Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Retirei esta informação do económico

Raio-X dos cinco fundos nacionais que mais merecem as suas poupançasBPI ReestruturaçõesFundo de acções do mundo

Gestor: Virgílio Garcia

Rendibilidade anual a 5 anos: 4,54%

Risco: Alto

O fundo de acções mundiais do BPI é um dos maiores casos de sucesso da indústria nacional de fundos de investimento. Desde que começou a ser comercializado, em Dezembro de 2000, que o BPI Reestruturações bateu sistematicamente o índice de referência e grande parte dos seus pares sem que isso se tenha traduzido numa estratégia de investimento mais arriscada que os seus concorrentes, pelo contrário. Virgílio Garcia segue uma política de investimento equilibrada entre acções, liquidez e activos descorrelacionados com o mercado accionista, como é o caso das matérias-primas, que em Maio representavam 25% do portefólio do BPI Reestruturações.

Não seria este um fundo merecedor integrar o nosso TOP?

Há muitos fundos que poderiam estar no top, não os coloco porque senão seria um top de 100 e tal fundos :) no entanto podem fazer parte do nosso top pessoal :)

Mas olhando para esse fundo, ele apresenta os seguintes rácios:

Desv.Padrão(3a.): 15.50 %

Rentabilidade média(3a.): -2.39 %

Rácio de Sharpe(3a.): -0.20

Alfa: -16.68

Claro que os fundos apresentam rácios um pouco desvirtuados devido ás fortes quedas de Maio e parte de Junho que foram muito agressivas, mas mesmo assim não são rácios para o top, até nem entendo bem o que diz o económico quando diz que o fundo bate sistematicamente o indice de referência, quando apresenta um Alfa de -16.68 e olhando para o gráfico não vejo nada disso, a não ser que tenha sido entre 2000 e 2008 ou assim, confesso que não fui investigar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

presidentedajunta

Como aqui referi fechei ontem a minha carteira de fundos com o ES LIQUIDEZ; O PIMCO GIS GLOBAL; O INVESCO BALANCED E O PIONEER

O ES Liquidez dispensa mais atenção todos conhecem tem sido um relóginho!

O PIMCO tem classificação de 4 estrelas e classificação qualitativa de Silver

O Invesco tem 5 estrelas também

O Pioneer tem igualmente 5 estrelas.

Eu sei que vale o que vale mas tive o cuidado de arranjar um fundo de cada tipo: Tesouraria; Obrigações; Misto e de acções, tive também o cuidado de ver o índice sharp acima de 1 e ainda o histórico. A juntar a isto ter classificação excelente por parte da Mornigstar dá-me confiança.

Para além do mais nenhum destes fundos tem comissão de resgate que também é importante. E por isso mesmo é que estava a pensar que poderia substituir um destes por mais um fundo nacional. Isto porque os fundos nacionais a rentabilidade que têm é já líquida.

Estava a pensar trocar o Invesco por um fundo nacional Misto ou de acções uma vez que mesmo que mude para um de acções continuo com afectação repartida com perfil equilibrado.

Aconselham-me algum fundo para trocar este? Algum da Espírito Santo, Santander ou BPI? Eu queria entrar no ES Rendimento Plus mas 2500€ de valor mínimo é puxado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda estou a perder 232€ já tive a perder 600€.

Infelizmente entrei em maio, e fui logo para alguns da PIMCO, TR, RR e Diversifeid

Quando recuperar tenho de sair de um PIMCO e ir para o Templeton

Outro k estou a perder muito, por causa do valoraplicado é o ESplano prudente

E claro o fc emerging ainda estou com -7,9%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda estou a perder 232€ já tive a perder 600€.

Infelizmente entrei em maio, e fui logo para alguns da PIMCO, TR, RR e Diversifeid

Quando recuperar tenho de sair de um PIMCO e ir para o Templeton

Outro k estou a perder muito, por causa do valoraplicado é o ESplano prudente

E claro o fc emerging ainda estou com -7,9%

Eu estava com mais valias de +/- 1.300€.

Cheguei a perder +/- 600€, ou seja, existiu uma redução de 1.900€ na minha carteira.

Na última 6ª f passada atingi o ponto 0 e estou com +/- 50€ de mais valias.

Bons Investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cheguei a perder +/- 600€, ou seja, existiu uma redução de 1.900€ na minha carteira.

Bons Investimentos.

Entraste quando?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entraste quando?

Os primeiros fundos da carteira foram adicionados em Novembro 2012 e de lá para cá fiz algum reajuste em termos de valor de um ou outro fundo e tenho vindo a adicionar fundos à carteira.

Neste momento tenho 13 fundos na carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os primeiros fundos da carteira foram adicionados em Novembro 2012 e de lá para cá fiz algum reajuste em termos de valor de um ou outro fundo e tenho vindo a adicionar fundos à carteira.

Neste momento tenho 13 fundos na carteira.

Mais-valia de 1300€ e de repente menos-valia de 600€ até se fica a bater mal  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Como aqui referi fechei ontem a minha carteira de fundos com o ES LIQUIDEZ; O PIMCO GIS GLOBAL; O INVESCO BALANCED E O PIONEER

Eu sei que vale o que vale mas tive o cuidado de arranjar um fundo de cada tipo: Tesouraria; Obrigações; Misto e de acções, tive também o cuidado de ver o índice sharp acima de 1 e ainda o histórico. A juntar a isto ter classificação excelente por parte da Mornigstar dá-me confiança.

Para além do mais nenhum destes fundos tem comissão de resgate que também é importante. E por isso mesmo é que estava a pensar que poderia substituir um destes por mais um fundo nacional. Isto porque os fundos nacionais a rentabilidade que têm é já líquida.

Estava a pensar trocar o Invesco por um fundo nacional Misto ou de acções uma vez que mesmo que mude para um de acções continuo com afectação repartida com perfil equilibrado.

Aconselham-me algum fundo para trocar este? Algum da Espírito Santo, Santander ou BPI? Eu queria entrar no ES Rendimento Plus mas 2500€ de valor mínimo é puxado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na sequência de alguns post do Virtuagod e do D@vid, sobre "zonas caras" e ""zonas baratas" para entradas/reforços de fundos e com a intenção de arranjar um critério para análise quantitativa (e comparativa entre fundos) dessas zonas, aqui fica.

cost_factor.jpg

ainda aguardo alguns comentários sobre a viabilidade deste método.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bons Investimentos.

Não deixa de ser frustrante ver a carteira com essa mais valia e depois a "perder", no entanto já tinhas essa "almofada", quem entrou ali em meados de Maio..., ás vezes penso, pessoal que tem seguido as nossas recomendações, que têm seguido os nossos fundos do top, que continuam a ser dos que têm melhores rácios volatilidade/retorno, com este tipo de "perda" nem quero imaginar quem se aventurou por outros fundos não olhando a desvios padrão/rácios de sharpe etc...

Mas eu sou da opinião, e secalhar vou ser crucificado hehe, que o que aconteceu naqueles dias de Maio e Junho até foi importante, para acalmar os ânimos daqueles que só viam os fundos a subir nos últimos tempos, que viam os fundos conservadores de obrigações a darem acima dos 10% em 2012, isto veio resfriar as coisas e colocar as coisas como elas de facto são, este tipo de investimento é para ser levado de uma forma responsável e de médio/longo prazo, ninguém já se lembra de 2008, ou ainda não investiam nessa altura, isto foi só uma amostra, portanto o importante é nem ter grandes euforias quando sobem, nem entrar em depressão quando desce, quem saiu em Maio assumiu as perdas e agora para regressar e dar a volta á questão é muito mais complicado do que quem manteve as posições, que já devem ter recuperado acima dos 70% dessas "perdas".

Parabéns a quem aguentou, sairam de certeza mais calejados e mais preparados para futuras desvalorizações, que irão acontecer como sempre aconteceu, quem saiu é porque em definitivo os mercados não são a sua praia, é melhor ir para DPs, Seguros ou Certificados de Aforro em definitivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não deixa de ser frustrante ver a carteira com essa mais valia e depois a "perder", no entanto já tinhas essa "almofada", quem entrou ali em meados de Maio..., ás vezes penso, pessoal que tem seguido as nossas recomendações, que têm seguido os nossos fundos do top, que continuam a ser dos que têm melhores rácios volatilidade/retorno, com este tipo de "perda" nem quero imaginar quem se aventurou por outros fundos não olhando a desvios padrão/rácios de sharpe etc...

Mas eu sou da opinião, e secalhar vou ser crucificado hehe, que o que aconteceu naqueles dias de Maio e Junho até foi importante, para acalmar os ânimos daqueles que só viam os fundos a subir nos últimos tempos, que viam os fundos conservadores de obrigações a darem acima dos 10% em 2012, isto veio resfriar as coisas e colocar as coisas como elas de facto são, este tipo de investimento é para ser levado de uma forma responsável e de médio/longo prazo, ninguém já se lembra de 2008, ou ainda não investiam nessa altura, isto foi só uma amostra, portanto o importante é nem ter grandes euforias quando sobem, nem entrar em depressão quando desce, quem saiu em Maio assumiu as perdas e agora para regressar e dar a volta á questão é muito mais complicado do que quem manteve as posições, que já devem ter recuperado acima dos 70% dessas "perdas".

Parabéns a quem aguentou, sairam de certeza mais calejados e mais preparados para futuras desvalorizações, que irão acontecer como sempre aconteceu, quem saiu é porque em definitivo os mercados não são a sua praia, é melhor ir para DPs, Seguros ou Certificados de Aforro em definitivo.

Escrevi estes dados para as pessoas terem noção dos valores envolvidos e que devem pensar 2x antes de resgatar os fundos, coisa que não me tivesse passado pela cabeça.

Aprendi muito com esta minha primeira queda acentuada neste tipo de investimentos.

Bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Escrevi estes dados para as pessoas terem noção dos valores envolvidos e que devem pensar 2x antes de resgatar os fundos, coisa que não me tivesse passado pela cabeça.

Aprendi muito com esta minha primeira queda acentuada neste tipo de investimentos.

Bons investimentos.

Só não deve ter passado a quem já tenha uma carteira ha mais de 3 anos, e portanto com uma forte mais-valia, é normal passar isso pela cabeça, daí, entre várias coisas, ter colocado ai um video com uns bonecos onde a moral da história é uma vez que estamos num afila é para se manter, não é tentar ir para a fila com menos pessoas porque ás vezes perde-se mais do que se ganha :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos não são para andar a fazer trading, se se define o horizonte temporal em 2/3 anos ou mais, tem que se resistir às descidas e manter, pode ser duro, ver o seu capital em alguns casos perder mais de 10%, mas sempre se disse que vender mais barato do que se comprou é um mau negócio. Foi como o David disse, quem saiu não é esta a sua praia, quem aguentou e se manteve saíram desta muito mais resistentes  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus caros,

eu entrei em Março com 3 fundos, como o vento corria a favor, investi no inicio de Maio em 7 novos fundos ( 2 de acções, 1 misto, e 4 de obrigações)! Trambolhão brutal.... quando todos diziam que os de acções equilibravam as carteiras, na minha até os 2 de acções levaram e levam porrada!! Já estive com perdas de mais de 600euros, neste momento ainda é negativo de 300euros ( e sei que será por mais algum tempo). Aguentei-me e aguento-me firme e hirto como uma barra de ferro :) :), pois não fazia intenções de resgatar nos próximos anos. ;)

Vamos aguardar por melhores ventos...

Abraço e boas férias para todos se for o caso!!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão que acho pertinente, no caso de voltarmos ao escudo os fundos de investimento nacionais também são convertidos ou permanecem em euros?

Cada vez estamos mais enterrados com a dívida que não diminui, antes pelo contrário até sobe, e acredito na possibilidade de voltarmos ao escudo e quero estar preparado para o pior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão que acho pertinente, no caso de voltarmos ao escudo os fundos de investimento nacionais também são convertidos ou permanecem em euros?

Cada vez estamos mais enterrados com a dívida que não diminui, antes pelo contrário até sobe, e acredito na possibilidade de voltarmos ao escudo e quero estar preparado para o pior.

Quando se tinha fundos em escudos como foi depois de vir o euro? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )