Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

6 hours ago, Capital said:

Algo estilo casa de investimentos!

O problema que transmites é

Tens familiares com bastante capital mas ignorantes em relação a investimentos

Aparentemente não querem estudar nem aprender (pois imagino que lhes terás sugerido isso)

Não te têm em boa conta ou pelo menos não acreditam em ti , pois se o fizessem iriam obviamente investir em produtos onde a probabilidade de ganhar mais a longo prazo é maior. 

É isto ?

Eu perguntava-lhes , se não têm conhecimento , que é melhor , acreditar em alguém por uma questão de empatia e de forma ignorante abdicar provavelmente de uma pipa de massa a longo prazo entre outras coisas ou aprenderem nem que seja o suficiente para terem alguma capacidade de análise ?

Se não os convences , será que não tens conhecimento suficiente ?

É que explicando tudo com método, qualquer pessoa com inteligência baixa entende as diferenças entre custos , filosofia , activos etcetc

Dá é trabalho , porque no fundo tens que preparar uma autêntica aula. E depois esclarecer duvidas.

Eu comparo a situação dos teus familiares á situação Política do País , as pessoas votam em partidos (por exemplo PCP-PS mas não só! )com sistemas que já provaram apenas trazer na melhor das hipóteses estagnação económica e corrupção por pura e total ignorância e preguiça mental.

Se hoje temos tanta informação e é tão simples olhar para os Países desenvolvidos e ver que modelo economico (e depois os outros modelos ) têm e depois votar em conformidade com quem o defende  , essas pessoas são as verdadeiras responsáveis pelo estado do País , pelo empobrecimento , endividamento brutal e elevada corrupção.

É assim que as pessoas são e têm o que merecem , tal como os teus familiares irão ter o que merecem pois deviam entender que conhecimento mínimo em termos de literacia financeira deveria ser uma obrigação para eles. 

Espero que não vejas nenhuma animosidade nas minhas palavras , tenho obviamente o máximo respeito por ti e pelos teus mas temos que ser pragmáticos e objectivos , tudo o resto é para mim , irrelevante.

Editado por Lynch II
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@Capital, tens que dizer aos teus familiares que têm milhões mal investidos no Santander, segundo disseste, para contratarem o @Lynch IIpara gerir a fortuna deles, mas como deduzo que eles já têm uma idade avançada, seria bom o Lynch também lhes garantir, no curto-médio prazo, um total return largamente positivo, até para os teus familiares confiarem e darem créditos reais ao Lynch pela efetiva materialização prática da sua política de investimentos de outperformance. E se tiver outperformance, merece uma comissão de gestão elevada, compatível com o adicional de performance gerada em relação ao benchmark. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Lynch II disse:

O problema que transmites é

Tens familiares com bastante capital mas ignorantes em relação a investimentos

Aparentemente não querem estudar nem aprender (pois imagino que lhes terás sugerido isso)

Não te têm em boa conta ou pelo menos não acreditam em ti , pois se o fizessem iriam obviamente investir em produtos onde a probabilidade de ganhar mais a longo prazo é maior. 

É isto ?

Eu perguntava-lhes , se não têm conhecimento , que é melhor , acreditar em alguém por uma questão de empatia e de forma ignorante abdicar provavelmente de uma pipa de massa a longo prazo entre outras coisas ou aprenderem nem que seja o suficiente para terem alguma capacidade de análise ?

Se não os convences , será que não tens conhecimento suficiente ?

É que explicando tudo com método, qualquer pessoa com inteligência baixa entende as diferenças entre custos , filosofia , activos etcetc

Dá é trabalho , porque no fundo tens que preparar uma autêntica aula. E depois esclarecer duvidas.

Eu comparo a situação dos teus familiares á situação Política do País , as pessoas votam em partidos (por exemplo PCP-PS mas não só! )com sistemas que já provaram apenas trazer na melhor das hipóteses estagnação económica e corrupção por pura e total ignorância e preguiça mental.

Se hoje temos tanta informação e é tão simples olhar para os Países desenvolvidos e ver que modelo economico (e depois os outros modelos ) têm e depois votar em conformidade com quem o defende  , essas pessoas são as verdadeiras responsáveis pelo estado do País , pelo empobrecimento , endividamento brutal e elevada corrupção.

É assim que as pessoas são e têm o que merecem , tal como os teus familiares irão ter o que merecem pois deviam entender que conhecimento mínimo em termos de literacia financeira deveria ser uma obrigação para eles. 

Espero que não vejas nenhuma animosidade nas minhas palavras , tenho obviamente o máximo respeito por ti e pelos teus mas temos que ser pragmáticos e objectivos , tudo o resto é para mim , irrelevante.

Bastante capital é um conceito relativo. Falamos de montantes inferiores a 1M €.

Os familiares que tenho não tem capacidade para estudar nem para aprender, seja pela idade avançada ou pela incapacidade.

Acreditam em mim e têm-me em muito boa conta, caso contrário, nunca me teriam entregue a sua posição financeira nem partilhado isso comigo (em portugal o dinheiro é um tabu). Acredito que a querer, eu mesmo lhes faria a gestão do capital investido em ETF's através de diferente entidades bancárias e até comprando algumas ações growth ou mesmo tech, e penso que bem melhor que o gestor do banco. Eu não sei é se quero ter essa responsabilidade toda do meu lado, mesmo que esteja certo que não haveria "repercussões" caso o resultado fosse mau. (Pior que o santander não pode ser também).

Compreendo a comparação que fazes, e se podia estar de acordo contigo em todos os outros casos semelhantes a este, este é um pouco específico e claramente um outlier. São pessoas bem vividas que viveram foram de PT, viajaram muito, mas a vida trouxe-lhes bastante azar a certo ponto.

Entre entregar uma parte à vanguard, a uma sociedade de gestora de activos financeiros, ou eu mesmo fazer isso com um Lazy Portfólio ou uma estratégia 60/40, não sei o melhor caminho para abordar a situação.

Saliento ainda que é dinheiro que nunca deverão ter de vir a usar, porque já tem cashflow constante de imobiliário mais que suficiente para as despesas diárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/11/2020 às 23:27, Bedrock disse:

Por falar em ativos "pandémicos" (mais esmagados pela pandemia), como os ativos dos setores da aviação, turismo, hotéis, restaurantes, viagens, lazer, ..., e para quem gosta de apostar individualmente em acões, eu entrava preferencialmente na aviação, não nas companhias de transporte aéreo mas sim nas 2 principais empresas/grupos construtores de aviões (ver gráficos abaixo), pois estes 2 ativos estão expostos às companhias de transporte aéreo de todo o mundo, suas clientes, e assim serão menos voláteis que as empresas áreas individualmente, para além de que não gostei da análise gráfica comparativa que fiz destas últimas em confronto com aquelas 2 empresas construtoras.

@Vidolz, acho que está na altura de aliviares a carga nas big techs e entrares a fundo na Airbus e Boeing, pois com o dinheiro que podes potencialmente ganhar, no prazo de 1-3 anos, dará para comprar um potencial pequeno avião bimotor ... convém que tenha 2 motores pois se um avaria, ainda existe o outro, que será o hedge contra um afundanço a pique. 😃

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Como sou um gajo que gosta de arriscar, vou muito possivelmente dividir entre Airbus/Boeing com Delta AirLines :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, Capital said:

Bastante capital é um conceito relativo. Falamos de montantes inferiores a 1M €.

Os familiares que tenho não tem capacidade para estudar nem para aprender, seja pela idade avançada ou pela incapacidade.

Acreditam em mim e têm-me em muito boa conta, caso contrário, nunca me teriam entregue a sua posição financeira nem partilhado isso comigo (em portugal o dinheiro é um tabu). Acredito que a querer, eu mesmo lhes faria a gestão do capital investido em ETF's através de diferente entidades bancárias e até comprando algumas ações growth ou mesmo tech, e penso que bem melhor que o gestor do banco. Eu não sei é se quero ter essa responsabilidade toda do meu lado, mesmo que esteja certo que não haveria "repercussões" caso o resultado fosse mau. (Pior que o santander não pode ser também).

Compreendo a comparação que fazes, e se podia estar de acordo contigo em todos os outros casos semelhantes a este, este é um pouco específico e claramente um outlier. São pessoas bem vividas que viveram foram de PT, viajaram muito, mas a vida trouxe-lhes bastante azar a certo ponto.

Entre entregar uma parte à vanguard, a uma sociedade de gestora de activos financeiros, ou eu mesmo fazer isso com um Lazy Portfólio ou uma estratégia 60/40, não sei o melhor caminho para abordar a situação.

Saliento ainda que é dinheiro que nunca deverão ter de vir a usar, porque já tem cashflow constante de imobiliário mais que suficiente para as despesas diárias.

Estás indeciso porque não tens confiança no teu julgamento ou porque és por natureza alguém indeciso ?

Isto são sempre decisões pessoais , eu em principio não iria pagar a nenhuma "casa de investimentos" ou similar mas deves consultá-las , entender o que propõem , pensar no custo vs benefício a longo prazo , se for uma opção melhor não deves ter preconceitos .

Onde vejo muitas pessoas falharem de forma recorrente (na minha opinião subjectiva concerteza)  é na capacidade de análise e crítica , mesmo pessoas que têm noção razoável  depois metem os pes pelas maos , complicam , andam tipo caranguejo e perdem enorme rendibilidade . E porque não alocares uma % do capital ou várias seguindo diferentes estratégias ?

Colocas % x num ETF , % Y noutra opção...talvez fosse melhor ficasses mais descansado . Não digo para criares 10 estratégias/opções , creio que duas ou três serão suficientes.

Boa sorte

Editado por Lynch II
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Lynch II disse:

Estás indeciso porque não tens confiança no teu julgamento ou porque és por natureza alguém indeciso ?

Isto são sempre decisões pessoais , eu em principio não iria pagar a nenhuma "casa de investimentos" ou similar mas deves consultá-las , entender o que propõem , pensar no custo vs benefício a longo prazo , se for uma opção melhor não deves ter preconceitos .

Onde vejo muitas pessoas falharem de forma recorrente (na minha opinião subjectiva concerteza)  é na capacidade de análise e crítica , mesmo pessoas que têm noção razoável  depois metem os pes pelas maos , complicam , andam tipo caranguejo e perdem enorme rendibilidade . E porque não alocares uma % do capital ou várias seguindo diferentes estratégias ?

Colocas % x num ETF , % Y noutra opção...talvez fosse melhor ficasses mais descansado . Não digo para criares 10 estratégias/opções , creio que duas ou três serão suficientes.

Boa sorte

Estou indeciso porque é capital alheio, não sou nada indeciso e até bastante pragmático. Se fosse o meu também não o entregava, aliás, acho que tenho uma boa abordagem com o método que já coloquei atrás. Tem dado frutos.

Fazer 2/3 portfólios diferentes também pode ser algo a equacionar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Capital disse:

Estou indeciso porque é capital alheio, não sou nada indeciso e até bastante pragmático. Se fosse o meu também não o entregava, aliás, acho que tenho uma boa abordagem com o método que já coloquei atrás. Tem dado frutos.

Fazer 2/3 portfólios diferentes também pode ser algo a equacionar.

Capital apanhei assim a conversa a meio mas dado os montantes envolvidos e as pessoas serem de idade avançada, já perguntaste qual é o objectivo que eles têm para o dinheiro?

Querem ajudar os filhos/outros familiares a comprar casas/iniciar negócio? Querem viajar (havendo dinheiro, mesmo com limitações, há muita coisa possível...)? Querem apenas manter a riqueza acumulada? Um aspecto importante a não descurar tem a ver com o fim de vida - provavelmente poderão necessitar de viver numa casa adaptada (quantas casas não têm os quartos nos andares de cima com necessidade de subir escadas por idosos com muita dificuldade de locomoção?). Se calhar convém assegurar uma quantia de dinheiro considerável em cuidados tipo Lar (seja em enfermeiros que vão a casa / ou mesmo num lar). Estas coisas, para serem confortáveis e com uma vida digna de quem trabalhou e conseguiu acumular riqueza, também custam bastante dinheiro e acho que os familiares devem ajudar nesta gestão!

Lembra-te ainda que provavelmente podem querer várias coisas ao mesmo tempo e isso tb pode determinar o tipo de estratégia que queres. O Lynch tem razão numa coisa: nao custa nada ouvir as casas de investimento e ver as propostas - dado o montante envolvido as casas terão muito interesse sem ser altamente prestáveis e dar-vos toda a informação possível. Depois, conforme as estratégias é ver e decidir. 

Mas antes de ver qual a "melhor estratégia" é preciso saber quais são os objectivos de vida desses familiares.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Zylmaster disse:

Capital apanhei assim a conversa a meio mas dado os montantes envolvidos e as pessoas serem de idade avançada, já perguntaste qual é o objectivo que eles têm para o dinheiro?

Querem ajudar os filhos/outros familiares a comprar casas/iniciar negócio? Querem viajar (havendo dinheiro, mesmo com limitações, há muita coisa possível...)? Querem apenas manter a riqueza acumulada? Um aspecto importante a não descurar tem a ver com o fim de vida - provavelmente poderão necessitar de viver numa casa adaptada (quantas casas não têm os quartos nos andares de cima com necessidade de subir escadas por idosos com muita dificuldade de locomoção?). Se calhar convém assegurar uma quantia de dinheiro considerável em cuidados tipo Lar (seja em enfermeiros que vão a casa / ou mesmo num lar). Estas coisas, para serem confortáveis e com uma vida digna de quem trabalhou e conseguiu acumular riqueza, também custam bastante dinheiro e acho que os familiares devem ajudar nesta gestão!

Lembra-te ainda que provavelmente podem querer várias coisas ao mesmo tempo e isso tb pode determinar o tipo de estratégia que queres. O Lynch tem razão numa coisa: nao custa nada ouvir as casas de investimento e ver as propostas - dado o montante envolvido as casas terão muito interesse sem ser altamente prestáveis e dar-vos toda a informação possível. Depois, conforme as estratégias é ver e decidir. 

Mas antes de ver qual a "melhor estratégia" é preciso saber quais são os objectivos de vida desses familiares.

O objectivo é fazê-lo crescer porque no futuro poderá sempre fazer falta para a situação que referes. Situações de lares são para evitar ao máximo. Não há filhos dos filhos nesta situação, a famílias direta acaba na segunda geração, mas esta poderá precisar do tal apoio adaptado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Vidolz disse:

@Bedrock Comprei 11 ações da AirBus :P 

As companhias de transportes aereos vão provavelmente andar abananadas durante os próximos tempos, algumas das quais não farão provavelmente novas encomendas de aviões a curto prazo, algumas já estão mesmo a devolver ou a vendê-los...não vejo que, pelo menos para os próximos anos, as companhias construtoras sejam grandes apostas...mas para longo prazo talvez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 1 hora, Vidolz disse:

Agora vou analisar as Airlines americanas e apostar o resto numa delas.

Ja entrei nas airlines e já saí.

Comprei no choro, vendi na euforia. Agora acho que já recuperaram bem e vão ficar steady uns belos tempos.

Edit: São basicamente empresas zombie a viver do dinheiro dos estados. As que tiverem crédito infinito, injecções de capital e juros zero sobrevivem, as que não..... bom ok TAP

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Vidolz disse:

Agora vou analisar as Airlines americanas e apostar o resto numa delas.

Neste momento que posto, a AirBus está a valorizar cerca de 4% e a Boeing com cerca de 7%. Eu também apostaria preferencialmente mais na Airbus que na Boeing, mas não deixava de apostar nesta última, pois devemos estar sempre investidos no mercado dos EUA, dado que é o mais fiável e líquido e, consequentemente, o mercado aonde se pode ganhar mais dinheiro no médio-longo prazo, independentemente da situação atual, uma vez que o mesmo é a locomotiva de todos os mercados mundiais. No curto prazo, pode-se eventualmente ganhar mais dinheiro noutros mercados fora dos EUA, mas no médio-longo prazo, será muito difícil tal acontecer.

Os mercados acionistas reagem sempre por antecipação às possíveis realidades futuras, com base nas suas potencialidades presentes, logo mesmo sabendo-se que atualmente há mais aviões que passageiros para transportar, isso não quer dizer que as construtoras não possam vender mais aviões que atualmente, porque estão no fundo, e, por outro lado, há que contar com a evolução tecnológica dos futuros aviões, designadamente, na economia do combustível. Pois isto de construir aviões não é a mesma coisa que produzir baldes de plástico.

Segue o teu instinto de investidor e esquece aquelas pessoas que põem sempre dúvidas e precauções em tudo. Pois o pior que pode acontecer é seguirmos pessoas que nem fo...dem nem saem de cima.

Eu só acho que não é com a compra de 11 ações da AirBus que vais comprar um pequeno avião bimotor ... mas pode dar para adquirires uma asa delta para planares ao sabor das correntes térmicas e do vento, qual ave de rapina a observar lá do alto a evolução dos mercados. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Bedrock disse:

Neste momento que posto, a AirBus está a valorizar cerca de 4% e a Boeing com cerca de 7%. Eu também apostaria preferencialmente mais na Airbus que na Boeing, mas não deixava de apostar nesta última, pois devemos estar sempre investidos no mercado dos EUA, dado que é o mais fiável e líquido e, consequentemente, o mercado aonde se pode ganhar mais dinheiro no médio-longo prazo, independentemente da situação atual, uma vez que o mesmo é a locomotiva de todos os mercados mundiais. No curto prazo, pode-se eventualmente ganhar mais dinheiro noutros mercados fora dos EUA, mas no médio-longo prazo, será muito difícil tal acontecer.

Os mercados acionistas reagem sempre por antecipação às possíveis realidades futuras, com base nas suas potencialidades presentes, logo mesmo sabendo-se que atualmente há mais aviões que passageiros para transportar, isso não quer dizer que as construtoras não possam vender mais aviões que atualmente, porque estão no fundo, e, por outro lado, há que contar com a evolução tecnológica dos futuros aviões, designadamente, na economia do combustível. Pois isto de construir aviões não é a mesma coisa que produzir baldes de plástico.

Eu só acho que não é com a compra de 11 ações da AirBus que vais comprar um pequeno avião bimotor ... mas pode dar para adquirires uma asa delta para planares ao sabor das correntes térmicas e do vento, qual ave de rapina a observar lá do alto a evolução dos mercados. 🤣

O problema é que já estou muito exposto ao USD.

E ao ritmo que o USD anda a desvalorizar não sei não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Vidolz disse:

O problema é que já estou muito exposto ao USD.

E ao ritmo que o USD anda a desvalorizar não sei não...

Quanto ao forex USD/EUR tens razão nessa precaução, pois o USD tem estado a desvalorizar em relação ao EUR com base na expetativa de mais estímulos à economia dos EUA por parte da Fed e do novo governo dos EUA. Agora, quem me diz a mim que esta desvalorização do USD não vai ter uma reversão a curto prazo. Que eu saiba a economia da Zona Euro não está melhor e não tem melhores potencialidades futuras que a dos EUA.

Para mim, este movimento atual do forex é "tesão de mijo" e especulação dos grandes bancos e dos grandes investidores. O forex tornou-se cada vez mais um mercado mafioso, mas no final as métricas económicas e financeiras acabam sempre por se sobrepor às varáveis mafiosas da especulação de tentar ganhar muito dinheiro fácil no curto prazo, coisa tipo grandes hedge funds, mas sabemos qual foi o destino da maior parte deste tipo de fundos.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Stocks and Bonds Both in Rally Mode.

When it comes to equity market performance in a given month, it doesn't get much better than November.  While the S&P 500's total return of 10.95% in the month was only the second-best monthly performance of the year, it was still enough to rank as the third-best month for the S&P 500 in the last thirty years and just the ninth month since 1980 that it was up 10%+.

The chart below shows the S&P 500's annualized total return over the last one, two, five, ten, and twenty years and compares the current returns to the historical average.  For the last year, the S&P 500's total return has been 17.5% which is nearly six full percentage points higher than the historical average.  For the last two years, the annualized return has been nearly as strong at 16.8%, and it is actually even stronger relative to the historical average of 10.5%.  Moving further out the time horizon, the S&P 500's annualized returns drift lower, and while the five and ten-year annualized returns are greater than average, the S&P 500's annualized gain of 7.3% in the last 20 years is more than 3.5 percentage points below the historical average of 10.9%.

Capturar1.PNG.84984b9a2405ea5684e82027557521dc.PNG

The last couple of years haven't just been strong for equities. Over the last year, long-term US Treasuries, as measured by the Merrill Lynch 10+ Year US Treasury Index, have rallied 15.7%, which is more than six full percentage points greater than the historical average of 9.5%.  Over the last two years, returns have been even stronger with an annualized gain of nearly 20%, or more than double the historical average of 9.1%!  While the last two years have been strong for US Treasuries, the last five, ten, and twenty years have all seen returns of between one and two percentage points below their historical average.

Capturar2.PNG.0691f25185fb659cb68ebb569859ebbe.PNG

Lately, when you see rallies in the equity market, it tends to be accompanied by a decline in treasuries as yields rise.  In November, though, that wasn't the case.  Even with the S&P 500 up 10.95%, long-term US Treasuries rallied just over 1%. So how uncommon is it for stocks to rally like they did in November while bonds also rally.  Actually, it is not very uncommon at all.  The table below shows the nine months since 1980 where the S&P 500's total return in a given month was 10% or more, and of those months, long-term treasuies also rallied in every month but one (October 2011).

https://www.bespokepremium.com/interactive/posts/think-big-blog/stocks-and-bonds-both-in-rally-modehttps://www.bespokepremium.com/interactive/posts/think-big-blog/stocks-and-bonds-both-in-rally-mode

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesta história dos aviões entrei na Airbus e na Fraport à uns meses atrás, entretanto na recente euforia saí da Airbus com aprox. 30% de mais valia mas mantive na Fraport que também tinha reforçado numas quedas, estou no momento com mais de 50% de mais valia. A razão, ou vá lá o meu "feeling" foi que ainda primeiro que as construtoras começem a vender aviões, os aeroportos numa primeira fase vão começar a faturar, claro que no longo prazo acredito que a Airbus vá subir bem, até porque a Airbus é bem mais do que uma simples construtora de aviões comerciais, mas numa primeira fase acho que vai lateralizar um pouco em relação aos aeroportos em si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )