Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mas pelo que tem dito o Bernanke, não será para já a redução dos estímulos. Ou eu interpretei mal, os economistas saberão melhor do que eu.

Se assim for, vai ser mau para os fundos. :(

Ele primeiro disse que ainda não tinham um calendário pré-definido para a retirada dos estímulos à economia, só os iria retirar à medida que a economia fosse crescendo. Os mercados a isso reagiram bem.

Mas há 2 dias atrás o Bernanke disse que ia diminuir os estímulos já em setembro, através da redução de compra de obrigações de 85mM para 65mM de dólares. Os mercados reagiram e estão a reagir mal a isso, e ainda mais essa da Bloomberg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas pelo que tem dito o Bernanke, não será para já a redução dos estímulos. Ou eu interpretei mal, os economistas saberão melhor do que eu.

Se assim for, vai ser mau para os fundos. :(

Na minha opinião eles descaiu-se em Maio, ao que tudo indica quer mesmo fazer essa redução, mas como o mercado reagiu daquela forma viram tentar por agua na fervura, e o próprio Bernanke no Senado há dias acabou por dizer que poderia haver redução ou não dependendo de vários factores bla bla, a verdade é que esses factores parecem estar a recuperar, e se assim for essa redução irá ser feita e ainda este ano, foi isso que básicamente eses economistas responderam, e o próprio mercado acredita que sim.

Quando se diz mau para o sfundos não se pode generalizar, claro que todos têm uma tendência e são levados pelas treasuries, uns mais que outros, mas por exemplo ontem, e nos últimos dias o Nordea-1 European Cross Credit E EUR tem vindo sempre a subir... cada caso é um caso, para não falar nos de Acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ele primeiro disse que ainda não tinham um calendário pré-definido para a retirada dos estímulos à economia, só os iria retirar à medida que a economia fosse crescendo. Os mercados a isso reagiram bem.

Mas há 2 dias atrás o Bernanke disse que ia diminuir os estímulos já em setembro, através da redução de compra de obrigações de 85mM para 65mM de dólares. Os mercados reagiram e estão a reagir mal a isso, e ainda mais essa da Bloomberg.

Acho que ele não disse que iria baixar em Setembro. pelo menos não encontro essas declarações.

Acho que é como o D@vid disse, os economistas é que acham que ele vai fazer isso:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/bernanke_vai_diminuir_estimulos_a_economia_para_65_mil_milhoes_em_setembro.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião eles descaiu-se em Maio, ao que tudo indica quer mesmo fazer essa redução, mas como o mercado reagiu daquela forma viram tentar por agua na fervura, e o próprio Bernanke no Senado há dias acabou por dizer que poderia haver redução ou não dependendo de vários factores bla bla, a verdade é que esses factores parecem estar a recuperar, e se assim for essa redução irá ser feita e ainda este ano, foi isso que básicamente eses economistas responderam, e o próprio mercado acredita que sim.

Quando se diz mau para o sfundos não se pode generalizar, claro que todos têm uma tendência e são levados pelas treasuries, uns mais que outros, mas por exemplo ontem, e nos últimos dias o Nordea-1 European Cross Credit E EUR tem vindo sempre a subir... cada caso é um caso, para não falar nos de Acções.

Claro que não serão todos os fundos. Deverão ser mais os Pimco a sofrer quedas.

Tenho esse Nordea-1 European Cross Credit e tem-se portado muito bem. Foram 3 semanas sempre a subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questões dos dias maus para os fundos fez me pensar que se eu tenho 10 fundos e os 10 fundos descem todos nos mesmos dias, é porque se calhar não tou a diversificar bem. Correcto?

Há de haver fundos de obrigações que não estejam dependentes das tresuries..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questões dos dias maus para os fundos fez me pensar que se eu tenho 10 fundos e os 10 fundos descem todos nos mesmos dias, é porque se calhar não tou a diversificar bem. Correcto?

Há de haver fundos de obrigações que não estejam dependentes das tresuries..

Essa é a lógica, no entanto o mercado está sempre de algum modo correlacionado, o Paulo Portas quando pediu a demissão tantos as obrigações como o PSI20 baixou, se tivesses fundos so do PSI 20 e com obrigações portugueses tinham tido perdas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa é a lógica, no entanto o mercado está sempre de algum modo correlacionado, o Paulo Portas quando pediu a demissão tantos as obrigações como o PSI20 baixou, se tivesses fundos so do PSI 20 e com obrigações portugueses tinham tido perdas...

Pois, nesse cado a diversificação só serve para não tar dependente de uma só perda. Assim com varios fundos, uns levam mais porrada que outros. É a diferença! lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Se queres a minha opinião, o que te posso dizer, e, muito honestamente, é que como tens poucos fundos, nesses poucos que tens, consegues ter um certo equilibrio e diversificação. Dá para ter uma noção clara do teu perfil de investidor, sem duvida conservador, e o IBRA, ( o misto ) que te inquieta, vem complementar os que já tens. Quanto a mim é uma escolha acertada...dá-lhes tempo e não te deixes sufocar pela ansiedade  8) .

Um abraço!

Obrigado zezito pela tua opinião. Vou deixar ficar assim a carteira. Era só mesmo trocar um dos estrangeiros por um nacional, mas de facto quando penso em qual trocar vejo que são 3 bons fundos com provas dadas com indice de sharp acima de 1 e rentabilidade acima do desvio padrão.

A juntar a tudo isto estão bem cotados pela morningstar quer quantitativamente quer qualitativamente.

Por isso fico assim.

Já agora o IBRA é o INVESCO BALANCED o que eu tenho?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Já?? se te metes a trocar fundos ao fim de 2/3 dias... não me parece que os fundos sejam a aplicação adequada para ti, é só uma opinião, ou então coloca tudo no ES Liquidez e pronto, deixas de ter preocupações dessas.

Não tem nada a ver com a desvalorizacao ou valorizacao apenas para ter como disse mais um nacional em detrimento de um internacional.

Este dinheiro como disse representa 15 a 20 % do meu patrimonio e por isso nao me faz falta nao é para mexer em menos de 5 ou 10 anos! Isto se nao liquidarem, claro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver com a desvalorizacao ou valorizacao apenas para ter como disse mais um nacional em detrimento de um internacional.

Este dinheiro como disse representa 15 a 20 % do meu patrimonio e por isso nao me faz falta nao é para mexer em menos de 5 ou 10 anos! Isto se nao liquidarem, claro :)

E porquê essa questão de trocar fundo estrangeiro por nacional?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham dos fundos de obrigações:

GS Glbl High Yeld E                                LU0133266659

Templeton Glbl Total Return N Acc €      LU0260870745

a ideia é expor-me ao risco cambial

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que acham dos fundos de obrigações:

GS Glbl High Yeld E                                LU0133266659

Templeton Glbl Total Return N Acc €      LU0260870745

a ideia é expor-me ao risco cambial

Templeton :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Templeton :)

e uma pequena parte do GS Glbl High Yeld E não é aconselhavel?

Sei que o racio de sharpe não é grande coisa, mas tem grande rendimento nos ultimos 5 anos

tambem teria o pimco real return para equilibrar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e uma pequena parte do GS Glbl High Yeld E não é aconselhavel?

Sei que o racio de sharpe não é grande coisa, mas tem grande rendimento nos ultimos 5 anos

tambem teria o pimco real return para equilibrar

O Global High Yield é um fundo de obrigações de alto risco, obrigações com um maior cupão, com uma maior possibilidade de retorno, mas com um maior risco associado. Pelo que vejo a carteira dispõe também de algumas acções (14) e de 583 obrigações, a maioria empresas dos EUA. Tem um desvio-padrão maior que a rentabilidade média (de 7.58% em 3 anos, anualizado).

O Templeton pelo que vejo é mais diversificado a nível de regiões, tens umas quantas acções, e também tens 26% alocado em liquidez, mas é um fundo de obrigações, com 430, do Uruguai, Coreia do Sul, Irlanda, Islândia, Singapura, Roménia, etc. Também tens um desvio-padrão maior que a rentabilidade média (6.91% em 3 anos, anualizado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até que nem foi ele, acho que foi a Bloomberg que teve a feliz ideia de fazer um questionário há 3 dias a uns economistas sobre o que eles pensavam sobre a questão da redução do estimulos por parte do FED, se acreditavam que iria haver redução já para Setembro, e 90% deles disseram SIM...e pronto, yields a subir , não será fácil nos próximos tempos elas desceram muito, a redução dos estimulos irá mesmo acontecer, é normal que assim seja, é sinal de recuperação, vamos ver os fundos de obrigações, principalmente esse Real Return, com volatilidades nada normais, com subidas e descidas até que haverá uma certa acalmia, até lá parece-me que vai ser mesmo assim.

Isso não deveria fazer com que o Pimco Global High Yield subisse? Ontem caiu -0.31%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso não deveria fazer com que o Pimco Global High Yield subisse? Ontem caiu -0.31%

Não necessáriamente, falo nas Yields das Treasuries, esse Pimco o que tem são obrigações corporativas, pelo menos o top 5 não vejo treasuries.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta questão dos estimulos por parte do FED deixa uma pergunta no ar, estes estimulos sempre existiram? se não como se comportaram os fundos?, nomeadamente aquele que parece estar mais directamente exposto a treasuries, Real Return, nesse periodo onde não havia esses estimulos e o mercado funcionava normalmente? recordando que este fundo está no Best desde 03/2006 (onde fui ver as cotações) e os estimulos, ou o chamado QE1 comecou em fins de 2008.

Então temos:

03/2006 a 12/2006: 0,61%

01/2007 a 12/2007: 4,21%

01/2008 a 12/2008:-5,50%

01/2009 a 12/2009: 14%

......

Conclusão, nos anos sem estimulos por parte do FED, houve dois anos de ganhos e um de perda, o de 2008 é um ano inevitável de perdas, poucos ficaram acima da linha de água.

Estive a dar uma olhadela para o Real Return Americano, onde o histórico é muito maior, e digamos que o gráfico é estável e a subir, este fundo em condições normais é fundo para dar aquelas rentabilidades de 2007, em 2010 deu 5.70%, depois temos exageros de 14% em 2009 e 11% em 2011.

É fundo que quem o tem é para manter, quem reforcou há dias não fez mal, no entanto penso que para já não é de reforçar, e para novas entradas aconselhava a não fazerem.

Dirão, mas então estás a fazer timming? ao fim ao cabo sim, quando existe noticias e tendências em concreto podemos o fazer, neste momento o que temos em cima da mesa é a economia Americana a dar bons sinais de recuperação, com isto o FED reduzirá os estimulos de compra de treasuries, logo este fundo em concreto tem tendência a não ter a performance que nos habituou nos últimos anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David tens de olhar não só para os estímulos mas tb para a variação das taxas de juro. Os estípulos foram do tipo, nível 2 das políticas monetárias quando a tx de juro foi fixada entre os 0 e os 0.25%. Não podendo baixar mais a taxa de juro tiveram que implementar o QE. Até essa altura a taxa de juro chegava.

2006 e 2007 foram maus para os fundos obrigacionistas porque a FED estava em ciclo de aumento de taxas de juro

fed_cuts_rates_2910.gif

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David tens de olhar não só para os estímulos mas tb para a variação das taxas de juro. Os estípulos foram do tipo, nível 2 das políticas monetárias quando a tx de juro foi fixada entre os 0 e os 0.25%. Não podendo baixar mais a taxa de juro tiveram que implementar o QE. Até essa altura a taxa de juro chegava.

2006 e 2007 foram maus para os fundos obrigacionistas porque a FED estava em ciclo de aumento de taxas de juro

fed_cuts_rates_2910.gif

E esta semana teremos decisões por parte do FED sobre as mesmas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante InvestidorPrevenido

Olá a todos, sou um leitor habitual deste forum e costumo acompanhar esta temática dos fundos. Recentemente constitui esta carteira de fundos accionistas, que procurei que fosse diversificada pela Europa e EUA; inclui também um que aposta no consumo chinês, que segundo várias opiniões será o próximo boom lá do sitio. Proporções iguais. O que acham?

Alken European Opportunities A (LU0524465977)

Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR (LU0114721508)

Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc (GB00B28CN800)

Credit Suisse Equity Fund (Lux) Global Prestige B (LU0254360752)

Fidelity Funds - China Consumer Fund A-Acc-EUR (LU0594300096)

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )