Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 minuto, Serum disse:

Também se dizia que nunca chegaria a 1000, nem a 2000, nem a 5000. Ou que 20000 era absolutamente impossível. E que regressar novamente a 20000 depois de ter ido a 3000 era absolutamente impossível.

Mas sim, cada um que pense pela sua cabeça. Sempre! É precisamente o que eu faço.

Comparar o P2P com BTC é absolutamente ridículo. Eu nunca meti um cêntimo nesse tipo de porcarias centralizadas e onde ninguém fazia ideia para onde é que realmente ia o dinheiro. Era uma queda certa e só caiu quem, tal como disseste, não pensou pela sua cabeça. Infelizmente!

Eu não posso garantir que o futuro de BTC vai ser assim ou assado porque amanhã pode cair um asteróide na terra ou pode haver algum bug qualquer que arruíne o protocolo. Mas ambos são eventos altamente improváveis.

Mas se nada disso acontecer, é absolutamente inevitável que a BTC tenha valorizações absurdas em EUR/USD. É simplesmente matemática e a matemática nunca falha.

O problema a meu ver é como escreves certas frases; em vez de escreveres por exemplo "poderá demorar, mas lá chegará" que evidentemente não é de modo algum uma verdade absoluta, deverias escrever "poderá demorar, mas, na minha opinião, é muito provável, que lá chegará". Grande diferença. 

O engraçado é que posts como os teus (tão cheios de certezas) não surjem quando os produtos de investimento estão a passar por períodos catastróficos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 9 minutos, Serum disse:

Também se dizia que nunca chegaria a 1000, nem a 2000, nem a 5000. Ou que 20000 era absolutamente impossível. E que regressar novamente a 20000 depois de ter ido a 3000 era absolutamente impossível.

Quem disse isso também cometeu o mesmo erro ao afirmar saber com toda a certeza o que vai ou não vai acontecer no futuro. Contudo, o facto do presente ter provado que estavam errados, não significa que por causa disso, daqui para a frente as BTC vão continuar a bater recordes ad eternum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

O problema a meu ver é como escreves certas frases; em vez de escreveres por exemplo "poderá demorar, mas lá chegará" que evidentemente não é de modo algum uma verdade absoluta, deverias escrever "poderá demorar, mas, na minha opinião, é muito provável, que lá chegará". Grande diferença. 

O engraçado é que posts como os teus (tão cheios de certezas) não surjem quando os produtos de investimento estão a passar por períodos catastróficos.

Eu falo assim porque tenho uma convicção inabalável. E não sou só eu, que sou um zé ninguém a escrever num fórum da internet. Tens investidores tradicionais a dizer coisas semelhantes. Nomes como Paul Tudor Jones ou Stan Druckenmiller, podem sempre ouvir o que eles têm a dizer (posso depois colar no tópico que criei). 

Eu tenho registo recente, não podia falar antes :)

Mas quando criei o registo e o post inicial a BTC ia em 9k ou 10k, não sei. Desde então já teve subidas grandes e também algumas quedas consideráveis. Mas até pode descer 90% amanhã que, não havendo nenhuma quebra de integridade no protocolo, continuo a dizer o mesmo.

Imagina que amanhã o protocolo alterava e se definia que o hard-cap passava de 21M de moedas para 100M. Eu era o primeiro a dizer a toda a gente para vender imediatamente. A única coisa pela qual sou fanático é em proteger o meu capital, que tanto me custou a ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Quem disse isso também cometeu o mesmo erro ao afirmar saber com toda a certeza o que iria ou não iria acontecer no futuro. Contudo, o facto do presente ter provado que estavam errados, não significa que por causa disso, daqui para a frente as BTC vão continuar a bater recordes ad eternum.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Quem disse isso também cometeu o mesmo erro ao afirmar saber com toda a certeza o que vai ou não vai acontecer no futuro. Contudo, o facto do presente ter provado que estavam errados, não significa que por causa disso, daqui para a frente as BTC vão continuar a bater recordes ad eternum.

Quem disse isso não falou de forma informada, não olhou para o código e/ou a matemática por trás deste protocolo. Se olhasse dizia precisamente o contrário.

Repara que eu não digo que vai chegar a X daqui a Y anos. Eu tenho uma convicção forte que vai lá chegar, não sei quando, mas vai chegar. Pode demorar décadas a chegar a um certo patamar, como, por exemplo, levou uma década a chegar a 20000. Tudo depende de imensos outros fatores que não são fáceis de controlar: políticas monetárias dos bancos centrais, evolução económica, tecnológica, etc.

Nem tão pouco isso (valorização em FIAT) me interessa muito. Interessa-me proteger o meu capital e a BTC é a melhor forma que tenho para o fazer.

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A única coisa pela qual sou fanático é em proteger o meu capital, que tanto me custou a ganhar.

Pois eu acho que não o estás a proteger devidamente, mas é só a minha opinião. Mas não te desejo nenhum mal só para depois eu me auto-congratular em dizer "eu bem te avisei". Segue o teu plano e espero que tenhas sorte; por vezes aos audazes a sorte sorri.-_-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois eu acho que não o estás a proteger devidamente, mas é só a minha opinião. Mas não te desejo nenhum mal só para depois eu me auto-congratular em dizer "eu bem te avisei". Segue o teu plano e espero que tenhas sorte; por vezes aos audazes a sorte sorri.-_-

Obrigado e igualmente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, 5coroas disse:

O que me parece é que nós temos um conceito muito diferente do que significa a palavra "proteger" .

pro·te·ger |ê| - Conjugar
    (latim protego, -ere, cobrir, abrigar; defender)

verbo transitivo e pronominal

1. Preservar ou preservar-se de mal, de perigo ou de efeitos negativos. = DEFENDER, RESGUARDAR

😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, 5coroas disse:

O que me parece é que nós temos um conceito muito diferente do que significa a palavra "proteger" .

Não sou muito bom a contar histórias, mas vou tentar!

Imagina que tenho um património de 100 unidades.

Todos os anos o meu banco central (os "Criadores de Unidades") expande a criação de unidades de uma forma absurda, fazendo com que o meu património perca valor todos os anos. Ao mesmo tempo definem taxas de juro muitas baixas ou negativas para "estimular" a economia.

Há depois umas entidades chamadas bancos comerciais que conseguem gerar estas unidades do nada, através de empréstimos. Empréstimos esses que são concedidos a taxas baixas a quem já tem muitas unidades, mas não tão baixas a quem tem poucas unidades como eu. Chamemos a estas pessoas, que conseguem empréstimos baratos, de "Lordes".

Depois, se fores esperto e não deixares as unidades a derreter nos bancos comerciais, há várias formas de investir as tuas unidades (cada vez mais desvalorizadas). Consegues obter alguns rendimentos (se tiveres a sorte dos "Lordes" não venderem as infinitas unidades que têm e que também estão investidas nos mesmos produtos que tu). Nos anos em que ganhas dinheiro, obtens esses rendimentos sempre em unidades que, todos os anos, ainda assim, perdem valor.

Há contudo um asset onde podes investir as tuas unidades que ninguém consegue inflacionar pois, matematicamente, não é possível criar mais unidades. Ao mesmo tempo consegues, de forma segura, trocar as tuas unidades numa rede monetária descentralizada e inconfiscável. Onde ninguém pode ser beneficiado por quem define a política monetária. Onde ninguém tem informação privilegiada. Onde as regras são definidas pela ciência. Por matemática.

Eu decidi que o melhor para mim é proteger e confiar as minhas unidades a este asset. Tenho algumas unidades no sistema antigo - porque toda a gente precisa de comer, mas não quero que a grande parte da minha riqueza seja constantemente desvalorizada pelos "Lordes" e pelos "Criadores de Unidades".

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 9 minutos, Serum disse:

Todos os anos o meu banco central (os "Criadores de Unidades") expande a criação de unidades de uma forma absurda, fazendo com que o meu património perca valor todos os anos. Ao mesmo tempo definem taxas de juro muitas baixas ou negativas para "estimular" a economia.

Há depois umas entidades chamadas bancos comerciais que conseguem gerar estas unidades do nada, através de empréstimos. Empréstimos esses que são concedidos a taxas baixas a quem já tem muitas unidades, mas não tão baixas a quem tem poucas unidades como eu. Chamemos a estas pessoas, que conseguem empréstimos baratos, de "Lordes".

Depois há vários formas de investir as tuas unidades (cada vez mais desvalorizadas). Consegues obter alguns rendimentos (se tiveres a sorte dos "Lordes" não venderem as infinitas unidades que têm e que também estão investidas nos mesmos produtos que tu). Nos anos em que ganhas dinheiro, obtens esses rendimentos sempre em unidades que, todos os anos, perdem valor.

Há contudo um asset onde podes investir as tuas unidades que ninguém consegue inflacionar pois, matematicamente, não é possível criar mais unidades. Ao mesmo tempo consegues, de forma segura, trocar as tuas unidades numa rede monetária descentralizada e inconfiscável. Onde ninguém pode ser beneficiado por quem define a política monetária. Onde ninguém tem informação privilegiada. Onde as regras são definidas pela ciência. Por matemática.

Eu decidi que o melhor para mim é proteger e confiar as minhas unidades a este asset. Tenho algumas unidades no sistema antigo - porque toda a gente precisa de comer, mas não quero que a grande parte da minha riqueza seja constantemente desvalorizada pelos "Lordes" e pelos "Criadores de Unidades".

Assumindo que o Asset não vai ser substituído por um código feito por um Banco central, exactamente igual ao do Asset, com uma diferença: é aceite por todo e qualquer comerciante 

Se assim for o Asset passa a valer quanto? To the moon?

Eu diria, down on earth

Editado por P2P Money Maker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, P2P Money Maker disse:

Assumindo que o Asset não vai ser substituído com um código feito um um Banco central, exactamente igual ao do Asset com uma diferença: é aceite por todo e qualquer comerciante 

Esse asset nunca vai ser igual. Primeiro porque se o Banco Central o fizer, não vai ter um limite de x unidades. As unidades digitais vão ser o que são as unidades não digitais, ou seja, vão ser impressas sempre que for necessário. Seja para resolver uma crise, seja para estimular a economia, seja para financiar uma guerra patética, seja para ganhar a próxima eleição, etc, etc.

Isto para além de ser centralizado, de tudo o que fizeres ser constantemente monitorizado, de saberem TODOS os teus hábitos de consumo. Com a possibilidade de, quando fores pedir um empréstimo, te definirem taxas de juro específicas, de acordo com os teus consumos. Com a possibilidade de te bloquearem as unidades digitais se não fores um menino bem comportado.

A grande riqueza deste meu asset é que é escasso, ao contrário dessas unidades digitais dos Bancos Centrais.

As unidades dos Bancos Centrais são food-coupons. As unidades deste meu asset são forma de guardar riqueza, não são para ser gastos no super-mercado.

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção

Não estou a tentar dizer que devem ter 90% do vosso portfólio em BTC. Não é essa a mensagem que quero passar.

Ter uma pequena % é suficiente. Eu tenho muito mais, mas algo entre 5% a 10% é o ideal. Como disse, haverá muita volatilidade, é preciso saber lidar com isso e daí o ideal é ter uma % pequena para não se correr o risco de vender numa altura em que um eventual período de bolha rebente. A volatilidade advém do facto de ser um asset em modo price-discovery constante.

O que eu acho é que é totalmente irresponsável não ter uma exposição qualquer, por muito pequena que possa ser.

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Serum disse:

Depois, se fores esperto e não deixares as unidades a derreter nos bancos comerciais, há várias formas de investir as tuas unidades (cada vez mais desvalorizadas). Consegues obter alguns rendimentos (se tiveres a sorte dos "Lordes" não venderem as infinitas unidades que têm e que também estão investidas nos mesmos produtos que tu). Nos anos em que ganhas dinheiro, obtens esses rendimentos sempre em unidades que, todos os anos, ainda assim, perdem valor.

Eu compreendo e concordo sobre aquilo ao qual tu queres escapar/proteger-te; não concordo é com a alternativa/solução que prescreves, pois essa também não deixa de ter enormes riscos, na minha opinião até tem mais. Trocas um risco eventualmente menor por um risco eventualmente maior (embora nas BTC possas ter perspectivas não-garantidas de maior rentabilidade). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Eu compreendo e concordo sobre aquilo ao qual tu queres escapar/proteger-te; não concordo é com a alternativa/solução que prescreves, pois essa também não deixa de ter enormes riscos, na minha opinião até tem mais. Trocas um risco eventualmente menor por um risco eventualmente maior (embora nas BTC possas ter perspectivas não-garantidas de maior rentabilidade). 

Eu já pensei e gastei muitas horas a pensar nisso, a tentar encontrar pontos de falha e riscos brutais. Sinceramente, tendo em conta que jogo a longo-prazo, não encontrei.

O risco de haver um bug não me tira o sono porque não houve nos últimos 13 anos e porque o desenvolvimento da BTC é muitíssimo conservador.

O risco de banirem a BTC em algum país (importante e democrático) é cada vez menor. Não só por ser uma medida altamente impopular, mas também porque há cada vez mais adopção institucional. E mesmo que isso acontecesse, a BTC não acabava.

Sinceramente não vejo nenhum risco tão grande que pudesse colocar em causa aquilo que penso!

Vão haver grandes crashes do "valor" da BTC em USD/EUR? Certamente. Mas olhando para o passado já sei mais ou menos o que vai acontecer no futuro.

A minha outra alternativa era o Ouro, mas as vantagens da BTC são imensamente superiores, não há comparação possível.

Editado por Serum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Serum disse:

Eu tenho muito mais, mas algo entre 5% a 10% é o ideal.

Se estás assim tão convencido das maravilhas das BTC, porque é que aconselhas uma alocação tão baixa?!? A não ser que estejas a falar de centenas de milhares de euros investidos, dos quais 5% a 10% já seriam significativos, parece-me agora um pouco contraditório com o teu elevado enfâse que estavas a dar às BTC...afinal se é seguro, se é para longo prazo, se é para fazer DCA...então porquê esta cautela agora na alocação?!?1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se estás assim tão convencido das maravilhas das BTC, porque é que aconselhas uma alocação tão baixa?!? A não ser que estejas a falar de centenas de milhares de euros investidos, dos quais 5% a 10% já seriam significativos, parece-me agora um pouco contraditório com o teu elevado enfâse que estavas a dar às BTC...afinal se é seguro, se é para longo prazo, se é para fazer DCA...então porquê esta cautela agora na alocação?!?1

Como eu disse, eu tenho mais, muito mais.

Mas acho que, para a grande maioria das pessoas, será muito complicado aguentar os períodos de volatilidade.

Imagina o seguinte cenário:

Tu alocas uma grande parte do teu portfolio, vamos imaginar 50%. Daqui a 6 meses, a BTC desvaloriza 50% (já aconteceu, vai voltar a acontecer). Uma grande parte das pessoas vai deixar de conseguir dormir à noite, vai stressar, vai acabar por erradamente vender em perda. Passados outros 6 meses, a BTC valoriza 100%. Como é que vai ficar o estado emocional dessa pessoa?

É nisso que eu penso. Para a grande maioria das pessoas, uma % baixa do seu portfólio é suficiente e não devem tocar nesse investimento durante um largo período. Quem acha que consegue aguentar a normal volatilidade do preço, para mim, não há outra forma melhor de proteger a sua riqueza e deve ir com uma % maior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem acha que consegue aguentar a normal volatilidade do preço, para mim, não há outra forma melhor de proteger a sua riqueza e deve ir com uma % maior.

No teu caso, achas que vais conseguir aguentar porque tens uma forte convicção disso ou porque já passaste por alguma dessas situações e aguentaste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, 5coroas disse:

A não ser que estejas a falar de centenas de milhares de euros investidos, dos quais 5% a 10% já seriam significativos

Repara: para ti pode ser fácil lidar com 10.000 investidos, mas para outra pessoa 10.000 é muito dinheiro. O que me importa são %, valores absolutos é algo muito pessoal e cada um tem o seu grau de tolerância.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No teu caso, achas que vais conseguir aguentar porque tens uma forte convicção disso ou porque já passaste por alguma dessas situações e aguentaste?

1º porque tenho uma grande e forte convicção.

2º porque já passei por isso e a minha forte convicção "salvou-me".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto é que chegaste a perder (em percentagem)? e o que fizeste? Continuaste a fazer DCA? Com que frequência?

Em % de portfólio, já estive 60% down por largos meses. Já tive certas "entradas" com 80% de desvalorização (ainda que o portfolio estivesse melhor). Como também já dobrei o portfólio em poucos meses ou entradas em poucos dias. 

Faço DCA todos os meses, com as poupanças que consigo. Não me preocupo em tentar adivinhar descidas ou subidas do preço, acho que isso é um jogo de soma-zero. Compro quando tenho FIAT disponível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )