Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 16/11/2020 às 22:52, D@vid disse:

Gostava de colocar aqui uma imagem, mas como alteram o fórum para ficar todo "bonitinho" e deixam apenas 41mb que já esgotei para colocar imagens, fica apenas uma partilha que vi por parte da Goldman Sachs em relação ao valor previsto para o S&P500:

2020: 3.700

2021: 4.300

2022: 4.600

Isto para quem continua à espera dos 2.200 não está fácil 🙄

Ai ai que o S&P 500 está já nos 3.700...🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 35 minutos, Vidolz disse:

Hoje está bom, estou +1% !!!

Um tipo que já tem falta de cabelo na cabeça, não pode levar um haircut na sua carteira só porque já tem pouca coisa para cortar na cabeça.

Uma coisa é a cabeça, outra coisa é a carteira do investidor/especulador ... a cabeça pode sofrer um downside pilatorio acentuado, mas a carteira de uma grande cabeça, mesmo que careca, não vai ter concerteza um downside de capital tão relativamente acentuado. 😀

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/12/2020 às 11:12, Bedrock disse:

Esse teu fundo da Candriam comparado com o fundo NB Obrigações Europa (ISIN PTYESRLM0008), leva banhada em toda a linha. O fundo do Novo Banco, na Posição no Ranking da rendibilidade em 2012, 2017 e 2020, pertenceu/pertence ao percentil dos 1 % melhores fundos da categoria morningstar, enquanto que em 2015 e 2019 ficou, respetivamente, na posição dos 2 % e 3 % melhores fundos. Isto é de uma consistência brutal, e à 1.ª vista não encontro paralelo noutro fundo de obrigações.

sim mas tb tem volatilidade ~5 e não  ~8.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, superkinas disse:

sim mas tb tem volatilidade ~5 e não  ~8.

As nossas despesas e os gastos diários são pagos em euros dos retornos, e como ainda não inventaram uma espécie de uma criptomoeda com um valor facial em volatilidade, então apesar do fator risco do investimento ter que ser relevado, muito mais importante que a volatilidade, pois esta métrica é cega em distinguir a boa volatilidade (acima da média dos retornos) da má volatilidade (abaixo da média), ainda mais relevado deve ser o resultado final da liquidação do resgate (retornos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, P2P Money Maker disse:

Sim mas atenção que também vem o selloff de final de ano ;)

Eu dispenso este último hehe

Então o Rally vai até aos primeiros dois dias de negociação bolsista de Janeiro como há selloff de final de ano? isso é um mito 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Não se esqueçam que para a semana começa o Rally de Natal 🤣 🎅🌲

Para a semana é a semana natalícia, mas quanto ao rally do Natal esse já está em curso, mas também posso dizer que, em termos de boa volatilidade, melhor do que os bólides de um rally são os da fórmula 1 dos finais do passado mês de março ... quando a gente olha para aquela pendente do upside até parece a trajetória ascendente de uns caças americanos a fugir do fogo inimigo.

O problema destes caças é quando fazem um voo descendente a pique e aí se não houver uma reversão atempada da trajetória, o choque contra a superfície da crosta terrestre pode ser de tal maneira violento que o caça e o piloto podem ficar definitivamente fora de combate, ou seja, nunca mais atingem o break even. Assim, no downside atmosférico convém ter um instrumento eficaz contra a volatilidade da queda: um fiável paraquedas que abre sempre que é preciso. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Is diversification dead? Yes...but also no. 

O extrato seguinte do artigo demonstra que o seu autor percebe da poda e tem uma interpretação de update sobre o funcionamento dos mercados acionistas, sendo que, neste caso, não é com soluções passadas que se resolvem os problemas presentes e futuros. Ou seja, tal como os organismos vivos têm que se adaptar às alterações climáticas, e os que se adaptarem melhor são os que melhor sobrevivem em habitats hostis, também os investidores têm que perceber e melhor se adaptarem às mudanças conceptuais dos mercados acionistas.

What’s the answer? Well, in this investor’s opinion, diversification is not dead. However, the cookie-cutter, mainstream definition of diversification IS dead. And, it’s not because I think Growth stocks will continue to dominate “the mob” forever.

The whole concept of traditional diversification should be re-examined by every investor. It has little to do with “style boxes” and other marketing gizmos. It has everything to do with how the stock market has changed. Specifically, it moves in bulk much more than it used to. There is less “value” to be discovered, because index funds, hedge funds and high-frequency algorithmic trading operations have removed the advantage that great value-hunting stock pickers used to have.

Fed to the rescue...but for how long?

Does this mean that U.S. Large Cap Growth stocks are the place to be for the long-term, and to the exclusion of the other major asset classes? No and no! While that one asset class has performed remarkably well for a decade, that is the same decade through which the Fed and other Central Banks have propped up the stock market everywhere. At some point, and probably suddenly, the global stock market will have that liquidity rug pulled out from under them. That will lead to a lower level of economic growth, and Growth stocks will lose the advantage they have had.

A different way to think about diversification

This should eventually close the years-long gap in return that Growth had over Value and the rest. But the key question I posed in the title is still about asset allocation in general. And my answer (yes, asset allocation as you know it is dead), is based on my belief that investing is now a more tactical exercise of engineering returns.

It is not about simply spreading risk...because the risks to most segments of the stock market are identical to each other. Growth stocks did better than the rest of the crowd. But most of the time, they were moving in sync with the crowd. There is less benefit in that.

Renting as well as owning stock market exposure

Instead, I prefer to diversify by time horizon within a portfolio. In other words, some investments are for longer-term purposes, and others are “rentals.” That latter group, that I call the “tactical” segment of the portfolio, is agnostic to traditional labels of growth, value, small cap and international investing. It’s more a matter of what currently offers the best reward/risk tradeoff according to the system I built over the decades.

There is certainly much more to this debate than the space allotted here. But let’s be clear: diversification is about diversifying risk to smooth out your return. The traditional approach to doing that is no longer the slam-dunk many investors continue to believe it is.

https://www.forbes.com/sites/robisbitts2/2020/12/15/is-diversification-dead--it-depends-on-what-you-think-of-growth-stocks/?sh=4a1f35352b10

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, Bedrock disse:

Para a semana é a semana natalícia, mas quanto ao rally do Natal esse já está em curso, mas também posso dizer que, em termos de boa volatilidade, melhor do que os bólides de um rally são os da fórmula 1 dos finais do passado mês de março ... quando a gente olha para aquela pendente do upside até parece a trajetória ascendente de uns caças americanos a fugir do fogo inimigo.

O problema destes caças é quando fazem um voo descendente a pique e aí se não houver uma reversão atempada da trajetória, o choque contra a superfície da crosta terrestre pode ser de tal maneira violento que o caça e o piloto podem ficar definitivamente fora de combate, ou seja, nunca mais atingem o break even. Assim, no downside atmosférico convém ter um instrumento eficaz contra a volatilidade da queda: um fiável paraquedas que abre sempre que é preciso. 

Estamos ainda no prólogo 🤣, se o Brexit não lixar a coisa, até dia 5 de Janeiro a minha carteira sobe mais 10% 🙏🔝

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, D@vid disse:

Estamos ainda no prólogo 🤣, se o Brexit não lixar a coisa, até dia 5 de Janeiro a minha carteira sobe mais 10% 🙏🔝

Deus e o Alá queiram, mas atenção que o ar atmosférico tem estado numa trend de abaixamento de temperatura => ar mais denso => movimento descendente do ativo "ar", o qual pode contagiar e arrastar, no pós Natal, os ativos financeiros sobreaquecidos.

Está visto que a tua carteira deve ter zero ou uma % residual de USD, senão não estavas a falar numa potencial valorização de 10%. Eu então para pagar uma alavancagem feita em parte em 2015, vou levar com uma desvalorização do USD vs EUR em 9.8%. Infelizmente, as alavancagens e as mais valias tributárias têm de ser pagas na moeda local.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bedrock disse:

Deus e o Alá queiram, mas atenção que o ar atmosférico tem estado numa trend de abaixamento de temperatura => ar mais denso => movimento descendente do ativo "ar", o qual pode contagiar e arrastar, no pós Natal, os ativos financeiros sobreaquecidos.

Está visto que a tua carteira deve ter zero ou uma % residual de USD, senão não estavas a falar numa potencial valorização de 10%. Eu então para pagar uma alavancagem feita em parte em 2015, vou levar com uma desvalorização do USD vs EUR em 9.8%. Infelizmente, as alavancagens e as mais valias tributárias têm de ser pagas na moeda local.

USD directo zero, nunca fiz fundos em USD, e sempre procurei fundos com hedge, mas tenho alguns sem hedge...

Vou aguardar pelos resumos de desempenho semanais do investing, para depois fazer no final as conta e ver entre 21/12 e 31 e mais o dia 4 e 5 de Janeiro se batem nos 10% 😁, mas obviamente que para quem tem carteiras mais "defensivas" 60/40 ou mesmo 70/30  como eu onde também pode ter uma parte correlacionada com materiais preciosos como tenho no DWS Gold em que levo uma pancada de 18% nos últimos 3 meses, pode não chegar aos 10% 😁 but who knows, hoje até os materiais preciosos estão a subir bem 🤫.

Como fizeste a alavancagem? contas margem de bancos? isso são suicídios!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, D@vid disse:

USD directo zero, nunca fiz fundos em USD, e sempre procurei fundos com hedge, mas tenho alguns sem hedge...

Vou aguardar pelos resumos de desempenho semanais do investing, para depois fazer no final as conta e ver entre 21/12 e 31 e mais o dia 4 e 5 de Janeiro se batem nos 10% 😁, mas obviamente que para quem tem carteiras mais "defensivas" 60/40 ou mesmo 70/30  como eu onde também pode ter uma parte correlacionada com materiais preciosos como tenho no DWS Gold em que levo uma pancada de 18% nos últimos 3 meses, pode não chegar aos 10% 😁 but who knows, hoje até os materiais preciosos estão a subir bem 🤫.

Citação

Não foi suicídio porque ganho com a alavancagem (deu foi stress e já não tenho idade para grandes stresses). A alavancagem, em 2 fases, consistiu na negociação de uma taxa de juro de um empréstimo caucionado a um determinado montante da minha carteira de fundos. Agora que o USD está numa trend de desvalorização em relação ao EUR, está na altura de liquidar o meu empréstimo.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Bedrock disse:

Não foi suicídio porque ganho com a alavancagem (deu foi stress e já não tenho idade para grandes stresses). A alavancagem, em 2 fases, consistiu na negociação de uma taxa de juro de empréstimo caucionado a um determinado montante da minha carteira de fundos.

Isso é no Best? então são as contas crédito corrente, em que se dá parte do património como garantia, isso é outra coisa e eu próprio em determinadas alturas pensei em fazer, quando haviam CLNs da EDP com taxas de juro de 10% 😁, agora contas margem isso nunca me iria passar pela cabeça, quando era cliente no BiG tentaram me fazer uma com 5x, nem pensar, conta corrente é bem mais calminho e com pouco stress.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Isso é no Best? então são as contas crédito corrente, em que se dá parte do património como garantia, isso é outra coisa e eu próprio em determinadas alturas pensei em fazer, quando haviam CLNs da EDP com taxas de juro de 10% 😁, agora contas margem isso nunca me iria passar pela cabeça, quando era cliente no BiG tentaram me fazer uma com 5x, nem pensar, conta corrente é bem mais calminho e com pouco stress.

Não foi no Best porque só abri conta no Best há pouco tempo, dado que me cansei de esperar que os espanhóis também disponibilizassem em Portugal os mais de 3.000 fundos que têm em Espanha. Alguns desses fundos não existem em Portugal.

Lembras-te de um post meu, no início da minha entrada no teu tópico, em que apresentei uma listagem de fundos e que tu perguntaste se era a minha carteira?

Eu não te respondi na altura. Essa listagem foi uma seleção de fundos que fiz para eles, pelo menos, trazerem esses para Portugal. Agora já se estão a mexer, mas já é tarde pois parte da massa vai migrar para o Best em janeiro. 

Não perguntes qual é o banco que eu não te vou responder.

Abraço 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Bedrock disse:

Não foi no Best porque só abri conta no Best há pouco tempo, dado que me cansei de esperar que os espanhóis também disponibilizassem em Portugal os mais de 3.000 fundos que têm em Espanha. Alguns desses fundos não existem em Portugal.

Lembras-te de um post meu, no início da minha entrada no teu tópico, em que apresentei uma listagem de fundos e que tu perguntaste se era a minha carteira?

Eu não te respondi na altura. Essa listagem foi uma seleção de fundos que fiz para eles, pelo menos, trazerem esses para Portugal. Agora já se estão a mexer, mas já é tarde pois parte da massa vai migrar para o Best em janeiro. 

Não perguntes qual é o banco que eu não te vou responder.

Abraço 

Ah ok ok, como falaste em conta caucinada com os fundos pensei que fosse no Best, eles é que têm esse crédito para várias funcionalidades mas há quem volte a meter em produtos, na altura em que haviam os CLNs da EDP com taxas de 10% e 8% ainda pensei nisso, receber mensalmente juros com estas taxas e fazerem-me um crédito com 1,75% e só com juros ao final de um ano e aplicar em fundos foi dos melhores negócios que eu poderia ter feito, mas pronto, já passou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, D@vid disse:

Vou aguardar pelos resumos de desempenho semanais do investing, para depois fazer no final as conta e ver entre 21/12 e 31 e mais o dia 4 e 5 de Janeiro se batem nos 10% 😁, 😁🤫

Posso perguntar qual a estratégia para após essas datas, sacar as techs mais inflacionadas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, pge disse:

Posso perguntar qual a estratégia para após essas datas, sacar as techs mais inflacionadas?

Eu sou investidor B&H, o que tenho é para ficar, as techs podem subir 30% e cair 40% a seguir que não vendo, seja esse fundo de techs seja o que for, a minha estratégia não é vender, é comprar sempre que há €.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, D@vid disse:

Eu sou investidor B&H, o que tenho é para ficar, as techs podem subir 30% e cair 40% a seguir que não vendo, seja esse fundo de techs seja o que for, a minha estratégia não é vender, é comprar sempre que há €.

Ok fiquei com a ideia que irias reavaliar após o Natal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )