Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 horas, Vidolz disse:

Que techs?

As big tech atualmente estão mais baixas que em Agosto.

Não as sigo directamente, não sei se estão com ganhos ou perdas, só sei que o meu fundo de Tech está com 37% nos últimos 6 meses e 14% desde Agosto 😁

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Vidolz disse:

Que techs?

As big tech atualmente estão mais baixas que em Agosto.

Bigger is not always better. Se perguntares a umas amigas se preferem um ativo comprido ou gordo (maior diâmetro), elas vão com certeza dizer que preferem esse ativo gordo, detido por um homem não gordo. Neste caso, o que se pretende é aumentar o coeficiente de atrito para acelerar o processo, ao contrário de um automóvel que temos que diminuir o coeficiente de atrito com o ar e com a estrada, para aumentar a velocidade do mesmo. 🤣

As big techs ficaram bigs devido à excessiva capitalização bolsista continuada, logo isto quer dizer que os ativos acionistas destas big estão demasiado sobrevalorizados, logo a sua potencialidade de expansão na valorização futura vai sendo progressivamente menor à medida que aumenta a sua capitalização bolsista, até ao momento em que vai haver uma correção na cotação dos ativos e aí atinge-se uma relação mais equilibrada entre o valor da capitalização bolsista e o valor real da empresa, ou seja, a curva potencial de valorização do ativo foi suavizada/achata para uma situação mais próxima da realidade do valor empresarial.

No mercado acionista há sempres swing nos ativos entre setores diferentes e até há também swing nos ativos do mesmo setor, e é à custa desse swing diário/semanal/mensal na cotação dos ativos que o mercado, mais ou menos, se reequilibra no curto prazo, e no médio-longo prazo, o reequilíbrio garante da autossustentabilidade do mercado, é assegurado pela existência do fenómeno do retorno para a média. Podem dar as voltas que quiserem, mas depois a realidade matemática vai ditar sempre as suas leis, independentemente das leis económico-financeiras e bolsistas.  

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste tópico há poucos users a partilhar estudos e papers, e, em contrapartida, há muitos a sacarem informações e ideias, com contribuições diminutas ou nulas.

Tal como nos mercados, este desequilíbrio não irá com certeza assegurar os melhores retornos possíveis para o total dos users, pelo que os mais preguiçosos deverão desalavancar a preguiça e tornarem -se mais ativos, até porque a vinda ao tópico não implica o pagamento de nenhuma cota ou taxa de aprendizagem, pelo que cada um deveria contribuir com as suas ideias e partilha de ideias de outrem.

Há também aqueles que sabem mais e têm mais informação do que aquela que partilham. 

A lei fundamental do mercado é a lei da oferta e da procura, pelo que também aqui no tópico não nos devemos esquecer de tal lei básica, pois se a procura de informação no tópico tem uma evolução crescente e se, eventualmente, a oferta/colocação de posts não acompanhar a crescente procura, então isso implicaria que os posts colocados no tópico iriam aumentar de preço. Portanto, toca a postar para que o Dr. das Finanças não aumente os preços ... também só pode aumentar quando o preço atual é de zero. 

O mais engraçado neste mercado de partilha de ideias no fórum, é, por vezes, certos users que postam acima da média, levarem com votos negativos no seu débito de informações gratuitas, por users que só têm demanda e zero de débito. Só gente miúda é que dá votos negativos ou reclama sobre bens e/ou serviços gratuitos.

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Numa perspectiva de investimento a longo prazo, um bom fundo para entrar seria um que esteja ligado com hotelaria e turismo, sectores que foram fortemente penalizados e que irão brevemente recuperar.

Alguém conhece algum fundo nesta área?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O monopólio na indústria de gestão de ativos financeiros por parte de 3 empresas: BlackRock, Vanguard e State Street.

BlackRock, Vanguard and State Street manage a stunning $15 trillion in combined assets, equivalent to more than three-quarters the size of the US economy.

The rapid growth of the Big Three fund managers, driven in part by rise of dirt-cheap ETFs, gives them enormous sway over financial markets and the priorities of Corporate America.

Combined, BlackRock, State Street and Vanguard are the largest owner in 88% of the S&P 500 companies, according to a paper published Tuesday by the American Economic Liberties Project, a group that launched in February taking aim at what it sees as excessive corporate power. For instance, the Big Three hold leading stakes in companies including Apple (AAPL), JPMorgan Chase (JPM) and Pfizer (PFE).

Critics say BlackRock (BLK), Vanguard and State Street (STT)have become too powerful and that the Biden administration and Congress need to rein them in.

"The solution is to go straight at the concentration problem by limiting their market share," Graham Steele, who wrote the American Economic Liberties Project paper, told CNN Business.

The rise of exchange-traded funds:

The Big Three are heavyweights in the ETF industry.

BlackRock's iShares platform alone managed $2.3 trillion as of the end of September. State Street's SPDR family of ETFs and Vanguard ETFs are also very popular.

The Big Three are responsible for between 73% and 80% of the global ETF market and sponsor 45 of the 50 largest funds, according to the paper.

"The industry has become an 'oligopoly' controlled by the Big Three," Steele wrote.

https://edition.cnn.com/2020/11/24/business/blackrock-vanguard-state-street-biden/index.html 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, jopsilveira disse:

um bom fundo para entrar seria um que esteja ligado com hotelaria e turismo, sectores que foram fortemente penalizados

Vou dar o meu contributo,  esquece fundos REITs (diversificam pelos vários sectores das REITs), o melhor é ires para acções REITs. Aqui podes escolher, existem várias e para todos os gostos

Hotéis:

image.png.5340a67c1170ad1f50b3ba8f7475f810.png

Onde Q2 indica a ocupação no 2Trimestre e Q3 a ocupação no 3.º Trimestre. Já houve uma boa recuperação, cerca de 16% na ocupação mas com a chegada do inverno não se prevê melhorias. A médio prazo pode ser uma boa aposta, já que no próximo ano se espera um número recorde de voos para zonas à beira-mar.

Eu quero fazer uma compra, mas estou à espera de uma queda, precisamente por causa do inverno. Penso que a melhor altura pode ser no final do ano, sell-off. 

Editado por rui_marreiros
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por falar em ativos "pandémicos" (mais esmagados pela pandemia), como os ativos dos setores da aviação, turismo, hotéis, restaurantes, viagens, lazer, ..., e para quem gosta de apostar individualmente em acões, eu entrava preferencialmente na aviação, não nas companhias de transporte aéreo mas sim nas 2 principais empresas/grupos construtores de aviões (ver gráficos abaixo), pois estes 2 ativos estão expostos às companhias de transporte aéreo de todo o mundo, suas clientes, e assim serão menos voláteis que as empresas áreas individualmente, para além de que não gostei da análise gráfica comparativa que fiz destas últimas em confronto com aquelas 2 empresas construtoras.

@Vidolz, acho que está na altura de aliviares a carga nas big techs e entrares a fundo na Airbus e Boeing, pois com o dinheiro que podes potencialmente ganhar, no prazo de 1-3 anos, dará para comprar um potencial pequeno avião bimotor ... convém que tenha 2 motores pois se um avaria, ainda existe o outro, que será o hedge contra um afundanço a pique. 😃

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, Bedrock disse:

Por falar em ativos "pandémicos" (mais esmagados pela pandemia), como os ativos dos setores da aviação, turismo, hotéis, restaurantes, viagens, lazer, ..., e para quem gosta de apostar individualmente em acões, eu entrava preferencialmente na aviação, não nas companhias de transporte aéreo mas sim nas 2 principais empresas/grupos construtores de aviões (ver gráficos abaixo), pois estes 2 ativos estão expostos às companhias de transporte aéreo de todo o mundo, suas clientes, e assim serão menos voláteis que as empresas áreas individualmente, para além de que não gostei da análise gráfica comparativa que fiz destas últimas em confronto com aquelas 2 empresas construtoras.

@Vidolz, acho que está na altura de aliviares a carga nas big techs e entrares a fundo na Airbus e Boeing, pois com o dinheiro que podes potencialmente ganhar, no prazo de 1-3 anos, dará para comprar um potencial pequeno avião bimotor ... convém que tenha 2 motores pois se um avaria, ainda existe o outro, que será o hedge contra um afundanço a pique. 😃

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Estou a pensar nisso, estou apenas à espera que a "tesão do mijo" da vacina acalme um bocadinho :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, Vidolz disse:

Estou a pensar nisso, estou apenas à espera que a "tesão do mijo" da vacina acalme um bocadinho :P 

Não te esqueças que são os aviões que vão ter o transporte prioritário das vacinas, pelo timing de urgência, e, por outro lado, nos 2 gráficos que postei, se considerarmos o espaço temporal não semanal, mas mensal, eu diria que a probabilidade será elevada em que daqui a 1 mês, e próximos meses, os troços ascendentes, de recuperação nos 2 gráficos, estarão num nível superior ao verificado atualmente, pois acho que a up trend de recuperação está em curso.

Se daqui a 1 mês estivermos a um nível superior, o que é que interessam quedas pontuais diárias, quando, em contrapartida, podemos estar a perder ganhos mais significativos? Quem espera demais por uma definição mais consistente de uma up trend de recuperação, pode-lhe acontecer que, entretanto, tenha perdido a captação de uma espessa camada de valorização dessa up trend. Convém entrar antes da euforia do rebanho, senão só se vão captar umas migalhas, que podem até serem perigosas, pois estes ganhos podem estar próximos da debandada do rebanho em pânico de sell off. 

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Bedrock disse:

os aviões que vão ter o transporte prioritário das vacinas

e de seguida para os tipos que precisam de ir dar uma mijinha na praia. Eu já meti uns trocos na Airbus(+40%), pois daquilo que li, está em melhor posição para fornecer aviões e com diferentes capacidades de transporte. Nas companhias, entrei na americana ALK(+10%), tudo indicava ser a mais sólida em termos financeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros Floristas, há uns tempos levantei aqui um assunto de uns famíliares terem um património avultado no Santander, mas que eu achava que estava a ser pessimamente gerido.

Após ter pedido algumas horas a investigar produto a produto, ongoing charges, e rendibilidade anualizadas pelo menos a 5 anos, descobri que todos aqueles fundos do Santander tem tido custos correntes superiores ao retornos.

Tem pago uns 10k ano só em comissões de gestão dos fundos onde subscreveram os produtos. Por vezes apetece-me sugerir que me paguem o mesmo e eu faço-lhes um portefólio com ETFs diversificado qb onde pudessem ter ali à volta dos 4% anualizados.

Já lhes expliquei que tinham ganho mais dinheiro se este estivesse à ordem, e acho que o próximo passo é convencer a marcar uma reunião com o gestor de conta e mostrar os resultados e o mercado em geral paralelamente. Considero vergonhoso a postura do Santander para um caso como este.

Estou tentado a entrar em contacto diretamente com uma Vanguard e propor entregar parte do capital. Ou talvez uma sociedade gestora de calibre mais pequeno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, rui_marreiros disse:

muito interessante, os desafios que se colocam à humanidades nos próximos tempos.

É bom para os Emergentes que os ocidentais continuem embalados na conversa das alterações climáticas: continuarão a massacrar a concorrência ao continuarem a usar fontes de energia mais baratas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Vidolz disse:

Esse é o problema de muitos, é não aproveitarem os momentos de "tesão" e ficam á espera das acalmias 😁

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Capital disse:

Caros Floristas, há uns tempos levantei aqui um assunto de uns famíliares terem um património avultado no Santander, mas que eu achava que estava a ser pessimamente gerido.

Após ter pedido algumas horas a investigar produto a produto, ongoing charges, e rendibilidade anualizadas pelo menos a 5 anos, descobri que todos aqueles fundos do Santander tem tido custos correntes superiores ao retornos.

Tem pago uns 10k ano só em comissões de gestão dos fundos onde subscreveram os produtos. Por vezes apetece-me sugerir que me paguem o mesmo e eu faço-lhes um portefólio com ETFs diversificado qb onde pudessem ter ali à volta dos 4% anualizados.

Já lhes expliquei que tinham ganho mais dinheiro se este estivesse à ordem, e acho que o próximo passo é convencer a marcar uma reunião com o gestor de conta e mostrar os resultados e o mercado em geral paralelamente. Considero vergonhoso a postura do Santander para um caso como este.

Estou tentado a entrar em contacto diretamente com uma Vanguard e propor entregar parte do capital. Ou talvez uma sociedade gestora de calibre mais pequeno.

Comissões de gestão todos têm...

A minha carteira em Novembro rendeu 6,23%, 70/30 e só com o de Tech a bombar significativamente, 4% anualizados não é difícil e nem são precisos ETF ( supostamente com as comissões de gestão mais baixas ) se eles são todos conservadores e já sabem como são os fundos de investimento acho que deveriam-se manter por aí, podem é trocar de fundos e de intermediário.

Nunca percebi muito bem essa ideia de "entregar" o capital a sociedades gestoras, tenho um conhecido com uma coisa dessas de gestão de patrimónios de um grande banco serviço private e bla bla e quando me mostrou onde eles estão aplicar o dinheiro dei só conta que 90% eram em fundos e só dois não são comercializados no Best 🙄.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês veem as cotações dos fundos só á noite quando fecham as bolsas ou dá para ver nalgum lado ao longo do dia?

No investing por exemplo só tenho a cotação atualizada do etf, mas os G/P diários totais (etf+FI) não correspondem ao G/P do ETF. Não percebo que contas faz o investing.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/11/2020 às 18:01, Bedrock disse:

Se quiseres um FI em EUR, em vez desse da AB, na oferta do Best, eu escolhia este (em rentabilidade, é melhor a 3 e 10 anos): https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000014TUK

Mas em USD, o FI seguinte é de outro nível (para mim, as perspetivas de outperformance deste FI em relação aos seus pares do Best, supera o eventual risco cambial): Candriam Equities L Oncology Impact C USD Cap  ISIN LU1864481467

Já comprei, por estar em dolares o candriam optei por dividir pelos 2.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Comissões de gestão todos têm...

A minha carteira em Novembro rendeu 6,23%, 70/30 e só com o de Tech a bombar significativamente, 4% anualizados não é difícil e nem são precisos ETF ( supostamente com as comissões de gestão mais baixas ) se eles são todos conservadores e já sabem como são os fundos de investimento acho que deveriam-se manter por aí, podem é trocar de fundos e de intermediário.

Nunca percebi muito bem essa ideia de "entregar" o capital a sociedades gestoras, tenho um conhecido com uma coisa dessas de gestão de patrimónios de um grande banco serviço private e bla bla e quando me mostrou onde eles estão aplicar o dinheiro dei só conta que 90% eram em fundos e só dois não são comercializados no Best 🙄.

Algo estilo casa de investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Capital disse:

Algo estilo casa de investimentos!

No caso em particular é uma gestora de activos de um banco, uma casa de investimentos não sei como funcionam, mas obviamente que terão comissões de gestão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, 5coroas disse:

É bom para os Emergentes que os ocidentais continuem embalados na conversa das alterações climáticas: continuarão a massacrar a concorrência ao continuarem a usar fontes de energia mais baratas.

Eu deduzo que o user 5coroas é da área do direito, é um adepto da politica liberal em que para se atingir a livre concorrência da economia, vale tudo, como, por exemplo, continuar indefinidamente com as centrais termoeléctricas que queimam os combustíveis fósseis e com os veículos a consumir combustíveis fósseis, só porque utilizam uma fonte energética relativamente barata e concorrencial com as outras fontes energéticas alternativas. 

Porque é que o 5 coroas tem esta visão economicista sem preocupações primárias com o meio ambiente que o rodeia, e é capaz de escrever este desdém ambiental: "... embalados na conversa das alterações climáticas"? 

Porque o 5coroas tem uns pulmões imunes aos poluentes atmosféricos, tem um fígado especial capaz de processar todos os compostos tóxicos que são inalados e ingeridos pela comida e bebida, tem um microbiota intestinal resistente a esses tóxicos, não tendo assim quaisquer disbioses, tem uns rins especiais que não são afetados pela sobre filtração/separação de compostos tóxicos e de rejeitados, tem uma epigenética especial em que, ao contrário do comum dos mortais, faz com que o ar que inala e os alimentos sólidos e líquidos que ingere, com cada vez mais elementos tóxicos, tornem o seu corpo mais robusto, saudável e mais preparado para o muito longo prazo (>100 anos), pelo que podemos afirmar que o organismo do 5coroas tem um funcionamento do tipo contrarian em relação aos organismos dos seres animais, podendo aplicar-se o dito de "o que não mata, engorda", logo, em última análise, os compostos tóxicos até podem ser uma comida orgânica saudável para o 5coroas.

Vou só destacar 2 extratos do artigo que postei e cujo link vou recolocar abaixo: 

"The third concern, not stated in the CFA Institute report or almost anywhere else for that matter, is that GDP projections like these are simply wrong, or at least not truly meaningful. The “costs” of battling or adapting to climate change will be contributions to GDP, not subtractions from it, just as the costs of cleaning up environmental damage are contributions to GDP because they are expenditures that are counted as “consumption” in the calculation of GDP. This is a common criticism of GDP itself as a measure of economic well-being. Nevertheless, projections of GDP are made as if it were something separate and apart from the figure as it is actually calculated."

…………………….

"We need to re-establish the obvious fact that while institutional investors have supporting roles, the bedrock of civilization’s advancement is science and technology – not finance and economics."

https://www.advisorperspectives.com/articles/2020/11/30/the-misguided-role-of-institutional-investors-in-climate-change?topic=diversity-inclusion

Nota: Eu não tenho pachorra para ouvir alguns dos meus colegas ambientalistas fundamentalistas que desligam a economia do ambiente; e também não tenho pachorra para os negacionistas das alterações climáticas e da disfunção ambiental em geral, tipo Trump, porque desligam o ambiente da economia.

O bom senso técnico, económico e ambiental, diz-me que a economia deve avançar em paralelo com as preocupações e soluções ambientais, e não à frente como no passado, uma vez que a economia e o meio ambiente são interdependentes e não dissociáveis. O que temos que aplicar são as melhores tecnologias praticáveis e depois evoluirmos para as melhores tecnologias disponíveis, de modo a balancearmos melhor as preocupações económicas e ambientais.

Editado por Bedrock
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )