Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Alguém me sabe dizer como é que o novo PPR do Banco Invest (Smart Invest Dinâmico) com uma comissão de gestão inferior ao alves ribeiro e com maior alocação a ações (70% vs 30% do AR) apenas preveem uma rentabilidade anual de 5,2% quando o AR tem 6,8% (e a equipa de gestão é a mesma)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, pge disse:

Ia meter mais umas fichas no Paribas, poderia ser uma opção para diversificar. Este só rendeu 87% 😁

Este FI tem à partida para este ano uma vantagem em relação ao FI do BNP Paribas: não tem os preços tão esticados. 

Mesmo se houvesse a versão em USD do FI do BNP, eu este ano não metia lá nem 1$. A estrutura de alocação deste FI mudou bastante em relação ao ano passado, e para mim mudou para pior. O ano passado em liquidez chegou a ter em short  mais % que em long, o que faz todo o sentido em tempos de empréstimo de dinheiro ao mais baixo custo histórico, agora está short só em 0.2% e em long com 9.74%, o que para mim não faz sentido. 

O FI da Schroder está com uma alocação em liquidez de 43.61 % em short e 58.98% em long. Também gosto mais da restante estrutura de alocação deste FI, incluindo as top 10 holdings.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Afonso_ disse:

Olá Pessoal,

Alguém me sabe dizer como é que o novo PPR do Banco Invest (Smart Invest Dinâmico) com uma comissão de gestão inferior ao alves ribeiro e com maior alocação a ações (70% vs 30% do AR) apenas preveem uma rentabilidade anual de 5,2% quando o AR tem 6,8% (e a equipa de gestão é a mesma)?

Nunca ligues a previsões de rentabilidades quando estamos a falar em produtos que apostam nos mercados financeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

agora está short só em 0.2% e em long com 9.74%, o que para mim não faz sentido. 

Isso traduz-se em, pediram emprestados 0,2% e têm 9,74% de dinheiro próprio?

O Paribas deve estar com os preços no dobro, pq têm P/E semelhantes mas um tem o dobro dos retornos, embora nas principais holdings não têm nenhuma em comum. O Schroder tem menos US e mais Utilities e parece mais certinho...

Aproveito para deixar link de um site que encontrei com correlações, drawdowns e diversos racios, para FI.

https://www.quantalys.com/

O schroder neste site tem em tudo altas classificações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

mas acho que o AR PPR tem perdido folgo nos últimos 3 anos...

Não é fácil para a equipa estar sempre no TOP, principalmente nestes tempos. E depois o inevitável acaba por acontecer: a reversão para a média! 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, sepol disse:

Não é fácil para a equipa estar sempre no TOP, principalmente nestes tempos. E depois o inevitável acaba por acontecer: a reversão para a média! 

Alguém sabe quais o portfolio de ETF do novo PPR do Invest? Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Virtua disse:

Para já a indicação que tenho é que vamos ter acesso às maiores posições. Estou a tentar, de qualquer das formas, obter as posições completas discriminadas. Se as obtiver posto aqui!!

Muito obrigado. Tenho um PPR noutra entidade, que não rende um caracol, e pensei em transferir para este. Já tenho uma posição no AR.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, fhff disse:

Muito obrigado. Tenho um PPR noutra entidade, que não rende um caracol, e pensei em transferir para este. Já tenho uma posição no AR.

Tenho acesso às posições geográficas completas (penso que se pedires ao teu gestor tb deverá ter). Sei que o Paulo gosta dos ETF Source da Invesco, pelo que deverá ter usado desses, mas de qualquer das formas são ETFs pelo que fazeres uma simulação com o ETF A em vez do B não deverá ter assim tanto impacto. Não deverá ser complicado eventualmente ter uma simulação, mesmo com os custos. Estou à espera que aquilo tenha 3/4 meses e começo a mexer-me 😉

Pena ter tanta Europa... pronto. Mas compro um S&P500 à parte para compensar. Não vai estar é no pacote de vantagens fiscais do PPR.

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Virtua disse:

Tenho acesso às posições geográficas completas (penso que se pedires ao teu gestor tb deverá ter). Sei que o Paulo gosta dos ETF Source da Invesco, pelo que deverá ter usado desses, mas de qualquer das formas são ETFs pelo que fazeres uma simulação com o ETF A em vez do B não deverá ter assim tanto impacto. Não deverá ser complicado eventualmente ter uma simulação, mesmo com os custos. Estou à espera que aquilo tenha 3/4 meses e começo a mexer-me 😉

Pena ter tanta Europa... pronto. Mas compro um S&P500 à parte para compensar. Não vai estar é no pacote de vantagens fiscais do PPR.

Obrigado pelo feedback. Gostava de saber para ver se não tenho muita sobreposição com a carteira de ETF´s que já possuo. Vamos ver. Parece-me uma proposta interessante.

Não foi aqui que, há uns tempos, alguém falava na possibilidade de montar um PPR de ETF´s e andaram a estudar essa hipótese? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, fhff disse:

Não foi aqui que, há uns tempos, alguém falava na possibilidade de montar um PPR de ETF´s e andaram a estudar essa hipótese? 

Yaps. Mas estes andavam em preparação há mais de meio ano, por essa altura. Infelizmente não pude dizer nada mas achei imensa piada à coincidência!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

O Paribas deve estar com os preços no dobro, pq têm P/E semelhantes mas um tem o dobro dos retornos, embora nas principais holdings não têm nenhuma em comum. O Schroder tem menos US e mais Utilities e parece mais certinho...

Aproveito para deixar link de um site que encontrei com correlações, drawdowns e diversos racios, para FI.

https://www.quantalys.com/

O schroder neste site tem em tudo altas classificações.

Citação

Na liquidez o short é 0.2% e o long é 9.74%.

Como sabes no ativo em que se aposta long, ganha-se dinheiro com a subida de cotação desse ativo, e perde-se no sentido contrário; enquanto que no ativo de aposta short, ganha-se dinheiro com a descida de cotação, e e perde-se no sentido contrário.

No long diz-se que o ativo está comprado e no short que está vendido (venda a descoberto). No long é preciso possuir esse ativo, em liquidez é preciso ter dinheiro próprio e no short não é preciso ter dinheiro próprio, pede-se emprestado ou aluga-se temporariamente essa liquidez ou ativo como quem aluga um imóvel, não haverá problemas se no short a cotação desce, e aí é fixe porque se ganha dinheiro com esse ativo sem o possuirmos ou sermos o seu proprietário, mas se a cotação sobe, aí vai haver problemas, tal como o inquilino terá se não tiver cobertura para pagar ao senhorio o aluguer do imóvel deste, e pode ser despejado.

Esse site da quantalys foi referenciado pelo user ChicoLaranja no forum do Caldeirão da Bolsa há volta de 8 anos, e ainda bem que o referiste agora pois já me tinha esquecido dele, mas fui ver e ainda o tenho nos favoritos, só que a minha lista de favoritos deve ser mais de 100, e acabou por entrar no esquecimento, pois quando saí do Caldeirão estive vários anos seguidos em que deixei de frequentar foruns durante cerca de 5 anos, tendo entrado neste tópico do David o ano passado, mas ainda bem que me avivaste a memória.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Virtua disse:

Yaps. Mas estes andavam em preparação há mais de meio ano, por essa altura. Infelizmente não pude dizer nada mas achei imensa piada à coincidência!!

A nível de banco de investimento e no que diz respeita aos fundos tem dois pontos negativos, a escassez de fundos em comparacao com concorrência e os mínimos de investimento altos 1000 euros. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, superkinas disse:

a escassez de fundos em comparacao com concorrência

O Best sempre foi, e é, o melhor banco para fundos de investimento. A plataforma de fundos deles é de qualidade mundial.

Citação

e os mínimos de investimento altos 1000 euros. 

? Não percebi. Que mínimos de investimento? Os do AR e dos Smart são 50 euros. Ou estás a dizer que todos os fundos no Invest (exceptuando PPRs) têm pelo menos 1000 euros de mínimo (não sei mesmo, para ser honesto nunca confirmei).

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo que o forte do invest não são os fundos de investimento, contudo a oferta não é má, há é bancos melhores.
    Contudo para ETF já é das melhores opções, tem bastante oferta e sem costódia e custos de transação mais baixos que a maior parte dos bancos.
    Quem quizer ter um fundo de reserva parado em depósitos a prazo, o invest é dos que tem melhores taxas, embora sejam obviamente baixas.
    Não há bancos perfeitos, mas o Invest tem os seus pontos interessantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Uma dúvida se alguém souber ajudar:

Se tiver subscrito um PPR (1000€) em 2018 e nunca tiver usufruido de qualquer beneficio fiscal (para ser usado numa lógica de fundo de investimento) sobre o mesmo, e se o resgatar totalmente em 2021 (cujo valor é 1300€), a retenção do imposto é feita pela entidade (subscrito num banco nacional) ou terei que declarar na declaração de IRS de 2022 estes 300€?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Bedrock disse:

Mais 2 fundos no portfolio de oferta do Best:

Eu estava interessado no FI Schroder ISF Global Energy Transition B Acc USD (ISIN LU2075271655) que o Best não tinha, tratei do assunto com eles e já passamos a poder subscrever o FI via site do Banco sem comissão de subscrição.

Também fica disponível o mesmo FI na versão EUR Hedged: Schroder ISF Global Energy Transition B Acc EUR Hedged (ISIN LU2075271812).

A versão deste FI na classe A Acc USD, no site da Citywire está classificado em 7.º lugar em 759 fundos no respeitante a rentabilidade a 1 ano: https://citywire.co.uk/sector/equity-global-funds/i1504?periodMonths=12&page=1

Pesquisei e não obtive resultados para o LU2075271655

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Patanisca disse:

Pesquisei e não obtive resultados para o LU2075271655

Podes ver neste site:

https://markets.ft.com/data/funds/tearsheet/summary?s=LU2075271655:USD

Acabei de subscrever os 2 novos fundos requisitados ao Best em USD:

FI Schroder ISF Global Energy Transition B Acc USD  ISIN LU2075271655

- JPMorgan Funds - Thematics - Genetic Therapies D (acc) – USD  ISIN LU2228920075

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Bedrock disse:

Podes ver neste site:

https://markets.ft.com/data/funds/tearsheet/summary?s=LU2075271655:USD

Acabei de subscrever os 2 novos fundos requisitados ao Best em USD:

FI Schroder ISF Global Energy Transition B Acc USD  ISIN LU2075271655

- JPMorgan Funds - Thematics - Genetic Therapies D (acc) – USD  ISIN LU2228920075

Mas via pfa ou pelo site/app?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )