Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Obrigado pela simples resposta Claudio. :)

Já agora fica aqui uma carteira para opinarem, horizonte de 2-3 anos ou mais, perfil de risco médio. Alguma dica de substituição ou alteração é bem vinda.

ES Liquidez - PTYEVOHM0002 – 3500€ 

ES Obrigações de Taxa Fixa Euro - PTYESRLM0008 – 1000€

Pioneer U.S. Fundamental Growth C EUR ND – LU0347184318 - 500€

Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR - GB00B1324292 – 500€

JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) - LU0697242641 – 1000€

Pictet-Generics-HR EUR - LU0248320821 – 250€

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) – EUR - LU0441853263 – 250€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Obrigado pela simples resposta Claudio. :)

Já agora fica aqui uma carteira para opinarem, horizonte de 2-3 anos ou mais, perfil de risco médio. Alguma dica de substituição ou alteração é bem vinda.

ES Liquidez - PTYEVOHM0002 – 3500€ 

ES Obrigações de Taxa Fixa Euro - PTYESRLM0008 – 1000€

Pioneer U.S. Fundamental Growth C EUR ND – LU0347184318 - 500€

Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR - GB00B1324292 – 500€

JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) - LU0697242641 – 1000€

Pictet-Generics-HR EUR - LU0248320821 – 250€

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) – EUR - LU0441853263 – 250€

Esse Pictet é mais volatil, desvio padrão 13% para uma rentabilidade de 6%, mas para 250€..

Poderias pôr 2500€ no ES Rendimento Plus e só 1000€ no ES Liquidez, já que é para 2-3 anos. De resto acho excelente

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

algum livro ou algum artigo online que aconselhem a ler sobre fundos de investimento nomeadamente como escolher um bom fundo, caracterísiticas especiais a ter em conta?

Livro que fale assim especificamente de fundos não estou a ver, artigo online só posso aconselhar ler precisamente este TOP aqui do fórum ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

estive a ler um artigo na internet e vi uma coisa curiosa. Um fundo pode ser liquidado a todo o momento pela sociedade gestora. Nessa data cada participante recebe a sua parte no fundo.

Ou seja podemos correr o risco de a sociedade gestora vender o fundo quando estiver bastante desvaloriazado a acabamos todos por perder capital.

Ou seja a velha máxima que só perdermos quando aceitamos vender nao é assim e um investidor pode estar a reforçar para aguardar uma subida dentro de 1 ou 2 anos e nao se verificar porque a entidade gestora decide liquidar o fundo.

Podem liquidar assim sem mais nem menos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estive a ler um artigo na internet e vi uma coisa curiosa. Um fundo pode ser liquidado a todo o momento pela sociedade gestora. Nessa data cada participante recebe a sua parte no fundo.

Ou seja podemos correr o risco de a sociedade gestora vender o fundo quando estiver bastante desvaloriazado a acabamos todos por perder capital.

Ou seja a velha máxima que só perdermos quando aceitamos vender nao é assim e um investidor pode estar a reforçar para aguardar uma subida dentro de 1 ou 2 anos e nao se verificar porque a entidade gestora decide liquidar o fundo.

Podem liquidar assim sem mais nem menos?

Tens resposta a isso, na primeira página deste tópico :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se voltarmos ao escudo, os fundos permanecem em euros, pelo que eu sei...

ClaudioOPA

fundos portugueses? será?

estive a olhar para a carteira de alguns... incluem DO e DP da banca Portuguesa, accoes de empreas Portuguesas, cotadas em Portugal...

se se prevê que os DO/DP de um qualquer cliente, num cenário de saída do euro, transitam para a nova moeda, estes fundos portugueses, com activos portugueses e sediados em Portugal, deveriam seguir pelo mesmo caminho, nao? Ate porque é será facil saber quais sao os sediados em Portugal - os que apresentam rentabilidades liquidas ;)

Ja os fundos sediados no estrangeiro, e á semelhança do cenário de fecho do banco onde fazemos os ordens de investimento, e com a opção de movimentar a carteira de títulos para outra instituição financeira - neste cenário, para um banco que se mantenha na zona euro - e depois, ai, fazer o resgate.

PS: nao acredito na saída de Portugal  ::)  mais ou menos como nunca (felizmente) existiu "a" guerra durante a guerra fria - mesmo que possa ter estado quase

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos!

Não querendo ser muito chato, mas sendo ( lol ), vou recolocar aqui uma questão que para mim é me bastante importante mas que anteriormente passou despercebida ( o que é normal no meio de tanta informação )

Mas como tenho de tomar esta decisão dentro de pouco tempo, seria importante para mim ouvir diferentes perspectivas.

A situação é a seguinte:

Eu tenho subscritos diversos fundos, todos de obrigações, de diversos países Europeus e também dos EUA.

Agora o próximo fundo que subscrever já decidi que poderá ter mais risco, tando indeciso entre 4, sendo eles:

- Silk - African Lions AR

http://www.morningstar.no/no/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NUEB

- Pictet Japanese Equity

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000002JE

- Pictet Water

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K4A

- Pictet Global Megatrend

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000026XE

Os dois primeiros iriam permitir me explorar mercados expecificos ( no caso Africa e Japão), o Water iria permitir me explorar um tema que a meu ver tem uma larga margem para evoluir, e o ultimo, permitia me com um só fundo obter uma grande diversificação geografica ( se bem que metade do fundo é investido nos EUA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ClaudioOPA

fundos portugueses? será?

estive a olhar para a carteira de alguns... incluem DO e DP da banca Portuguesa, accoes de empreas Portuguesas, cotadas em Portugal...

se se prevê que os DO/DP de um qualquer cliente, num cenário de saída do euro, transitam para a nova moeda, estes fundos portugueses, com activos portugueses e sediados em Portugal, deveriam seguir pelo mesmo caminho, nao? Ate porque é será facil saber quais sao os sediados em Portugal - os que apresentam rentabilidades liquidas ;)

Ja os fundos sediados no estrangeiro, e á semelhança do cenário de fecho do banco onde fazemos os ordens de investimento, e com a opção de movimentar a carteira de títulos para outra instituição financeira - neste cenário, para um banco que se mantenha na zona euro - e depois, ai, fazer o resgate.

PS: nao acredito na saída de Portugal  ::)  mais ou menos como nunca (felizmente) existiu "a" guerra durante a guerra fria - mesmo que possa ter estado quase

Penso que os fundos estrangeiros seria o mais lógico, se regressássemos ao escudo, ficarem em euros, visto que ficaram com moeda estrangeira (neste caso o EUR). Em casos de fundos nacionais, só com depósitos portugueses etc passariam a escudos. Na minha lógica era isto que aconteceria, contudo não tenho a certeza, estive a tentar procurar informação na Internet e não há nada explicito.

Na saída de Portugal do euro também não acredito, seria mau para tudo, tanto para as empresas, famílias estado, que via a sua dívida pública a aumentar. Seia mau para todos nós.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos!

Não querendo ser muito chato, mas sendo ( lol ), vou recolocar aqui uma questão que para mim é me bastante importante mas que anteriormente passou despercebida ( o que é normal no meio de tanta informação )

Mas como tenho de tomar esta decisão dentro de pouco tempo, seria importante para mim ouvir diferentes perspectivas.

A situação é a seguinte:

Eu tenho subscritos diversos fundos, todos de obrigações, de diversos países Europeus e também dos EUA.

Agora o próximo fundo que subscrever já decidi que poderá ter mais risco, tando indeciso entre 4, sendo eles:

- Silk - African Lions AR

http://www.morningstar.no/no/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NUEB

- Pictet Japanese Equity

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000002JE

- Pictet Water

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K4A

- Pictet Global Megatrend

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000026XE

Os dois primeiros iriam permitir me explorar mercados expecificos ( no caso Africa e Japão), o Water iria permitir me explorar um tema que a meu ver tem uma larga margem para evoluir, e o ultimo, permitia me com um só fundo obter uma grande diversificação geografica ( se bem que metade do fundo é investido nos EUA

O 1º não tem muito histórico, não dá para analisar com precisão.. Em 1 ano deu 11.94%, mas é muito volátil, seguramente tem um desvio-padrão muito superior. Aposta essencialmente em seguradoras, banca e nas empresas dos bens de consumo do retalho. Tem participação considerável na Nigéria.

O 2º rentabilidade de 22.68% no último ano, em linha como o benchmark, dizem que o Japão apesar da elevada dívida vai continuar a crescer, o Nikkei irá-se valorizar, isto dito por analistas. Rácio sharpe de 0.58

O 3º como o nome indica acções do sector da água, 45% participação nos EUA, rentabilidade em linha com o desvio-padrão.

O 4º é acções a nível global, estilo crescimento, média capitalização, com 54% participação nos EUA, 11% na Zona Euro, desvio padrão também em linha com a rentabilidade média.

Já tens participações nos EUA e na Europa, mas todos de obrigações, nenhum de acções.

Eu preferiria o 3º ou o 4º, têm mais "certezas" de vir a valorizar, os outros são mais especulativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É PA.... Oh Sr. Presidente da Junta,

desculpe que lhe diga mas se for assim na sua junta isso não anda pra frente.... meu deus do céu... tanta vezes a mesma pergunta.. Está-se a repetir variadíssimas vezes!!!

Vamos mas é fazer rotundas com bonitos jardins que vem aí eleições.... ;) ;)

É o mal dos políticos, querem monopolizar tudo à sua volta........ :) :)

Estou a brincar ok?

Abraço e boas férias!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O 1º não tem muito histórico, não dá para analisar com precisão.. Em 1 ano deu 11.94%, mas é muito volátil, seguramente tem um desvio-padrão muito superior. Aposta essencialmente em seguradoras, banca e nas empresas dos bens de consumo do retalho. Tem participação considerável na Nigéria.

O 2º rentabilidade de 22.68% no último ano, em linha como o benchmark, dizem que o Japão apesar da elevada dívida vai continuar a crescer, o Nikkei irá-se valorizar, isto dito por analistas. Rácio sharpe de 0.58

O 3º como o nome indica acções do sector da água, 45% participação nos EUA, rentabilidade em linha com o desvio-padrão.

O 4º é acções a nível global, estilo crescimento, média capitalização, com 54% participação nos EUA, 11% na Zona Euro, desvio padrão também em linha com a rentabilidade média.

Já tens participações nos EUA e na Europa, mas todos de obrigações, nenhum de acções.

Eu preferiria o 3º ou o 4º, têm mais "certezas" de vir a valorizar, os outros são mais especulativos.

Obrigado pela tua análise!

Sim, percebo perfeitamente o que tás a dizer, Africa e Japão é mais estilo "pode ser que dê" e os dois ultimos têm uma base mais sólida.

É mais isso que procuro, um investimento com um pouco mais de risco/retorno, mas que ao mesmo tempo não tenha uma volatilidade completamente imprevisivel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela tua análise!

Sim, percebo perfeitamente o que tás a dizer, Africa e Japão é mais estilo "pode ser que dê" e os dois ultimos têm uma base mais sólida.

É mais isso que procuro, um investimento com um pouco mais de risco/retorno, mas que ao mesmo tempo não tenha uma volatilidade completamente imprevisivel.

Exactamente. Aconselho um dos últimos dois. Esperemos pela análise dos outros membros  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na sequencia do ultimo gráfico, agora com uma lista mais completa.

Alguem que tenha analisado recentemente algum destes fundos e queira validar estes resultados, agradeço.

EDIT: alguns dos dados da base de dados estão desactualizados, por isso os resultados não são coerentes

EDIT2: removido o anexo, por dados incoerentes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

algum livro ou algum artigo online que aconselhem a ler sobre fundos de investimento nomeadamente como escolher um bom fundo, caracterísiticas especiais a ter em conta?

Existe um outro forum que tu deves conhecer que tem no tópico dos fundos de investimento um cantinho dedicado á educação e tens lá alguns livros está na primeira pagina.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na sequencia do ultimo gráfico, agora com uma lista mais completa.

Alguem que tenha analisado recentemente algum destes fundos e queira validar estes resultados, agradeço.

O Pimco RR que desvalorizou ~10% está classificado como "quase" caro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24

a base, veio daqui (umas páginas atras neste tópico)

não sei se é a melhor forma, ou pelo menos, a correcta para o fazer. Apenas queria um "critério mais numérico".

Na sequência de alguns post do Virtuagod e do D@vid, sobre "zonas caras" e ""zonas baratas" para entradas/reforços de fundos e com a intenção de arranjar um critério para análise quantitativa (e comparativa entre fundos) dessas zonas, aqui fica.

cost_factor.jpg

ainda aguardo alguns comentários sobre a viabilidade deste método.

Ed

as "labels" poderão não ter o melhor dos nomes, mas a ideia é ser sempre uma analise comparativa - por exemplo, a duvida entre dois fundos, no caso de um reforço.

EDIT: os dados de alguns dos fundos não estão actualizados, por isso alguns resultados não são coerentes... obrigado Ed, pelo apontamento ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

É PA.... Oh Sr. Presidente da Junta,

desculpe que lhe diga mas se for assim na sua junta isso não anda pra frente.... meu deus do céu... tanta vezes a mesma pergunta.. Está-se a repetir variadíssimas vezes!!!

Vamos mas é fazer rotundas com bonitos jardins que vem aí eleições.... ;) ;)

É o mal dos políticos, querem monopolizar tudo à sua volta........ :) :)

Estou a brincar ok?

Abraço e boas férias!!!

Hehe muito bom o teu post. Tens sentido de humor e isso é preciso nos dias de hoje :)

Repeti para relembrar que fiz a pergunta pois via o pessoal a falar de tudo e mais alguma coisa menos responder ao meu post (que nao são obrigados mas que fica sempre bem dizer alguma coisa :) hehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exactamente. Aconselho um dos últimos dois. Esperemos pela análise dos outros membros  ;)

Apostei no water! tive em conta a tua opinião, o facto de tar no top fundos de acções neste tópico e o meu gestor de conta tambem o aconselhou. E a mim tambem me faz sentido. Agora é deixa o fundo seguir o seu caminho.

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )