Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 2 horas, milz disse:

Atualiza automaticamente de X em X horas, desde que tenhas a aplicação aberta. Podes também "forçar" a atualização através do menu "Online" » "Update Quotes". Tendo em conta que a maioria dos sites que mostram o valor das UPs apresenta os últimos 7 dias, não precisas de ter a aplicação sempre aberta, basta que a executes a cada 6-7 dias.

Existem fundos onde a aplicação carrega logo o histórico todo. Para os que não carrega, o que faço para ter o histórico total é pesquisar os valores desde o início do fundo (no investing.com ou noutro site que tenha uma tabela com o histórico), guardo para CSV e carrego na aplicação. A partir daí, funciono com o update online e não faço mais nada.

Uma nota final para dizer que o Portfolio Performance também suporta ETFs ou stocks, pelo que não é especifico de fundos. E aplica-se a mesma lógica de, em alguns casos (ie: IWDA), assim que o ETF é adicionado o histórico é logo carregado (e nestes casos nem é preciso definir o site onde se obtem a cotação.

Sabes onde possa meter as entradas do ordenado, separando os ganhos do portfolio devido aos investimentos e os ganhos devido ao ordenado? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 54 minutos, dfserra disse:

Ser fora não tem nada de P2P, por certo que há paises mnelhores do que Portugal para o investimento imobiliário, eles tem apenas apostado em paises desenvolvidos, e se um pais entrar em crise tem pouco impacto no fundo.

Creio que a comissão de gestão é de 1,3%, creio que fica inferior à square para este nível de rentabilidade visto que a comissão da square depende da rentabilidade, ou seja, não há aqui grandes diferenças.

Eles apresentam relatórios trimestrais mas vão emitindo outros comunicados.
    Como disse, sabe-se quais os edifícios, arrendatários, rendas, fotografias...
    O mínimo é cerca de 1000 euros para o fundo original e 200 para o fundo XL.

Comparando o CA património crescente com o Corum a 8 anos, o Corum tem tido uma rentabilidade cerca de 2% a cima, e espectavelmente o XL deveria ainda ser melhor mas para já ainda é apenas uma promessa.
    Para mim o grande problema é a comissão de resgate. provavelmente compensa para um investimento a vários anos (mais de 6), mas psicologicamente não é fácil, ainda para mais que rentabilidades passadas não representam rentabilidades futuras.

Olhando para o prospecto no euroBic vejo algo do tipo:

Investimento de 10.000€

Se resgatar após um ano, o custo é de 1.359€  ( 13,6% ) e mesmo após isso é de 2,7% a 1,4%, no CA Património é de 1% e após 3 anos 0%, o Property é entre 1% e 0,5%.

E só o Eurobic recebe 3% por cada montante subscrito nos Corum, ( paga obviamente pela gestora ), mas 1,3% sai do nosso bolso, eu acho no meio disto tudo números um pouco exagerados, a parte das avaliações também me deixam um pouco de pé a trás, as avaliações são feitas apenas por uma entidade, o BNP Paribas, em Portugal as avaliações são feitas por dois avaliadores independentes ao imóvel nomeados pela CMVM, avaliadores esses que na próxima avaliação já não são os mesmos...

Não consigo olhar para esses fundos da forma como olho para a Square ou uma VIP, só a minha opinião, mas no fim das contas se a rentabilidade compensar é o que interessa.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algum fundo das vossas carteiras que gostem particularmente e que esteja orientado para a China? Um fundo na linha do legg mason para US que foi sugerido há umas semanas (penso que pelo D@vid). 

Neste momento a minha exposição à Ásia é quase nula. Para além de um fundo 100% China, sugerem algum mais diversificado com mais de 50% China e outros países asiáticos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho um china - LU0522352607

e outro Asia - LU0217390656

tenho tb um outro que comprei apenas porque desceu salvo erro 7% num dia e apresentava bom aspecto historicamente LU0975277921 mas que espero vender nos proximos dias com mais 35% de rentabilkidade

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JM_ disse:

Algum fundo das vossas carteiras que gostem particularmente e que esteja orientado para a China? Um fundo na linha do legg mason para US que foi sugerido há umas semanas (penso que pelo D@vid). 

Neste momento a minha exposição à Ásia é quase nula. Para além de um fundo 100% China, sugerem algum mais diversificado com mais de 50% China e outros países asiáticos?

JP Morgan pacific LU0217390656 acho que é o meu melhor fundo, tem 30 japao 20 china.....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JM_ disse:

Eu tenho dois fundos, o JP Morgan e outro Allianz Oriental Pacific, parece-me uma boa combinação, onde os 4 países Japão, China, Taiwan e Coreia estão bem representados. O que me falta nesta combinação é um maior peso da Índia.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid, quanto à avaliação dos imóveis tens razão, não me lembrava já desse aspeto.

Como disse, os fundos da Corum tem diversos aspetos interessantes, mas ainda não me convenceram completamente, pelo que para já fico de fora embora continuarei a acompanhar, nomeadamente se um dia pretender diversificar de fundo imobiliário.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sendo este o tópico mais apropriado, mas achando que se poderá até enquandar, deixo aqui um conceito que me tem feito pensar.

Desde já há muito tempo que o target financeiro da maioria das famílias, seja cá, seja nos USA, se prende com o valor de 1M de €/$.

A pergunta que eu faço é porquê? Porque é que é este o referencial de independência financeira fixado por quase todos nós?

Vamos definir o ano 2000 como o ano 0. Passado 20 anos, comprarmos muitíssimo menos com 1M (uma boa casa e dois carros porreiros e não sobra muito) do que em 2000, no entanto 1M continua a ser o target de muita gente.

Com 1M vocês fechavam a loja? Eu creio que não, apenas com 4-5M é que começava a ter comportamentos de classe média alta e deixaria de ser tão frugal.

Deixem as vossas opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Mouro Emprestado disse:

Nem um nem outro.

Mas de um ponto de vista estritamente financeiro, no 2o caso parece existir menos risco, porque diversificas entre arrendatários.

É claro que é sempre possível teres um tipo que te pague sempre a renda dos 1.000 euros e teres 2 tipos que não te pagam as rendas de 200 euros (no total). ;) 

Pois dá sempre que pensar...mas as garagens têm outras vantagens, condomínio mais baixo, IMI mais baixo, o que se pode estragar numa garagem? só se for o portão, para além que as garagens nem sempre são só usadas para carros mas também para arrumos..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, D@vid disse:

A partir de Julho de 2021, 10 membros dos chamados países ASEAN + China, Japão, Coreia, Austrália e Nova Zelandia, formalizarão o chamado "Regional Comprehensive Economic Partnership".

Entre outras medidas, serão eliminadas cerca de 90% das tarifas de bens importados entre estes países.

Com estas medidas, irão se tornar no maior mercado único de comércio mundial.

O JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR que se encontra na primeira página, poderá ser um fundo a ter em atenção no futuro e que merece acompanhar de mais perto.

Estima-se que para além dos ASEAN em geral e da Malásia em particular, Japão e Coreia serão dos maiores beneficiados no crescimento do PIB até 2030.

Complementando, não se aplicam regulamentações de condições de trabalho que o Obama andava a negociar com a China, abrange 1/3 da população mundial e penso que 1/3 do pib mundial. A India para já quis ficar de fora por receio dos preços chineses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JRJordao disse:

Penso que geralmente se fala em atingir 1M€ (ou outro montante) de capital já com uma boa casa paga ou seja, excluindo custos significativos com habitação (a maior despesa) para o resto da vida. Eu pelo menos penso assim.

Para mim (casal sem filhos com mais de 40 anos), esse montante serviria perfeitamente, mesmo sem investimentos de risco, apenas com poucos milhares de rendimento anual.

Muito depende de quanto se precisa gastar para "ser feliz". E se temos alguém a quem queremos deixar "a massa".

Estudei bastante sobre este assunto há um tempo atrás. Normalmente voce deve pensar no quanto vai gastar durante a aposentadoria (e normalmente quanto mais velhos, menor o gasto anual, pois não há mais escola de filhos, menos viagens, etc).  Feita a conta, este valor deve ficar próximo a uns 3% a 4%  do montante total de seus investimentos. Isto considerando um período de 30 anos e um portfólio tradicional de 60 (acoes)/40(títulos do governo). O normal é fixar um valor no primeiro ano e corrigir anualmente pela inflação. Voce consegue fazer várias simulações pela Análise de Montecarlo. Veja um site chamado portifolio visualizer em  que voce consegue fazer a simulação em vários cenários possíveis para determinados portfolios.

Neste tipo de raciocínio, considerando um investimento de 1M de Euros, voce poderia tirar 30k a 40k por ano. Não sei como funciona o sistema de aposentadoria/pensões em Portugal, que eventualmente poderia ajudar na sua renda. Mas numa conta destas, é coisa de 3000 euros por mês, para não correr o risco de ficar sem dinheiro se viver mais do que os 30 anos após a aposentadoria.

No youtube tem uns videos do Ben Felix detalhando bem este tipo de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/11/2020 às 16:38, JM_ disse:

Se voce tiver acesso a LSE (London Stock Exchange) dê uma olhada nas Investment Trusts da Baillie Gifford - Pacific Horizons e na Baillie Gifford China Growth Trust (esta última eles assumiram a gestão nos ultimos 3 meses, mas é um investimento bem promissor). As Investment Trusts são fundos fechados negociados na Bolsa de Londres.

https://www.bailliegifford.com/en/uk/individual-investors/funds/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Mouro Emprestado disse:

Nem um nem outro.

Mas de um ponto de vista estritamente financeiro, no 2o caso parece existir menos risco, porque diversificas entre arrendatários.

É claro que é sempre possível teres um tipo que te pague sempre a renda dos 1.000 euros e teres 2 tipos que não te pagam as rendas de 200 euros (no total). ;) 

Eu optava facilmente pelo Apt de 100k a dar 12k bruto.

A renda é só o dividendo, mas não nos esqueçamos que o valor do ativo cresce. Tenho famíliares com apts comprados por 65k em 2017 que valem hoje 140k, e geraram o dividendo mensal...

Eu sou um grande fã de investimento imobiliário, mas como a minha poupança ainda é reduzida, estou ainda no campo dos ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Capital disse:

Não sendo este o tópico mais apropriado, mas achando que se poderá até enquandar, deixo aqui um conceito que me tem feito pensar.

Desde já há muito tempo que o target financeiro da maioria das famílias, seja cá, seja nos USA, se prende com o valor de 1M de €/$.

A pergunta que eu faço é porquê? Porque é que é este o referencial de independência financeira fixado por quase todos nós?

Vamos definir o ano 2000 como o ano 0. Passado 20 anos, comprarmos muitíssimo menos com 1M (uma boa casa e dois carros porreiros e não sobra muito) do que em 2000, no entanto 1M continua a ser o target de muita gente.

Com 1M vocês fechavam a loja? Eu creio que não, apenas com 4-5M é que começava a ter comportamentos de classe média alta e deixaria de ser tão frugal.

Deixem as vossas opiniões.

Normalmente 1 milhão era falado nos Estados Unidos, e era por casal. Já com casa paga. Mas atualmente o custo de vida aumentou e este valor fica curto. Nomeadamente por causa de despesas de saúde na velhice, e um nível de vida elevado com muitas viagens.

Para a Europa, o valor será menor, por causa do Estado Social e do Serviço Nacional de Saúde.

No meu caso em concreto (43 anos, solteiro, sem filhos herdeiros, casa arrendada), o objetivo será poder viver com o equivalente a 1500 euros mensais a partir dos 45 anos. Um valor acima do salário médio Português.

Para isso, seguindo a regra dos 4%, necessito de juntar 450.000 euros. Mas como os pretendo investir em ações que deem dividendos brutos à volta de 4,5%, e depois fazer englobamento, vou recuperar uma grande parte do imposto retido. 

Por outro lado, aos 45 anos, já levo 22 anos completos de descontos, o que segundo o simulador de pensões, com as regras atuais, diz que quando fizer 68 anos terei direito a uma reforma de cerca de 1000 euros.

Por isso para viver com 1500 mês não preciso juntar/investir tanto dinheiro. Segundo a calculadora do David Almas, 'bastam-me' uns 360.000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Capital disse:

Eu optava facilmente pelo Apt de 100k a dar 12k bruto.

A renda é só o dividendo, mas não nos esqueçamos que o valor do ativo cresce. Tenho famíliares com apts comprados por 65k em 2017 que valem hoje 140k, e geraram o dividendo mensal...

Eu sou um grande fã de investimento imobiliário, mas como a minha poupança ainda é reduzida, estou ainda no campo dos ETFs.

A verdade é que actualmente dificilmente se consegue metade dessa rentabilidade e aí surge a duvida se não vale mais meter num fundo imobiliário, sem chatisses de inquilinos, obras, contratos e que tem a vantagem de capitalizar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rentabilidades de rendas de 12% será muito difícil. Além disso ainda temos de ter em conta IMI, condomínio, obras, O imóvel pode não estar sempre arrendado, para além de ter que lidar com chatices, risco de não pagamento, etc, pela que a rentabilidade real normal será bem inferior. Claro que é possível ter rentabilidades melhores mas aí é necessário conhecer muito bem o mercado, ou ter uma boa dose de sorte.
    Pessoalmente acho interessante o investimento em imóveis mas como gosto de diversificar o investimento, nunca gostaria de investir mais de 50% do património em imóveis e muito menos se for apenas 1. Como não tenho dinheiro para investir em imóveis e diversificar, para já vou-me ficar pelos fundos imobiliários, que não dão chatice nenhuma. Daqui a uns anos logo se vê.
    A bem dizer, tenho casa própria, embora com dívida ao banco, que provavelmente valorizou bastante nestes últimos anos, de todo o modo não encaro como investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, niceboy disse:

Por isso para viver com 1500 mês não preciso juntar/investir tanto dinheiro. Segundo a calculadora do David Almas, 'bastam-me' uns 360.000 euros.

Tu vê melhor o algoritmo de cálculo do David Almas, pois eu deduzo que esse algoritmo não contempla o nosso gosto cada vez mais refinado com a idade, que implica sempre um sobrecusto e não é só o problema inflacionário dos 1500 €/mês. Eu por exemplo, quando era jovem bebia sensivelmente a mesma quantidade de vinho que bebo agora, só que à medida que comecei a entender mais de vinhos, o meu gosto ficou mais refinado, logo o preço médio das garrafas de vinho também foi "refinado", e se calhar o David Almas não contou com os processos de refinamento evolutivos com a idade. 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O nosso amigo @Capitaltem que otimizar, em qualidade e quantidade, a sua produção de vinho verde, pois eu desconfio que isso será mais rentável e seguro que o mercado de ativos financeiros. Além do mais, ele até tirou um curso qualquer para otimização de processos, só que o mercado acionista tem variáveis que não se deixam controlar (no mercado, nós nunca sabemos quando os touros desatam a dar cornadas no sell off ou quando os ursos nos dão abraços de morte na erosão da nossa carteira de ativos), e como < controlo => > dificuldade de otimização, logo eu acho que o nosso amigo tem mais futuro com os vinhos verdes do que com o mercado acionista, a menos que consiga colocar na bolsa a empresa de vinhos, que depois nós no forum, com inside information (a CMVM não vai saber disso), vamos tratar de alavancar a cotação das suas ações. 🤣

Editado por Bedrock
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )