Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 7 horas, Bedrock disse:

Esse fundo da CS foi pedido por mim

posso pedir-te que partilhes connosco a razão da escolha desses fundos. Estive  a ver um a um e os seus portefólios e gostei bastante, mas pareceu-me que existia num caso ou noutro uma melhor alternativa (talvez não disponível no Best).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pequeno_Aprendiz
    há 8 horas, Bedrock disse:

Esse fundo da CS foi pedido por mim há cerca de 1 mês, o processo já foi para a CMVM para aprovação mas ainda não está disponível na plataforma, contudo é possível já subscreve-lo via site do banco, falando previamente com o gestor de conta.

Obrigado!
    Foi tranquila a disponibilização? Cobram comissão de subscrição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Pequeno_Aprendiz disse:

Obrigado!
    Foi tranquila a disponibilização? Cobram comissão de subscrição?

Foi tranquilo porque eles reconheceram que era um fundo de top, mas o que mais me admirou foi a rapidez com que eles deram seguimento ao processo para a CMVM pois o Best não tinha até então oferta de fundos da gestora Credit Suisse.

Não  cobram comissão de subscrição. 

Com este fundo da CS mais o fundo que já tinham de biotecnologia da Janus Henderson, o Best passou a ter dois dos melhores fundos de biotecnologia. Podem verificar isso no site da Citywire.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 1 hora, Bedrock disse:

Foi tranquilo porque eles reconheceram que era um fundo de top, mas o que mais me admirou foi a rapidez com que eles deram seguimento ao processo para a CMVM pois o Best não tinha até então oferta de fundos da gestora Credit Suisse.

Não  cobram comissão de subscrição. 

Com este fundo da CS mais o fundo que já tinham de biotecnologia da Janus Henderson, o Best passou a ter dois dos melhores fundos de biotecnologia. Podem verificar isso no site da Citywire.

Sem dúvida, eu já tinha o da JH, esta adição é muito boa. Também pediste a versão sem hedge dos novos fundos da BGF? Como o Next Tech Generation?

Também há mais um ou outro fundo interessante que eles não têm, vou tentar abordar a minha gestora de conta a ver se são tão simpáticos como contigo 😀

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Sem dúvida, eu já tinha o da JH, esta adição é muito boa. Também pediste a versão sem hedge dos novos fundos da BGF? Como o Next Tech Generation?

Também há mais um ou outro fundo interessante que eles não têm, vou tentar abordar a minha gestora de conta a ver se são tão simpáticos como contigo 😀

Tu pareces que és bruxo pois eu queria esse fundo da BlackRock na versão USD pois eles só o têm na versão hedge, também pedi outros na versão USD que só têm em EUR ou hedge, mas eles disseram que isso tinha custos administrativos para eles e que se os quisesse poderiam disponibiliza-los mas com 2% de comissão de subscrição, eu negociei com eles dizendo os montantes que podia investir e aí eles baixaram para 1%, mas mesmo assim não me convenceram e escolhi outras alternativas em USD.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal, que tal esse 2021? 🎉🍾

Obrigado pelas palavras @rui_marreirosfaz-se o que se pode 😁

Também quero congratular o @Bedrockpela atitude de tentar melhorar os serviços ou produtos comercializados nas plataformas nas quais investe, acho que é assim que deve de ser em vez de nos lamentarmos e dizer mal, também tentarmos dar o nosso contributo, há sempre quem ache que isso é apenas competência dos bancos ou que deveriamos ser pagos por isso, se assim fosse tinha ganho algum dinheirinho no BPI no BiG e no Best sempre que fiz "criticas" ou tentei contribuir com novos produtos, porque eu também seria beneficiado pela colocação dos mesmos.

Ainda nem olhei para o fundo em questão, mas só o facto de ser mais um fundo que se não fosse a carolice do Bed talvez o pessoal do BB nem o viesse a conhecer e a colocar à nossa disposição, e ainda negociou para ele uma comissão diferente de subscrição de outro fundo 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 17 horas, Bedrock disse:

Tu pareces que és bruxo pois eu queria esse fundo da BlackRock na versão USD pois eles só o têm na versão hedge, também pedi outros na versão USD que só têm em EUR ou hedge, mas eles disseram que isso tinha custos administrativos para eles e que se os quisesse poderiam disponibiliza-los mas com 2% de comissão de subscrição, eu negociei com eles dizendo os montantes que podia investir e aí eles baixaram para 1%, mas mesmo assim não me convenceram e escolhi outras alternativas em USD.

Já tinha lido umas páginas atrás essa tua vontade. Foi só boa memória, sem bruxaria 😂

É pena que não façam essa disponibilização de forma gratuita...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, Pequeno_Aprendiz disse:

Já tinha lido umas páginas atrás essa tua vontade. Foi só boa memória, sem bruxaria 😂

É pena que não façam essa disponibilização de forma gratuita...

Agora há muito a mania dos bancos em terem bons fundos só na versão EUR hedge, percebo que registar cada FI na CMVM tem custos, mas há meia dúzia de anos atrás, fora da Europa, alguns dos melhores fundos só existiam na versão USD, daí eu na altura ter ficado carregado em USD, mas eu tenho esperança que até ao final de 2021 o USD vai recuperar a sua força histórica face ao EUR, sendo que para mim essa recuperação será mais fácil face ao EUR do que ao JPY (iene).

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Rentabilidades fundos da 1ª página em 2020:

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

NB Obrigações Europa FI Acc  +13,27%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  +8,16%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  +4,79%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +5,05%

NB Rendimento Plus FIA  +2,40%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd +1,67%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +1,56%

Nordea-1 European Cross Credit E    -1,23%

Amundi Funds II - Emerging Markets Bond C EUR ND   -4,67%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR   +2,23%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  +5,05%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +3,84%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc   +5,65%

Pictet-EUR Government Bonds R   +4,40%

PIMCO GIS Income Fund E Class EUR (Hedged) Income  -0,84% líquidos de dividendo

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

NB Capital -0,02%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +0,29%

Caixa Disponível +0,12%

Santander Multitesouraria  +0,16%

FUNDOS MISTOS:

Invesco Balanced-Risk Alloc E   +5,59%

Nordea-1 Stable Return E EUR   -1,30%

MFS Meridian Funds - Prudent Wealth Fund AH1 EUR  +12,82%

Acatis Gané Value Event Fonds A  +7,46%

Allianz Dynamic Multi Asset Strategy 75 A EUR   +3,38% liquido de dividendo

FUNDOS DE ACÇÕES:

NN (L) Food & Beverages X Cap EUR   -2,38%

Fidelity Global Consumer Inds A-Dis-EUR   +20,41%

Pictet Water-R EUR   +2,83%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR   +12,24%

Jupiter European Growth L EUR Acc   +4,04%

BMO European Smaller Companies Fund A Inc EUR  +7,78% liquido de dividendo

MFS Meridian European Value A1 EUR   +3,80%

Blackrock European Absolute Return E2 EUR ( fundo de market neutral ) +8,34%

Amundi Fds US Fundamental Gr C EUR ND  +13,59%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  -9,12%

Brown Advisory US Equity Growth € P Hdg   +26,73%

Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth Fund Class A Euro Accumulating  +19,97%

Allianz Global Artificial Intelligence AT (H2-EUR)  +96,35%

FUNDOS INDEX ( FUNDOS QUE SEGUEM ÍNDICES )

Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc (Hedged)  +15,36%

Pictet-USA Index R EUR  +6,07%

Pictet-China Index R EUR  +16,52%

Fidelity World E-Acc-EUR  +9,31%

Fidelity MSCI Europe Index Fund P-ACC-EUR (hedged)  +1,29%

FUNDOS IMOBILIÁRIOS:

Directos de Acumulação:

Square CA Património Crescente A ( Exclusivo Crédito Agricola ) +3,63%

Square Property Core Real Estate A ( Exclusivo Banco Best ) Entre 27/08 a 31/12 +0,03%

Indirectos:

Henderson Horizon PanEurpPtyEqs A2 EUR    -3,93%

FUNDOS DE POUPANÇA REFORMA:

BPI Reforma Valorização -1,42%

NB PPR Vintage   +2,69%

NB PPR FIA  +4,82%

Invest AR PPR FIMA até 24/12 +0,29%

Optimize Cap Ref PPR Ativo  +2,51%

Gosto de ver os index funds a levarem porrada a sério dos verdadeiros FIGAs (R ao quadrado inferior a 85 %), o que quer dizer que a teoria e a verdadeira gestão ativa ainda vão continuando a ter o seu valor.

Ou seja, vou continuar a estudar e a concentrar os meus conhecimentos sobre a matéria em vez de diversificar a ignorância por grandes amostras, as quais são o grande escudo de proteção dos para-ignorantes, mas também sabemos que, em termos de probabilidade estatística, ao tomarmos grandes amostras de ativos num portfólio, a performance deste estará sempre mais próxima dos resultados medianos do que da outperformance, mas também estará sempre afastado dos piores resultados de underperformance. 

Quem tem alguma ambição na vida, acho que deve ter objetivos de tentar obter resultados superiores à média, e para isso mais do que gestão ativa ou passiva é alavancarmos os nossos conhecimentos, pois estes constituem o principal hedge de controlo das nossas carteiras.

Num processo qualquer, só depois de percebermos a sua estrutura de conceção teórica, é que mais tarde poderemos otimizar o seu funcionamento com obtenção de melhores resultados, agora se formos para-ignorantes sobre um processo qualquer, tentar otimizar a sua operação será qualquer coisa parecida como tentar ganhar o primeiro prémio do euromilhões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para os gráficos dos índices bolsistas da Coreia do Sul, observando a grande consistência de subida a partir especialmente do início do passado mês de novembro, vemos que este grande pais tecnológico da Ásia pode ser uma boa oportunidade para investir em 2021, tanto mais que os seus ativos acionistas não estão sobreaquecidos como na China.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Gosto de ver os index funds a levarem porrada a sério dos verdadeiros FIGAs (R ao quadrado inferior a 85 %), o que quer dizer que a teoria e a verdadeira gestão ativa ainda vão continuando a ter o seu valor.

Ou seja, vou continuar a estudar e a concentrar os meus conhecimentos sobre a matéria em vez de diversificar a ignorância por grandes amostras, as quais são o grande escudo de proteção dos para-ignorantes, mas também sabemos que, em termos de probabilidade estatística, ao tomarmos grandes amostras de ativos num portfólio, a performance deste estará sempre mais próxima dos resultados medianos do que da outperformance, mas também estará sempre afastado dos piores resultados de underperformance. 

Quem tem alguma ambição na vida, acho que deve ter objetivos de tentar obter resultados superiores à média, e para isso mais do que gestão ativa ou passiva é alavancarmos os nossos conhecimentos, pois estes constituem o principal hedge de controlo das nossas carteiras.

Num processo qualquer, só depois de percebermos a sua estrutura de conceção teórica, é que mais tarde poderemos otimizar o seu funcionamento com obtenção de melhores resultados, agora se formos para-ignorantes sobre um processo qualquer, tentar otimizar a sua operação será qualquer coisa parecida como tentar ganhar o primeiro prémio do euromilhões.

S&P 500 vs Portfolio e o sentimento de acharmos que estamos sempre a perder e em desvantagem...

https://www.blackrock.com/us/individual/literature/investor-education/diversification-can-feel-disappointing-sp-envy-va-us.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/30/2020 at 11:43 PM, Bedrock said:

Os ETFs de gestão ativa que me estavam mais a seduzir eram os da gestora ARK, mas a pancada que levaram nos últimos dias devido às excessivas outperformances, o facto de serem todos de distribuição e não de acumulação, a respetiva tributação dos dividendos e a sua não capitalização na carteira, o elevado custo de transação bolsista de 0.25% do valor investido praticado pelo Best, tudo isto ponderado, decidi não investir nos ETFs ativos, sendo que para mim estará sempre fora de questão investir em ETFs passivos ou index funds, porque tal provocaria um shutdown nos meus neurónios, uma vez que os mesmos são estimulados para minimizar a ignorância e não para diversificar a ignorância. 

Sendo assim, hoje estreei-me no Best com a subscrição dos 6 FI abaixo indicados. São todos em USD porque o dinheiro investido é o produto do resgate parcial de um FI em USD que tenho noutro banco e que serviu para anular umas menos valias que tive em 2015 e para pagar uma alavancagem efetuada nesse mesmo ano de 2015. 

A escolha dos FI passava por nenhum deles estar exposto totalmente ao mercado dos EUA, especialmente às empresas big tecnológicas e do tipo growth, dada a sua sobrevalorização, querendo estar só parcialmente exposto a esse mercado. Agora vamos ver quais são as leis que o mercado vai ditar em 2021.

- Allianz Global Investors Fund - Allianz Global Artificial Intelligence AT USD ISIN LU1548497426

- CS (Lux) Digital Health Equity B USD   ISIN LU1683285164

- Janus Henderson Horizon Biotechnology A2 USD Acc     ISIN LU1897414303

- Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A  ISIN LU0552385295 (Grande Crescimento).

- CPR Invest - Global Disruptive Opportunities Class A USD Acc  ISIN LU1530899498 (Cap. Flexível).

- Schroder International Selection Fund Global Climate Change Equity B Accumulation USD  ISIN LU0378800949

O que gostaste no Schroder? Nas 3 maiores posições tem Amazon e Alphabet. Um pouco estranho para um fundo dessa temática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

O que gostaste no Schroder? Nas 3 maiores posições tem Amazon e Alphabet. Um pouco estranho para um fundo dessa temática.

Eu queria ter um FI do setor da ecologia e a Schroder é das gestoras que há mais tempo tem esta temática, no setor é o FI com melhores rentabilidades a 3 e 5 anos associado a uma relativa baixa volatilidade, na sua alocação tem uma coisa que eu gosto muito que é nestes tempos de dinheiro barato, com juros baixíssimos, estar na liquidez com uma boa % em curto, ou seja, tem uma espécie de alavancagem com dinheiro extra, que faz todo o sentido numa trend de bull market e com os custos de empréstimos de dinheiro mais baixos do que nunca. Também tem um rácio P/E relativamente baixo.

O facto do FI ter a alocação com a Amazon e a Alphabet não me incomodam nem é uma alocação incoerente com o setor, pois são empresas transversais a quase todos os setores e também não são empresas com práticas anti-ecológicas, pelo contrário, o que seria estranho era alocar empresas de carvão e restantes combustíveis fósseis, empresas industriais com elevados índices de consumo e desperdícios energéticos ou empresas de aviação, por exemplo.

A Tesla é o ativo mais alocado nos diferentes FI e ETFs, porque é um ativo transversal aos diferentes setores e também porque, apesar da sua cotação estar muito quente, é um ativo com potencialidades de expansão, e pena tenho eu de não ter este ativo no portfolio do FI Schroder.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Study finds surprising link between the Moon and methane leaks in the Arctic.

Ora aqui está uma boa consequência da subida do nível médio da água dos oceanos em consequência do aquecimento global e respetivo degelo nas calotes polares. Nem tudo é mau, pois em pesquisas no mar Ártico, através de colocação de piezometros que atravessam a camada de sedimentos do fundo do mar, verificou-se que efetivamente nas camadas subjacentes ao fundo do mar havia metano (CH4) aprisionado, o qual se pode libertar para a atmofera à medida que o peso da coluna de água e a respetiva pressão hidrostática vão diminuindo sobre o fundo do mar, tal como acontece nas marés baixas, em que a altura da coluna de água é inferior à altura da água nas fases de preia-mar (maré alta).

Com a trend do aumento médio da temperatura na Terra em curso, a mesma aumenta o degelo, especialmente das calotes polares, que implica a subida do nível médio da água dos oceanos, logo vai aumentar a altura da coluna de água e respetiva pressão hidrostática no fundo dos oceanos, designadamente, das camadas de sedimentos do fundo do mar Ártico em apreço, logo a taxa de libertação do metano do fundo do mar para a atmosfera vai diminuindo, e como uma molécula de CH4 captura 20 vezes mais a radiação solar que uma molécula de CO2, logo esta redução do metano emitido para a atmosfera, por via do aumento do aquecimento global, vai em contrapartida, por ser um gás de estufa potente, contribuir, em termos relativos, para a diminuição desse mesmo aquecimento global.

Ou seja, temos aqui um bom exemplo raro de uma boa consequência do aquecimento global, que por sua vez é causado, essencilamente, pela poluição atmosférica com gases de estufa (CO2, CH4, ...).

The researchers buried a tool called a piezometer in the sediment on the ocean floor, and left it in place for four days. During that time, the instrument made hourly measurements of pressure and temperature in the sediments, and these indicated the presence of methane close to the sea floor, increasing at low tide and decreasing at high tide.

Their first notable observation was, of course, the presence of the gas on the Arctic Ocean floor despite a lack of other more visible indicators of its presence. "This tells us that gas release from the seafloor is more widespread than we can see using traditional sonar surveys," says Plaza Faverola. "We saw no bubbles or columns of gas in the water." She credits the watchful presence of the piezometer for making the discovery: "Gas burps that have a periodicity of several hours won't be identified unless there is a permanent monitoring tool in place, such as the piezometer."

Enthuses Knies, "What we found was unexpected and the implications are big. This is a deep-water site. Small changes in pressure can increase the gas emissions but the methane will still stay in the ocean due to the water depth."

Of course, not all the Earth's waters are equally deep, and there may not be enough water weight in some places to contain the methane below. "But what happens in shallower sites?" asks Knies. "This approach needs to be done in shallow Arctic waters as well, over a longer period. In shallow water, the possibility that methane will reach the atmosphere is greater."

The weight of water
    The basic mechanics at play are simple. Higher tides mean more water pressing down on the methane, and this increased pressure keeps it from rising away from the sea floor. Low tide means less water, less pressure, and a greater opportunity for the methane to escape.

The researchers note in their study that this simple relationship may actually offer a silver lining to the rising of the world's ocean as the planet cools. There will be more water, and thus more pressure to keep methane from escaping up and into the atmosphere. In essence, higher sea levels may have something of a cooling effect by keeping methane out of the atmosphere.

In the end, there's not much we can do about the Moon and its tides, but the more knowledge we have of the mechanisms behind climate change the better.

As Plaza Faverola puts it:

"Earth systems are interconnected in ways that we are still deciphering, and our study reveals one of such interconnections in the Arctic: The moon causes tidal forces, the tides generate pressure changes, and bottom currents that in turn shape the seafloor and impact submarine methane emissions. Fascinating!"

https://bigthink.com/surprising-science/moon-methane?rebelltitem=1#rebelltitem1 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Esta tendência para a desvalorização do dólar não só deverá continuar em 2021, como poderá mesmo acentuar-se, isto porque a expectativa generalizada é a de que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, acentue o carácter expansionista das medidas de estímulo à economia comparativamente com a administração Trump."

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/euro-avancou-para-maximos-de-2018-contra-um-dolar-pressionado-pela-reflacao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

"Esta tendência para a desvalorização do dólar não só deverá continuar em 2021, como poderá mesmo acentuar-se, isto porque a expectativa generalizada é a de que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, acentue o carácter expansionista das medidas de estímulo à economia comparativamente com a administração Trump."

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/euro-avancou-para-maximos-de-2018-contra-um-dolar-pressionado-pela-reflacao

Vou destacar um extrato incorreto do artigo do Jornal de Negócios: "Quanto melhor for a perspetiva para a economia, maior a tendência para a depreciação da moeda norte-americana." Esta frase está incorreta porque se vai haver uma melhoria na economia de um qualquer país, no caso presente os EUA, isso implicará um aumento do PIB = riqueza nacional, logo a moeda desse país vai ganhar sempre uma robustez relativa, logo deve ter uma valorização relativa, e só pode desvalorizar em relação a outras moedas cuja robustez relativa tenha sido superior. Como é que >PIB => desvalorização da moeda? Não pode, é o contrário !!!

O que suporta a robustez ou força de uma moeda local é a robustez da economia desse país, o crescente PIB = > riqueza nacional, a diminuição da dívida e as reservas em ouro e moedas fortes.

Eu já escrevi no tópico que acredito que no final de 2021, o USD deve já ter recuperado a desvalorização face ao EUR ocorrida em 2020. E para já o forex do passado dia 1 de janeiro de 2021 não vai contra a minha ideia, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões. No entanto, vendo o seguinte gráfico do forex EUR/USD, posso concluir que com as subidas e descidas vertiginosas ao nível dos segundos verificadas, o forex do negócio cambial tornou-se num negócio tipo mafioso para os grandes bancos e grandes especuladores com poder de fogo. Como é que o cambial entre 2 moedas fortes (USD e EUR) pode ter variações diárias superiores aos ativos acionistas? Não pode, é pura especulação e shortar uma das moedas, pois não há fundamentais que suportem tais variações intradiárias e diárias. Eu nunca tinha visto um gráfico assim, e tal só é possível devido ao excesso de liquidez dos mercados e à crescente mafiagem do negócio do forex.

Capturar1.PNG.929a79070dba589cc82c3e224cf87d29.PNG

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Convergence: 5 Growth Themes Shaping the Future

Theme 1: EditGenetics

Theme 2: Conservation Capitalism—Doing More with Less

Theme 3: Factory as a Service—The Future of Manufacturing

Theme 4: From Snowcrash to Fortnite and Beyond—Exploring the Metaverse

Theme 5: Connected Commerce

https://active.williamblair.com/global-equity/ken-mcatamney/convergence-5-growth-themes-shaping-the-future/?utm_source=AP&utm_medium=sponsoredcontent-ROSnative-2020-12&utm_campaign=activeneverrests-2020&utm_content=Convergence5ThemesPost

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )