Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 15 minutos, Mouro Emprestado disse:

7.500 / total investido ?

Isso dará a rentabilidade anual, que será diferente da rentabilidade anualizada.

Como na tua info não dizes qual é que foi o valor total investido, não estou a ver como é que possas calcular isso (equação com 2 incógnitas 😏 ).

Os mais entendidos que corrijam se estiver para aqui a dizer uma tonteria. 

Pois, o problema é mesmo esse, eu sei quanto ganhei/perdi em cada mês e isso somado dá-me o valor concreto das mais valias anuais, mas com a "retirada" de capital para fora dos investimentos, acabo o ano com um valor total investido negativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mouro Emprestado
    há 11 minutos, 5coroas disse:

Pois, o problema é mesmo esse, eu sei quanto ganhei/perdi em cada mês e isso somado dá-me o valor concreto das mais valias anuais, mas com a "retirada" de capital para fora dos investimentos, acabo o ano com um valor total investido negativo.

Esquece os resgates.

Obtiveste 7.500 de mais valias. Certo.

Mas com que valor investido?

Por exemplo.

Começaste com 50.000. Valor inicial do investimento.

Reforçaste durante o ano em 10.000 (1.000 por mês durante 10 meses). 

No final do ano, fechaste 35.000 das tuas posições iniciais, com 7.500 de mais-valia. 

Vamos supor que na posição não fechada ficaste a zeros, então a tua rentabilidade seria 7.500 / (50.000 + 10.000) = 12,5%. 

Agora vamos supor que na posição não fechada obtiveste um ganho latente de 1.000, a tua rentabilidade seria 8.500 / 60.000 = 14,17%.

Para mim seria assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Mouro Emprestado disse:

Esquece os resgates.

Não pode "esquecer". Em nenhum tipo de cálculo realista. Para calcular os retornos vai precisar dos pesos e rentabilidades de cada ativo individualmente e os resgates alteram os pesos. Para além disso:

Imaginando que os resgates, assim como os lucros, seriam lineares. Ou seja, a meio do ano tínhamos 37.5k euros na conta e um ganho de 3750 euros. Obviamente que o ganho dos outros 3750 euros com 37500 vai dar origem a uma rentabilidade superior do que os 3750 euros iniciais (que foram conseguidos desde o montante inicial de 50k).

Com os dados apresentados não se pode saber (acho eu) a rentabilidade do ano. Rentabilidades por acaso não é algo muito difícil de calcular mas preciso de dados. Pode ser que dentro de alguns meses já tenha a app de acompanhamento dos portfolios a bombar 😉

Em programação é relativamente simples de calcular, sabendo as posições e activos. Faço um for loop para dividir o ano em vários mini-periodos que "partem" o ano sempre que há uma transação. Os pesos acaba por ser o mais complicado nas contas de rentabilidade, até porque variam diariamente consoante uns fundos sobem mais que outros!! 

Podes também de facto um cálculo agregado do portfolio como o Mouro está a fazer mas tens de saber o valor de início e fim de cada período, sem resgates. Resumindo, acho que o mais simples é fazer o cálculo dos vários períodos entre os movimentos, mas se houve muitas transações é algo muito trabalhoso de fazer manualmente.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Virtua disse:

Podes também de facto um cálculo agregado do portfolio como o Mouro está a fazer mas tens de saber o valor de início e fim de cada período, sem resgates. Resumindo, acho que o mais simples é fazer o cálculo dos vários períodos entre os movimentos, mas se houve muitas transações é algo muito trabalhoso de fazer manualmente.

Houve muitas transações, logo a informação pretendida não me compensa a trabalheira. Vou ter que me contentar em ficar a saber apenas quanto é que por mês/ano ganhei/perdi em euros. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pequeno_Aprendiz
    há 43 minutos, 5coroas disse:

Houve muitas transações, logo a informação pretendida não me compensa a trabalheira. Vou ter que me contentar em ficar a saber apenas quanto é que por mês/ano ganhei/perdi em euros. Obrigado.

E não equacionas na rentabilidade anual o dinheiro que tens em caixa?
    Eu acho que se deveria equacionar, faz parte do teu investimento não estar 100% investido e ter uma almofada para os reforços pontuais. Um fundo também tem um x de liquidez que se faz sentir na rentabilidade diária que eles vão apresentando, quer para o bem quer para o mal...
    O único conflito aqui é o que vai entrando por mês... o que dá um cálculo mais complexo quando há fluxos de entrada/saída de caixa do teu portfólio.

há 5 horas, sepol disse:

Muito obrigado.

Quanto aos Morgan Stanley a quais a que se refere? 

MS Growth e MS Advantage.

É fácil, vais ao BB, metes EUA Large Cap Growth, ordenas por rentabilidade e são os dois primeiros. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 5 horas, D@vid disse:

Ia agora comentar após ter ouvido ontem o Paulo Portas a falar sobre as vacinas e eis que....pumba, já não fui a tempo, Moderna a dizer que a vacina deles tem 94,5% de eficácia...up up up.

O que significa Stonks? Entenda a tradução e origem do meme | Internet |  TechTudo

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de colocar aqui uma imagem, mas como alteram o fórum para ficar todo "bonitinho" e deixam apenas 41mb que já esgotei para colocar imagens, fica apenas uma partilha que vi por parte da Goldman Sachs em relação ao valor previsto para o S&P500:

2020: 3.700

2021: 4.300

2022: 4.600

Isto para quem continua à espera dos 2.200 não está fácil 🙄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, D@vid disse:

Gostava de colocar aqui uma imagem, mas como alteram o fórum para ficar todo "bonitinho" e deixam apenas 41mb que já esgotei para colocar imagens, fica apenas uma partilha que vi por parte da Goldman Sachs em relação ao valor previsto para o S&P500:

Entrei hoje. Já tava farto de esperar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, D@vid disse:

Sempre a espetar a faca... :D

Não consegui esperar mais e já tenho 34k em stocks/ETF, entrei foi tarde demais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Patanisca disse:

Ui tanto FOMO... A entrar em growth com o SP500 a roçar os 70 de RSI, quando hoje fechou 5% acima da MA21. Invejo-vos a audácia! :D

Entretanto este fica para caso de estudo, oh @D@vid

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXH2&tab=1

No meu caso começei a entrar uns mesitos atrás, ainda não estava tão alto :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 9 horas, D@vid disse:

Isto é o maior indicador de que vai cair forte e feio.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 13 horas, D@vid disse:

O Professor Karamba não faria previsões melhores 😄 😄 😄 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 9 minutos, USD disse:

As análises desse canal "Game of Trades", fazem-me lembrar alguns analistas de Forex. Já vi vários vídeos e diria que não acrescentam grande coisa, IMHO

Meu caro, é estatística "empírica". Seja lá isso o que for. 

Quando começam os FTs, os advisors, os investment banks todos a prever a subida abrupta dos mercados, o milagre económico e a riqueza instantânea com um investimento de 1000€ estamos num momento similar àquele em que uma criança que aprendeu a andar de bicicleta no dia anterior diz "Mãe ! olha agora Sem mãos"

Só tem um desfecho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, P2P Money Maker disse:

Meu caro, é estatística "empírica". Seja lá isso o que for. 

Quando começam os FTs, os advisors, os investment banks todos a prever a subida abrupta dos mercados, o milagre económico e a riqueza instantânea com um investimento de 1000€ estamos num momento similar àquele em que uma criança que aprendeu a andar de bicicleta no dia anterior diz "Mãe ! olha agora Sem mãos"

Só tem um desfecho.

Mas esse gajo por acaso diz que a longo tem isto vai acabar por tombar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Mouro Emprestado disse:

Se daqui a uns tempos começar a descer, vão começar a prever a descida abrupta até aos 2200 pontos (ou menos).

Parecem aqueles políticos, que num dia dizem uma coisa, e no outro dia o seu contrário. Assim estão sempre bem com toda a gente.

Entre o dia 13 de Março e o dia 6 de Abril não fiz compras e podia ter feito.  Na altura li demasiadas vezes que o S&P 500 ainda iria cair bem mais. O S&P 500 Iria cair até 2000 pontos? 1800 pontos? Talvez mais? Acabou por afetar a minha capacidade de julgamento. Acabei por perder o Norte durante cerca de 3 semanas.

Não tendo seguido a estratégia ideal, também não foi mau. Entre Fevereiro e Junho comprei muito (DCA), exceto no período de tempo acima referido. Dupliquei a carteira sem fazer resgates significativos. Atendendo ao fator pandemia, até considero o 2020 como um ano relativamente simpático.

Vamos indo, vamos vendo...

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )