Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pelos vistos, o que a grande maioria dos foristas gosta é de divagar sobre track record, agora sobre outlooks e desafios sobre as nossas possíveis apostas em 10 FI para o futuro, isso parece que já não interessa. Parece que as pessoas têm muito receio em fazerem um striptease sobre as suas ideias e previsões dos mercados.

O passado é bom para o registo histórico, agora para o futuro pode ajudar muito pouco ou nada. Às vezes dá ideia que, para alguns, o forum só serve para procurar ideias melhores que as próprias e/ou para, através de links profissionais ou não, poderem utilizar o forum como uma plataforma de marketing dos seus interesses pessoais em detrimento do coletivo.

Até se dá o caso, por vezes, em que um forista me pede uma opinião técnica na sequência de um post que postei, eu dou uma resposta em que se tem algum trabalho e esse forista nem tão pouco interage com a resposta que solicitou ... ao menos podia dizer: que merda de resposta tu deste. 

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Antonio84Pereira
    Descrição do Fundo ISIN Categoria do Fundo Percentagem
    NB Momentum Sustentável FIMAA PTYEVBLM0001 Acções Global Cap. Grande Misto 20,0%
    Nordea 1 Global Small Cap E EUR LU1029327738 Acções Global Cap. Peq/Média 15,0%
    BGF World Technology Fund E2 Eur ACC LU0171310955 Acções Sector Tecnologia 12,5%
    BNP Paribas Consumer Innovtr N C LU0823412266 Acções Sector Bens Consumo 12,5%
    DWS Invest Gold and Prec Mtl Eqs NC LU0273148055 Acções Sector Ouro 10,0%
    NB Obrigações Europa PTYESRLM0008 Obrigações Governamentais 10,0%
    Square Property Core Real Estate A FIIA PTSQUGHM0007 Imobiliário Directo Europa 10,0%
    Candriam Eqs L Biotech N USD Cap LU0133359157 Acções Sector Biotecnologia 5,0%
    Nordea 1 Global Climate & Envir E LU0348927251 Acções Sector Ecologia 5,0%

Não é um outlook para 2021, mas sim onde tenho colocado as "fichas" desde à uns meses. Não são 10 fundos mas apenas 9. Ainda ponderei a voltar a ter o Water da Pictet (tinha-o no ActivoBank e agora tenho tudo no Best).

O de Ecologia é muito recente e para já irá entrar com apenas 5%, com tendência para roubar espaço a outros, porque estou em crer que será maior aposta após a febre pandemia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

What Do Rising Interest Rates Imply For Stocks, REITs And Gold?

“Markets are now definitely pricing in rate hikes by the second half of 2023, but the time frame is a long way away and it will keep shifting, especially if the US continues to lose jobs as they did in December,” says Kenneth Broux, a strategist at Societe Generale in London.

The future is still uncertain, but rates are clearly rising, albeit from an unusually low base. It’s unclear if the rise is one more in a line of temporary upside runs in an otherwise secular decline. Analysts have been predicting the end of the slide in yields for several decades and they’ve been wrong every time. Is this time different? Maybe, but the jury’s still out and it’ll take several months at the least to develop convincing evidence to the contrary.

Meantime, let’s take a quick look at the relationship between the benchmark 10-year Treasury yield vs. benchmarks for three asset classes that tend to figure prominently in asset allocation strategies: US stocks, US real estate investment trusts (REITs) and gold. The other broad brush measure of conventional asset classes (bonds) needs no analysis since rising rates, by definition, translate to falling prices for fixed-income securities.

The next chart offers some preliminary insight by comparing the percentage changes in the 10-year yield vs. a benchmark for US stock prices (Wilshire 5000 Index). The main takeaway: there’s a tight relationship — sometimes. But the two are hardly joined at the hip through time. In fact, the relationship is quite weak over the full history since 1980. The correlation for the two monthly data sets is roughly 0.13, which is close to zero, meaning that there’s no reliable relationship to speak of.

Viewing the same data in a scatterplot confirms that the 1980-2019 results strongly suggest that the link between changes in the 10-year rate and the US stock market over one-year windows is thin.

Part of the reason for the shifting relationship is economic. Identifying the macro reasons for why interest rates are rising or falling is critical for assessing the likely impact on stock prices. As a simple example: if rates are rising because economic growth is picking up, that’s likely to be relatively bullish for stocks. By contrast, if rates are rising because the central bank is trying counter hotter inflation, it’s reasonable to assume that this isn’t great news for the equity market.

How does the 10-year yield relationship compare with REITs? Given that property shares (Wilshire REIT Index) are highly prized for relatively high payouts implies that there will be a stronger negative correlation with Treasury yields. In fact, monthly data for one-year changes isn’t all that different than the connection for stocks. Although REIT returns and the 10-year yield are closely connected at times, overall the relationship reflects a correlation of about 0.10. One reason may be that equity beta dominates REIT pricing vs. the property factor.

Finally, here’s how 1-year changes for gold stack up against the 10-year yield. Here, too, the relationship is mixed and so it’s risky to draw hard and fast conclusions. The correlation between the two is slightly negative but still close to zero. Although gold is influenced by interest rates, the economic and financial context matters, perhaps a lot.

https://www.capitalspectator.com/what-do-rising-interest-rates-imply-for-stocks-reits-and-gold/https://www.capitalspectator.com/what-do-rising-interest-rates-imply-for-stocks-reits-and-gold/

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

THE OFTEN-FORGOTTEN ART AND SCIENCE OF MANAGER DUE DILIGENCE.

Há certos gestores de FIGAs (Fundos de Investimento de Gestão Ativa) que no stock picking, decorrente da due diligence, conseguem alocar travestis pensando eles que estão a escolher umas mulheres de outperformance, ou seja, a due diligence efetuada foi incompetente, superficial e não intrusiva até ao cerne fundamental dos ativos, e depois ainda têm a lata de cobrarem comissões de gestão >2.5%, quando até conseguem cometer erros básicos de alocação: trocar uma linda mulher por um travesti.

Depois queixam-se que há cada vez mais um caudal de liquidez a fluir dos mutual funds para os ETFs. Também com gestores destes que nem sequer acertam no sexo dos ativos, não é de admirar tal sentido de fluidez. Se o André Ventura for eleito Presidente da República, vai mandar prender estes gestores parasitas que nem sequer sabem distinguir o sexo dos ativos. 🤣😎

https://www.allaboutalpha.com/blog/2021/01/10/the-often-forgotten-art-and-science-of-manager-due-diligence/

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@pge, olha um FI às 20:25 H (hora que estou a postar) do presente dia 13 janeiro, antes do fecho da bolsa nos EUA às 21:00 H.

https://markets.ft.com/data/funds/tearsheet/summary?s=LU1897414303:USD

Nota: Posteriormente, às 20:35 H do presente dia, fui ver à minha carteira no Best e este FI já tinha o valor de hoje, antes do fecho da bolsa nos EUA às 21:00 H. 

Alguém explica isto?

É possível a negociação de uma ação qualquer dos EUA, componente do FI, encerrar antes do fecho da bolsa dos EUA?

O índice NASDAQ Biotechnology só encerra às 21:00 H, pois até lá os dados estão sempre a alterar em online.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Bedrock disse:

@pge, olha um FI às 20:25 H (hora que estou a postar) do presente dia 13 janeiro, antes do fecho da bolsa nos EUA às 21:00 H.

Nota: Posteriormente, às 20:35 H do presente dia, fui ver à minha carteira no Best e este FI já tinha o valor de hoje, antes do fecho da bolsa nos EUA às 21:00 H. 

Alguém explica isto? É possível a negociação de uma ação qualquer dos EUA, componente do FI, encerrar antes do fecho da bolsa dos EUA?

Explicar não consigo, mas o Allianz AI é sempre o primeiro da minha lista a atualizar, a meio da tarde ja está atualizado e se não é sempre, é muitas vezes pelo menos.

Fui verificar e também tenho este ja actualizado antes das 21H  Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund AH (EUR).

Agora tambem meti o portfolio no FT, pedi FI pelo twiter ao investing e ninguém responde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Bedrock disse:

Alguém explica isto?

É possível a negociação de uma ação qualquer dos EUA, componente do FI, encerrar antes do fecho da bolsa dos EUA?

O índice NASDAQ Biotechnology só encerra às 21:00 H, pois até lá os dados estão sempre a alterar em online.

Normalmente os FI transacionados em território europeu atribuem a cotação da UP ao fecho da sessão local do país onde operam. Ou seja, um FI de stocks EUA, transacionado no Luxemburgo, irá determinar a UP consoante ao fecho da sessão à hora local, provavelmente 16h00 ou 17h00 hora local e o valor da UP será determinado pelo preço a que negociavam as suas componentes à data do fecho da sessão.

Eu digo isto sem certeza absoluta, mas foi o que consegui inferir pela minha experiência e alguns testes que fiz ao longo dos anos.

Isto é útil para tentar fazer boas entradas/saídas, ao dar ordens antes da cut-off time e olhando para as praças que já estão abertas a essa hora (antes da cut-off), ou olhando para os futures dos EUA, por exemplo. Claro que se uma cut-off for às 09h00 hora de Lisboa, daí até às 15h00 (16h no Lux) muita coisa pode acontecer. Já vi muita vez os futuros dos EUA no verde às 08h30 e depois às 15h00 está bem vermelhos e vice-versa também.

Mas alguém que consiga responder-te com mais certeza, que complemente ou me corrija, por favor.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

Isto é ultra-bullish! Fiquei pé atrás na parte de "strong housing market". "Bitcoin atinge 50k$", essa era fácil! Reshape da realidade dos escritórios e das grandes concentrações em metrópoles também acho que sim, mas esta última não vejo que será tão dramática como se antecipa. Europa "meh", China "bam!" e smallcaps "whoohoo" também não é nada de novo, é continuação da trend atual. Faltou-me ver uma referência à Amazon e à preparação para começar a engolir nações (hiperbolizado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Patanisca disse:

Isto é ultra-bullish! Fiquei pé atrás na parte de "strong housing market". "Bitcoin atinge 50k$", essa era fácil! Reshape da realidade dos escritórios e das grandes concentrações em metrópoles também acho que sim, mas esta última não vejo que será tão dramática como se antecipa. Europa "meh", China "bam!" e smallcaps "whoohoo" também não é nada de novo, é continuação da trend atual. Faltou-me ver uma referência à Amazon e à preparação para começar a engolir nações (hiperbolizado).

Big tech backlash não é bom para mim :(

Tenho MSFT, AMZN, AAPL.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

Normalmente os FI transacionados em território europeu atribuem a cotação da UP ao fecho da sessão local do país onde operam. Ou seja, um FI de stocks EUA, transacionado no Luxemburgo, irá determinar a UP consoante ao fecho da sessão à hora local, provavelmente 16h00 ou 17h00 hora local e o valor da UP será determinado pelo preço a que negociavam as suas componentes à data do fecho da sessão.

Eu digo isto sem certeza absoluta, mas foi o que consegui inferir pela minha experiência e alguns testes que fiz ao longo dos anos.

Isto é útil para tentar fazer boas entradas/saídas, ao dar ordens antes da cut-off time e olhando para as praças que já estão abertas a essa hora (antes da cut-off), ou olhando para os futures dos EUA, por exemplo. Claro que se uma cut-off for às 09h00 hora de Lisboa, daí até às 15h00 (16h no Lux) muita coisa pode acontecer. Já vi muita vez os futuros dos EUA no verde às 08h30 e depois às 15h00 está bem vermelhos e vice-versa também.

Mas alguém que consiga responder-te com mais certeza, que complemente ou me corrija, por favor.

Obrigado pela tua resposta.

Eu também já tive em conta as horas cut-off dos FI e o mercado de Futuros para efetuar resgates ou subscrições, umas vezes correu bem outras nem tanto. 

A possível explicação que tu deste, pode estar certa, mas se estiver certa, eu não deixo de discordar dessa hipótese, a qual nunca me vai entrar na cabeça por falta de lógica: Como é que a cotação da UP de um FI fecha antes do fecho da bolsa aonde os seus ativos estão a ser negociados?

Portanto, reitero a referida questão de esclarecimento a todos os foristas, designadamente ao @D@vide @ruicarlov.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva Bedrock.
    Penso que o patanisca tem razão, isto tem a ver com um aspeto prático e laboral.
    Por exemplo os fundos da CGD creio que fecham às 17H ou 17:30h, isto tem a ver com o horário de funcionamento da entidade e dos funcionários. Os funcionários do fundo caixa EUA não vão ficar a trabalhar até depois das 21 H apenas para que a cotação do fundo corresponda exatamente o que aconteceu na bolsa esse dia. Eles levam em conta as cotações às 17H. O que acontecer depois vai ser refletido no dia seguinte. Como os fundos não se destinam a trading, percebo esta opção.
    Há dias quando as bolsas cairam o D@vid indicou que os seus fundos até subiram, nomeadamente o BGF tecnológico. Contudo reparei que no dia seguinte esse fundo caiu mais de 1%, refletindo as quedas do dia anterior.
    Quem pretender fazer trading com ETF de acçoes dos EUA, então é melhor escolher ETF americanos visto que os europeus vão ter o mesmo problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

Um exemplo prático em como as small caps dos EUA estão numa boa onda: Invesco WilderHill Clean Energy ETF PBW (USD) ISIN US46137V1347. Este ETF, para mim é um dos ETFs com mais hipóteses de obter das melhores performances em 2021, porquê?

Porque aloca um mix de empresas de vários subsetores - solar, eólica, baterias, lítio, células de hidrogénio, ... - do setor geral das energias limpas/renováveis e não só de um tipo de energia como seja o solar. A Invesco tem um ETF específico para o solar. Para além disso, e muito importante, aquele ETF está carregado de small caps (maioria), pois a sua alocação é a seguinte: 18.90% micro empresas, 42.42% pequenas empresas, 29.04% médias empresas, ... Ou seja, o total de small caps é de 61.32%. Ao contrário de outros ETFs de Clean Energy, como o iShares que está carregado de utilities, o ETF da Invesco tem uma % muito reduzida em utilities (4.59%), sendo que estas companhias são uns dos ativos menos voláteis, o que é bom para baixar o risco, mas é menos bom em situações de bull market acentuado, como está a acontecer no setor das energias renováveis, em que essa mais baixa volatilidade funciona como redutora dos retornos.

@Vidolz, mete o capital que tiveres no referido ETF (ticket: PBW) que se no final do ano não tiveres lá uma boa rentabilidade, podes depois dizer até mal de mim, pois eu acho que arriscas demasiado em ações individuais. Tu deves escolher os setores ou as temáticas em que aches que têm mais potencialidades de se valorizarem em 1-3 anos, depois escolhes um bom ETF de gestão ativa que, não tenha mais do que 80-85 ativos alocados, pois se os gestores são bons, eles alocam de forma mais concentrada e não demasiado diversificado, senão já não é uma top gestão ativa e fica a caminho da gestão passiva de um grande agregado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo esta pergunta, um fundo de acções globais actualiza quando? quando fecha as bolsas na China? na Europa? nos EUA? e um fundo misto que tem acções e obrigações?

Se repararem nas vossas carteiras, verão que os valores variam ao longo das horas, se forem ver o património de manhã não é igual á noite ( falando de forma geral ), por exemplo, tenho dois fundos Europa, Oddo Avenir e o Júpiter, não actualizam à mesma hora apesar de investirem em acções europeias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, dfserra disse:

Viva Bedrock.
    Penso que o patanisca tem razão, isto tem a ver com um aspeto prático e laboral.
    Por exemplo os fundos da CGD creio que fecham às 17H ou 17:30h, isto tem a ver com o horário de funcionamento da entidade e dos funcionários. Os funcionários do fundo caixa EUA não vão ficar a trabalhar até depois das 21 H apenas para que a cotação do fundo corresponda exatamente o que aconteceu na bolsa esse dia. Eles levam em conta as cotações às 17H. O que acontecer depois vai ser refletido no dia seguinte. Como os fundos não se destinam a trading, percebo esta opção.
    Há dias quando as bolsas cairam o D@vid indicou que os seus fundos até subiram, nomeadamente o BGF tecnológico. Contudo reparei que no dia seguinte esse fundo caiu mais de 1%, refletindo as quedas do dia anterior.
    Quem pretender fazer trading com ETF de acçoes dos EUA, então é melhor escolher ETF americanos visto que os europeus vão ter o mesmo problema.

Ok, pode ser então uma questão de horário laboral, mas com a qual discordo nestes tempos de online, pois vai haver uma desigualdade entre o fecho dos diferentes FI, havendo assim alguns que fecham o dia com uma "cotação laboral de UP" e não com uma cotação real de UP.

Eu já pedi uma explicação ao Best, se bem que a pessoa que me atendeu, em substituição do meu gestor, não me soube dar uma explicação e foi pôr o caso superiormente, que depois me irá transmitir.

Obrigado pela resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Bedrock disse:

Um exemplo prático em como as small caps dos EUA estão numa boa onda: Invesco WilderHill Clean Energy ETF PBW (USD) ISIN US46137V1347. Este ETF, para mim é um dos ETFs com mais hipóteses de obter das melhores performances em 2021, porquê?

Porque aloca um mix de empresas de vários subsetores - solar, eólica, baterias, lítio, células de hidrogénio, ... - do setor geral das energias limpas/renováveis e não só de um tipo de energia como seja o solar. A Invesco tem um ETF específico para o solar. Para além disso, e muito importante, aquele ETF está carregado de small caps (maioria), pois a sua alocação é a seguinte: 18.90% micro empresas, 42.42% pequenas empresas, 29.04% médias empresas, ... Ou seja, o total de small caps é de 61.32%. Ao contrário de outros ETFs de Clean Energy, como o iShares que está carregado de utilities, o ETF da Invesco tem uma % muito reduzida em utilities (4.59%), sendo que estas companhias são uns dos ativos menos voláteis, o que é bom para baixar o risco, mas é menos bom em situações de bull market acentuado, como está a acontecer no setor das energias renováveis, em que essa mais baixa volatilidade funciona como redutora dos retornos.

@Vidolz, mete o capital que tiveres no referido ETF (ticket: PBW) que se no final do ano não tiveres lá uma boa rentabilidade, podes depois dizer até mal de mim, pois eu acho que arriscas demasiado em ações individuais. Tu deves escolher os setores ou as temáticas em que aches que têm mais potencialidades de se valorizarem em 1-3 anos, depois escolhes um bom ETF de gestão ativa que, não tenha mais do que 80-85 ativos alocados, pois se os gestores são bons, eles alocam de forma mais concentrada e não demasiado diversificado, senão já não é uma top gestão ativa e fica a caminho da gestão passiva de um grande agregado.

Onde vês os sub sectores? Ou vais ver as empresas todas do portfólio.

Ando com algum receio do Paribas, é tão bom que o pobre desconfia :) Queria ver se tem hidrogenio, nas 10 principais do que me pareceu não tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Deixo esta pergunta, um fundo de acções globais actualiza quando? quando fecha as bolsas na China? na Europa? nos EUA? e um fundo misto que tem acções e obrigações?

Se repararem nas vossas carteiras, verão que os valores variam ao longo das horas, se forem ver o património de manhã não é igual á noite ( falando de forma geral ), por exemplo, tenho dois fundos Europa, Oddo Avenir e o Júpiter, não actualizam à mesma hora apesar de investirem em acções europeias.

Eu percebo o que estás a dizer, mas o caso não envolve fusos horários, ou seja, os ativos são todos negociados na bolsa dos EUA. 

É claro que o Sol "nasce" mais cedo no Japão e no Oriente do que na Europa e Ocidente, pois a Terra não é plana e também não está imóvel. Foi graças a este desfasamento de horários, derivados dos fusos horários, que o Estádio da Luz se construiu tão depressa: as equipas de arquitetos e engenheiros estavam a Oriente a projetar durante o período da nossa noite (dia laboral para eles projetistas) e logo no início da manhã em Portugal os nossos arquitetos e engenheiros responsáveis pela obra já tinham as peças parcelares do projeto para executarem os trabalhos durante o dia, e assim sucessivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Como é que a cotação da UP de um FI fecha antes do fecho da bolsa aonde os seus ativos estão a ser negociados?

A UP define o preço atual de um cabaz de ativos. Ao determinar o valor da UP daquele, dia, significa que a gestora esteve durante a trading session local (luxemburgo por exemplo) a transacionar activos (stocks por exemplos) e imagina que comprou stocks a um preço às 14h00 hora local e vendeu às 15h30 hora local, para voltar a recomprar às 15h45, às 16h00 eles arrumam os lápis e dão o estado geral da UP do Fundo como fechada pelo dia, acabam por tirar um snapshot ao valor atual do capaz de activos que têm naquele momento. 

O facto de a sessão de trading de stocks estar ativa nos EUA, não significa que eu não possa determinar o meu valor atual do activo (stock) a qualquer momento, olhando para o seu preço atual.

Penso que é esta a lógica da coisa.

há 13 minutos, D@vid disse:

Uma coisa é o momento em que a gestora envia os dados do valor da UP de um fundo para um site terceiro, como o Best ou uma morningstar / investing.com
    Outra coisa é o momento que foi determinada a UP.

A UP pode ser determinada às 15h00 Lisboa (16h00 Lux) e só ser enviada para o Best mostrar no seu website às 21h00, por exemplo. O só atualizar a UP no Best às 21h00 não garante que a UP foi determinada a essa hora.

Aliás, no meu portfolio manager da morningstar.es, tenho UPs a serem atualizadas primeiro que no Best, o que é curioso.

Dos três sites que consulto UPs, portoflio do Best, portfolio manager da morningstar.es, e portfolio manager da investing.com, quem é o que atualiza mais rápido é o da morningstar.es. Devem ter via verde pras gestoras.

Por exemplo, a partir das 18h00 começo a ter Ups atualizadas com o dia corrente no meu manager da morningstar, pelo que se tiver havido subidas no dia, o valor total da carteira vai ser superior ao mostrado no Best, mais perto das 20h00 já tenho quase todos os fundos com a UP atualizada. Hoje por exemplo, são 12h05 e tenho todos os fundos com a UP atualizada para o valor de fecho de ontem 13 de Jan, mas ainda tenho um fundo que mostra a UP de dia 12. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Patanisca disse:

A UP define o preço atual de um cabaz de ativos. Ao determinar o valor da UP daquele, dia, significa que a gestora esteve durante a trading session local (luxemburgo por exemplo) a transacionar activos (stocks por exemplos) e imagina que comprou stocks a um preço às 14h00 hora local e vendeu às 15h30 hora local, para voltar a recomprar às 15h45, às 16h00 eles arrumam os lápis e dão o estado geral da UP do Fundo como fechada pelo dia, acabam por tirar um snapshot ao valor atual do capaz de activos que têm naquele momento. 

O facto de a sessão de trading de stocks estar ativa nos EUA, não significa que eu não possa determinar o meu valor atual do activo (stock) a qualquer momento, olhando para o seu preço atual.

Penso que é esta a lógica da coisa.

Uma coisa é o momento em que a gestora envia os dados do valor da UP de um fundo para um site terceiro, como o Best ou uma morningstar / investing.com
    Outra coisa é o momento que foi determinada a UP.

A UP pode ser determinada às 15h00 Lisboa (16h00 Lux) e só ser enviada para o Best mostrar no seu website às 21h00, por exemplo. O só atualizar a UP no Best às 21h00 não garante que a UP foi determinada a essa hora.

Aliás, no meu portfolio manager da morningstar.es, tenho UPs a serem atualizadas primeiro que no Best, o que é curioso.

Dos três sites que consulto UPs, portoflio do Best, portfolio manager da morningstar.es, e portfolio manager da investing.com, quem é o que atualiza mais rápido é o da morningstar.es. Devem ter via verde pras gestoras.

Por exemplo, a partir das 18h00 começo a ter Ups atualizadas com o dia corrente no meu manager da morningstar, pelo que se tiver havido subidas no dia, o valor total da carteira vai ser superior ao mostrado no Best, mais perto das 20h00 já tenho quase todos os fundos com a UP atualizada. Hoje por exemplo, são 12h05 e tenho todos os fundos com a UP atualizada para o valor de fecho de ontem 13 de Jan, mas ainda tenho um fundo que mostra a UP de dia 12. 

Sim é verdade e tens razão, eu também no investing vejo geralmente as cotações mais cedo que no Best, mas também já me aconteceu o contrário, a Bloomberg também costuma actualizar mais cedo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, pge disse:

Onde vês os sub sectores? Ou vais ver as empresas todas do portfólio.

Ando com algum receio do Paribas, é tão bom que o pobre desconfia :) Queria ver se tem hidrogenio, nas 10 principais do que me pareceu não tem.

Eu tento ver as empresas todas, às vezes consigo ver um pouco mais que as Top 10 Holdings, outras vezes só dá para ver as Top 10.

Quanto à questão do hidrogénio, por exemplo, a empresa Plug Power Inc. atua e procede ao desenvolvimento de sistemas de células a combustível de hidrogénio que substituem as baterias convencionais em equipamentos e veículos elétricos.

A tecnologia deste tipo de células combustíveis, incorpora um sistema de armazenamento de hidrogénio que permite que o sistema "recarregue" em minutos, ao contrário de várias horas nas baterias convencionais de chumbo com uma solução de ácido sulfúrico.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Eu tento ver as empresas todas, às vezes consigo ver um pouco mais que as Top 10 Holdings, outras vezes só dá para ver as Top 10.

Quanto à questão do hidrogénio, por exemplo, a empresa Plug Power Inc. atua e procede ao desenvolvimento de sistemas de células a combustível de hidrogénio que substituem as baterias convencionais em equipamentos e veículos elétricos.

A tecnologia deste tipo de células combustíveis, incorpora um sistema de armazenamento de hidrogénio que permite que o sistema "recarregue" em minutos, ao contrário de várias horas nas baterias convencionais de chumbo com uma solução de ácido sulfúrico.

A Ballard Power Systems, também não é uma empresa que desenvolve células a combustível de hidrogénio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Bedrock disse:

Eu tenho estado de olho neste - ICLN (iShares Global Clean Energy ETF)

Consideras esse melhor para clean energy?

EDIT: Li o teu post completo e explicas a diferença ;) 

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Ainda nem apanhou os valores que tinha em 2007.

Não podes ver isso assim, pois em 2007 isso de energias renováveis e de ecologia era uma coisa um pouco estranha para a maioria dos mortais, dando até azo a um certo gozo por parte de economicistas e de gente com vistas curtas, com uma grande dose de ignorância sobre a evolução das ciências da vida e da Terra.

Eu quando me licenciei e fiquei efetivo numa determinada instituição, alguns dos técnicos que lá trabalhavam chamavam nas minhas costas, com um tom jocoso, o engenheiro dos passarinhos, só que na altura eu disse para os meus botões: pode ser que se lixem ... e passados 2 anos estava a chefiar esses engenheiros, pois das coisas que eu sabia menos, e que pouco me interessava, era de passarinhos e da ecologia pela ecologia, só porque sim, como o partido "Os Verdes" criado pelo PC, pois o que interessava mais eram as tecnologias de tratar e de minimizar as disfunções ambientais e já agora do corpo humano, porque se nós formos completamente leigos sobre as ciências da vida e da Terra, nós então somos ignorantes sobre 2 coisas essenciais: perceber minimamente como funciona o nosso corpo e assim poder adotar uma alocação de ativos vitais que minimizem as nossas disfunções corporais, e como a nossa casa comum se chama Terra, convém também saber alguma coisa sobre este planeta e o ambiente que nos rodeia e interage connosco.  Agora, tal como há certos condutores que nem sabem mudar um pneu, também há pessoas que percebem mais de smartphones do que do seu próprio corpo e do meio ambiente que os rodeia, o que não deixa de ser curioso. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )