Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 25 minutos, fhff disse:

Eu falhei a entrada a entrada na Airbus a cerca de 60 EUR. Estive vai, não vai....e não fui.

O máximo histórico penso rondar os 130 EUR. Está hoje a 96 EUR Ainda não tive coragem para entrar....

Eu entrei a 92,7€...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/11/2020 às 12:48, 5coroas disse:

A seleção dos fundos não é feita de uma forma leviana ou à sorte. Obviamente procuro escolher aqueles em que já existam grandes quedas e/ou aqueles em que exibam um bom potencial de crescimento. Por exemplo, não entraria agora no sector Metais preciosos, mas a energia continua bem em baixo, ou o Brasil, ou a Indonesia, etc. Ou seja, há sempre novas oportunidades a surgir. Não me vou limitar aos fundos que escolhi inicialmente. Alguns provavelmente poderei nunca mais usar, no problema, outros surgirão. Quanto ao trabalho que dá, felizmente é um trabalho que me dá prazer, e evita que tenha a tentação de mexer na carteira de LP, pois vejo muitas vezes em mim  a "necessidade" de intervir. A carteira de Curto Prazo é para saciar essa necessidade.-_-

Como eu disse anteriormente só estou agora a experimentar e não sei como vai correr. Mas esta semana correu de feição; entrei numa catrafada de fundos na semana passada (e saí de alguns) e já saí esta semana com quase todos com ganhos de mais de 10%. Quando descerem 5%, volto a entrar.

No mês passado, consegui em vários fundos fazer 2 ou 3 entradas/saídas usando este método, sempre a ganhar 5%/15% e voltando a entrar quando caíam -5%.

Eu sei que aqueles fundos que eu abandonei agora podem continuar a subir, mas esta tática baseia-se no "tira um pedaço da presa e foge com ele, antes que venha um predador maior e que te coma a ti".:D Ou seja, procura refrear a ganância e ao mesmo tempo ir arriscando mas com prudência.

Boas,

Essa carteira de curto prazo, é em media de quanto?...dias?...semanas? ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, blueray disse:

Boas,

Essa carteira de curto prazo, é em media de quanto?...dias?...semanas? ;) 

Em média não sei, algumas (poucas) posições duram 1 a 2 semanas, a maioria dura entre 1 a 2 meses. Contudo algumas posições que embora tenham alcançado 10 a 15%, se eu ainda as considerar que estão "baratas" deixou-as a pastar por mais tempo. Neste momento, estou com poucas a pastar...estou em modo cash, esperando que novas presas se aproximem.:D

Aslanın tüm planını bozan meraklı karaca!

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sustainable Funds Weather Downturns Better Than Peers.

ESG strategies lose less money than non-ESG funds during market declines.

Na análise de fundos de investimento (FI) na Morningstar, nós relevamos o n.º de estrelas morningstar que os FI têm, e de alguns poucos anos para cá, temos que também relevar o Sustainability Rating, com o n.º de globos morningstar, e o ESG Risk, que aparecem no separador Geral dos FI da morningstar.

As questões ESG não são uma moda passageira, ou melhor, é uma moda que veio para ficar, dada a importância crescente que estas questões têm tido por parte dos investidores, e a prova disso foi a morningstar ter criado um novo tipo de risco e de rating: ESG Risk e Sustainability Rating. 

As environmental, social, and governance investing has grown in popularity over the past few years, it has moved beyond being a feel-good idea. In a world threatened by climate change, the coronavirus pandemic, and with greater recognition of the costs that bad corporate stewardship have on a company’s bottom line, ESG investing can mitigate those kinds of threats to a portfolio.

At the same time, evidence has been building that ESG investments can provide a cushion in portfolios to protect against stock market declines and volatility.

During the late-2018 stock market decline, for example, ESG funds proved more resilient than most funds. Then came the spread of COVID-19 and some of the most volatile conditions in stock market history. During the market turmoil, returns on many ESG funds proved to be more buoyant than those on comparable non-ESG funds.

While some of that outperformance is attributable to ESG funds’ significant underweighting of energy stocks--a group pummeled by the plunge in oil prices--the first quarter was just the most recent, and extreme, example of ESG funds performing better during down markets than their non-ESG peers. If ESG funds can show a broader benefit to a portfolio besides aligning with the investor’s values, that’s a win-win situation.

One way to answer this question is to take a broader look at how ESG funds perform based on two key metrics. First, does a fund fall more or less than the broad market or category of funds when stock prices decline? To determine this we used down capture, which measures the decline of a fund’s return compared with the fall in its Morningstar Category benchmark. That means, for example, comparing large-blend ESG funds and large-blend funds overall against the Russell 1000 Index.

Another question is, How volatile is the fund compared with other funds? In this case we used standard deviation readings, a volatility yardstick that measures how far a fund’s returns deviate from average over different time periods.

At a broad level, the story was consistent: In the past one-, three-, and five-year periods, ESG stock and allocation fund strategies lost less money than non-ESG funds during market declines and displayed less volatility. Among 11 Morningstar Categories, the average down capture for ESG funds through the year ended March 31 was nearly 12 percentage points better than category averages.

In addition, as we dug into the numbers, we found that ESG funds with higher Morningstar Sustainability Ratings did an even better job of offering downside protection and lower volatility than those with lower ESG ratings. In other words, the more that a fund held stocks of companies with stronger practices for mitigating ESG risks in their industries, the better the risk profile of the funds.

The Results
    Overall, for the trailing one year, the median ESG fund only lost an amount equal to 98.3% of its category benchmark’s decline. This was much better than the average fund, which actually posted losses greater than the category benchmark index, at 104.8%. As a result, the median ESG fund outperformed by capturing 6.5 percentage points less of its category benchmark’s decline than did the average fund in its Morningstar Category.

Capturar1.PNG.f50f69065b99e1b22a837b4a2573ae25.PNG

https://www.morningstar.com/articles/988114/sustainable-funds-weather-downturns-better-than-peers

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Buffett Indicator: Strongly Overvalued.

Updated for December 3, 2020

Segundo a métrica do indicador de Buffett, a bolha do mercado acionista dos EUA estaria para rebentar a qualquer momento, pois no passado dia 3 de dezembro atingiu o mesmo valor máximo que ocorreu em 2000 na bolha das dot.com/internet (ver gráfico abaixo). 

Só que nós agora, passados 20 anos, estamos numa época bastante diferente de 2000, em que a política monetária expansionista da Fed parece que quase não tem limites para os sucessivos estímulos à economia, e com a pandemia em curso, mais estímulos se avizinham por parte da Fed e do governo dos EUA, logo as situações das bolhas são diferentes e a sua comparação deve ser feita com algumas reservas. O que o mercado acionista quer é estímulos, pois o dinheiro desses estímulos é primariamente aplicado no mercado financeiro de capitais e só uma parte desse dinheiro é que chega à economia real.

Ou seja, a política monetária da Fed mais do que ajudar as empresas produtivas da economia real que contribuem para o GDP (PIB), está sim a ajudar os maiores investidores/especuladores bolsistas e os proprietários/sócios das empresas com maior capitalização bolsista, que muitas vezes são as mesmas pessoas, sendo que grande parte dessa capitalização bolsista não é tangível com a economia real produtiva de bens e serviços, pelo que essas empresas crescem em bolsa mas não crescem assim tanto na sua produção e vendas, logo contribuem menos para a riqueza nacional (GDP/PiB) e, consequentemente, para o bem estar da sociedade em geral.

Assim, a Fed está a provocar uma concentração de riqueza nos mais ricos, agravando ainda mais a desigualdade social e, consequentemente, está a contribuir para a existência de uma sociedade mais desequilibrada e conflituosa, cujo fim pode até nem ser bom para esses mais ricos, uma vez que o caos entrópico de uma sociedade não favorece ninguém.

The Buffett Indicator is the ratio of total US stock market valuation to GDP. As of December 3, 2020 we calculate the Buffett Indcator as:

- Aggregate US Market Value: $45.2T

- Current (Estimated) GDP: $21.7T

Buffett Indicator: 203%

By our calculation that is currently 71% higher than the historical average, suggesting that the market is Strongly Overvalued. It has not been around this level since the Internet Bubble of the early 2000's. The historical chart of this indicator is shown below - for much more analysis and information on our data sources and methodology, keep reading.

Capturar1.PNG.9e8c501df86b2689328c5c11008b96a7.PNG

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Bedrock disse:

Buffett Indicator: Strongly Overvalued.

Updated for December 3, 2020

Segundo a métrica do indicador de Buffett, a bolha do mercado acionista dos EUA estaria para rebentar a qualquer momento, pois no passado dia 3 de dezembro atingiu o mesmo valor máximo que ocorreu em 2000 na bolha das dot.com/internet (ver gráfico abaixo). 

Só que nós agora, passados 20 anos, estamos numa época bastante diferente de 2000, em que a política monetária expansionista da Fed parece que quase não tem limites para os sucessivos estímulos à economia, e com a pandemia em curso, mais estímulos se avizinham por parte da Fed e do governo dos EUA, logo as situações das bolhas são diferentes e a sua comparação deve ser feita com algumas reservas. O que o mercado acionista quer é estímulos, pois o dinheiro desses estímulos é primariamente aplicado no mercado financeiro de capitais e só uma parte desse dinheiro é que chega à economia real.

Ou seja, a política monetária da Fed mais do que ajudar as empresas produtivas da economia real que contribuem para o GDP (PIB), está sim a ajudar os maiores investidores/especuladores bolsistas e os proprietários/sócios das empresas com maior capitalização bolsista, que muitas vezes são as mesmas pessoas, sendo que grande parte dessa capitalização bolsista não é tangível com a economia real produtiva de bens e serviços, pelo que essas empresas crescem em bolsa mas não crescem assim tanto na sua produção e vendas, logo contribuem menos para a riqueza nacional (GDP/PiB) e, consequentemente, para o bem estar da sociedade em geral.

Assim, a Fed está a provocar uma concentração de riqueza nos mais ricos, agravando ainda mais a desigualdade social e, consequentemente, está a contribuir para a existência de uma sociedade mais desequilibrada e conflituosa, cujo fim pode até nem ser bom para esses mais ricos, uma vez que o caos entrópico de uma sociedade não favorece ninguém.

The Buffett Indicator is the ratio of total US stock market valuation to GDP. As of December 3, 2020 we calculate the Buffett Indcator as:

- Aggregate US Market Value: $45.2T

- Current (Estimated) GDP: $21.7T

Buffett Indicator: 203%

By our calculation that is currently 71% higher than the historical average, suggesting that the market is Strongly Overvalued. It has not been around this level since the Internet Bubble of the early 2000's. The historical chart of this indicator is shown below - for much more analysis and information on our data sources and methodology, keep reading.

Capturar1.PNG.9e8c501df86b2689328c5c11008b96a7.PNG

Já a minha avó dizia, don't fight the FED.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Vidolz disse:

Já a minha avó dizia, don't fight the FED.

Parece que o neto recebeu uma boa dose de carga genética da avó. É preciso é que a genética de base não seja transformada numa epigenética inferior pelas disfunções ambientais. 

Eu já não tenho avós vivas, mas a mãe da minha mãe também era sábia na vivência da vida, mas percebia tanto da política monetária da Fed como eu percebo como é que certos investidores/especuladores remediados defendem o grande capital das dezenas dos mil milhões de dólares apoiados pela Fed. O corrupto do Sócrates e o seu patrão na distribuição dos dividendos da corrupção - Ricardo Salgado - são apenas umas pequenas amostras do delay entre a economia real global e o bem estar da sociedade em geral versus o bem estar e as finanças pessoais dos seus principais atores.

Ou seja, era suposto que os responsáveis pela economia e finanças dos países implementassem políticas abrangentes para todos os cidadãos contribuintes e eleitores, mas a democracia económico-financeira não corresponde à democracia política: 1 cidadão, 1 voto. Temos pena, mas os votos têm muito menos peso que os mil milhões de dólares, tanto que os detentores desta ordem de capitais são também pessoas extremamente resilientes nas suas relações amigáveis com quem está temporariamente no poder, sejam direitistas ou esquerdelhas comunistas. 

Como nós não  podemos lutar contra este status quo global, temos que tentar perceber a sua mafiagem e virar também a nosso favor a mafiagem do mercado financeiro de capitais, até para provarmos a eles que temos uma correlação negativa entre o nosso capital diminuto e o nível de inteligência.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, D@vid disse:

As alterações climáticas associadas às crescentes imprevisibilidades de situações extremas de temperatura, precipitação e de vento, faz com que cada vez mais a volatilidade do clima possa ser comparada à volatilidade dos mercados acionistas, e como o crescente aumento da temperatura média da Terra provoca mais evaporação das massas de água, isso implica que cada vez mais há menos disponibilidade de água, especialmente para consumo humano, logo o recurso natural "água" é cada vez mais um bem essencial escasso em qualidade e quantidade, pelo que tem toda a lógica de constituir um ativo de negociação bolsista, tal como fosse uma especial commodity, pois é mais importante para nós do que as restantes commodities.

A sua crescente escassez, especialmente em qualidade, vai tornar futuramente o ativo "água" cada vez mais ponderado na alocação de ativos de empresas com as melhores tecnologias económico-financeiras na produção de água potável (dessalinização de água salgada, em que os oceanos constituem o maior manancial disponível e que em termos quantitativos nunca será um bem escasso), na reutilização de águas residuais tratadas ou águas de inferior qualidade para aproveitamento extra consumo humano, como seja a utilização na agricultura e na rega de espaços verdes urbanos e de campos de relva desportivos ou de lazer.

Editado por Bedrock
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, niceboy disse:

É um valor discutível, porque nesse dia no investing não atingiu negativo, atingiu esse valor negativo na tradeweb...mas para a maior parte do mercado a história foi feita hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 50 minutos, D@vid disse:

É um valor discutível, porque nesse dia no investing não atingiu negativo, atingiu esse valor negativo na tradeweb...mas para a maior parte do mercado a história foi feita hoje.

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estão negativos e neste momento estão com uma queda de 130 %. Este nível de queda revela que o poder dos agiotas está a enfraquecer brutalmente com as políticas monetárias expansionistas da Fed e do BCE, e que o dinheiro lançado de helicóptero está em vias de chegar também aos países pobres.

Essa coisa de se dizer que os mercados têm sempre razão e que não vale a pena lutar contra eles porque são soberanos não derrotáveis, dá-me vontade de rir, porque os mercados só são soberanos se os decisores políticos e as autoridades monetárias abdicarem da sua soberania. 

Com estes juros negativos e os milhões que vêm da UE, o Dr. Costa deveria contratualizar uma consultadoria com o Eng.º Sócrates para saber como se pode gastar mais rapidamente o dinheiro alheio de empréstimos sem grandes preocupações produtivas e em pagar aos credores as nossas obrigações.

Portugal só entra nos eixos quando o peixe miúdo, como os penitenciários incomes Varas e os Penedos, tenham a companhia do peixe mais graúdo como sejam os potencias penitenciários outcomes Salgado e Sócrates e os seus satélites primários. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )