Smart Invest Dinâmico para quem invista uma parte dos investimentos em PPR para ter o benefício à entrada e à saída (para além disso os rendimentos dos Fundos PPR são isentos de IRC o que faz com que o fundo não tenha de pagar imposto sobre os rendimentos)?

Tem uma alocação de 70% ações e 30% obrigaçõed. Parece um bom PPR uma vez que a comissão de gestão + comissão de depósito = 1,15% (bastante abaixo dos outros PPR com o mesmo nível de alocação em ações). Para além disso a estratégia de investimento é de investimento em ETFs e com rebalanceamento trimestral da carteira. 

Qual a vossa opinião? Os outros PPR's no mercado usam mais uma estratégia de investimentos ativa (com os riscos que isso acarreta no longo prazo) e tem uma taxa global de custo superior a 2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Para quem é adepto do B&H=investe para longo prazo, não precisa de resgatar parte do FI que detém para poder fazer face a despesas inesperadas, porque tem sempre liquidez e património para acudir a essas eventuais despesas, então, nessas condições, subscrever um FI hedge não é com certeza uma decisão acertada.

Entendo o teu ponto de vista, no entanto eu tento de alguma forma minimizar risco em detrimento de um possível retorno superior.

Pegando no exemplo que dei do MFS, tens estas rentabilidades anualizadas a 5 anos:

Prudent Wealth AH1 EUR +6,25%

Prudent Wealth A1 EUR +6,51%

Prudent Wealth A1 USD +6,65%

Estamos a falar no que é já considerado um investimento de longo prazo >5 anos, por cada 1.000€ tinha ganho mais 20€ no USD é verdade, não me é relevante para mim pessoalmente.

Também de dizer que no exemplo, os custos são exactamente iguais, de gestão e globalmente, não têm um custo superior por ser hedge, é mesmo uma decisão de quem investe ter ou não, seja a curto ou longo prazo, uma factor de risco.

De dizer que tenho fundos sem hedge e na primeira páginas há muitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Afonso_ disse:

Olá Pessoal,

O que acham do novo PPR do Banco Invest - Smart Invest Dinâmico para quem invista uma parte dos investimentos em PPR para ter o benefício à entrada e à saída (para além disso os rendimentos dos Fundos PPR são isentos de IRC o que faz com que o fundo não tenha de pagar imposto sobre os rendimentos)?

Tem uma alocação de 70% ações e 30% obrigaçõed. Parece um bom PPR uma vez que a comissão de gestão + comissão de depósito = 1,15% (bastante abaixo dos outros PPR com o mesmo nível de alocação em ações). Para além disso a estratégia de investimento é de investimento em ETFs e com rebalanceamento trimestral da carteira. 

Qual a vossa opinião? Os outros PPR's no mercado usam mais uma estratégia de investimentos ativa (com os riscos que isso acarreta no longo prazo) e tem uma taxa global de custo superior a 2%.

Sendo ainda muito novo não podes dizer que é bom 😁, nem mau lol, o que interessam são mesmo os retornos, as comissões pouco interessam, só mesmo para comparação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 20 minutos, D@vid disse:

Entendo o teu ponto de vista, no entanto eu tento de alguma forma minimizar risco em detrimento de um possível retorno superior.

Pegando no exemplo que dei do MFS, tens estas rentabilidades anualizadas a 5 anos:

Prudent Wealth AH1 EUR +6,25%

Prudent Wealth A1 EUR +6,51%

Prudent Wealth A1 USD +6,65%

Estamos a falar no que é já considerado um investimento de longo prazo >5 anos, por cada 1.000€ tinha ganho mais 20€ no USD é verdade, não me é relevante para mim pessoalmente.

Também de dizer que no exemplo, os custos são exactamente iguais, de gestão e globalmente, não têm um custo superior por ser hedge, é mesmo uma decisão de quem investe ter ou não, seja a curto ou longo prazo, uma factor de risco.

De dizer que tenho fundos sem hedge e na primeira páginas há muitos.

É verdade, no entanto se o rádio Eur/USD desce para 1,10 o hedge vai baixar muito. Para alem de que este é um fundo que neste último ano teve muito em liquidez, logo o câmbio teve grande influência e beneficiou bastante o Hedge.

há 40 minutos, Afonso_ disse:

Olá Pessoal,

Parece-me potencialmente interessante, gostava que tivesse um pouco menos de Europa e mais EUA mas...

Reparei que a casa de investimentos também lançou um PPR e tem um retorno anualizado a 10 anos superior a 8% .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Pequeno_Aprendiz disse:

É verdade, no entanto se o rádio Eur/USD desce para 1,10 o hedge vai baixar muito. Para alem de que este é um fundo que neste último ano teve muito em liquidez, logo o câmbio teve grande influência e beneficiou bastante o Hedge.

O que eu quero é que os gestores sejam activos e tomem as melhores decisões, secalhar já previam que o EUR/USD ia subir 😁.

Falas em "ses" é sempre complicado quando se tenta fazer uma previsão, a minha parece que é um pouco contrária a essa, aposto mais num EUR/USD entre os 1.15 - 1.25.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Pequeno_Aprendiz disse:

E porquê não comprar em Euros? Vai dar ao mesmo... Eu tenho FI em Euro e USD.

Porque essa subscrição seria à custa do resgate de um FI em USD que tenho noutro banco, que o quero resgatar totalmente apesar de estar com uma valorização remanescente de quase +40% (já o tinha resgatado parcialmente) porque quero diminuir o peso da biotecnologia na minha carteira e aumentar o peso nas energias renováveis, apesar de já ter 2 FI, mas o FI do BNP Paribas está a ser de um outro mundo, e se investisse em EUR em vez de USD perdia no cambial mais de 10%.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, rui_marreiros disse:

Existe alguma razão especial para reduzires as Biotechn?

Porque a biotecnologia tem um peso na carteira da ordem dos 50% e quero aumentar o peso nas energias renováveis, que são os 2 setores aonde estou a apostar massivamente, para além do FI da inteligência artificial da Allianz que subscrevi este ano no Best. 

Por outro lado, eu não estou a gostar do comportamento nos últimos anos do FI de biotecnologia que tenho no banco aonde sou cliente há bastante tempo.

Eu sempre apostei de forma concentrada, para o bem e para o mal, de acordo com as minhas convicções e previsões de evolução dos mercados, e nunca tive mais de 10 FI (nunca tive FI de obrigações ou mistos, só de ações). 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Bedrock disse:

Porque a biotecnologia tem um peso na carteira da ordem dos 50%

Eu estou interessado também nessas duas áreas, renováveis e IA,  e geograficamente na Ásia (+15%) e alguma Europa(+5%). Tenho dois ETF, um em Blockchain e outro no desenvolvimento em baterias pois penso que estas duas tecnologias têm muito futuro pelos desenvolvimentos tecnológicos recentes. Ontem assisti a um vídeo sobre commodities e fiquei a saber que o lítio que vai ser extraído este ano já está todo comprado e não satisfaz a procura, e que o mesmo irá acontecer nos próximos anos pelo que o desenvolvimento de novas baterias não irá abrandar. Em relação à Blockchain, a tecnologia está a ser incorporada em todo o sistema financeiro e nas corporações, IBM, Google, etc.

Editado por rui_marreiros
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, rui_marreiros disse:

Eu estou interessado também nessas duas áreas, renováveis e IA,  e geograficamente na Ásia (+15%) e alguma Europa(+5%). Tenho dois ETF, um em Blockchain e outro no desenvolvimento em baterias pois penso que estas duas tecnologias têm muito futuro pelos desenvolvimentos tecnológicos recentes. Ontem assisti a um vídeo sobre commodities e fiquei a saber que o lítio que vai ser extraído este ano já está todo comprado e não satisfaz a procura, e que o mesmo irá nos próximos anos. pelo que o desenvolvimento de novas baterias não irá abrandar. Em relação à Blockchain, a tecnologia está a ser incorporada em todo o sistema financeiro e nas corporações, IBM, Google, etc.

Eu vou postando massivamente sobre energias renováveis não só porque são as minhas convicções mas também para alertar os foristas sobre um futuro que já está em andamento: energias renováveis de sustentabilidade para as inevitáveis mudanças climáticas.

Tu e eu, assim como outros foristas, não devemos ter receio por dar a cara sobre as nossas previsões de possíveis evoluções dos mercados, porque nunca devemos cobrar de um forista qualquer uma sua previsão errada, devemos sim cobrar por aqueles que estão surdos-mudos antes dos eventos e depois destes já são uns grandes opinadores e faladores. Todos nós deveríamos postar artigos interessantes que lemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz

Porque essa subscrição seria à custa do resgate de um FI em USD que tenho noutro banco, que o quero resgatar totalmente apesar de estar com uma valorização remanescente de quase +40% (já o tinha resgatado parcialmente) porque quero diminuir o peso da biotecnologia na minha carteira e aumentar o peso nas energias renováveis, apesar de já ter 2 FI, mas o FI do BNP Paribas está a ser de um outro mundo, e se investisse em EUR em vez de USD perdia no cambial mais de 10%.

Já te percebi, tens a conta em USD e depois ias pagar imposto sobre perda cambial... Nesse caso já entendi, apesar de teres sempre esse problema... O ideal era comprares euros quando o câmbio estiver favorável.

O FI da CS subscrito no passado dia 6 de jan. está com uma valorização de +9.82%. Só por esta minha recomendação ao Best, eles não me deveriam levar comissão de subscrição pelo FI do BNP Paribas em USD. O marketing do Best não me convence ... mandava-os para a Escola outra vez, assim como não me convencem nas taxas que praticam nos ETFs e aí eu pergunto: Para que têm um boa oferta qualitativa e quantitativa de ETFs (mais de 850) se praticam taxas impraticáveis de subscrição e de transação bolsista?

Pois, é muito bom esse FI. Eu já tinha um da Janus Henderson da mesma temática, mas quero ficar com os dois 😅 Assim como vou adicionar esse da Schroder ao BNP Paribas e um da Allianz, na mesma temática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Já te percebi, tens a conta em USD e depois ias pagar imposto sobre perda cambial... Nesse caso já entendi, apesar de teres sempre esse problema... O ideal era comprares euros quando o câmbio estiver favorável.

Eu sempre tive 2 contas: uma em EUR e outra em USD, porque senão perdemos 2 vezes no spread da negociação cambial: spread de USD para EUR e depois de EUR para USD quando subscrevemos em USD. 

O meu problema agora, que nunca tinha acontecido, é que agora os bancos em Portugal têm alguns dos melhores FI apenas numa única versão: EUR hedge ou EUR e não USD.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sempre apostei de forma concentrada, para o bem e para o mal, de acordo com as minhas convicções e previsões de evolução dos mercados, e nunca tive mais de 10 FI (nunca tive FI de obrigações ou mistos, só de ações). 

Eu quando vou reforçar um fundo se vir que ha outro com risco e rentabilidades identicos opto por acrescentar esse fundo em vez de reforçar. Agora ia reforçar o JPM China, optei com comprar o da Alianz que até tem melhores rentabilidades. Nas smal caps comprei o Alger depois queria reforçar e comprei o JPM US smallcaps.

Na minha ideia não baixo a rentabilidade e reduzo o risco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, pge disse:

Eu quando vou reforçar um fundo se vir que ha outro com risco e rentabilidades identicos opto por acrescentar esse fundo em vez de reforçar. Agora ia reforçar o JPM China, optei com comprar o da Alianz que até tem melhores rentabilidades. Nas smal caps comprei o Alger depois queria reforçar e comprei o JPM US smallcaps.

Citação

Estás a dizer isto com base no desempenho presente e passado, mas não sabes como vai ser no futuro ... daqui a 1 ano é que já podes começar a escrever uma pequena coisita sobre isso, que não será suficiente, mesmo assim, para se tirar tal conclusão. 

No Caldeirão, havia lá um user que tinha mais de 100 FI e outros da ordem das 4-5 dezenas de FI. Uma vez meti-me com um e perguntei se para além de alocar cabeças também estava a alocar sub-fundos para os piolhos que essas cabeças podiam conter, pois dava a ideia que ele não queria perder nenhum FI ou ativo que estivesse a mexer. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Bedrock disse:

Estás a dizer isto com base no desempenho presente e passado, mas não sabes como vai ser no futuro ... daqui a 1 ano é que já podes começar a escrever uma pequena coisita sobre isso, que não será suficiente, mesmo assim, para se tirar tal conclusão. 

No Caldeirão, havia lá um user que tinha mais de 100 FI e outros da ordem das 4-5 dezenas de FI. Uma vez meti-me com um e perguntei se para além de alocar cabeças também estava a alocar sub-fundos para os piolhos que essas cabeças podiam conter, pois dava a ideia que ele não queria perder nenhum FI ou ativo que estivesse a mexer. 🤣

Lá chegarei :) ... Pra já de ações tenho 15.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, superkinas disse:

eu na europa entrei BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR.

o Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc teve mau ano.

Para mim, na Europa, o FI com uma melhor estrutura de alocação do portfolio, para poder melhor disparar quando a Europa disparar, é este:

- BlackRock Strategic Funds - European Opportunities Extension Fund E2 EUR   ISIN LU0418790928

Este FI tem uma alocação em ações do tipo 130/30 (130% long/30% short) e não me vou repetir a falar sobre este tipo de alocação pois já falei nisso num post recente. Também está com uma grande % de short em liquidez.

Há uns anos atrás este FI não existia no Best, havia no Invest, sendo que em 2013, 2014 e 2015 teve rentabilidades correspondentes ao percentil dos 2% melhores fundos na categoria morningstar (Europa Capitalização Flexível). Ou seja, são 3 anos seguidos na 2.ª Posição dos melhores (a Posição vai de 1 a 100: melhor => pior).

Eu não conheço outro FI acionista que tivesse tal classificação durante 3 anos seguidos, e a grande questão aqui é serem seguidos. Devido ao sucesso deste FI, o mesmo chegou a entrar em soft closed e depois hard closed.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )